pressao pneus

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

jaafsilva
Membro Iniciado
Registado: 31 out 2009, 11:27
O meu Carro:: BMW 320d E90 - 2005/10

pressao pneus

Mensagem por jaafsilva »

boas, tenho um bmw 320d e91 e tenho uma duvida, qual a pressao ideal dos pneus para potenza r50 runflat sera como diz no porta 2.1 frente e 2.6 tras?

Agradeço a vossa ajuda e opinioes?

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Re: pressao pneus

Mensagem por metale »

Ideal como? Para conforto? Para performance? Para consumos? Que tipo de piso?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

jaafsilva Escreveu:boas, tenho um bmw 320d e91 e tenho uma duvida, qual a pressao ideal dos pneus para potenza r50 runflat sera como diz no porta 2.1 frente e 2.6 tras?

Agradeço a vossa ajuda e opinioes?
Segue sempre as instruções que estão no autocolante da porta não estão lá por estar mas sim para maior duração dos pneumaticos, se andarem com as pressões correctas.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

jaafsilva
Membro Iniciado

Mensagem por jaafsilva »

metale Escreveu:Ideal como? Para conforto? Para performance? Para consumos? Que tipo de piso?
Para um andamento normal tres passageiros, porque acho uns valores um pouco desnivelados frente/tras.
Mas se esta correcto optimo!!!

jpsilence
Membro Gold
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05

Mensagem por jpsilence »

Se reparares, o pneu da frente será concerteza mais largo que o de trás... Daí que leve uma pressão maior!

É normal.
Cumps
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

jpsilence Escreveu:Se reparares, o pneu da frente será concerteza mais largo que o de trás... Daí que leve uma pressão maior!

É normal.
Cumps
:naonao :naonao :naonao :naonao :naonao :naonao
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

jaafsilva
Membro Iniciado

Mensagem por jaafsilva »

JOFIMO Escreveu:
jpsilence Escreveu:Se reparares, o pneu da frente será concerteza mais largo que o de trás... Daí que leve uma pressão maior!

É normal.
Cumps
:naonao :naonao :naonao :naonao :naonao :naonao
alias se nao engano eles sai iguais a frente e atras 225/50 r16.
tanbem estava habituado a encher os pneus de um clio!!!

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

O meu autocolante da porta recomenda 1.8 frente e 2.0 atrás. Tudo menos aconselhável.

E a pressão dos pneus depende do peso do carro, não da largura dos pneus. Senão os carros de semi-competição com pneus 265 usavam o quê? 5 bar?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

Mensagem por badoni »

metale, eu faço como o JOFIMO diz, meto o que está na porta consoante o tamanho dos pneus e jante que estou a utilizar!

E a pressão atrás é diferente de a da frente....penso que respeitando o que lá diz, respeito a segurança.

Alias eu meto azoto ou nitrogénio nos mesmos.... é mais seguro e não tenho de nadar sempre em cima das pressões!
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

jpsilence
Membro Gold
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05

Mensagem por jpsilence »

Para andar sempre em segurança teriamos que andar sempre a variar a pressão dos pneus, pois as medidas são para carro vazio, carro carregado, medidas de pneus, etc.
Eu também sigo o autocolante, mas tento meter sempre pressão como se andasse com o carro cheio... Apesar de com a chuva não ser a melhor opção quando ando sozinho.. Já apanhei um susto à conta de ligeira pressão a mais.
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

badoni Escreveu:metale, eu faço como o JOFIMO diz, meto o que está na porta consoante o tamanho dos pneus e jante que estou a utilizar!

E a pressão atrás é diferente de a da frente....penso que respeitando o que lá diz, respeito a segurança.

Alias eu meto azoto ou nitrogénio nos mesmos.... é mais seguro e não tenho de nadar sempre em cima das pressões!
Again, o que diz na porta do meu é completamente absurdo. Não estou a sugerir que ignorem completamente o que lá diz, estou só a sugerir que a tomem como um ponto de partida mas a questionem, de forma a poderem adaptar a vocês e ao carro. A pressão sugerida na porta foi um compromisso pensado tanto para conforto como para performance, tanto para pneus moles como duros, tanto para cidade como auto-estrada, tanto para condutores agressivos como suaves, etc. Ou seja, não é uma pressão mágica que funciona para tudo.

A questão de mais pressão atrás que à frente é como a questão de pneus mais estreitos à frente: para induzir subviragem.

Atenção a esses gazes, caso usem disso têm que usar mais pressão, porque as pressões de que estamos a falar são a frio, e tanto quanto sei esses gazes nunca chegam a tem mudanças de pressão a quente como o ar normal. Ou seja, se pusermos ar, ao aquecer vai atingir a pressão ideal. Se pusermos esses gazes, como nunca vai ganhar tanta pressão por aquecimento, temos que começar com mais pressão a frio para chegar à mesma a quente. Estou a ter alguma dificuldade em explicar-me, se não fui claro digam.

Abraço
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

PaGonza
Membro Juvenil
Registado: 01 abr 2010, 18:11
O meu Carro:: E36 318tds Collection '98

Mensagem por PaGonza »

Boas.

Ora aqui está uma boa questão...
Eu tenho o 316i E36 Coupé com pneus 205/60/15 (medida complementar em livrete) mas a medida standard é 185/60/15.

Tenho sempre tendência a colocar 2.0bar (a frio [+/-, depende do trajecto até à bomba :driving ]) tanto à frente como atrás.
Este assunto das pressões, tanto aqui como noutros foruns é sempre muito debatido.

Afinal como é que se chega à pressão ideial para carro/condutor :?: :!:

Cumps.
Só charutos...
E36 318tds Collection '98
VW 1300 '72

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

jaafsilva, que simbolo é esse no AVATAR? É legal num fórum destes?? :roll: :lovebmw

Respondo ao PaGonza que a pressão ideal, chegas lá experimentando. E isso significa que deves ter um manómetro para verificar, em vez de confiar nas bombas de ar das bombas de combustível.

Caso gostes de conforto fica pelas pressões do fabricante. Caso tenhas montado pneus mais moles e gostes de mais firmeza na condução, põe pressão a mais à experiência. Experimenta com 0,2 bar a mais e 0,5 bar a mais, sendo este um limite máximo. Claro que quem vai dar alto aquecimento aos pneus, como no autódromo já não deve fazer isso pois a pressão sobe com a temperatura até 1 bar...

metale, já tinhamos discutido noutro post pressões de pneus e algo não ficou esclarecido. Conheces a lei dos gases ideais? Conhecida pela expressão PV=nRT? Não se aplica em teoria ao ar mas na prática sim, não significa um grande erro. Então porque o nitrogénio (com mais de 70% da composição do ar) não ganha volume ou pressão com a temperatura como o ar?

Alguém me explica?
Sei que o nitrogénio é bom para estabilidade de pressão pois é menos permeável à borrracha dos pneus, permitindo menos perdas.

Cumps
Imagem

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Mensagem por nlg »

no meu 320D/136 cv sedan.
Com pneu 205/R16/55 coloco 2.4 à frente e 2.5 atrás (BFGoodrich pneu muito macio). Antes colocava 2.2 em todos mas comecei achar pouco pq apesar de ficar um mais confortável faz mt mais atrito com o piso e o carro custava mais a desenvolver e depois como ando sempre com pessoal atrás.

Agora esta pressão sinto q o carro tem um arranque melhor, tá mais preparado para AE, etc, agarra bem à mesma só noto é pouco mas tb se deve ao mau estado dos amortecedores de trás é q bate um pouco mais qd nos buracos ou irregulariedades da estrada.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

PaGonza Escreveu:Boas.

Ora aqui está uma boa questão...
Eu tenho o 316i E36 Coupé com pneus 205/60/15 (medida complementar em livrete) mas a medida standard é 185/60/15.

Tenho sempre tendência a colocar 2.0bar (a frio [+/-, depende do trajecto até à bomba :driving ]) tanto à frente como atrás.
Este assunto das pressões, tanto aqui como noutros foruns é sempre muito debatido.

Afinal como é que se chega à pressão ideial para carro/condutor :?: :!:

Cumps.
Acho que a medida standard é 185/65, não 185/60.

Passando à frente, acho essas tuas pressões baixas, para qualquer condutor. Como já foi dito, chega-se lá experimentando.

navigator Escreveu:metale, já tinhamos discutido noutro post pressões de pneus e algo não ficou esclarecido. Conheces a lei dos gases ideais? Conhecida pela expressão PV=nRT? Não se aplica em teoria ao ar mas na prática sim, não significa um grande erro. Então porque o nitrogénio (com mais de 70% da composição do ar) não ganha volume ou pressão com a temperatura como o ar?

Alguém me explica?
Sei que o nitrogénio é bom para estabilidade de pressão pois é menos permeável à borrracha dos pneus, permitindo menos perdas.
Nop, não tenho física teórica à mais de uma década, não te consigo esclarecer. Só consigo trabalhar com o que consigo experimentar na prática.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Série 3”