Opinião sobre 318tds

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

PFP
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 26 jul 2008, 13:45
O meu Carro:: BMW 318TDS E36 - 1995/06

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por PFP »

Telmoh Escreveu:O meu 318 tds conta com 220000km, a bomba injetora ja foi reparada pois vertia gasoleo, levou casquilhos novos a´ frente, uma serie de juntitas no motor por onde vertia tambem oleo e recentemente arrebentou um tubo por detras do motor da sofagem.
Pequenos problemas que se resolvem. Ja ouvi um pouco de tudo acerca destes motores, mas tambem ja reparei que normalmente quem fala mal sao pessoas que nunca tiveram um.
Agora e´ uma opçao tua relativamente a essa carrinha.
O meu neste momento se me dessem o dinheiro que peço por ele vendia-o ja!
Isso de casquilhos e afins são peças de desgaste normal em qualquer carro. Agora de motor nunca teve nada por ai alem. Tem de momento 453 mil e qualquer coisa sem Nunca ter sido aberto ou mexido em correntes :driving

Telmoh
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 10 set 2012, 20:45
O meu Carro:: bmw 318 tds compact

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Telmoh »

Sim, estes motores ja ouvi dizer que as correnes aguentam uma vida e acredito nisso.
Agora que sao muito enxovalhados por ai la isso sao.
Se calhar eu posso tar um pouco descontente com o meu talvez tambem por ele poder ter sido mal tratado pelo dono anterior. Para mim os carros tem de esta 100 por cento.
civic vtec

latinos
Membro Iniciado
Mensagens: 1
Registado: 03 jun 2013, 20:56
O meu Carro:: BMW 318 tds E36 - 1996

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por latinos »

Boas
Sou novo aqui no forum e como podes ver na minha apresentação comprei uma 318 tds e epa para que teve sempre Hondas como é o meu caso fiquei muito desiludido a nível de qualidade de fabrico e escolha do material pois para um bmw fica um pouco aquém das expectativas, sim foi um bom negócio pois foi relativamente barata mas já gastei algum €.

1º injector piloto a babar por cima:
Tem tendência a partir uma porcelana que reveste o interior do injector e nesse caso não há nada a fazer a não ser comprares outro = 70€ um em segunda mão
2º Óleo desaparecia e após uma revisão a serio vi que as palhetas do turbo na admissão estavam todas partidas e como tal o turbo ganhou folga e começou a deixar passar óleo ou seja teve de ser substituído = 300€
3º Vidros eléctricos da frente são um autentico pesadelo, tem umas peças em teflon que trabalham dentro de uma calha de metal e vão se degradando e é assim para quem as consegue substituir a tempo até que está bem feito agora se não as substituis aquilo encrava tudo e o motor tem tanta força que te dá cabo da estrutura de metal empenando-a e depois muito dificilmente a cocegues reparar no meu caso reparei a do pendura mas a do condutor esquece vai ter de ser substituída por isso = +-70€
4º Descobri recentemente que tenho mais um injector a babar agora ainda não sei se é o vedante ou se é o mesmo problema do outro, vê bem os quilómetros pois descobri que o tempo de vida dos injectores neste modelo é de cerca de 240 mil Km e a minha carrinha conta com 240.550 km

Como é um carro ligeiramente grande conta com os para choques danificados por isso é mais uma coisa que podes ter de substituir.
E sim é muito lento, apesar de agora com um turbo novo e toda a admissão limpa até tem um bocadinho de mais alma.

A minha opinião é se realmente gostas de mecânica automóvel compra um pois vais ter muito com que te entreter agora se queres um carro para fazer quilómetros acho que deves optar por outro modelo pois conta com uns 8 a 10 litros aos 100km

Um abraço

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

latinos Escreveu:Boas
Sou novo aqui no forum e como podes ver na minha apresentação comprei uma 318 tds e epa para que teve sempre Hondas como é o meu caso fiquei muito desiludido a nível de qualidade de fabrico e escolha do material pois para um bmw fica um pouco aquém das expectativas, sim foi um bom negócio pois foi relativamente barata mas já gastei algum €.

1º injector piloto a babar por cima:
Tem tendência a partir uma porcelana que reveste o interior do injector e nesse caso não há nada a fazer a não ser comprares outro = 70€ um em segunda mão
2º Óleo desaparecia e após uma revisão a serio vi que as palhetas do turbo na admissão estavam todas partidas e como tal o turbo ganhou folga e começou a deixar passar óleo ou seja teve de ser substituído = 300€
3º Vidros eléctricos da frente são um autentico pesadelo, tem umas peças em teflon que trabalham dentro de uma calha de metal e vão se degradando e é assim para quem as consegue substituir a tempo até que está bem feito agora se não as substituis aquilo encrava tudo e o motor tem tanta força que te dá cabo da estrutura de metal empenando-a e depois muito dificilmente a cocegues reparar no meu caso reparei a do pendura mas a do condutor esquece vai ter de ser substituída por isso = +-70€
4º Descobri recentemente que tenho mais um injector a babar agora ainda não sei se é o vedante ou se é o mesmo problema do outro, vê bem os quilómetros pois descobri que o tempo de vida dos injectores neste modelo é de cerca de 240 mil Km e a minha carrinha conta com 240.550 km

Como é um carro ligeiramente grande conta com os para choques danificados por isso é mais uma coisa que podes ter de substituir.
E sim é muito lento, apesar de agora com um turbo novo e toda a admissão limpa até tem um bocadinho de mais alma.

A minha opinião é se realmente gostas de mecânica automóvel compra um pois vais ter muito com que te entreter agora se queres um carro para fazer quilómetros acho que deves optar por outro modelo pois conta com uns 8 a 10 litros aos 100km

Um abraço
Como disseste compraste barato a carrinha e se calhar não estava nas melhores condições, não sei, mas também o material que trocaste é de desgaste, dado aos anos e km's que tem é normal...a dada altura têm que ser substituídos.
Contar com pára-choques danificados? Porquê? Isso é sinal de que não foi muito estimado se os pára-choques tiverem assim é provável que o resto do carro tenha sido mal tratado (interiores, motor, etc..) é preciso olhar para estes pormenores quando se compra um carro.
8-10 litros? Até faço mais se for a apertar no meu...numa condução normal consigo fazer 6,5 lts aos 100km, até há quem faça melhores com o mesmo motor..

Para mim carro para fazer quilómetros é o Mercedes 190D fazem 1,000,000 kms e ainda mais, mas como todos os carros só se forem bem tratados. Se andarem a apertar muito com o carro e não quiserem saber das revisões, etc também morrem cedo.
O ganha pão de um taxista é o seu carro, se não tiver bem tratado eles não têm como trabalhar, daí os carros de taxistas fazerem grandes quilometrágens, pois os carros deles são bem tratados (regra geral).

Um 318tds fazer 400,000 kms para mim é de valor sobretudo quando falam tão mal deste motor que é o PAI do motores a 4 cilindros a gasóleo da BMW. E andam aí uns com bem mais km's em cima...

Lê uns posts atrás que tem lá boas informações daquilo que podes esperar de um 318tds.
De resto, estima a tua carrinha e acredita que irás fazer muitos e bons quilómetros com ela ;)

Cumps :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por marco pires »

o problema destes carros é que tem baixo valor de mercado, e é dificil achar um em bom estado.

o resultado é que o investimento para por tudo em condições quase sempre supera o valor comercial, o que acaba por não compensar.

o caso do user "latinos" é um exemplo de uma multiplicidade de avarias e reparações necessárias que ultrapassam o valor do carro.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

marco pires Escreveu:o problema destes carros é que tem baixo valor de mercado, e é dificil achar um em bom estado.

o resultado é que o investimento para por tudo em condições quase sempre supera o valor comercial, o que acaba por não compensar.

o caso do user "latinos" é um exemplo de uma multiplicidade de avarias e reparações necessárias que ultrapassam o valor do carro.
É verdade, são raros, mas encontram-se ;)

Quanto ao valor das reparações não sei se supera ou não o investimento, isso depende sempre do estado do carro e do tratamento que levou como é óbvio...pode não ter nada hoje e amanhã aparecer um problema que se calhar até já existia antes ou manifestou-se devido ao uso/abuso que levou antes.. pode ter tido problemas que foram mal reparados etc...

Mas como tudo depende de muitos factores sendo o mais importante o uso que teve com o anterior dono e a estima que levou.

Cumps :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

bmw318
Membro Iniciado
Mensagens: 17
Registado: 27 dez 2012, 14:41
O meu Carro:: BMW 318TDS E36
Localização: Algarve

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por bmw318 »

Bem, em relação à bomba injectora há mais carros com estas bombas, e problemas dão todas mais cedo ou mais tarde,
ou os vedantes cedem e começa a verter gasólio, ou o potenciómetro que vai a vida... ou agarram por combustível de má qualidade ou porque o deixaram acabar, etc, e a reparação das Bosch ate sao as que ficam mais em conta, as Lucas ou Denso é bem mais, e neste campo não há cá concorrência, é Bosch e é Bosch que se mete e mais nada.
Qualquer motor diesel necessita de manutenção e quando apanham aqueles donos que é só meter gasól e andar é normal
que alguns problemas ate de facil resolução vão evoluindo e se tornem num problema grave, quando se vão acumulando
ainda pior, ainda mais vão gastar. Outra doença crónica é a mão de "mexânicos" no carro.
Quando temos um carro é sempre bom estar atento a barulhos e cenas estranhas que aparecem de repente e tentar
saber do que é e de onde vem. Se conhecermos alguem com um carro igual melhor, e para mais já existe tanta informação
aqui pela net em forums etc para a malta ir abrindo a pestana.
Em relação a alterações no 318tds dá para fazer pequenas coisas básicas sem comprometer "drasticamente" a fiabilidade do carro, como abrir um pouco o débito à bomba injectora, um cheirinho de pressão ao turbo (é feito mecanicamente), anular a EGR, e instalar um chip de potencia (há DY de como o fazer por aqui...), a centralina deste carro apenas controla a parte da injecção, é possível aumentar o débito atraves da centralina, ou seja no chip que se faz a alteração contem o mapa de injecção e de Torque. Em relação a consumos quando tinha o carro todo original conseguia fazer 5L-5,5L/100, agora faço o minimo 6,5L/100, e é carro de dia a dia.
Com isto melhora-se um pouco as prestações do 318.


cumprimentos
Imagem

PFP
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 26 jul 2008, 13:45
O meu Carro:: BMW 318TDS E36 - 1995/06

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por PFP »

bmw318 Escreveu:Bem, em relação à bomba injectora há mais carros com estas bombas, e problemas dão todas mais cedo ou mais tarde,
ou os vedantes cedem e começa a verter gasólio, ou o potenciómetro que vai a vida... ou agarram por combustível de má qualidade ou porque o deixaram acabar, etc, e a reparação das Bosch ate sao as que ficam mais em conta, as Lucas ou Denso é bem mais, e neste campo não há cá concorrência, é Bosch e é Bosch que se mete e mais nada.
Qualquer motor diesel necessita de manutenção e quando apanham aqueles donos que é só meter gasól e andar é normal
que alguns problemas ate de facil resolução vão evoluindo e se tornem num problema grave, quando se vão acumulando
ainda pior, ainda mais vão gastar. Outra doença crónica é a mão de "mexânicos" no carro.
Quando temos um carro é sempre bom estar atento a barulhos e cenas estranhas que aparecem de repente e tentar
saber do que é e de onde vem. Se conhecermos alguem com um carro igual melhor, e para mais já existe tanta informação
aqui pela net em forums etc para a malta ir abrindo a pestana.
Em relação a alterações no 318tds dá para fazer pequenas coisas básicas sem comprometer "drasticamente" a fiabilidade do carro, como abrir um pouco o débito à bomba injectora, um cheirinho de pressão ao turbo (é feito mecanicamente), anular a EGR, e instalar um chip de potencia (há DY de como o fazer por aqui...), a centralina deste carro apenas controla a parte da injecção, é possível aumentar o débito atraves da centralina, ou seja no chip que se faz a alteração contem o mapa de injecção e de Torque. Em relação a consumos quando tinha o carro todo original conseguia fazer 5L-5,5L/100, agora faço o minimo 6,5L/100, e é carro de dia a dia.
Com isto melhora-se um pouco as prestações do 318.


cumprimentos
Nem mais :fixe

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Viva pessoal,

Já faz tempo que não vinha por aqui...
Digamos que esperei mais um pouco (até ao mês passado) gastei mais uns € e optei por um 525 tds de 1996, comprei em Stand sem garantia e vamos lá ver como corre... de aspecto está minimamente bem estimado (provavelmente trabalho do stand se calhar, nada sei do antigo dono dele) e de interiores está tudo minimamente bem, a única coisa que não funciona é os pixeis do quadrante e do radio que estão meios queimados, e ainda não descobri como se trabalha com o cruise control naquele carro (ou está avariado).
É só para informar o resultado do vosso feedback...Obrigado a todos

Cumprimentos

nunostiles
Membro Juvenil
Mensagens: 189
Registado: 08 fev 2009, 13:59
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 2000

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por nunostiles »

E quanto deste por esse 525tds de 1996? é um dos primeiros E39 certamente, os pixels é comum em todos E39. Quanto deste pela máquina? em termos de carroçaria foi boa opção, os E39 são e foram muito fiáveis e bons materiais de construção... nada tem a ver com o E36 318tds que falavas, nada mesmo!

Boa sorte para a maquina!

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Sim inicialmente tinha me aparecido o negocio para o 318tds a um valor bastante bom dai eu ter me direccionado para ele, pois gosto bastante dos modelos e36, claro que gosto mais de 3 portas do que os de 5... em 5 portas acho que os E39 ganham, pelos extras e pelo carro em si que é muito robusto. Dei pouco mais de 4000€, com inspecção e selo em dia o carro era de Agosto.
Reparei que tens um 523i isso deve andar bem...o meu pai está a pensar adquirir um mas deve ter uns consumos loucos, não??

cumprimentos

nunostiles
Membro Juvenil
Mensagens: 189
Registado: 08 fev 2009, 13:59
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 2000

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por nunostiles »

Sim eu já tive um E36 316i coupe, mas este E39 não tem nada a ver, é mesmo outra loiça, anda bem e consome o que andar, mas sinceramente não acho que consuma muito, o teu 525tds pouco menos consome... em AE a rolar a velocidade legal faço 7,5lt/100, na cidade e no para/arranca é que se atira para os 9/10 litrinhos, mas tendo em conta que é um 2500cc... se eu andasse muitos km é que podia ser mais complicado, mas nunca foi entrave para mim os consumos, pena eu tenho que o IUC do 535i e 540i seja escandaloso... Mas tem sido apenas meter gasolina e andar, troquei-lhe o quadrante porque não suportava a falta dos pixels. Ha outra coisa que tambem pode dar problema, a unidade controlo do ASC/ABS, a minha as vezes já falha, ha aqui um user do forum que ja lhe meteu 3. Dos E39 apenas tenho a apontar os pixels, a unidade do ASC/ABS e de resto...nada demais. é meter gasolina e andar, como é atmosférico nunca vou ter problemas de turbo. Acho que fizeste boa opção por um E39, das melhores de sempre da BMW, alias o M5 mais vendido de sempre foi o E39.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por germanii »

Fizeste boa escolha :palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

nitrotun
Membro Junior
Mensagens: 483
Registado: 24 jun 2009, 19:33
O meu Carro:: BMW m3 e 46/audi s8/golf4 150tdi
Localização: franca

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por nitrotun »

o 525 tds tem um bom motor,eu ja tive um 325 tds que de origem andava muito bem e com repro entao era espectacular..no 525 tds o que nao gosto é o carro ser muito pesado,comparando com o 325tds tem se a impressao que arrasta ou tem o travao de mao"sempre a travar o carro".

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Os 316 são um pouco mortos é verdade....por acaso já tive a experiência de fazer a viagem a Andorra a conduzir um (ida e volta) e "falta-lhe" um bocado de potência...

Sim realmente as vezes parece que vou com o travão de mão puxado, eu pensava que era impressão minha ou então que tinha algum problema xD

Em rapidez pode-se dizer que não é um carro para corridas, mas que anda sereno anda...e sem perder conforto nunca, os 325 devem andar bastante melhor sem duvida...

Responder

Voltar para “Série 3”