(Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 16 nov 2012, 22:35
- O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2007
(Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Já me fartei de ler sobre o assunto por essa net fora, mas de qualquer forma tenho que questionar a quem já retirou as amaldiçoadas borboletas do colector de admissão dos e90/91 de 163cv se sentiram algumas alterações no comportamento do carro dignas de registo, nomeadamente a nível de perda de performance? Consumos? Ruido? vibrações?
A minha e91 tem 94500klms (acabei de a comprar) e já mandei vir umas capas para substituir as borboletas, mas continuo indeciso entre isso ou "estourar" €€€ num colector novo...
Desde já obrigado a todos!!!
A minha e91 tem 94500klms (acabei de a comprar) e já mandei vir umas capas para substituir as borboletas, mas continuo indeciso entre isso ou "estourar" €€€ num colector novo...
Desde já obrigado a todos!!!
- mike1973
- Membro Juvenil
- Registado: 27 mai 2008, 21:49
- O meu Carro:: BMW E91 M
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
Mas os entedidos que já tiveram problemas que digam a sua jutiça.
Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos
Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos

-
- Membro Iniciado
Pois, mas já li sobre e90´s que partiram as ditas borboletas e deram cabo do motor...mike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
- TorresVCP
- Membro Iniciado
- Registado: 03 ago 2010, 18:30
- O meu Carro:: Bmw 320D E90 2006 Pack //M
Boas! eu já saquei os colectores e aquilo é tudo em ferro e vem soldado..portanto partir acho muitooo dificil! Ainda pensei cortar, mas depois olhei bem para o sistema que colocaram, e deixei estar a mesma..limpei e ficaram.. para tirar, espero e mando vir umas Swirl Flaps do ebay
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiarmike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- mike1973
- Membro Juvenil
Daquilo que li as swirl flaps são necessárias para controlar a admissão em baixa rotação para não houver pouço de potência em baixas.JOFIMO Escreveu:Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiarmike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
- mirandatdi
- Membro Juvenil
- Registado: 01 nov 2007, 17:32
eu tirei no e46 150cv (motor identico ao 163cv)e nao senti diferença nenhuma e assim nao corro mais da doença das borboletas
- Numiga
- Membro Junior
- Registado: 08 jun 2012, 00:28
- O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
As minhas foram à vida há pouco tempo, unicamente noto que o consumo alterou ligeiramente "quase nada"
0.2 aos 100, em aceleração não noto nada "igual".
Por via das duvidas e no meu entender vale mais por as borboletas a voar para outras paragens!
0.2 aos 100, em aceleração não noto nada "igual".
Por via das duvidas e no meu entender vale mais por as borboletas a voar para outras paragens!
Aproveita a vida!

-
- Membro Gold
Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiarmike1973 Escreveu:Daquilo que li as swirl flaps são necessárias para controlar a admissão em baixa rotação para não houver pouço de potência em baixas.JOFIMO Escreveu:Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiarmike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- mike1973
- Membro Juvenil
http://en.wikipedia.org/wiki/Swirl_flap ....JOFIMO Escreveu:Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
..."Their purpose is to ensure that the air entering the cylinder is sufficiently turbulent for good fuel-air mixing even at low engine speeds. This aids in reducing certain toxic emissions and may also improve low-end power and torque."
Cada um faz como quer

-
- Membro Gold
Boas amigo, será que estarei a falar grego? :wall o que está na wikipedia é exactamente o que se retira dos colectores de admissão e o que partemike1973 Escreveu:http://en.wikipedia.org/wiki/Swirl_flap ....JOFIMO Escreveu:Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
..."Their purpose is to ensure that the air entering the cylinder is sufficiently turbulent for good fuel-air mixing even at low engine speeds. This aids in reducing certain toxic emissions and may also improve low-end power and torque."
Cada um faz como quer

- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Eu já recebi as tampas, que o JOFIMO refere e os vedantes, para acabar com as possíveis fugas no colector 

-
- Membro Gold
Viva as fugas do teu devem estar relacionadas com os vedantes de borracha do colector/cabeça e não com os apoios das borboletas......digo eu pelo que me apercebi da outra vez, quando fiz a revisão :lol1JPimpao01 Escreveu:Eu já recebi as tampas, que o JOFIMO refere e os vedantes, para acabar com as possíveis fugas no colector
-
- Membro Iniciado
Obrigado pelas vossas respostas pessoal.
Entretanto mandei vir por engano 6 tampas de 33mm em vez de 4 de 22mm...eram óptimas para os 6 cilindros diesel...se alguém as quiser diga qq coisa!!!
Mas depois de tanto ler sobre isto acho que tenho mesmo que as tirar para dormir em paz...
Já agora alguém sabe o preço de um colector de admissão novo?
Entretanto mandei vir por engano 6 tampas de 33mm em vez de 4 de 22mm...eram óptimas para os 6 cilindros diesel...se alguém as quiser diga qq coisa!!!
Mas depois de tanto ler sobre isto acho que tenho mesmo que as tirar para dormir em paz...
Já agora alguém sabe o preço de um colector de admissão novo?