CONSUMO IMEDIATO - depois de desligar EGR

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

E_46
Membro Iniciado
Registado: 23 mai 2008, 15:18
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

CONSUMO IMEDIATO - depois de desligar EGR

Mensagem por E_46 »

Boas,

Desculpem se porventura ja existe alguma referencia ao que venho aqui pedir orientação, mas procurei e nao encontrei a resposta para a duvida que aqui venho colocar.

Então a minha questão prende-se com o seguinte, anulei a EGR desligando apenas o tudo de vácuo e tapando este com um parafuso, depois de o ter feito, apercebi-me que o carro em 4ª e 5ª mudança, quando acelero a fundo o ponteiro do consumo imediato (manómetro que faz a leitura de 0 a 20) nao entra no consumo máximo (20) inclusive em 4ª chega aos 18 litros e aqui verifico alguma quebra de resposta do motor, em que se manter o acelerador a fundo este acaba por desenvolver e o ponteiro subir ate aos 20 litros de consumo imediato.Em 5ª nem chega aos 20 litros de consumo imediato.

O carro em questão é um 320D de 1999, de 136 CV nacional e sem programações.
Ja limpei o filtro de respiro de motor e o filtro de ar é novo.

Agradeço a quem possa dar algum feed back.

Acho que vou voltar a ligar a ERG e meter novamente todos os gases nao queimados na admissão novamente, e andar com o carro tudo entupido :?
Obrigado
Just love it, é uma maquina de sonho é um BMW

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: CONSUMO IMEDIATO - depois de desligar EGR

Mensagem por JOFIMO »

Boas, se o motor está stock para marcar os 20lt em 4ª ou 5ª é preciso estar perto do red line, então em 5ª é mais dificila ainda, não tem nda a ver com a EGR estar desligada, o motor não tem falhas a subir de regime?? então será impressão tua, porque se ligares o tubo de vácuo vai acontecer o mesmo.....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

E_46
Membro Iniciado

Mensagem por E_46 »

Boas Jofimo,

Isso sao boas noticias...., porem e como referi em 4ª o motor mostra alguma quebra de rendimento quando chega aos 18L mas se mantiver o "pé na tábua" acaba por chegar aos 20L, por outras palavras tem uma subida de consumo linear ate aos 18 daqui para cima faz um certo "poço" = quebra de rendimento do motor que volta a subir passado alguns segundos de manter o "pé na tabua"

De alguma forma já deu para ajudar a tua resposta jofimo.

Porem aquele "poço" nao fazia antes da EGR ter sido desligada, será que uma vez que os gases nao queimados sao enviados directamente para o escape entopem o catalizador....????

qualquer dia vou abrir o catalisador e vai tb nos porcos - :lol1

Obrigado! :wink1

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

E_46 Escreveu:Boas Jofimo,

Isso sao boas noticias...., porem e como referi em 4ª o motor mostra alguma quebra de rendimento quando chega aos 18L mas se mantiver o "pé na tábua" acaba por chegar aos 20L, por outras palavras tem uma subida de consumo linear ate aos 18 daqui para cima faz um certo "poço" = quebra de rendimento do motor que volta a subir passado alguns segundos de manter o "pé na tabua"

De alguma forma já deu para ajudar a tua resposta jofimo.

Porem aquele "poço" nao fazia antes da EGR ter sido desligada, será que uma vez que os gases nao queimados sao enviados directamente para o escape entopem o catalizador....????

qualquer dia vou abrir o catalisador e vai tb nos porcos - :lol1

Obrigado! :wink1
Naaa, se não fazia antes o poço, não tem nada a ver com teres desligado a EGR, simplesmente aconteceu, mas a que rotações faz esse poço? pode ser a MAF só testando, quanto aos gases serem enviados directamente para o escape são sempre tenha ou não a EGR suprimida, porque a EGR só mete gases na admissão em baixas rotações e nas altas, portanto nem sempre está a funcionar, eu tenho a do meu desligada há muitos anos e nunca tive esses problemas, já agora já te lembraste de substituir os tubos todos de vácuo? e como estará o conversor de pressão da EGR? será que está a funcionar bem? pode testar com um multimetro entre os dois terminais, deve ter enter 14-16 omh, se não tiver não funciona convenientemente, e faz o mesmo ao do turbo.......
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

b3k@s
Membro Juvenil
Registado: 10 jan 2012, 16:44
O meu Carro:: BMW 320td E46 2003/12

Mensagem por b3k@s »

o meu 320 td vai ate aos 20 litros de consumo em todas as mudanças mal eu encoste o pedal ao fundo, excepto em 6 velocidade que não passa dos 14L, mas também nunca lhe levei a 6 ao RedLine !
tenho o carro completamente stock não desliguei EGR nem mais nada!
Imagem

sarrico320
Membro Junior
Registado: 08 jul 2011, 18:14
O meu Carro:: e91 20d

Mensagem por sarrico320 »

Desculpa a pergunta, tens a certeza que desligaste o tubo certo?
Os tubos de vacuo tambem são uma hipotese, podes ter desengatado um sem querer ao desligar a EGR.

E_46
Membro Iniciado

Mensagem por E_46 »

Boas desligar a ERG, é como descrevi, tirei o tubo da ERG e tapei com um parafuso, que saiba nao precisava de fazer mais nada.
Existem quem faça muita coisa como complemento, mas na sua essência isto é o suficiente!

Quanto aos tubos vou substituir todos estão a desfazer-se de tao ressequidos.
obr

richardcop
Membro Junior
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01

Mensagem por richardcop »

b3k@s Escreveu:o meu 320 td vai ate aos 20 litros de consumo em todas as mudanças mal eu encoste o pedal ao fundo, excepto em 6 velocidade que não passa dos 14L, mas também nunca lhe levei a 6 ao RedLine !
tenho o carro completamente stock não desliguei EGR nem mais nada!
Pois, mas o teu é 150cv e 6ª velocidade. Nos de 136cv o normal mesmo é em 4ª não passarem dos 18l e em 5ª dos 14l.
À partida isto deve-se ao facto de poupar combustível em velocidades mais elevadas.
E_46, esse poço que sentes, como já disse o JOFIMO, provavelmente é a MAF, mas tb pode ser injectores, eu já tive um obstruído e fazia uma quebra e uns solavancos a uma determinada rotação.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

E_46 Escreveu:Boas desligar a ERG, é como descrevi, tirei o tubo da ERG e tapei com um parafuso, que saiba nao precisava de fazer mais nada.
Existem quem faça muita coisa como complemento, mas na sua essência isto é o suficiente!

Quanto aos tubos vou substituir todos estão a desfazer-se de tao ressequidos.
obr
Simm é assim que se faz, como fizeste, eu tenho o tubo ligado na mesma mas está desactivada de outra maneira....e mecânicamente, sem supressor, e naão passam gases nenhums, para o colector.

E_46
Membro Iniciado

Mensagem por E_46 »

boas pessoal,

A MAF nao creio que possa ser pois ja troquei uma e conheço bem os seus sintomas. Carro pura e simplesmente nao anda, ate parece que nao tem turbo.

Obrigado pelo apoio deveras mais tranquilo e esclarecido, vou entao verificar os tubos e os ditos conversor de pressão com o multímetro.
Obrigado!
:wink1 :fixe

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

E_46 Escreveu:boas pessoal,

A MAF nao creio que possa ser pois ja troquei uma e conheço bem os seus sintomas. Carro pura e simplesmente nao anda, ate parece que nao tem turbo.

Obrigado pelo apoio deveras mais tranquilo e esclarecido, vou entao verificar os tubos e os ditos conversor de pressão com o multímetro.
Obrigado!
:wink1 :fixe
Afinal os sintomas agora estão mais bem esclarecidos "Carro pura e simplesmente nao anda, ate parece que nao tem turbo." enmtão coeça por verificar e trocar os tubos entre o Valvula do Turbo/Conversor de pressão do Turbo/Depósito de vácuo, e depois diz o que aconteceu.... :assubiar
Cumps.

E_46
Membro Iniciado

Mensagem por E_46 »

ok!
vou comecar por ai pelos tubos....e leitura dos tais 14 a 16 omh
a MAF nao é de certeza!

obrigado aqui voltarei para concluir isto ou.....vamso ver!!

radamanto
Membro Juvenil
Registado: 17 jan 2006, 01:36

Mensagem por radamanto »

Já agora que falam em EGR
Já por diversas vezes li em alguns foruns que a melhor forma de desactivar a EGR não era tapar/bloquear o tubo que vai do conversor de pressão para a EGR mas sim o tubo que vai do deposito de vacuo para o conversor de pressão. Dessa forma mesmo que o conversor já tivesse avaria ou não, este nunca funcionaria e assim sendo a EGR mantinha-se fechada.

O que pensam disto?

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

radamanto Escreveu:Já agora que falam em EGR
Já por diversas vezes li em alguns foruns que a melhor forma de desactivar a EGR não era tapar/bloquear o tubo que vai do conversor de pressão para a EGR mas sim o tubo que vai do deposito de vacuo para o conversor de pressão. Dessa forma mesmo que o conversor já tivesse avaria ou não, este nunca funcionaria e assim sendo a EGR mantinha-se fechada.

O que pensam disto?
Exprimenta para ver o que acontece........ e depois comenta connosco :lol1 sabes o que esse tubo alimenta mais?

radamanto
Membro Juvenil
Registado: 17 jan 2006, 01:36

Mensagem por radamanto »

Suponho que de uma maneira ou de outra nao aconteça nada, ambas parecem obter o mesmo efeito que é fechar a EGR, a questão é saber qual das duas é melhor. Passo a tentar explicar - é que parece que tapando o tubo (conversor de pressão) CP-EGR e se a membrana do CP tiver rompida (o que mais cedo ou mais tarde acaba por acontecer e não há forma de saber sem danificar o CP irreversivelmente) há perdas de ar para o deposito de vacuo pois o CP também tem um filtro de ar. Por outro lado tapando o tubo CP-Deposito de vacuo essas perdas de ar já não aconteceriam e a EGR continuaria na mesma fechada.

Aqui ficam alguns links de um forum ingles sobre o assunto, mas existem mais foruns na net sobre o assunto

http://www.bmwland.co.uk/forums/viewtop ... &start=280
https://www.bmwland.co.uk/forums/viewto ... =4&t=77685

Responder

Voltar para “Série 3”