[RESOLVIDO] Carro foge como se houvesse muito vento

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
PauloFerreira79
Membro Gold
Mensagens: 2291
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring
Localização: Nortenho

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por PauloFerreira79 »

Com essa diferença de pressões (de 2.2 para 2.5) não me acredito que o carro se porte assim tão mal a 90 km/h ;)
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.


Imagem

Avatar do Utilizador
Forever Alone
Membro Juvenil
Mensagens: 182
Registado: 21 mar 2012, 02:02
O meu Carro:: 206 1.6 GPL Mods
Localização: Margem sul

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Forever Alone »

PauloFerreira79 Escreveu:Com essa diferença de pressões (de 2.2 para 2.5) não me acredito que o carro se porte assim tão mal a 90 km/h ;)
O carro do meu pai não, só fugia um pedaço mais cedo mas mantinha-se estável, mas aqui falamos duma diferença maior.
Cada um tem a importância que os outros lhe dão.

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por DJ Drum`n »

Forever Alone Escreveu:
PauloFerreira79 Escreveu:Quanto mais? Mesmo assim não acho que vá daí o problema
Ao certo não sei, nunca fiz a experiência.

Pelo menos +0.3 reais sei que se nota um pedaço em curva, por isso vejo alguma lógica nisto.
Sim mas os pneus foram acabados de encher com o carro no chão. Encheram um pouco antes de o pousar e o restante com ele totalmente no chão.

E aparentemente o pessoal daquela casa está lá já há uns anos e pela clientela que têm não me parecem nenhuns desentendidos na matéria. :)
PauloFerreira79 Escreveu:Com essa diferença de pressões (de 2.2 para 2.5) não me acredito que o carro se porte assim tão mal a 90 km/h ;)
Pois, também me faz confusão mas sei lá... de momento já penso em tudo!
PauloFerreira79 Escreveu:Edit: Tenta montar outras jantes com outros pneus e testa como ja referiram em cima. Se tudo se mantiver eu aponto para a suspensão nas lonas :fixe
Isso não deve ser pois o mecânico esteve a analisar essa hipótese e disse estar impec.


O que é certo é que hoje fiz auto-estrada com ele e pareceu-me mais estável. Ainda longe de perfeito, mas digamos que num intermédio entre a miséria que já esteve e o perfeito que é para estar. :)

Talvez seja realmente da tal "goma" visto que com estes pneus ainda só fiz no máximo uns 700/800 klms e eles disseram-me que embora seja raro, pode acontecer que só desapareça por completo ao fim de mil e muitos klms. Portanto acho que me vou limitar a andar com ele até perfazer esses mil e tal klms e depois digo algo aos tipos. E digo aqui também, não vá alguém ter um problema igual e assim já pode analisar um caso e o resultado. :)

Obrigado a todos pelas sugestões.
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Avatar do Utilizador
Forever Alone
Membro Juvenil
Mensagens: 182
Registado: 21 mar 2012, 02:02
O meu Carro:: 206 1.6 GPL Mods
Localização: Margem sul

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Forever Alone »

DJ Drum`n Escreveu:Sim mas os pneus foram acabados de encher com o carro no chão. Encheram um pouco antes de o pousar e o restante com ele totalmente no chão.

E aparentemente o pessoal daquela casa está lá já há uns anos e pela clientela que têm não me parecem nenhuns desentendidos na matéria. :)
Ao colocarem a mais, e apesar de depois se terem mostrado muito disponiveis, mostram que não são tão profissionais como deviam, daí ter colocado essa hipótese. :fixe

E isso da clientela... a Casa dos Segredos também tem audiência, e no entanto... :fixe

É sempre subjectivo.
Cada um tem a importância que os outros lhe dão.

hueval
Membro Senior
Mensagens: 701
Registado: 15 jun 2010, 14:54
O meu Carro:: BMW 320TD 02/2003
Localização: Pombal-Ansião

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por hueval »

Forever Alone Escreveu:
hueval Escreveu:Confirma a pressão de ar dos pneus! :think
O meu palpite é este, até me estava a admirar ninguém colocar essa hipótese.

Regra geral é uma coisa muito menosprezada e afinada a olho por quem monta os pneus, no entanto qualquer alteração tem bastante mais implicação no comportamento do carro que o que ela própria sugere.
Nem mais! Eu próprio não me lembrei sequer disto! :wall

Na altura mudei apoios da barra estabilizadora que ja não estavam muito bons.
Na oficina verificamos tudo o que poderia ser possivel de folgas e estava tudo Ok!
Fui a um centro de inspeção para testar o carro e disseram-me que estava tudo Ok!

Acabei por ir à casa onde montei os pneus e foi lá que chegamos a conclusão que era da pressão de ar dos pneus! :fixe


Aqui neste caso pode não ser este o problema,mas na volta confirma! ;)
ImagemImagem

Sofia Jose
Membro Juvenil
Mensagens: 54
Registado: 20 abr 2013, 18:01
O meu Carro:: 320

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Sofia Jose »

(Bridgestone Potenza 245/45 r17 com um tipo de piso mais recente)

Bom dia,
A história da "Goma"...esqueçam esse mito. Aquilo a que na giria aí os mecânicos do nosso mercado chamam de Goma mais não é do que a camada de desgaste da banda de rolamento, até aos indicadores TWI.
O pneu após rodar uma meia duzia de quilometros simplesmente acama. Assenta. Não tem lá goma nenhuma para rolar durante 100 ou 1000 quilômetros. Há por aí muita "conversa" na net de goma etc. etc. mas não acreditem nisso.
Se assistirem ao fabrico de um pneu é esclarecedor. Talvez no youtube haja algum video. Contudo eu já visitei duas fábricas de pneus e não há goma nenhuma aplicada durante o fabrico. Nem faz qualquer sentido um pneu ser fabricado com uma camada de desgaste inicial que promovesse DES(controlo) do carro.. pneus é sinónimo de falar de SEGURANÇA.

Este problema que o nosso colega apresenta, deriva na minha opinião, e pela experiência noutros carros BMW pela diferença de pneus. (Bridgestone Potenza 245/45 r17 com um tipo de piso mais recente)
Pelo que depreendo o carro é um Coupé. Tracção Traseira certo?
Tem controlo de estabilidade?
Se for o caso, e como só mudou dois pneus e meteu à frente (quando a tracção é atrás), e SOBRETUDO se houver uma diferença grande de desgaste entre os da frente e os de trás o controlo de estabilidade fica todo baralhado, e o carro é "ingovernável".

E como têm piso diferente então ainda agravou mais o problema.
Ora experimente lá meter mais dois Bridgestone iguais atrás e depois diga coisas! ;)

Estamos a falar de um carro com um binário elevado.. e tracção traseira.
Cumprimentos,

Um aparte:
Inclusivé a BMW no manual dos 4x4 obriga á substituição dos 4 pneumáticos de cada vez que precisar pneus, para não danificar o diferencial. Se meterem só dois os 4 x 4 simplesmente não se conduzem.. a electrónica fica toda baralhada com pneus com desgaste diferente e acaba por danificar os diferenciais..

Avatar do Utilizador
Forever Alone
Membro Juvenil
Mensagens: 182
Registado: 21 mar 2012, 02:02
O meu Carro:: 206 1.6 GPL Mods
Localização: Margem sul

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Forever Alone »

Sofia Jose Escreveu:Um aparte:
Inclusivé a BMW no manual dos 4x4 obriga á substituição dos 4 pneumáticos de cada vez que precisar pneus, para não danificar o diferencial. Se meterem só dois os 4 x 4 simplesmente não se conduzem.. a electrónica fica toda baralhada com pneus com desgaste diferente e acaba por danificar os diferenciais..
Faz sentido, pneus com desgastes diferentes dão um número de voltas diferente, mas nunca pensei que obrigasse a isso e tivesse esses possiveis prejuizos. :susto
Cada um tem a importância que os outros lhe dão.

Avatar do Utilizador
Fastdh
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 07 mai 2013, 17:02
O meu Carro:: BMW 320d touring - E46 2001

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Fastdh »

Não terá a ver com a afinação do camber? Eu não sei se esse eixo tem afinação, mas se tiver... faz sentido, porque com mais pressão, se o camber estiver aberto demais, vai haver menos pneu em contacto com o solo, ao baixar a pressão vai aumentar essa região pela deformação do pneu.

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por DJ Drum`n »

Sofia Jose Escreveu:como só mudou dois pneus e meteu à frente (quando a tracção é atrás)
Não, os pneus foram colocados atrás. Os da frente estão praticamente novos e são Bridgestone Potenza 225/45 r17, têm meses...

Cheguei a ter pneus realmente diferentes (Pirelli à frente e Bridgestone atrás) e NUNCA na vida notei uma diferença nem uma insegurança como agora! Portanto, vou ter que discordar da sua opinião.

O carro "foi ao elevador" por duas vezes e foi visto por dois mecânicos diferentes (na mesma oficina), nenhum deles viu nenhum problema a não ser os sinoblocos que já tinham que ser substituídos.

Quanto ao alinhamento, de facto as rodas atrás estavam ambas "viradas para fora", o que sem dúvida trazia um pouco de instabilidade - embora seja estranho eu ter notado nisso apenas agora com estes pneus novos e nunca com os anteriores.

Foi alinhado e de facto como eu já tive oportunidade de referir, ficou significativamente melhor. Contudo, ainda ontem a 130 / 140klm/h na auto-estrada, sentia o carro (por vezes) a fugir como se estivesse "no ar". Estranho é que isto tem diferentes intensidades. Por vezes sente-se mais, outras menos.

Neste momento tenho o carro num bate-chapa para fazer uma alteração na mala (colocar o spoiler do CSL :) ), mas assim que o vá buscar vou experimentar uma coisa que ainda não experimentei - reduzir a pressão nos pneus.

Embora eu já tenha falado com mais pessoas de outras casas conceituadas de pneus e o mais curioso é que concordaram com a ideia de que por vezes é preferível colocar um pouco de mais pressão. :think

Bom, se isto realmente continuar vou lá para me trocarem os pneus.
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por ode_joy »

Se tens os sinoblocos na caca, é por aí.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Sofia Jose
Membro Juvenil
Mensagens: 54
Registado: 20 abr 2013, 18:01
O meu Carro:: 320

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Sofia Jose »

Boa tarde Pedro,
E o piso é igual? E Indice de carga?
O controlo de estabilidade está ligado?

É que dois cm de diferença dos pneus trás para os da frente com piso diferente faz toda a diferença.

O que relatei foram experiencias precisamente iguais à sua que só foram resolvidas com 4 pneus iguais.

Quanto á pressão deve respeitar o preconizado pelo fabricante.
Não esqueça que agora no verão com o tempo quente, a dilatação é maior, e se vai já de si, aumentar a pressão para niveis superiores ao estipulado, imagine com a pressão gerada pelo calor nesta época, para que niveis de pressão vai os pneus. e as consequências que isso pode acarretar... além do desgaste superior dos pneus.

Continuo a achar que aumentar pressão e mudar peças como o que já foi feito é escamotear outro problema, que deve ser encontrado.

Na minha opinião e por tira teimas antes que estes pneus agora colocados atinjam um desgaste maior, eu experimentava colocar já dois pneus com o mesmo piso como referi anteriormente. Os 4 com o mesmo rasto portanto. Devidamente calibrados, alinhar, e com a pressão correcta. Depois então se veria.
Se o problema persistir, então estaremos perante um problema mecânico que por coincidência manifestou-se agora com a muda de pneus.

Esta é a minha opinião e foi assim que se resolveram alguns casos que conheço. Alguns.. isto é.. um numero até relevante.

Abraço
Alexandre

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por DJ Drum`n »

ode_joy Escreveu:Se tens os sinoblocos na caca, é por aí.
Sim os sinoblocos estavam "nas lonas" mesmo, mas foram logo colocados novos na altura, até porque eu já sabia que os tinha que mudar (pelos sintomas que conhecemos). :)
Sofia Jose Escreveu:Boa tarde Pedro,
E o piso é igual? E Indice de carga?
O piso, embora que diferente, supostamente não deveria ter uma diferença tão significativa na condução, pois eles apenas fizeram uma "renovação" do tipo de piso que os antigos Bridgestone Potenza tinham. Para além disso, a marca e modelo dos pneus são diferentes.

Eu coloquei no inicio deste tópico que os pneus eram 245/45 mas não, são 245/40, para compensar em termos de medida pois os da frente, esses sim têm altura 45 e largura 225.

Isto é medida aprovada no livrete e veio assim de origem.

Quanto à pressão, também concordo que eventualmente possa ser desse factor. Acho também que poderá ser pelo facto de os pneus da frente serem agora os únicos com nitrogénio sendo que os de trás têm ar. Aliás, ontem na auto-estrada, até parecia era que desta vez era mais a frente a "ceder" ao invés da traseira. A próxima coisa que irei fazer será substituir o nitrogénio por ar, pois ao não ter humidade, o nitrogénio não deixa que as laterais dos pneus aqueçam e assim a aderência não é tão boa.
Sofia Jose Escreveu:O controlo de estabilidade está ligado?
Quase sempre. ;)

Desde que coloquei os novos, sempre.


E já agora, obrigado pelas dicas que são sempre bem vindas. :)
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Avatar do Utilizador
Forever Alone
Membro Juvenil
Mensagens: 182
Registado: 21 mar 2012, 02:02
O meu Carro:: 206 1.6 GPL Mods
Localização: Margem sul

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Forever Alone »

DJ, sim é preferivel um pouco mais, o recomendado pelo fabricante é estudado normalmente para favorecer o conforto em detrimento doutras coisas, mas é preciso tacto quando se mexe.
Cada um tem a importância que os outros lhe dão.

Avatar do Utilizador
DJ Drum`n
Membro Juvenil
Mensagens: 274
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Localização: Pelo mundo
Contacto:

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por DJ Drum`n »

Forever Alone Escreveu:DJ, sim é preferivel um pouco mais, o recomendado pelo fabricante é estudado normalmente para favorecer o conforto em detrimento doutras coisas, mas é preciso tacto quando se mexe.
Sim isso é verdade. Pelo sim, pelo não. A próxima coisa que farei será sem dúvida colocar a pressão como recomenda a BMW, ou seja 2.2 à frente e 2.4 atrás, e retirar o nitrogénio à frente.

A ver vamos! :)
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Avatar do Utilizador
Miguel000
Membro Senior
Mensagens: 699
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por Miguel000 »

Concordo plenamente na questão da goma dita pelo user Sofia Jose?!/Alexandre?! e já agora informo-a/o que todos os BMW têm tracção traseira, não são só os cupes! Alguém que fala em tantos casos que testemonhou e apresenta tantas soluções possíveis devia saber isso...

Não me parece que essa questão de os pneus serem de modelos diferentes atrás e a frente sejam tãããooo relevante como já aqui se afirmou. Eu já alguns anos que não tenho pneus iguais á frente e atrás e não dou por nada, inclusive um colega meu com um E46 ci tem pneus bem diferentes atrás e á frente e aquilo está optimo.

E os carros que têm medidas de pneu diferentes atrás do que á frente?! Por essa ordem de ideias nem conseguiam andar a direito!

A queixa aqui do nosso colega DJ Drum´n parece-me grave demais para estarmos a falar de rastos diferentes, marcas de pneus diferentes, pressões diferentes ou nitrogénio :think

Aliás segundo o queixume, deve ser tipo andar com um pneu furado :duh
Agora fiquei curioso com o caso
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

Responder

Voltar para “Série 3”