Página 1 de 3
(Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 24 nov 2012, 20:41
por Gaspito
Já me fartei de ler sobre o assunto por essa net fora, mas de qualquer forma tenho que questionar a quem já retirou as amaldiçoadas borboletas do colector de admissão dos e90/91 de 163cv se sentiram algumas alterações no comportamento do carro dignas de registo, nomeadamente a nível de perda de performance? Consumos? Ruido? vibrações?
A minha e91 tem 94500klms (acabei de a comprar) e já mandei vir umas capas para substituir as borboletas, mas continuo indeciso entre isso ou "estourar" €€€ num colector novo...
Desde já obrigado a todos!!!
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 24 nov 2012, 21:37
por mike1973
Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
Mas os entedidos que já tiveram problemas que digam a sua jutiça.
Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos

Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 24 nov 2012, 22:11
por Gaspito
mike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
Mas os entedidos que já tiveram problemas que digam a sua jutiça.
Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos

Pois, mas já li sobre e90´s que partiram as ditas borboletas e deram cabo do motor...
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 25 nov 2012, 00:15
por TorresVCP
Boas! eu já saquei os colectores e aquilo é tudo em ferro e vem soldado..portanto partir acho muitooo dificil! Ainda pensei cortar, mas depois olhei bem para o sistema que colocaram, e deixei estar a mesma..limpei e ficaram.. para tirar, espero e mando vir umas Swirl Flaps do ebay
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 25 nov 2012, 12:38
por JOFIMO
mike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
Mas os entedidos que já tiveram problemas que digam a sua jutiça.
Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos

Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiar
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 25 nov 2012, 22:49
por mike1973
JOFIMO Escreveu:mike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
Mas os entedidos que já tiveram problemas que digam a sua jutiça.
Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos

Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiar
Daquilo que li as swirl flaps são necessárias para controlar a admissão em baixa rotação para não houver pouço de potência em baixas.
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 26 nov 2012, 22:48
por mirandatdi
eu tirei no e46 150cv (motor identico ao 163cv)e nao senti diferença nenhuma e assim nao corro mais da doença das borboletas
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 26 nov 2012, 23:20
por Numiga
As minhas foram à vida há pouco tempo, unicamente noto que o consumo alterou ligeiramente "quase nada"
0.2 aos 100, em aceleração não noto nada "igual".
Por via das duvidas e no meu entender vale mais por as borboletas a voar para outras paragens!
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 27 nov 2012, 14:12
por JOFIMO
mike1973 Escreveu:JOFIMO Escreveu:mike1973 Escreveu:Eu julgo que os e90's não sofrem das ditas borbuletas como nos anteriors e46. Isto porque houve o redesign das borbuletas com os motors M47TU2, que julgo ser o teu tb.
Mas os entedidos que já tiveram problemas que digam a sua jutiça.
Eu pessoalmente daquilo que tenho lido e que os e90's a partir de 2006 estão salvos

Se achas que sim.....ok, vão arriscando e porque são precisas capas "swirl faps" ? só para gastar dinheiro de certeza........ :assubiar
Daquilo que li as swirl flaps são necessárias para controlar a admissão em baixa rotação para não houver pouço de potência em baixas.
Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 27 nov 2012, 15:14
por mike1973
JOFIMO Escreveu:Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
http://en.wikipedia.org/wiki/Swirl_flap ....
..."Their purpose is to ensure that the air entering the cylinder is sufficiently turbulent for good fuel-air mixing even at low engine speeds. This aids in reducing certain toxic emissions and may also improve low-end power and torque."
Cada um faz como quer

Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 27 nov 2012, 15:28
por JOFIMO
mike1973 Escreveu:JOFIMO Escreveu:Será? esse era o efeito das borboletas mas como já lá não estão como se cria esse efeito? as swirl flaps são "tampas" igual a cortar-se fora os veios e borboletas o resto fica lá como estava com caixa de vácuo e veio de acionamento...... :assubiar
http://en.wikipedia.org/wiki/Swirl_flap ....
..."Their purpose is to ensure that the air entering the cylinder is sufficiently turbulent for good fuel-air mixing even at low engine speeds. This aids in reducing certain toxic emissions and may also improve low-end power and torque."
Cada um faz como quer

Boas amigo, será que estarei a falar grego? :wall o que está na wikipedia é exactamente o que se retira dos colectores de admissão e o que parte

nfire , e existem "tampas" com esse nome que se vendem na net para tapar os furos do colector.......
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 27 nov 2012, 16:22
por JPimpao01
Eu já recebi as tampas, que o JOFIMO refere e os vedantes, para acabar com as possíveis fugas no colector

Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 27 nov 2012, 16:26
por JOFIMO
JPimpao01 Escreveu:Eu já recebi as tampas, que o JOFIMO refere e os vedantes, para acabar com as possíveis fugas no colector

Viva as fugas do teu devem estar relacionadas com os vedantes de borracha do colector/cabeça e não com os apoios das borboletas......digo eu pelo que me apercebi da outra vez, quando fiz a revisão :lol1
Re: (Dúvida)Condução sem borboletas de admissão - e91 163cv
Enviado: 27 nov 2012, 20:14
por Gaspito
Obrigado pelas vossas respostas pessoal.
Entretanto mandei vir por engano 6 tampas de 33mm em vez de 4 de 22mm...eram óptimas para os 6 cilindros diesel...se alguém as quiser diga qq coisa!!!
Mas depois de tanto ler sobre isto acho que tenho mesmo que as tirar para dormir em paz...
Já agora alguém sabe o preço de um colector de admissão novo?