Boa tarde a todos.
Queria deixar uma pergunta ao fórum, esperando que a vossa experiencia me ajude.
A minha E91 em breve vai pedir para trocar o filtro de partículas. Em tempos perguntei na BMW o preço e quase caí quando me disseram que custaria para cima de 1.500 euros.
Pergunto a quem já esteve na minha situação: O que fizeram? Compraram? Recondicionaram? Simplesmente tiraram-no?
Se possível contem-me a vossa situação e qual o resultado.
Desde já muito obrigado pela vossa atenção.
Filtro de partículas E91
Moderador: Staff
Re: Filtro de partículas E91
Boas...
Eu fui buscar uma E91 a alemanha e kd cheguei cá fui fazer a revisão e disseram-me logo para ter em atenção ao oleo e k ia meter, por causa do filtro de particulas..sei k é muito caro mesmo..
aconselho-te nas mudas oleo utilizar o 5W30 pra nao teres o azar de pifar de novo..sabes isto Bmw ta-me a parecer k é so problemas, eu tou agora com um ruido no motor k penso k seja das correntes..
boa sorte.
Eu fui buscar uma E91 a alemanha e kd cheguei cá fui fazer a revisão e disseram-me logo para ter em atenção ao oleo e k ia meter, por causa do filtro de particulas..sei k é muito caro mesmo..
aconselho-te nas mudas oleo utilizar o 5W30 pra nao teres o azar de pifar de novo..sabes isto Bmw ta-me a parecer k é so problemas, eu tou agora com um ruido no motor k penso k seja das correntes..
boa sorte.
- kikonc30
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Filtro de partículas E91
Gabriel Escreveu:Boas...
Eu fui buscar uma E91 a alemanha e kd cheguei cá fui fazer a revisão e disseram-me logo para ter em atenção ao oleo e k ia meter, por causa do filtro de particulas..sei k é muito caro mesmo..
aconselho-te nas mudas oleo utilizar o 5W30 pra nao teres o azar de pifar de novo..sabes isto Bmw ta-me a parecer k é so problemas, eu tou agora com um ruido no motor k penso k seja das correntes..
boa sorte.
Versão de 177 cv de certeza.
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Re: Filtro de partículas E91
repara no avatar 318d deve ser o 143cv
- JPimpao01
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Re: Filtro de partículas E91
Eu um dia se tiver que "trocar" faço isto, mas sem o buraco...
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 15#p813582
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Re: Filtro de partículas E91
Ou metes novo ou tiras o miolo e anulas eletronicamente ou metes um tubo de bypass e anulas eletronicamente. Em relação ao óleo, alem da norma BMW LL04 tem de ter a C3, por causa do baixo teor de enxofre.
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Re: Filtro de partículas E91
Boa noite malta.
Ontem segui a sujestão dada pelo jpimpão e graças á ajuda do user que fez aquele trabalho no carro dele, resolvi tirar o filtro de partículas da minha carrinha para limpar. Apesar de não ter registado em foto ou video o trabalho, com muita pena minha, vou partilhar a minha experiência convosco descrevendo-vos o melhor possível todo o processo.
Em primeiro lugar, não é trabalho para um homem só!! Sem a ajuda de um grande amigo, acho que ainda a esta hora a coisa ia a meio...
Segundo. Quem quiser seguir esta sugestão e não tiver a possibilidade de utilizar um elevador para levantar o carro, deve pensar muito bem se quer iniciar esta empreitada ( muito bem mesmo!!!). A localização deste filtro nas E91 não tem nada a ver com a localização do mesmo na E61 ou no E60. Parece-me que nestes o acesso ao filtro é muito mais fácil pois fica mesmo por debaixo dos carros encostado ao lastro. Na série 3 fica na vertical encostado á caixa e ao turbo por debaixo do filtro de ar. É tudo muito apertado , dificil de fazer em pé imaginem agora deitados debaixo do carro em que o espaço ainda é menor.
Terceiro, todas as proteçções que estão debaixo do motor são para sair. As forras de cima também incluindo as condutas que levam o ar ao filtro de ar. Por debaixo do filtro de ar existem umas fichas de ligação dos fios das sondas do filtro de particulas. Isso tem tudo de ser desligado porque metade vai sair agarrado ao filtro. São dois fios e um tubo fininho. Com paciência a coisa faz-se. Depois é desapertar uma abraçadeira e cima e outra em baixo. Em seguida, alguma força mas principalmente muita calma para baixar o filtro retirando-o sem danificar as sondas.
Depois de ele estar cá fora soprei-o nos dois sentidos, lavei-o com máquina também nos dois sentidos com água e Mistolin.
Sinceramente, a carrinha tem 172.000 km, não comprei nova e também não me preocupei em saber se os que tinha quando comprei eram reais ou não, mas esperava que houvesse lá mais lixo do que aquele que encontrei ( a não ser que não tivesse saído todo!).
Deixei-o secar algum tempo ao natural, (aproveitei para dar uma vista de olhos geral em todas as tubagens do motor,correias, etc...) e antes de o colocar no sitio sopreio-o mais um bocado. É dificil, senão impossível mesmo secá-lo completamente. Comparativamente á série 5 vendo pelas fotos que o outro colega tirou quando limpou o dele, diria que os buraquinhos do miolo do filtro são bem mais pequenos na série 3. Se calhar por o dele ser o 535d e a minha 320d. Algumas diferencias devem ter não?... lololol
No fim, é montar tudo no lugar certo e rezar para que não sobrem peças ou parafusos( acho que tive sorte!).
Convém fazer alguns kilómetros numa estrada que dê para puxar um bocado pelas máqinas no final deste processo.
Para quem estiver a pensar em fazer um furo no miolo de um lado ao outro, eu não fiz e não me parece ser muito viável fazê-lo porque os dois orificios, ao contrário da série 5 não estão centrados um com o outro. Para isso teria de furar a carcaça do filtro do lado da entrada dos fumos e tapa-la no final.
Conclusão, ao final de uns 150/200kms não me apareceu qualquer erro no CB ( ISOLA!!!!!!!) e não sei se será o querer a sobrepôr-se à razão ou não mas a carrinha parece-me mais solta, mais nervosa e a falar um bocadinho mais grosso...Vamos ver como a coisa vai correr!!
Resumindo, isto faz-se bem mas não pode ser á pressa e é obrigatória ajuda!!!
As pessoas envolvidas neste processo são perfeitas amadoras e qualquer asneira aqui dita ou feita peço que seja desculpada...
Já me esquecia, para ajudar a coisa a correr bem tem de haver minis, muitas minis e fresquinhas que o verão ainda está por aí...
Obrigado por me ouvirem, pelas ajudas e um abraço a todos!
Ontem segui a sujestão dada pelo jpimpão e graças á ajuda do user que fez aquele trabalho no carro dele, resolvi tirar o filtro de partículas da minha carrinha para limpar. Apesar de não ter registado em foto ou video o trabalho, com muita pena minha, vou partilhar a minha experiência convosco descrevendo-vos o melhor possível todo o processo.
Em primeiro lugar, não é trabalho para um homem só!! Sem a ajuda de um grande amigo, acho que ainda a esta hora a coisa ia a meio...
Segundo. Quem quiser seguir esta sugestão e não tiver a possibilidade de utilizar um elevador para levantar o carro, deve pensar muito bem se quer iniciar esta empreitada ( muito bem mesmo!!!). A localização deste filtro nas E91 não tem nada a ver com a localização do mesmo na E61 ou no E60. Parece-me que nestes o acesso ao filtro é muito mais fácil pois fica mesmo por debaixo dos carros encostado ao lastro. Na série 3 fica na vertical encostado á caixa e ao turbo por debaixo do filtro de ar. É tudo muito apertado , dificil de fazer em pé imaginem agora deitados debaixo do carro em que o espaço ainda é menor.
Terceiro, todas as proteçções que estão debaixo do motor são para sair. As forras de cima também incluindo as condutas que levam o ar ao filtro de ar. Por debaixo do filtro de ar existem umas fichas de ligação dos fios das sondas do filtro de particulas. Isso tem tudo de ser desligado porque metade vai sair agarrado ao filtro. São dois fios e um tubo fininho. Com paciência a coisa faz-se. Depois é desapertar uma abraçadeira e cima e outra em baixo. Em seguida, alguma força mas principalmente muita calma para baixar o filtro retirando-o sem danificar as sondas.
Depois de ele estar cá fora soprei-o nos dois sentidos, lavei-o com máquina também nos dois sentidos com água e Mistolin.
Sinceramente, a carrinha tem 172.000 km, não comprei nova e também não me preocupei em saber se os que tinha quando comprei eram reais ou não, mas esperava que houvesse lá mais lixo do que aquele que encontrei ( a não ser que não tivesse saído todo!).
Deixei-o secar algum tempo ao natural, (aproveitei para dar uma vista de olhos geral em todas as tubagens do motor,correias, etc...) e antes de o colocar no sitio sopreio-o mais um bocado. É dificil, senão impossível mesmo secá-lo completamente. Comparativamente á série 5 vendo pelas fotos que o outro colega tirou quando limpou o dele, diria que os buraquinhos do miolo do filtro são bem mais pequenos na série 3. Se calhar por o dele ser o 535d e a minha 320d. Algumas diferencias devem ter não?... lololol
No fim, é montar tudo no lugar certo e rezar para que não sobrem peças ou parafusos( acho que tive sorte!).
Convém fazer alguns kilómetros numa estrada que dê para puxar um bocado pelas máqinas no final deste processo.
Para quem estiver a pensar em fazer um furo no miolo de um lado ao outro, eu não fiz e não me parece ser muito viável fazê-lo porque os dois orificios, ao contrário da série 5 não estão centrados um com o outro. Para isso teria de furar a carcaça do filtro do lado da entrada dos fumos e tapa-la no final.
Conclusão, ao final de uns 150/200kms não me apareceu qualquer erro no CB ( ISOLA!!!!!!!) e não sei se será o querer a sobrepôr-se à razão ou não mas a carrinha parece-me mais solta, mais nervosa e a falar um bocadinho mais grosso...Vamos ver como a coisa vai correr!!
Resumindo, isto faz-se bem mas não pode ser á pressa e é obrigatória ajuda!!!
As pessoas envolvidas neste processo são perfeitas amadoras e qualquer asneira aqui dita ou feita peço que seja desculpada...
Já me esquecia, para ajudar a coisa a correr bem tem de haver minis, muitas minis e fresquinhas que o verão ainda está por aí...
Obrigado por me ouvirem, pelas ajudas e um abraço a todos!
- JPimpao01
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Re: Filtro de partículas E91
É bom ter o feedback das coisas que se lêem por aqui, porque se algumas correm bem (como foi o caso) há outras que é o diz que disse... Obrigado pelo feedback... Um dia destes também irei fazer isso à minha, mas para já tenho umas arestas prioritárias...
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Re: Filtro de partículas E91
boas... o tal filtro de partículas não é o chamado catalizador...
abraço...
abraço...
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- O meu Carro:: bmw 320d E91 touring2005-11
Re: Filtro de partículas E91
Bom dia.
Quando tenho alguma dúvida sobre uma peça costumo pesquisar aqui( http://bmwfans.info/) e o que aparece é mesmo filtro de partículas.
A peça que tirei é igual á deste catálogo e não faz referência a catalizador.
Não sei...
Abraço...
Quando tenho alguma dúvida sobre uma peça costumo pesquisar aqui( http://bmwfans.info/) e o que aparece é mesmo filtro de partículas.
A peça que tirei é igual á deste catálogo e não faz referência a catalizador.
Não sei...
Abraço...
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- Membro Senior
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Re: Filtro de partículas E91
nos motores 18d 20d 23d, o fap, é filtro e catalizador em simultaneo nas 30d 35d... tem filtro e catalizador em separado, daí ser mto mais facil limpar o filtro nesses motores, pk , está disposto turbo...catalizador...filtro... 
