Conheço uma pessoa a quem há 2 anos aconteceu o seguinte:
Comprou um BMW importado num stand junto a Lisboa, modelo do ano 2001 com motor a gasoleo. A versão por agora julgo não ser importante.
Passado uns 2 meses vai com ele fazer uma revisão à Baviera, onde lhe dizem que apesar do carro marcar +- 80.000 Kms, na realidade tem 215.000 kms, valor esse que consta quando fazem o teste à chave e confirmado na centralina.
De imediato foi feita uma reclamação ao stand, exigindo a troca da viatura por outra identica ou a devolução do dinheiro pago ( +- 28.000 euros na altura ).
O dono do stand disse logo que sim, pedindo de imediato que a viatura lá ficasse para trocar até por um modelo de valor superior ( igual mas com menos 1 ano ). Foi o pior que se pode fazer!
No dia seguinte telefona o dono do stand, a dizer que tinha ido à BMW nessa manhã, para tirar todas as duvidas e o carro apresenta a contagem certa dos kms, tanto no teste da chave, como no da centralina.
Esse alguem que eu conheço encontrou-se então num concessionário da marca com o dono do stand, para fazer um 3º teste e saber o que se estava a passar.
Conclusão do concessionário, relatado por o chefe da oficina, em frente a ambos:
1- O teste feito inicialmente num outro concessionário da Baviera estava correcto em relação aos 215.000 kms e não é possivel ter havido engano.
2- Actualmente o mesmo teste já só acusa 85.000 kms, tanto na chave como na centralina.
3- No espaço de tempo entre o primeiro e o ultimo teste, alguem alterou os valores dos dados, possivelmente terá sido o dono do stand ou alguem a seu mando.
4- Presentemente e apesar dos kms estarem correctos, é detectada uma violação da centralina, ao nivel da "comutação de luzes", o que por outras palavras significa, alguem violou os kms e fê-lo de forma quase perfeita.
Perante isto e porque os kms já batiam certo, apesar da violação da centralina, o dono do stand esquivou-se ao prometido, não trocou o carro nem devolveu dinheiro nenhum. Ele só prometeu isso para ficar com o carro 1 noite e assim poder completar a vigarice inicial que tinha ficado incompleta, quando retirou os kms antes de vender o carro.
Foram apresentadas queixas na DECO e no orgão que regula o sector de usados, cujo nome agora não me recordo, mas que tem poderes para tomar decisões e proferir sentenças.
Foi dito que as provas não eram muitas para processo crime e que o dono do stand poderia alegar que já tinha comprado assim o carro. Contudo poderia e deveria haver lugar ao cancelamento do negocio, visto que os testes comprovavam graves violações, mas com a justiça que temos, foi segredado que o melhor seria mesmo despachar a viatura para outra pessoa, vendendo-a!!!
Caso contrário, teria de se entregar a viatura ao stand e esperar anos ate ser tomada uma decisão, que mesmo vindo a ser favoravel, talvez não compensasse o tempo sem carro e sem dinheiro!!!
É por histórias como esta, cujos comerciantes ficam impunes, que o mercado está como está e os carros importados têm a fama que todos sabemos.....o problema é que acontece o mesmo com os nacionais, mas com maior discrição, segundo consta. Parece que até há quem compre centralinas novas para fugir a estes testes...
Se queres um conselho, não leves a chave, vai com o carro á BMW e nem peças logo para confirmar os kms, pergunta só se a centralina já foi violada, se sim, não compres.
Cumprimentos
Edit: Lamento que tenham sido enviadas na altura, todas as provas e teste da BMW, comprovando que tinha sido vendido 1 carro com os kms violados, para o Guia do Automovel. Inicialmente foi dito que iria ser feita uma reportagem, até para servir de exemplo a casos identicos. Nunca nada apareceu nas revistas, nem nada foi feito. Quem sofre: os consumidores que são intrujados por comerciantes sem escrupulos que continuam a ficar impunes!