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328i E46 (M52)
Enviado: 04 out 2012, 19:24
por niceboy
Boas pessoal,
Estou em vias de adquirir mais um E46, mas neste caso irá ser um 328i (E46).
Gostava de saber algum feedback do pessoal sobre este motor.
Sobre a carroçaria/chassis não é necessário porque já tenho o meu M47N

Sei que este motor é top! Mas mais informações adicionais sobre o mesmo para ter em conta ao analisar o carro serão bem vindas.
Ab.
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 07 out 2012, 12:52
por niceboy
Ninguém??
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 08 out 2012, 02:09
por Gasolina
O motor é bom, que queres que se diga. Vais passar a ter um BMW de gema, com o seu motor característico: o 6 cilindros a gasolina.
Tem binário com fartura, uma longevidade mais famosa do que as dos diesel, muito fácil de mexer, especialmente quando se fala de compressores, manutenção fácil e barata... Tem tudo.
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 08 out 2012, 02:15
por BmwM505
binário com fartura?
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 08 out 2012, 08:32
por Rui Ribeiro 13
Houve negocio ou não.?
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 08 out 2012, 10:03
por Gasolina
sim, muito binário, 280Nm, se não me engano
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 08 out 2012, 12:45
por giwasa
o motor è uma delicia.
tinha um problemazito cronico nas 1 versoes do e36.
mas acho que neste podera tar ultrapassado.
o motor no entanto è um mimo... suave e potente.
o e46 è o normal. fiavel e bom no geral
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 08 out 2012, 14:15
por navigator
Se quiseres saber algo em específico...é só perguntar, pode ser que saiba responder.
No entanto é como o giwasa diz: suave e potente. De origem, parece eléctrico, não ouves barulho nenhum, só o sentes a puxar ao calcar acelerador.
No entanto é bastante linear, se procuras aquela performance à antiga, tens de o modificar. Tem o torque quase todo a partir das 2000 até às 3500 RPM, graças ao double Vanos. Daí que não seja assim tão giro de puxar RPM como os M. Mas os consumos são muito razoáveis.
O som e a performance mudam bastante de figura ao mudar admissão e escape + repro.
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 09 out 2012, 02:05
por niceboy
Pois, foi o que já pensava

A unica coisa que suspeitava foi ter em atenção a saúde do Vanos.
Ao ficar com o carro será para fazer um projecto engraçado... a começar pelos colectores e linha de escape, admissão, suspensões, upgrade para facelift look, e por fim um kit supercharger se compensar (custo/benefício).
Nada de coisas abusivas... apenas low profile, mas engraçado

Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 09 out 2012, 10:52
por hcox
deve ficar aí um bixo com jeito

alias, pelo feedback já o é..
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 09 out 2012, 14:35
por niceboy
Só o roncar do M52 com os 6 cilindros a "bailar" já é uma delicia

Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 09 out 2012, 17:23
por ASantos
Eu não tenho um 328, mas sim um 330, que não deve ser muito diferente do 328.
Penso que ja te disseram tudo sobre esses motor, eu posso-te dizer que é grande motor (basta ser 6 cilindros :inlove ), para uma condução normal é perfeito, mas tambem quando queres apertar um bocadinho perfeito é!!

Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 09 out 2012, 17:25
por ASantos
navigator Escreveu:
No entanto é bastante linear, se procuras aquela performance à antiga, tens de o modificar. Tem o torque quase todo a partir das 2000 até às 3500 RPM, graças ao double Vanos. Daí que não seja assim tão giro de puxar RPM como os M. Mas os consumos são muito razoáveis.
O som e a performance mudam bastante de figura ao mudar admissão e escape + repro.
Engraçado, o meu so a partir das 3000 RPM é que sinto todo o torque, antes disso é normalissimo.Será por ser 330? :think
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 09 out 2012, 21:23
por navigator
Yeap, daí que o 328 tem 194cv e o 330 tem 231cv...mais disponibilidade em altas no 330. Mas nunca andei num. Deve ser notório.
O Vanos só dá problema nos O-rings. Não é complicado reparar e se não reparares não é muito grave, puxa na mesma. É pior em baixa RPM...
Re: 328i E46 (M52)
Enviado: 10 out 2012, 10:26
por Gasolina
niceboy Escreveu:Pois, foi o que já pensava

A unica coisa que suspeitava foi ter em atenção a saúde do Vanos.
Ao ficar com o carro será para fazer um projecto engraçado... a começar pelos colectores e linha de escape, admissão, suspensões, upgrade para facelift look, e por fim um kit supercharger se compensar (custo/benefício).
Nada de coisas abusivas... apenas low profile, mas engraçado

Porque não comprar um já pós-facelift? Pessoalmente não gosto, mas o dinheiro que gastas em plásticos, ficas melhor servido com uma coisa que já vem com eles montados de origem numa fábrica, em vez de num mecânico.
Em relação aos colectores, escape e admissão, caga nisso, não ganhas nada. Ganhas mais logo com o compressor. Gastas uns 5-6000 euros mas ficas logo com a potência de um M3, ou muito perto. E há kits bolt on que nem precisas de abrir o motor.
O escape, é azeite. Para teres algum som precisas de subir o redline e meter ITBs... Com o dinheiro que gastas nisso, compras um M3, até porque pelo que li, deves gastar uma nota preta em jantes grandes. O M3 tem o som, a potência de origem, o escape de origem e o aspecto. E ficas com um M, não ficas com um "pack M".
O 328, bem como o 330, são motores com alguma utilidade, são feitos para circular, logo são muito preguiçosos. Não desenvolvem potência que deslumbre, nem a entrega é especialmente agressiva. Tens SEMPRE potência, em qualquer regime, não há nenhum disparo, como já disseram acima. Não se nota tanto como num diesel, onde tens "nada" e depois do turbo entrar tens "qualquer coisa". Aqui tens sempre uma boa mão cheia de cv à disposição.