termo estato
Moderador: Staff
termo estato
boas. ja andei a pesquisar no forum e nao vi nada sobre termo estatos.
a minha duvida é. o meu bmw de 136 quando vou a puxar por ele atinge a temperatura normal dele, mas depois quando abrando, ele desce a temperatura e depois se piso mais um bocado ele ja nao sobe na temperatura. será termo estato avariado? ja agora o carro ja me entrou em safe mode umas 4 vezes quando vou a puxar. poderá ser do termo estato? ou odera ser da maf que ta pa ir a vida?
cumps.
a minha duvida é. o meu bmw de 136 quando vou a puxar por ele atinge a temperatura normal dele, mas depois quando abrando, ele desce a temperatura e depois se piso mais um bocado ele ja nao sobe na temperatura. será termo estato avariado? ja agora o carro ja me entrou em safe mode umas 4 vezes quando vou a puxar. poderá ser do termo estato? ou odera ser da maf que ta pa ir a vida?
cumps.
-
- Membro Junior
- Registado: 01 jul 2009, 23:49
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10
Re: termo estato
Olá,
Há por aí uns tópicos a falar sobre os termóstatos.
Não sei se o safe-mode terá a ver com o problema do arrefecimento do motor.
Sobre o problema do arrefecimento, deve ser mesmo dos termóstatos, e tens 2:
- o principal, agarrado ao bloco;
- e o termóstato da EGR, de forma cilindrica, em plástico preto (tal como o do motor), que fica por cima do radiador da EGR.
Agora resta saber qual deles avariou.
Segundo as dicas de users do fórum com mais experiência no assunto, o termo da EGR é fácil de detectar se está avariado. Desmonta-o do radiador da EGR, e depois sopra para dentro dele (mas tens de selar a entrada com a boca). Se sair ar, ou se ouvires ar a passar enquanto sopras, o termostato está na sucata. Costuma partir na extremidade oposta ao bocal.
Sobre os safe-mode, o melhor é fazeres um diagnóstico com o DIS. És de que zona?
Cumps,
- e o termóstato da EGR, de forma cilindrica, em plástico preto (tal como o do motor), que fica por cima do radiador da EGR.
Segundo as dicas de users do fórum com mais experiência no assunto, o termo da EGR é fácil de detectar se está avariado. Desmonta-o do radiador da EGR, e depois sopra para dentro dele (mas tens de selar a entrada com a boca). Se sair ar, ou se ouvires ar a passar enquanto sopras, o termostato está na sucata. Costuma partir na extremidade oposta ao bocal.
Sobre os safe-mode, o melhor é fazeres um diagnóstico com o DIS. És de que zona?
Cumps,
- richardcop
- Membro Junior
- Registado: 27 abr 2008, 22:23
- O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
Se calhar não encontraste na pesquisa porque não se escreve assimBica Escreveu:boas. ja andei a pesquisar no forum e nao vi nada sobre termo estatos.
cumps.

De qualquer forma, para fazer essa variação de temperatura, o mais certo é a EGR, digo eu. Eu tenho a minha desligada e faz essa variação, aliás, com o tempo frio ás vezes quase fica no azul.
O facto de entrar em safemode pode ser sensores, maf, vácuo, o melhor mesmo é ligares à máquina e ver os erros que tem e mandares apagar (se tiver erros), ás vezes é o que basta para deixar de fazer o safemode, como também já me aconteceu.
Cumps
eu por acaso tenho a egr desligada, mas um colega meu tambem tem a egr desligada e a temperatura mantem.
em relaçao ao safemode, eu tenho a maf a dar o berro. pode ser disso?
mas axo estranho que esse mesmo colega diz que a dele ja deu o berro e nao entra em safemode
mas axo estranho que esse mesmo colega diz que a dele ja deu o berro e nao entra em safemode
sou da zona de leiriaEd09 Escreveu:Olá,
Cumps,
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Boas não é ter a EGR desligada (sistema de vácuo) mas sim o radiador da EGR anulado que faz a temperatura nadar sempre a variar e no mínimo (nada aconselhável o motor andar a funcionar assim) quanto ao safe mode podem ser tubos de vácuo/conversores de pressão/etc. nada como um teste para ver o que se passa como o motor, a MAF avariada cria interrupções de funcionamento geralmente entre as 2000/3000 rpmBica Escreveu:eu por acaso tenho a egr desligada, mas um colega meu tambem tem a egr desligada e a temperatura mantem.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Gold
Boas não é ter a EGR desligada (sistema de vácuo) mas sim o radiador da EGR anulado que faz a temperatura andar sempre a variar e junto ao mínimo (nada aconselhável o motor andar a funcionar assim) quanto ao safe mode podem ser tubos de vácuo/conversores de pressão/etc. nada como um teste para ver o que se passa como o motor, a MAF avariada cria interrupções de funcionamento geralmente entre as 2000/3000 rpmBica Escreveu:eu por acaso tenho a egr desligada, mas um colega meu tambem tem a egr desligada e a temperatura mantem.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
boas. onde fica o radiador da egr?JOFIMO Escreveu:Boas não é ter a EGR desligada (sistema de vácuo) mas sim o radiador da EGR anulado que faz a temperatura andar sempre a variar e junto ao mínimo (nada aconselhável o motor andar a funcionar assim) quanto ao safe mode podem ser tubos de vácuo/conversores de pressão/etc. nada como um teste para ver o que se passa como o motor, a MAF avariada cria interrupções de funcionamento geralmente entre as 2000/3000 rpmBica Escreveu:eu por acaso tenho a egr desligada, mas um colega meu tambem tem a egr desligada e a temperatura mantem.
tipo eu so desliguei a egr como tu uma vez disses.te jofimo. tirei o tubo de vacuo e meti um parafuso. nao mexi em mais nada. o que faz entao a temperatura variar? termoestato nas couves?
-
- Membro Junior
- Registado: 01 jul 2009, 23:49
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10
É a peça Nº1:Bica Escreveu:boas. onde fica o radiador da egr?JOFIMO Escreveu:Boas não é ter a EGR desligada (sistema de vácuo) mas sim o radiador da EGR anulado que faz a temperatura andar sempre a variar e junto ao mínimo (nada aconselhável o motor andar a funcionar assim) quanto ao safe mode podem ser tubos de vácuo/conversores de pressão/etc. nada como um teste para ver o que se passa como o motor, a MAF avariada cria interrupções de funcionamento geralmente entre as 2000/3000 rpmBica Escreveu:eu por acaso tenho a egr desligada, mas um colega meu tambem tem a egr desligada e a temperatura mantem.

- richardcop
- Membro Junior
isso manda.se para que preço? e como se ve se ta avariado?
tem que se desmontar?
tem que se desmontar?
-
- Membro Gold
No radiador não se avaria nada mas sim no termoestato que regula a temperatura do mesmo e não só (não está na figura) se o radiador avariar/partir internamente, vai condensar o liquido de refrigeração e consumi-lo num instante e sujeito a queimar a junta da cabeça ou gripar o motor por aquecimento excessivo (conheço um caso destes que alguém parado nas bombas do Jumbo gripou o motor) portanto tira ilações.richardcop Escreveu:Mas o que é que avaria nesse radiador para fazer variar a temperatura?
eu nao devo er isso avariado entao. nao me dezaparece liquido do radiador, mas vou substituir o termoestato e ver
- richardcop
- Membro Junior
Pois, eu sei onde é o termostato, tenho de ver como está. Sempre pensei que a variação da temperatura era simplesmente por ter a EGR desligada, porque a única variação que o meu faz é do meio para baixo, nunca aqueceu nem passou acima da temperatura normal.JOFIMO Escreveu:No radiador não se avaria nada mas sim no termoestato que regula a temperatura do mesmo e não só (não está na figura) se o radiador avariar/partir internamente, vai condensar o liquido de refrigeração e consumi-lo num instante e sujeito a queimar a junta da cabeça ou gripar o motor por aquecimento excessivo (conheço um caso destes que alguém parado nas bombas do Jumbo gripou o motor) portanto tira ilações.richardcop Escreveu:Mas o que é que avaria nesse radiador para fazer variar a temperatura?
Será que pode ser também o termostato do motor? Ou esse não provoca essa variação?