Página 1 de 1

Problema de alternador?

Enviado: 26 jul 2012, 15:49
por extrasp
Olá a todos!
Bem estou com um problema no meu E46, o que se passa é o seguinte:
Desde há sensivelmente 1 mês para cá, de vez em quando acendem as luzes de tracção, travão de mão e motor. Já pesquisei na net, e vi que isso normalmente são os sensores de ABS, quando tiro e meto a chave as luzes apagam. Estou à espera do meu cunhado para que ele desmonte os sensores ABS e os limpam, mas o problema não é bem esse, digo isto para que se, quem sabe, tenha alguma coisa a ver com o segundo problema:
Ontem acenderam mais uma vez as luzes, e como não tinha como parar porque estava numa zona perigosa para os outros decidi continuar um pouco. Entretanto o rádio deixou de dar de repente e voltou a ligar sozinho, os médios começaram a perder intensidade e voltaram ao normal... mas o médio do lado direito queimou.
Andei mais um pouco, aconteceu exactamente a mesma coisa, e adivinhem? queimou o médio do lado esquerdo!
Conclusão, vim para casa com as luzes de nevoeiro ligadas... sem médios. Hoje troquei os dois médios que estavam realmente queimados, mas gostaria de saber a vossa opinião, será que é um problema de alternador que tenha mandado uma sobrecarga?
O que me aconselham a fazer?
Testei todos os fusíveis, todos estão bons...
pus o carro a trabalhar e tirei os cabos de bateria, que medi com um multímetro digital, os valores que obtive eram praticamente constantes de 30.0
Medi também a corrente nas lâmpadas, que davam também aprox. 30.0
Desde já obrigado pela vossa ajuda!

Re: Problema de alternador?

Enviado: 26 jul 2012, 16:04
por tony ramos
extrasp Escreveu:30.0
Medi também a corrente nas lâmpadas, que davam também aprox. 30.0
Desde já obrigado pela vossa ajuda!
30 que??
isso esta nos volts normalmente com o carro desligado deves ter uns 11 ou 12 volts e com ele a trabalhar 13.8 ou 14volts

Re: Problema de alternador?

Enviado: 26 jul 2012, 16:41
por extrasp
pois eu não sou eletricista e disso nao entendo nada...
no meu multimetro rodei para a direita, (V~) valor 200
a medida dava sempre 29.0, 30.0...

Re: Problema de alternador?

Enviado: 26 jul 2012, 18:06
por tony ramos
tens que por na voltagem agora não sei se é nos 2000 ou outro mas é facil experimenta com o carro desligado ligar o voltimetro a bateria e vai rodando no aparelho ate encontrares numeros na ordem de 11 ou por exemplo 11.233 ou ,11....etc 12 normalmente deve andar entre estes dois 11 ou 12 e depois liga o carro e ve se sobe para 13 e qualquer coisa

Re: Problema de alternador?

Enviado: 28 jul 2012, 11:15
por extrasp
Ok fiz isso, pus a voltagem num intervalo mais reduzido, obtive os valores:
Com o carro desligado 12.39V
com o carro a trabalhar: 14.10V
Com o carro a trabalhar, luzes todas ligadas, rádio e AC: 13.5V

Obrigado

Re: Problema de alternador?

Enviado: 28 jul 2012, 11:51
por Mekanics
extrasp Escreveu:Ok fiz isso, pus a voltagem num intervalo mais reduzido, obtive os valores:
Com o carro desligado 12.39V
com o carro a trabalhar: 14.10V
Com o carro a trabalhar, luzes todas ligadas, rádio e AC: 13.5V

Obrigado
Boas,a partida esta tudo ok,o meu já foi reparado o alternador mas por nao carregar a bateria,o meu tambem tem o mesmo problema que oteu acende as tais luzes de vez em quando,ainda nao fui ver o que é,mas tambem me falaram dos senores do ABS

Re: Problema de alternador?

Enviado: 29 jul 2012, 09:45
por Ed09
O meu E46 em tempos também me acendia, ao ligar a ignição, a luz do controlo de tracção e Abs. Os sintomas passaram quando troquei o motor de arranque.

Sobre as luzes que te acendem em andamento, aconselho-te a fazeres um diagnóstico com DIS, poderá ser um curto-circuito qualquer, um relé, etc.

O meu, há muitos anos atrás, começou a fraquejar as luzes dos médios e a dar-me sinal de minimo fundido, e o problema foi uma válvula ou relé da marcha-atrás, detetado na BMW.

O problema foi que o meu pai pôs-se com experiências em mecânicos curiosos que não usaram o DIS e então já queriam substituir módulo de luzes, etc.


Cumps,

Re: Problema de alternador?

Enviado: 29 jul 2012, 19:46
por L.Sousa
Se deu esses valores está à partida tudo bem. MAs poderá eventualmente ser um problema do alternador e ter o regulador de tensão lixado. Mas para isso vai fazendo mais leituras, tb te aconselho vivamente a fazeres uma leitura de erros com o DIS. Qd existem problemas na tensão costuma acender a luz vermelha de bateria. Só mais uma coisa inicialmente ao avaliares em V(~) estavas a avaliar a tensão na forma de corrente alterna( a de nossas casas) em vez de V(-/...) corrente continua (a das baterias). Um abraço.

Re: Problema de alternador?

Enviado: 29 jul 2012, 20:17
por extrasp
obrigado a todos pelas informações. vou tentar fazer o diagnóstico com o DIS e ir vendo e medindo a intensidade da corrente. também vou ver se os cabos que ligam o ABS estão limpos... espero que não seja o alternador, entretanto nestes ultimos dias não tem feito mais esse tipo de coisa. vou ver no que dá.
Obrigado