Página 1 de 6
Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 05 jun 2013, 20:47
por DJ Drum`n
Bom, embora esteticamente ainda existam coisas que queira mudar, eu já há algum tempo que estou a pensar fazer umas mods de motor no meu, mas não me quero limitar a uma repro. Aliás, uma repro queria que fosse a última coisa, após fazer alterações mecânicas, para ai sim, afinar o que já tinha sido alterado e puxar mais pelos CVs.
Agora, a questão é: o que é que eu posso mudar?
Eu estou à procura de mudar coisas que não sejam estupidamente caras (do género, uma só peça custar 1500€, 2000€ ou para cima disso) nem coisas que impliquem comentários do género "compra um M3" ou mesmo "troca de motor". :duh
Quero manter-me com o motor que tenho e fazer mods de forma progressiva - também não é uma coisa que queira fazer já tudo de repente.
E pronto, o resto deixo para os que são entendidos na matéria.
EDIT: Esqueci-me de referir que pesquisei por tópicos já existentes a falar acerca do que pretendo saber para este motor e não encontrei nada. Se já existe, peço desculpa e podem nesse caso apagar este tópico.

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 05 jun 2013, 20:56
por pfigueiredo
Se queres ser progressivo, obviamente começas com uma repro.
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 05 jun 2013, 22:14
por DJ Drum`n
pfigueiredo Escreveu:Se queres ser progressivo, obviamente começas com uma repro.
Hum... tenho que discordar. Isto porque uma boa repro é ajustada a cada carro de forma individual, pois cada carro embora com o mesmo motor, é diferente de todos os outros pois existem vários factores a ter em conta: o tipo de condução, o tipo de cuidados, todo o histórico, etc...
Ou seja, um 320d pode ser exactamente igual em termos de motor de um outro 320d mas o mais provável é que a repro seja diferente.
Dai os "mapas sacados da net" serem muito má ideia!
E por esse motivo é que eu gostava primeiro de mexer na mecânica e só depois ajustar a electrónica à mecânica que tinha sido alterada.

Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 05 jun 2013, 22:23
por pfigueiredo
Fazes uma repro numa boa casa. Depois se quiseres por mais material vais afinar. Penso que não seja difícil de compreender.
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 05 jun 2013, 23:54
por germanii
DJ Drum`n Escreveu:Bom, embora esteticamente ainda existam coisas que queira mudar, eu já há algum tempo que estou a pensar fazer umas mods de motor no meu, mas não me quero limitar a uma repro. Aliás, uma repro queria que fosse a última coisa, após fazer alterações mecânicas, para ai sim, afinar o que já tinha sido alterado e puxar mais pelos CVs.
Agora, a questão é: o que é que eu posso mudar?
Eu estou à procura de mudar coisas que não sejam estupidamente caras (do género, uma só peça custar 1500€, 2000€ ou para cima disso) nem coisas que impliquem comentários do género "compra um M3" ou mesmo "troca de motor". :duh
Quero manter-me com o motor que tenho e fazer mods de forma progressiva - também não é uma coisa que queira fazer já tudo de repente.
E pronto, o resto deixo para os que são entendidos na matéria.
EDIT: Esqueci-me de referir que pesquisei por tópicos já existentes a falar acerca do que pretendo saber para este motor e não encontrei nada. Se já existe, peço desculpa e podem nesse caso apagar este tópico.

Meter um Turbo maior ?Mas mesmo assim tens que reprogramar o carro a Meu ver vai dar ao Mesmo :think
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 00:46
por richardcop
Basicamente é sempre o mesmo e não há muito por onde "fugir" e está mais que discutido no forum. Ou seja, Turbo maior, intercooler xxl, injectores com maior débito, egr off, embraiagem reforçada...e claro, a repro. Agora se quiseres gastar mais dinheiro pode mexer no bloco, trabalhar a cabeça do motor, cilindros, pistons, cambota... Não falta onde mexer, haja dinheiro :wink1
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 02:21
por DJ Drum`n
pfigueiredo Escreveu:Fazes uma repro numa boa casa. Depois se quiseres por mais material vais afinar. Penso que não seja difícil de compreender.
Sim mas penso que não fará muito sentido estar a pagar agora uma repro para depois ir mexer em mecânica e ter que depois pagar novamente uma nova repro... a menos que essa tal "afinação" (nova repro, basicamente) não seja paga, o que duvido muito! Se assim for, embora ache estranho, então sim faz sentido. Caso contrário, estar a pagar 200 ou 300€ duas vezes acho completamente descabido.
germanii Escreveu:Meter um Turbo maior ?Mas mesmo assim tens que reprogramar o carro a Meu ver vai dar ao Mesmo :think
Quanto à repro, é como eu referi em cima.
Relativamente ao turbo, é uma boa ideia. Alguma sugestão em termos de "turbo maior" e possíveis preços para eu ter uma ideia?
richardcop Escreveu:Basicamente é sempre o mesmo e não há muito por onde "fugir" e está mais que discutido no forum. Ou seja, Turbo maior, intercooler xxl, injectores com maior débito, egr off, embraiagem reforçada...e claro, a repro. Agora se quiseres gastar mais dinheiro pode mexer no bloco, trabalhar a cabeça do motor, cilindros, pistons, cambota... Não falta onde mexer, haja dinheiro :wink1
Sim, eu sei que está mais que discutido no fórum. E tudo o que disseste também tenho mais ou menos noção. A EGR vai ser uma coisa que muito em breve vai ficar desligada, por exemplo, pois é uma alteração de muito baixo custo.
Quanto às restantes sugestões, agradeço mas eu abri o tópico precisamente para entrar em detalhes.
Turbo maior -> Que turbo? A que preços e onde os posso encontrar?
Intercooler XXL -> Que intercooler? A que preços e onde os posso encontrar?
... etc.
Quero entrar em mais detalhes até porque seria muito interessante de futuro quando existisse uma questão destas para o motor de 150cv de um 320d, pudessem dizer: está tudo explicado no tópico tal.
Concordam com a ideia?
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 09:27
por navigator
O mecânico que me fez uma alteração no carro tem um 320d e mesmo sem repro diz que o carro puxa muito bem, tem apenas árvores de cames específicas da Schnitzer.
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 12:42
por DJ Drum`n
navigator Escreveu:O mecânico que me fez uma alteração no carro tem um 320d e mesmo sem repro diz que o carro puxa muito bem, tem apenas árvores de cames específicas da Schnitzer.
Outra excelente ideia. Se não é indiscrição, em quanto te ficou essa mod?
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 13:34
por ode_joy
Estamos a falar de um 320cd certo?
Se sim, qual a potência que queres? Isto é o primeiro.
Se for 200~210cv, uma simples repro chega...
Se quiseres algo para cima, tipo 220~250cv, já se mete IC e turbo e respectiva repro. De resto, não é preciso mais nada, assim de repente.
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 13:41
por DJ Drum`n
ode_joy Escreveu:Estamos a falar de um 320cd certo?
Se sim, qual a potência que queres? Isto é o primeiro.
Se for 200~210cv, uma simples repro chega...
Se quiseres algo para cima, tipo 220~250cv, já se mete IC e turbo e respectiva repro. De resto, não é preciso mais nada, assim de repente.
Epah... com mudanças tão simples consegue-se tanto? Estão a ver, isto eu desconhecia!
ode_joy, e já agora diz-me uma coisa, consegues-me dar ideias de valores? E de que IC estamos a falar? E em termos de turbo, que turbo sugeres?
Eu gostava de ir lá para os 220~250 como referes, mas também gostava de andar com o carro sem dar problemas. Dai eu querer mudar material mecânico e não só repro.
Depois de mudar IC e turbo, uma repro em cima, ai sim fica à maneira mas a minha questão - para além das que já coloquei em cima - é: será que ele não me dará problemas e continua a durar como tem vindo a durar até aqui?
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 13:48
por ode_joy
Não sei como é o teu "andamento normal". Nem de onde és. Podes sempre falar com qualquer reprogramador (eu aconselho MB Power) que te tiram todas as dúvidas acerca disso.
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 14:06
por pfigueiredo
Se pesquisasses um pouco já tinha encontrado tudo o que procuras.
Se queres mais ajuda explica o que valorizas mais num carro, tipo de percursos e assim.
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 14:11
por navigator
Eu penso que com 1000€ fazes a alteração de árvores de cames, ou pouco mais se a mão de obra para montar for mais cara.
Mas também estou de acordo com a malta, eu que não tenho um 320d já aprendi os níveis de potência que consegues chegar com as diversas mods e +/- os preços dos componentes. Isto só de ler aqui no fórum a experiência do pessoal.
Procura um pouco mais por aqui acerca dos turbos e IC, para esse motor tens a info toda.
Re: Mods de motor - o que mudar num 320d (150cv) e preços?
Enviado: 06 jun 2013, 14:20
por cap
navigator Escreveu:O mecânico que me fez uma alteração no carro tem um 320d e mesmo sem repro diz que o carro puxa muito bem, tem apenas árvores de cames específicas da Schnitzer.
Duvido
muito que tenha ganho 5cv que sejam.. Isso é mod para se fazer no fim da lista, quando a eficiência volumétrica da cabeça já "entra para as contas".. De centralina original, mesmo que consiga meter mais alguma massa de ar com a VE extra, de pouco ou nada serve, pois de origem a mistura já é bastante pobre. Precisa em primeiro lugar de combustível, não de comburente.
Num gasolineiro (especialmente N/A) a conversa é outra, pois o lambda é controlado para "x" valor e ao aumentar massa de ar, tipicamente vai haver aumento de injecção a acompanhar. Além de que com a muito maior rotação máxima de um motor a gasolina (especialmente os multivalvulas), tira-se mais partido de lift, duração e overlap aumentados.