Página 1 de 4

Outro turbo à viola !!

Enviado: 27 jul 2010, 16:55
por RicardoMateus
Boas,
O meu E90 decidiu mandar outro turbo à viola !!

O carro é de 02/2005 e em 11/2008 quando o carro tinha 83000kms mandou o turbo de origem à viola !!

Na altura, depois de muito pesquisar vi que não era um caso isolado e que muitos dos 1ºs modelos do E90 andavam a sofrer do mesmo problema. Felizmente a BMW assumiu a peça mesmo não estando já na garantia.

Agora com cerca de 116000kms, ou seja, 33000kms depois, voltei a sentir os mesmos sintomas da outra vez (carro a assobiar por volta das 2000 RPMs) e pensei logo para mim....olha outro turbo a ir de viola...e os meus receios confirmaram-se à cerca de 15m quando me ligaram da BMW a informar que o turbo tinha ido novamente, e felizmente como o mesmo estava na garantia vão voltar a assumir a peça.

O meu carro está desde Novembro do ano passado sem FAP e sem catalisador, quando o FAP deu o berro, e está com uma repro soft feita pelo Luis Proença de Carnaxide (antigo membro cá do Forum, creio que o AET).

O que eu gostava de saber é o que é que pode ter causado este problema novamente !!

Alguém tem alguma ideia???

Ps: Sempre tive os cuidados que considero básicos, nomeadamente nunca puxar pelo carro quando está frio e nunca desligar logo o carro depois de uma viagem.


Obrigado !!

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 27 jul 2010, 18:55
por TdiSportR
Tens tido sorte terem substituído peças em garantia nao tendo o carro original.
Se o problema é da reprogramação, so o mesmo o poderá dizer. Acho eu...

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 27 jul 2010, 19:54
por andy
tbm tenho um E90 desse ano mas é um 318d e tbm escuto o turbo a assobiar a partir das 1.500 rpm!!!
n é normal??
abrçs

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 10:44
por RicardoMateus
TdiSportR Escreveu:Tens tido sorte terem substituído peças em garantia nao tendo o carro original.
Se o problema é da reprogramação, so o mesmo o poderá dizer. Acho eu...
É verdade que não me posso queixar porque a BMW tem assumido o custo dos turbos, mas acho que é muito estranho este turbo apenas ter feito cerca de 30000kms.

O que é que poderá ser??

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 10:49
por TdiSportR
Que diz a BMW acerca disso? Eles danificam-se em que zona e porque?

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 11:09
por RicardoMateus
TdiSportR Escreveu:Que diz a BMW acerca disso? Eles danificam-se em que zona e porque?
Ontem ainda não sabiam a causa do problema e o meu receio é que acabem por não analisar convenientemente e apenas se limitem a trocar o turbo !!

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 12:43
por AMS
Tira a repro e anda uns tempos assim para veres se está tudo ok com o carro...

Na minha 5 parti um turbo aos 97000km porque o colector de admissão estava com fuga (e andou assim muitos kms) e só depois de ter partido o turbo é que detectaram o problema no colector de admissão.

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 12:58
por RicardoMateus
AMS Escreveu:Tira a repro e anda uns tempos assim para veres se está tudo ok com o carro...

Na minha 5 parti um turbo aos 97000km porque o colector de admissão estava com fuga (e andou assim muitos kms) e só depois de ter partido o turbo é que detectaram o problema no colector de admissão.
E foi na BMW que te detectaram a fuga no colector de admissão ou foi noutro lado?

Quanto é que foi a reparação dessa fuga? Tens ideia?

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 13:01
por TdiSportR
Por norma colocam um colector novo ao abrigo da garantia. Mas isso ouve-se um sopro.

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 13:07
por RicardoMateus
TdiSportR Escreveu:Por norma colocam um colector novo ao abrigo da garantia. Mas isso ouve-se um sopro.
Colocam um colector novo ao abrigo da garantia num carro com mais de 5 anos??

O turbo vão colocar porque tinha garantia de 2 anos (este foi colocado em Novembro de 2008) agora o colector não sei se iriam colocar !!

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 13:28
por TdiSportR
RicardoMateus Escreveu:
TdiSportR Escreveu:Por norma colocam um colector novo ao abrigo da garantia. Mas isso ouve-se um sopro.
Colocam um colector novo ao abrigo da garantia num carro com mais de 5 anos??

O turbo vão colocar porque tinha garantia de 2 anos (este foi colocado em Novembro de 2008) agora o colector não sei se iriam colocar !!
Como li que colocaram o turbo em garantia, presumi que o carro também estivesse. Com 5 anos nao trocam em garantia nao!

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 13:34
por RicardoMateus
TdiSportR Escreveu:
RicardoMateus Escreveu:
TdiSportR Escreveu:Por norma colocam um colector novo ao abrigo da garantia. Mas isso ouve-se um sopro.
Colocam um colector novo ao abrigo da garantia num carro com mais de 5 anos??

O turbo vão colocar porque tinha garantia de 2 anos (este foi colocado em Novembro de 2008) agora o colector não sei se iriam colocar !!
Como li que colocaram o turbo em garantia, presumi que o carro também estivesse. Com 5 anos nao trocam em garantia nao!
E quanto é que será um colector?

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 13:55
por cap
Tenho ideia de terem falado por aí em €500 e tal.. :?

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 15:50
por Dr.
Julgo que o turbo assobiar (desde que não seja um assobio excessivo e continuo quando em aceleração) é perfeitamente normal. O meu assobia desde que o comprei (é um E90 320d de 2006 e tem hoje 65.000kms) e nunca tive problema. O assobio do turbo normalmente será audível a partir das 1750/2000 rpm. No caso do RicardoMateus parece-me mais que o primeiro turbo terá ido à vida pq chegou a altura dele (será que a repro não terá contribuído para isso?) e o turbo que agora gripou seria um turbo recondicionado que provavelmente viria com defeito. Ou então, a repro está a "queimar" os turbos...

Re: Outro turbo à viola !!

Enviado: 28 jul 2010, 17:10
por RicardoMateus
Dr. Escreveu:Julgo que o turbo assobiar (desde que não seja um assobio excessivo e continuo quando em aceleração) é perfeitamente normal. O meu assobia desde que o comprei (é um E90 320d de 2006 e tem hoje 65.000kms) e nunca tive problema. O assobio do turbo normalmente será audível a partir das 1750/2000 rpm. No caso do RicardoMateus parece-me mais que o primeiro turbo terá ido à vida pq chegou a altura dele (será que a repro não terá contribuído para isso?) e o turbo que agora gripou seria um turbo recondicionado que provavelmente viria com defeito. Ou então, a repro está a "queimar" os turbos...
Mas não será estranho mesmo o 1º turbo ir à vida com apenas 83000kms?

Realmente o turbo recondicionado que me colocaram podia ter defeito, ou então ser da repro o que acho pouco provável porque a repro estava mesmo soft, nada de muito puxado !!

Entretanto já fui buscar o carro e na BMW disseram-me que estiveram a verificar se havia alguma fuga que pudesse originar o problema no turbo mas não viram nada.
Vou tentar ir à Iberoturbo para ver se eles me conseguem fazer um diagnóstico e perceber o que de facto pode ter causado tudo isto.

Este turbo que foi colocado apenas tem garantia até Novembro, que é quando acabava a garantia do turbo anterior por isso espero bem que não me aconteça mais nada, até porque não sei se este turbo que colocaram agora também não tem defeito, mas já começo a pensar seriamente em trocar de carro !!