Problema no débito de injecção, 320d!

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

LowisC
Membro Juvenil
Registado: 23 fev 2009, 02:16
O meu Carro:: BMW 320d E46

Problema no débito de injecção, 320d!

Mensagem por LowisC »

Boa tarde amigos,

ora surgiu já à algum tempo um problema no meu carro que passo a explicar:

Quando vou em estrada à certas alturas que piso o acelerador e o carro não me anda, ele acelera mas só até um determinado débito, por exemplo: quando vou em terceira e isto acontece, bem que posso calcar o pedal a fundo que o ponto do consumo instantâneo vai só até aos 12l, em quarta até aos 10l e em quinta ate aos 8l. Vou acelerar a fundo até que (nem sempre pois algumas vezes o problema persiste durante mais algum tempo) sinto o carro a libertar-se e zumba volta tudo ao normal e ele a puxar bem! O mais curioso é que isto só acontece em cidade, e a partir dos 100km/h nunca acontece tal coisa, por isso mesmo em autoestrada indo sempre em quinta ele porta-se normalmente. Em cidade ou estradas nacionais quando vou por exemplo naquela condução de 3ª, 4ª, 3ª, 4ª, chega a uma altura dá-se o tal problema e tenho mesmo que reduzir para segunda pois em 3ªa e 4ª o débito que ele faz (limitado por causa do tal problema) não é suficiente para o carro se aguentar.

Espero ter conseguido explicar o que acontece (caso não o tenha feito sintam-se à vontade para fazerrem as perguntas necessárias até entenderem)

Continuando,
ora eu suspeitava que pudesse ser ou a MAF, ou a geometria do turbo, a verdade é que já troquei o turbo e a electroválvula respectiva, já troquei a MAF e nada! Claro que tudo isto fiz sem pagar um tostão porque consegui arranjar, se não estava tramado!
O Problema persiste!
Eu continuo a pensar que terá de ser algo que esteja relacionado com a injecção, o problema é que há várias peças relacionadas com isso! Inclusivé já tenho aqui um sensor para mudar, que fica por trás dos colectores (não sei especificar) e que também controla a injecção! Mas já começo a perder as esperanças! É daqueles problemas que não dá pa descobrir se não for tentado mudar peças, mas isso não é fácil e pode sair caro! O carro já foi ligado à maquina, inclusivé ja foi à bosh car service para ligar à máquina deles e não acusa nenhum erro! =S

Poderá ser bomba injectora? Falhando assim de vez em quando, e voltando a dar novamente logo a seguir? Sendo que em autoestrada porta-se lindamente?! É que já está assim à algum tempo e não noto sequer que tenha piorado, mantêm-se sempre constante, parece um problema que mesmo não arranjando daqui a uns anos estaria igual, entendem? E penso que sendo bomba injectora o problema iria agravando até esta pifar de vez!

Desculpem o testamento, mas depois de ter tentado resolver o problema sozinho e não ter conseguido, tive de recorrer a voçês!

Agradeço a ajuda.

Cumprimentos,

Luís Cardoso

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Re: Problema no débito de injecção, 320d!

Mensagem por JPimpao01 »

Tens aqui:

viewtopic.php?f=38&t=42888

Em relação ao ponteiro dos consumos:

viewtopic.php?f=4&t=44045

Já agora reprogramaste a MAF ao carro ou continuas com ela desligada como há uns tempos atrás?!?! Mudaste a MAF?!?! Afinal ela não serve para nada! Ou já mudaste de opinião?!? É que sem MAF ligada os consumos instantâneos são complicados de subir!

Cumps.
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

LowisC
Membro Juvenil

Mensagem por LowisC »

Não consegui aceder aos topicos que colaste aqui =s

A MAF n tava desligada, isso é uma maneira de dizer, a MAF foi posta a ler os valores minimos como sendo os maximos (MAF anulada), o que faz que o carro em baixas rotaçoes responda logo.
Tanto que eu n tinha o meu carro reprogramado e o mecanico da bosh (o chefe) foi dar uma volta para ver se via o problema e disse me que o meu carro tinha que tar programado pq tem andado em iguais e andavam bem menos que o meu LOL eu disse lhe que n e provei lhe, o que ele notava era o disparo em baixas que o carro de origem não tem nem de perto nem de longe e se torna mesmo chato quando se quer em cidade puxar por uma segunda a baixa rotação e ele quase que nos obriga a reduzir para primeira!!
Nunca teve desligada! Sendo assim pensei que pudesse ser da MAF pq se ela tivesse avariado poderia entao criar o tal problema!

Portanto, os teus comentários finais foram desnecessarios! Para a proxima como moderador do forum informa-te melhor!

De qlq forma obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

LowisC, confesso que do que tinha lido anteriormente, fiquei com a ideia que eras daqueles que dizia que a MAF não servia para nada.... Agora, depois de ter lido com mais atenção e rigor esses post's percebi claramente o que quiseste dizer em relação à MAF.... penso que depois disto é compreeensível o meu comentário... foi lapso meu!

Resta-me acrescentar, mas penso que deves saber isso depois de trocar a MAF, esta deve ser reprogramada ;)

Posto isto, não sei se os tópicos que deixei em cima irão servir de algo, mas qualquer das maneiras vou rectificá-los de seguida!
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Mekanics
Membro Juvenil
Registado: 03 nov 2009, 15:00
O meu Carro:: BMW 320d E46 09/1998

Mensagem por Mekanics »

Pode ser do tal sensor do colector de admissao,porque depois de ler os post do user nlg sobre o stress do carro dele,e ele sitar o tal sensor,fui dar uma olhadela no meu e estava totalmente tapado de carvao vindo da egr,pois ja a tinha eleminado(egr)e nunca tinha tirado esse sensor para ver como ele estava,e depois de limpar o sensor o carro ficou a puxar muito melhor desaparecendo a tal prisao que falas,que o meu tambem tinha e eu achava normal,boa sorte com a resolucao do problema.
Mekanics

LowisC
Membro Juvenil

Mensagem por LowisC »

JPimpao01, tudo bem. ;) Sim ela ja foi reprogramada. Vou então ver os tópicos a ver se ajudam.

Mekanics, Deus queira que sim, tenho o sensor aqui comigo pronto para o mudar. Espero que seja esse o problema. Obrigado pela ajuda ;)

Se alguém me souber responder às perguntas que fiz da bomba injectora, agradecia. Para ver se a posso excluir como centro do problema.

Cumps

carlosfao
Membro Iniciado
Registado: 28 out 2008, 10:53
O meu Carro:: bmw e46 2000/07

Mensagem por carlosfao »

LowisC boas reprogamas-te a maf e metes-te os valores invertidos outra vez? é a primeira vez que oiço tal coisa isto não é nenhuma critica mas se o carro fica a puxar tão bem porque gastar dinheiro em repros se invertindo os valores da maf fica mais barato? diz alguma coisa k mudares o sensor e se puderes dar o valor do mesmo agradecia.espero k resolvas o teu probema estes carros a niveis de poços são uma desilusão eu sempre quis ter um bmw na altura podia ter comprado outra marca novo mas optei pelo bmw usado k era o meu sonho e tenho alturas k tou bem desiludido não tem baixas mas axo k não é defeito é feitio bom desculpa o desabafo e cumprimentos.

Shadowthief
Membro Junior
Registado: 05 dez 2009, 16:40
O meu Carro:: BMW 320D E46 00 136cv bem domados!

Mensagem por Shadowthief »

LowisC Escreveu:Não consegui aceder aos topicos que colaste aqui =s

A MAF n tava desligada, isso é uma maneira de dizer, a MAF foi posta a ler os valores minimos como sendo os maximos (MAF anulada), o que faz que o carro em baixas rotaçoes responda logo.
Tanto que eu n tinha o meu carro reprogramado e o mecanico da bosh (o chefe) foi dar uma volta para ver se via o problema e disse me que o meu carro tinha que tar programado pq tem andado em iguais e andavam bem menos que o meu LOL eu disse lhe que n e provei lhe, o que ele notava era o disparo em baixas que o carro de origem não tem nem de perto nem de longe e se torna mesmo chato quando se quer em cidade puxar por uma segunda a baixa rotação e ele quase que nos obriga a reduzir para primeira!!
Nunca teve desligada! Sendo assim pensei que pudesse ser da MAF pq se ela tivesse avariado poderia entao criar o tal problema!

Portanto, os teus comentários finais foram desnecessarios! Para a proxima como moderador do forum informa-te melhor!

Cumprimentos
Yah o meu tem este problema, se é que é problema, a primeira do gajo quando puxo parece de um carro diesel sem turbo, e se em inclinaçao nao puxo um pouco maisp ela primeira a segunda nao tem força...

Será defeito ou feitio???
My Project...
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Viva, por acaso já verificaram se a geometria variavel do turbo está a funcionar? por vezes fica presa devido ao carvão acumulado (e o motor não tem baixas), retiram o tubo de admissão de ar para o filtro de ar e com uma chave de fendas comprida e valente façam mover o veio da wastergate (valvula pneumática) ou então façam o teste com o DIS que tem uma parte em que faz abrir a valvula e verificam se a mesma abre ou não e faz mover a geometria. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Shadowthief
Membro Junior

O meu abre na boa!

Basta ligar o carro e o gajo abre logo!
My Project...
Imagem

LowisC
Membro Juvenil

Mensagem por LowisC »

carlosfao Escreveu:LowisC boas reprogamas-te a maf e metes-te os valores invertidos outra vez? é a primeira vez que oiço tal coisa isto não é nenhuma critica mas se o carro fica a puxar tão bem porque gastar dinheiro em repros se invertindo os valores da maf fica mais barato? diz alguma coisa k mudares o sensor e se puderes dar o valor do mesmo agradecia.espero k resolvas o teu probema estes carros a niveis de poços são uma desilusão eu sempre quis ter um bmw na altura podia ter comprado outra marca novo mas optei pelo bmw usado k era o meu sonho e tenho alturas k tou bem desiludido não tem baixas mas axo k não é defeito é feitio bom desculpa o desabafo e cumprimentos.
Carlos calma aí lol =P O carro fica a puxar melhor não fica a puxar mais! Fica a puxar melhor pq mal tu carregas no acelerador por exemplo em segunda as 1000/1200 rotaçoes o carro dispara logo, enquanto que com a MAF normal o carro n responde, so passado um bocado e que dispara! E por exemplo em subidas com a MAF normal se fores devagarinho atras dum carro por exemplo ele abranda tu tas em segunda, se tentares dps acelerar pa recuperar velocidade o carro morre completamente pq n te dispara e como tas a subir chapéu, com a MAF como tinha isso n acontecia, em cidade é muito melhor, trocas mto menos de mudanças, até em quarta ele se porta marivilhosamente! Eu agora tou com a MAF normal e acredita que tou constantemente a reduzir mudanças em ciadade que dantes n fazia.. tava tao habituado a outra conduçao.. mto mais confortavel... E claro quando queres em cidade dar um arranque ele dispara te bem melhor, sem duvida alguma!
Agora uma repro tens mais potencia, a partir do momento em que o carro dispara dispara muito mais lol sao coisas completamente diferentes!
Agora teres um repro e teres a MAF como eu tinha aí sim tens ainda melhores resultados. ;)

Cumps

Shadowthief
Membro Junior

Que MAF era essa que tinhas?? lol Tb quero...
My Project...
Imagem

LowisC
Membro Juvenil

Mensagem por LowisC »

Shadowthief Escreveu:
LowisC Escreveu:Não consegui aceder aos topicos que colaste aqui =s

Cumprimentos
Yah o meu tem este problema, se é que é problema, a primeira do gajo quando puxo parece de um carro diesel sem turbo, e se em inclinaçao nao puxo um pouco maisp ela primeira a segunda nao tem força...

Será defeito ou feitio???
Sei bem o que tas a dizer, alias sabemos todos que temos o carro =P Em subida se n puxas a primeira a segunda morre completamente! É disso que tou a falar, a MAF como eu tinha a minha n deixa isso acontecer.. é uma maravilha. Andas em cidade mto mais discontraido, podes subir as mudanças sem ter que puxar pelo carro que ele aguenta na boa. Eu agora tenho a minha normal, e deus me livre, ja ando a desesperar lol ás vezes acelero (habituado à outra MAF) a contar que ele vai acelerar e o carro n responde lol so passado um bocado. O unico inconveniente (que para mim n o era) é que acelerando em baixas ele responde mas faz um bocadinho de fumo, um bocadinho mesmo!

Cumps

-- Domingo Jun 20, 2010 11:39 pm --
JOFIMO Escreveu:Viva, por acaso já verificaram se a geometria variavel do turbo está a funcionar? por vezes fica presa devido ao carvão acumulado (e o motor não tem baixas), retiram o tubo de admissão de ar para o filtro de ar e com uma chave de fendas comprida e valente façam mover o veio da wastergate (valvula pneumática) ou então façam o teste com o DIS que tem uma parte em que faz abrir a valvula e verificam se a mesma abre ou não e faz mover a geometria. Cumps.
Se reparares no primeiro post referi que mudei o turbo completo, a primeira opçao que pensei foi logo na geometria! ;)

Cumps

-- Domingo Jun 20, 2010 11:45 pm --

Shadowthief, looool todos os meus amigos aqui do porto que têm um E46 136cv têm todos o carro assim. Se fores daqui de perto talvez isso se arranje. É uma coisa que não demora nem 10 minutos! ;)
Alias é uma coisa facil de perceber, se souberes ao certo o que faz a MAF entendes como é possivel.
São promenores que acredito perfeitamente que n sao desconhecidos dos fabricantes, mas estes têm de respeitar coisas como niveis de poluição e também pensar nos consumos. Quanto menos consumo for anunciado nos carros testados pelas revistas que tao nas bancas mais vendas se tem! Hj em dia isso é uma arma mto forte!

Shadowthief
Membro Junior

Eu sei como funciona mas não estou a ver nenhum restrita dor nela, a não ser aquela rede ao quadrados, mas não estou a ver isso a influenciar, e estar a por resistências para enganar a ECU tb não me cheira!

Por isso se tiveres a amabilidade de partilhar o conhecimento, agradecia!
My Project...
Imagem

LowisC
Membro Juvenil

Mensagem por LowisC »

Shadowthief Escreveu:Eu sei como funciona mas não estou a ver nenhum restrita dor nela, a não ser aquela rede ao quadrados, mas não estou a ver isso a influenciar, e estar a por resistências para enganar a ECU tb não me cheira!

Por isso se tiveres a amabilidade de partilhar o conhecimento, agradecia!
Meu caro a MAF tb é programada, é tudo feito por computador! ;) Nada de mexer na MAF, por resistencias ou o que quer que seja!

Responder

Voltar para “Série 3”