(Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Gaspito
Membro Iniciado
Registado: 16 nov 2012, 22:35
O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2007

(Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv

Mensagem por Gaspito »

Já me fartei de ler sobre o assunto por essa net fora, mas de qualquer forma tenho que questionar a quem já retirou as amaldiçoadas borboletas do colector de admissão dos e90/91 de 163cv se sentiram algumas alterações no comportamento do carro dignas de registo, nomeadamente a nível de perda de performance? Consumos? Ruido? vibrações?

A minha e91 tem 94500klms (acabei de a comprar) e já mandei vir umas capas para substituir as borboletas, mas continuo indeciso entre isso ou "estourar" €€€ num colector novo...

Desde já obrigado a todos!!!

mike1973
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2008, 21:49
O meu Carro:: BMW E91 M

Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv

Mensagem por mike1973 »

Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.

Mas os entedidos que já tiveram problemas que digam a sua jutiça.

Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos :D

Gaspito
Membro Iniciado

Mensagem por Gaspito »

mike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.

Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos :D
Pois, mas já li sobre e90´s que partiram as ditas borboletas e deram cabo do motor...

TorresVCP
Membro Iniciado
Registado: 03 ago 2010, 18:30
O meu Carro:: Bmw 320D E90 2006 Pack //M

Mensagem por TorresVCP »

Boas! eu já saquei os colectores e aquilo é tudo em ferro e vem soldado..portanto partir acho muitooo dificil! Ainda pensei cortar, mas depois olhei bem para o sistema que colocaram, e deixei estar a mesma..limpei e ficaram.. para tirar, espero e mando vir umas Swirl Flaps do ebay

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

mike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.

Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiar
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

mike1973
Membro Juvenil

Mensagem por mike1973 »

JOFIMO Escreveu:

Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiar
Daquilo que li as swirl flaps são necessárias para controlar a admissão em baixa rotação para não houver pouço de potência em baixas.

mirandatdi
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2007, 17:32

Mensagem por mirandatdi »

eu tirei no e46 150cv (motor identico ao 163cv)e nao senti diferença nenhuma e assim nao corro mais da doença das borboletas

Numiga
Membro Junior
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003

Mensagem por Numiga »

As minhas foram à vida há pouco tempo, unicamente noto que o consumo alterou ligeiramente "quase nada"
0.2 aos 100, em aceleração não noto nada "igual".
Por via das duvidas e no meu entender vale mais por as borboletas a voar para outras paragens!
Aproveita a vida!
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

mike1973 Escreveu:
JOFIMO Escreveu:

Daquilo que li as swirl flaps são necessárias para controlar a admissão em baixa rotação para não houver pouço de potência em baixas.
Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

mike1973
Membro Juvenil

Mensagem por mike1973 »

JOFIMO Escreveu:Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
http://en.wikipedia.org/wiki/Swirl_flap ....

..."Their purpose is to ensure that the air entering the cylinder is sufficiently turbulent for good fuel-air mixing even at low engine speeds. This aids in reducing certain toxic emissions and may also improve low-end power and torque."

Cada um faz como quer ;)

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

mike1973 Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
http://en.wikipedia.org/wiki/Swirl_flap ....

..."Their purpose is to ensure that the air entering the cylinder is sufficiently turbulent for good fuel-air mixing even at low engine speeds. This aids in reducing certain toxic emissions and may also improve low-end power and torque."

Cada um faz como quer ;)
Boas amigo, será que estarei a falar grego? :wall o que está na wikipedia é exactamente o que se retira dos colectores de admissão e o que parte :onfire , e existem "tampas" com esse nome que se vendem na net para tapar os furos do colector.......

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Eu já recebi as tampas, que o JOFIMO refere e os vedantes, para acabar com as possíveis fugas no colector ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

JPimpao01 Escreveu:Eu já recebi as tampas, que o JOFIMO refere e os vedantes, para acabar com as possíveis fugas no colector ;)
Viva as fugas do teu devem estar relacionadas com os vedantes de borracha do colector/cabeça e não com os apoios das borboletas......digo eu pelo que me apercebi da outra vez, quando fiz a revisão :lol1

Gaspito
Membro Iniciado

Mensagem por Gaspito »

Obrigado pelas vossas respostas pessoal.

Entretanto mandei vir por engano 6 tampas de 33mm em vez de 4 de 22mm...eram óptimas para os 6 cilindros diesel...se alguém as quiser diga qq coisa!!!

Mas depois de tanto ler sobre isto acho que tenho mesmo que as tirar para dormir em paz...

Já agora alguém sabe o preço de um colector de admissão novo?

Responder

Voltar para “Série 3”