VOLANTE COM MULTIFUNÇÕES-POSSIVEL?

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Gonçalo Barradas
Membro Juvenil
Registado: 24 mai 2012, 22:36
O meu Carro:: bmw 320d e46 1998

VOLANTE COM MULTIFUNÇÕES-POSSIVEL?

Mensagem por Gonçalo Barradas »

Boa noite,

Gostava de instalar um volante multifunções no meu e46 de 1998 sem MF de origem, o meu volante é o de 4 braços, eu sei que dá para fazer essa mudança em alguns mas no meu como é dos primeiros gostava de saber se são aplicáveis e a funcionar completamente todas as funcionalidades. Estava a pensar instalar um daqueles volantes de tres braço, não o de airbag redondo mas o triangular visto ser menos dispendioso.

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Re: VOLANTE COM MULTIFUNÇÕES-POSSIVEL?

Mensagem por jmbfs »

Sim aplicável e viável sem problema algum :)
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

liquid
Membro Gold
Registado: 17 fev 2009, 13:14
O meu Carro:: BMW

Mensagem por liquid »

Fiz essa mod este fds, aproveita e arranja um com MF e instalas o cruise control como eu fiz... so precisas de comprar o cabo na BMW que custa 15€ e ver o PDF... qualquer coisa dispõe ainda tenho isso na memoria visto que fiz isso Sabado!! :fixe
Imagem

liquid
Membro Gold

Mensagem por liquid »

E o meu carro também é de 98, já vem tudo pre instalado, apenas para ligar o MF é que tens de cortar dois cabos do modulo de luzes e mandar um cabo para o DDE, sendo o teu um 320d é igual ao meu é simples e directo!! :D
Imagem

Gonçalo Barradas
Membro Juvenil

A ideia é mesmo ser com MF. Não é necessário codificações depois com o Dis? Achas que consigo instalar isso facilmente? é que eu nem faço ideia de como tirar o volante quanto mais instalar isso.
Mas se for fácil até posso tentar.É que eu li, apesar de ter sido por alto num site estrangeiro que dependia da versão do carro por o airbag ser de disparos diferentes, e se mudasse podia não ficar a funcionar, e como o meu é dos primeiros(98) pensei que podia comprar o volante e ficar agarrado com aquilo.
Mas se o teu é o de 98 e ficou a funcionar vou procurar um.

jmbfs
Membro Gold

Mensagem por jmbfs »

Vais precisar apenas de apagar a luz de airbag, o resto só ligar, embora recorrendo a quem tenho um minimo de conhecimento.........................só para não estragares..........;)
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Gonçalo Barradas
Membro Juvenil

Será que há ai alguem que faça isso?

liquid
Membro Gold

Mensagem por liquid »

epah não conheço ninguém que tenha tido stress com nenhum volante.... as ligações são as mesmas. Deviam possivelmente estar a falar de outros volantes que não o do E46 digo eu. Não é necessaria nenhuma codificação, eu tenho DIS e nem precisei de programar nada, acabas de fazer as ligações todas carregas no botão de ligar o cruise e aparece logo o simbolo no quadrante :fixe isto se tudo ficou bem feito. Hmmmm se não tens muito à vontade para mexer é melhor n seres tu a instalar o MF, digo isto porque, resumindo o processo, tens de tirar o volante, tirar os plásticos da coluna de direção, retirar o modulo de luzes, retirar o porta oculos, abrir no capot o DDE, depois ainda tens de ligar os cabos de retrofit nos sitios certos... cortar dois cabos no modulo e soldar os do retrofit e ainda passar o cabo para o DDE e ligar na ficha certa e no pino certo. Eu tenho umas fotos do processo, se fores de perto tb dá para t dar uma ajuda de certeza.
Imagem

liquid
Membro Gold

Mensagem por liquid »

jmbfs Escreveu:Vais precisar apenas de apagar a luz de airbag, o resto só ligar, embora recorrendo a quem tenho um minimo de conhecimento.........................só para não estragares..........;)
Que luz.... eu mudei e não tive nenhuma luz de Airbag :shock:
Imagem

jmbfs
Membro Gold

Mensagem por jmbfs »

Se vais trocar o volante teras de o acertar e possivelmente acionara a luz de airbag, nada de mais :)
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

liquid
Membro Gold

Mensagem por liquid »

nada disso, quando tiras tens lá uma marca que aquilo fica logo no sitio, sem espinhas... retiras o Airbag antigo ligas o novo e n acende luz nenhuma, é tranquilo!! :D
Imagem

Gonçalo Barradas
Membro Juvenil

Eu sou de Lisboa tu es de onde? Isso já é muita "fruta" para mim não percebi sequer algumas das partes. Irei mesmo precisar de (muita) ajuda...mesmo sendo como o liquid diz.

liquid
Membro Gold

Mensagem por liquid »

Eu sou do Porto, se fosses das redondezas ajudava-te mas para aí tens pessoal que tb já fez isso e dá uma ajuda de certeza
Imagem

Gonçalo Barradas
Membro Juvenil

Vou então ver se aparece alguem que me dê uma ajuda, entretanto vou procura um MF. Obrigado pelos esclarecimentos

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Se vais meter volante triangular de certeza que não vais ter problemas de airbag pois o triangular é da tua serie.

Eu tenho um volante desses mas sem MF...pena, senão ficavas com o meu.

Informa-te, se ganhares coragem para meter mãos à obra em vez de deixar num profissional, pode ser que te dê uma ajuda, sou é de Setúbal. Eu fiz isso há uns meses mas pus o volante sport de airbag redondo...pagas mais mas fica com visual mais recente.

Cumps
Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”