VNT15 no 318tds
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VNT15 no 318tds
É só para vos dizer que acabei hoje o controlador digital para o VNT15(ou outro qualquer desde que seja variável).
Tudo é controlado digitalmente, é simples e eficiente.
O funcionamento é simples:
O controlador é baseado no microprocessador ATMEGA328
http://www.atmel.com/dyn/products/produ ... rt_id=4720
Actuador activo = N75 acopulada ao turbo(origem do 320d)
Sensor TPS(Posição do pedal do acelerador), ligado ao potenciometro,
Sensor MAP(Sensor de depressão) - usei o de origem para obter o valor,
Sensor RPM(Sensor de rotação da cambota), neste caso a ECU tem uma saída digital para o conta-rotações(liguei aqui).
Tem 2 modos de funcinamento;
PRESSÃO(regulei para 1.1bar),se a pressão estiver baixa as alhetas do turbo fecham até chegar ao valor desejado, se a pressão estiver alta as alhetas abrem imediatamente até o valor baixar até à pressão desejada.
MAPA 8x8bits, O controlador compara o estado da RPM com a posição TPS e vai para a posição MAP definida no mapa.
Em termos de condução não tem nada a ver com o turbo(fraquinho) de origem, melhora uns 500%, parece mais o tipo de condução do 320d, não há acelerações bruscas, mas sim muito lineares e vice-versa.
Aquele poço de potencia até ás 2000rpm desapareceu :-)
Aqui está uma foto do turbo já montado, tive de cortar o apoio para o poder encaixar direito:
A foto do controlador(Esta caixa é temporária, vai levar uma de aluminio para poder arrefecer melhor os componentes internos:
Não pus a tampa para poder ligar o cabo de diagnostico para adaptação dos valores.
E o resultado é mesmo muito bom, como disse é simples e eficiente.
Tudo é controlado digitalmente, é simples e eficiente.
O funcionamento é simples:
O controlador é baseado no microprocessador ATMEGA328
http://www.atmel.com/dyn/products/produ ... rt_id=4720
Actuador activo = N75 acopulada ao turbo(origem do 320d)
Sensor TPS(Posição do pedal do acelerador), ligado ao potenciometro,
Sensor MAP(Sensor de depressão) - usei o de origem para obter o valor,
Sensor RPM(Sensor de rotação da cambota), neste caso a ECU tem uma saída digital para o conta-rotações(liguei aqui).
Tem 2 modos de funcinamento;
PRESSÃO(regulei para 1.1bar),se a pressão estiver baixa as alhetas do turbo fecham até chegar ao valor desejado, se a pressão estiver alta as alhetas abrem imediatamente até o valor baixar até à pressão desejada.
MAPA 8x8bits, O controlador compara o estado da RPM com a posição TPS e vai para a posição MAP definida no mapa.
Em termos de condução não tem nada a ver com o turbo(fraquinho) de origem, melhora uns 500%, parece mais o tipo de condução do 320d, não há acelerações bruscas, mas sim muito lineares e vice-versa.
Aquele poço de potencia até ás 2000rpm desapareceu :-)
Aqui está uma foto do turbo já montado, tive de cortar o apoio para o poder encaixar direito:
A foto do controlador(Esta caixa é temporária, vai levar uma de aluminio para poder arrefecer melhor os componentes internos:
Não pus a tampa para poder ligar o cabo de diagnostico para adaptação dos valores.
E o resultado é mesmo muito bom, como disse é simples e eficiente.
Última edição por nanico em 04 set 2011, 01:02, editado 1 vez no total.
Electromecânico BMW
- Sandrot
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Re: VNT15 no 318tds
Fiabilidades?
Re: VNT15 no 318tds
A fiablidade é como em toda a electrónica, nunca se sabe. Normalmente os microprocessadores são desenhados para terem uma duração media de 20anos, portanto não deve dar problemas tão cedo.
A electrónica do carro também está protegida no caso de haver alguma avaria por parte do controlador, portanto não vejo que venha a ter algum problema.
Na questão do preço, também não foi por aí além. Cerca de 170 a 200euros no total para mim, o turbo já lá andava com uma valvula de pressão, mas não é a mesma coisa, foi temporário até ter o controlador. Reconstruído o turbo ficou em 500€.
Mas no geral eu penso que é um bom investimento, os consumos baixam para 5,5 6l/100 o que é muito bom para este tipo de carro.
Na auto-estrada não deixa ficar mal ninguém, mas em cidade a falta de potencia até ás 2000 complicam um pouco a situação e na maioria das vezes as pessoas desfazem-se deles por causa disso e ainda por cima dizem que o motor é que é mau e isso não é verdade.
É tão bom como o 325tds, o problema é mesmo o turbo e a programação dele. O meu de origem já veio com 112 por ser o M sport. Mas mesmo assim só se nota a diferença a partir das 3000rpm, alem de ter o corte ás 5500rpm, o de 90cv é ás 4500rpm se não estou em erro.
A electrónica do carro também está protegida no caso de haver alguma avaria por parte do controlador, portanto não vejo que venha a ter algum problema.
Na questão do preço, também não foi por aí além. Cerca de 170 a 200euros no total para mim, o turbo já lá andava com uma valvula de pressão, mas não é a mesma coisa, foi temporário até ter o controlador. Reconstruído o turbo ficou em 500€.
Mas no geral eu penso que é um bom investimento, os consumos baixam para 5,5 6l/100 o que é muito bom para este tipo de carro.
Na auto-estrada não deixa ficar mal ninguém, mas em cidade a falta de potencia até ás 2000 complicam um pouco a situação e na maioria das vezes as pessoas desfazem-se deles por causa disso e ainda por cima dizem que o motor é que é mau e isso não é verdade.
É tão bom como o 325tds, o problema é mesmo o turbo e a programação dele. O meu de origem já veio com 112 por ser o M sport. Mas mesmo assim só se nota a diferença a partir das 3000rpm, alem de ter o corte ás 5500rpm, o de 90cv é ás 4500rpm se não estou em erro.
Electromecânico BMW
Re: VNT15 no 318tds
Além disso tenho aqui uma cópia da eeprom de origem se alguem quiser comprar, porque o meu levou um ecu 711, porque eu instalei um ASC do E46 e não era compativel com a 243, portanto resolvi trocar tambem, e fiz uma repro para 145cv na 711
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Re: VNT15 no 318tds
É uma mod muito interessante. A nível de controlo de reacção, também consegues configurar? Isto porque o que serve para baixas rotações a nível de tempo (e quantidade de variação da posição do vnt) de reacção, para altas pode deixar provocar um pico muito grande.
Re: VNT15 no 318tds
Sim tudo é configuravel com valores Minimos, Máximos como o angulo das alhetas, Suavidade de reacção.
O meu amingo Juho Pesonen, tratou de fazer o código muito pormenorizado e nada foi deixado ao acaso
Eu hoje vou dar umas voltas nele e depois ponho aqui uns printscreen.
Muitas das vezes que o tentei por a funcionar, andei sempre com medidor atrás para ter a certeza de que não ia fritar um turbo novo, por espanto meu, a coisa acabou por trabalhar ainda melhor do que muitas ECU de origem.
O meu amingo Juho Pesonen, tratou de fazer o código muito pormenorizado e nada foi deixado ao acaso
Eu hoje vou dar umas voltas nele e depois ponho aqui uns printscreen.
Muitas das vezes que o tentei por a funcionar, andei sempre com medidor atrás para ter a certeza de que não ia fritar um turbo novo, por espanto meu, a coisa acabou por trabalhar ainda melhor do que muitas ECU de origem.
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Re: VNT15 no 318tds
À maneira, se conseguires meter isso em formato "vendível", há-de haver muita gente interessada.
- samuel_20_
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Re: VNT15 no 318tds
Tens aqui uma boa oportunidade de negócio, pois se conseguires por isto programavel para outros turbos e outras centralinas, e que o ppl dos 25tds tb hão.de querer por um turbo de gv, parabéns
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E36 318is 10/96 M44
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Re: VNT15 no 318tds
Posso fazer alguns para venda, mas preferia ser eu a instalar, pois conheço bem o controlador e não queria que acabassem com o motor e depois dizerem que foi por causa do controlador. Pois se lhe disserem para fazer 3bar ele faz...e depois pum.....
Hoje já tirei umas fotos, mas ainda não tive tempo para fazer o upload. Amanhã já trato de o fazer.
Hoje já tirei umas fotos, mas ainda não tive tempo para fazer o upload. Amanhã já trato de o fazer.
Última edição por nanico em 25 jun 2012, 09:52, editado 1 vez no total.
Electromecânico BMW
Re: VNT15 no 318tds
O Valor LDA, serve para controlar a bomba injectora que também o faz se for necessário e tem mais #3 OUTPUTS que podem controlar a EGR, AGR, Solenoides ou motores DC, etc, etc, etc.
No meu caso só utilizei uma saída para o VNT, mas carros mais antigos pode-se adaptar um sensor MAP e controlar a bomba injectora se necessário.
No meu caso só utilizei uma saída para o VNT, mas carros mais antigos pode-se adaptar um sensor MAP e controlar a bomba injectora se necessário.
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Re: VNT15 no 318tds
carro do assu... :assubiar
Re: VNT15 no 318tds
Nitrotun - Queres pôr um no teu 325tds? Podes comprar um turbo melhor do que o 2256 de geometria fixa....
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Re: VNT15 no 318tds
Sim senhor, belo trabalho.
Espero que tenhas sucesso e que possas dar uma nova vida aos 318tds.
Vou estar atento aos novos desenvolvimentos.
Cump
Rui
Espero que tenhas sucesso e que possas dar uma nova vida aos 318tds.
Vou estar atento aos novos desenvolvimentos.
Cump
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Re: VNT15 no 318tds
fiquei curioso em saber com ficaria isso num 325tds, com uma boa escolha de turbo deve ficar muito idêntico ao 525d!!!
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