Opinião sobre 318tds

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Obrigado pessoal.

"a fiabilidade é ligeiramente melhor mas as performances são incomparavelemente superiores, o 2.5tds na carroçaria do E36 ainda hoje deixa muitos diesel modernos a comer poeira."

Quando falas de que a fiabilidade é ligeiramente melhor, parece-me que queres dizer com isso que tambem tem falhas este motor :/
Que me sabes dizer acerca dos 325? E sim ja comecei a pesquisar por esse modelo agora.
Quais os consumos de um 325? è um motor 2500, certo? Ou existe versões mais baixas?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por marco pires »

claro que tem falhas, ambos os motores tds tem problemas, seja o 318tds seja o 2.5tds.

os problemas do 2.5tds são identicos aos dos 318tds, bomba injectora problemática e uma cabeça que não aguenta qualquer tipo de temperatura acima do normal, contudo é ligeiramente melhor a nivel dos segmentos e os injectores são tambem mais fiáveis, ao nivel do turbo é muito superior em fiabilidade e aguenta-se bem com altas quilometragens, nesse campo é melhor que qualquer turbo moderno que começam a borrar-se todos mal chegam perto dos 200 mil kms.

se equacionas um 2.5tds (e sim, a cilindrada é 2.5), a atenção e rigor na escolha deve ser o mesmo dos 318tds, o 2.5tds era chamado dos rolls-royce dos diesel na epoca em que saiu, já que era o motor mais rapido do mundo a diesel.
por isso mesmo muitos proprietários não se fizeram rogados e puxavam bem por eles, por isso mesmo todo o cuidado é pouco na escolha de um carro destes.

com isto não te estou a meter medo, pelo contrário, entre um 318tds e um 325tds nem olhava para trás e escolhia o 325tds, mas sendo motores tds tem os seus problemas tal como te referi, e acresce o facto de serem motores já antigos e são rarissimos os carros com menos de 200 mil kms, portanto tem que haver sempre rigor na escolha e ter sempre em atenção aos pormenores.

uma unidade em condições vai-te oferecer uma algo que o 318tds nunca conseguirá, que é a suavidade e requinte dos 6 cilindros em linha, um som que mais parece um gasolina quando o motor está a quente, o minimo de vibrações exatamente por ter o equilibrio perfeito dos 6 cilindros e performances que na carroçaria E36 são perfeitamente actuais e ainda hoje superiores a alguns diesel modernos.

vais notar obviamente alguma falta de pujança em baixas rotações, principalmente em cidade, isto acontece porque o turbo é de geometria fixa (era o que havia na altura, o 318tds tambem é de geometria fixa), e portanto até atingires as 2000rpm que é sensivelmente quando o turbo dispara, vais notar uma certa enércia.

quanto aos consumos é aqui que reside o ponto menos positivo para este motor, e vou ser franco contigo e dizer-te que é um motor gastador, digo-te mesmo que gasta demais para aquilo que anda.
a situação dos consumos é atenuada numa utilização em auto-estrada, em cidade é extremamente gastador para um diesel e numa situação de uma nacional com ultrapassagens constantes tambem vais notar consumos relativamente altos mas aceitáveis, a situação está relacionada com aquilo que te disse de o turbo ser de geometria fixa, quer isto dizer que para manteres um ritmo mais vivo nas voltas da cidade ou para uma ultrapassagem, vais necessitar de usar a caixa para manteres sempre as rotações sempre acima das 1800 a 2000rpm, isso depois como é obvio vai reflectir-se nos consumos.

os consumos oficiais são estes: 4.9/6.5/8.8 l/100km 90km/h / 120km/h / urban

os valores dos consumos oficiais são muito optimistas, na prática conta sempre com cerca de 0.5 a 1.0 Litro a mais sobre cada um dos valores oficiais, a bomba injectora é tal como te disse um dos cancros deste motor (idem para o 318tds), se a mesma estiver muito bem afinada e a funcionar perfeitamente bem, vais conseguir consumos próximos dos valores oficiais (conta sempre no minimo com a tal margem de mais 0.5L de consumo em relação aos valores oficiais mesmo que a bomba esteja a 100%).

uma das coisas boas é que este motor ao contrário do 318tds já admite algumas mexidas para aumentar as performances, como é um motor de geração tds continuo a dizer que alterações ao nivel do turbo não são aconselhaveis, o que está de origem é perfeitamente capaz de um ligeiro aumento nas performances.
portanto uma repro neste motor já pode ser equacionada com uma certa segurança, mas neste caso e aplica-se a tal norma de ter o sistema de refrigeração 100% ok, uma repro exige sempre mais do sistema de refrigeração e sendo os motores tds sensiveis mais que quaisquer outros a sobreaquecimentos, nunca se deve fazer uma repro sem fazer primeiro uma revisão total ao sistema de refrigeração, a substituição do liquido e uma limpeza do radiador e todas as tubagens, verificação dos termostatos que tambem constumam dar raia e o funcionamento da viscosa da ventoinha.

estando tudo ok pode-se avançar para uma repro, que tal como com o 318tds tem que ser feita mexendo fisicamente na centralina.
um upgrade de mais 20cv é aquilo que no meu entender deve ser tido como tecto máximo para este motor, obviamente que consegue-se colocar mais, mas daqui para a frente a fiabilidade cai a pique.

no fundo há que ter a consciencia de várias coisas; a limitação técnica de um motor que utiliza uma tecnologia antiga, os kms quase sempre elevados dos carros que estão à venda no mercado, o tratamento dado pelos anteriores donos e toda a atenção dada ás revisões que nestes motores exigem ser sempre a tempo e horas, e no fundo o estado geral em que se encontra tanto a mecanica como o carro.

na minha opinião e quando se adquire um carro usado e mais ainda quando se está a falar de carros com muitos anos e muitos kms, uma repro deve ser a ultima das prioridades.
a primeira deve passar por uma escolha criteriosa da viatura antes da compra, depois da compra tratar e reparar aquilo que possa não estar bem (e engane-se quem pensa que mesmo escolhendo muito e bem vai conseguir achar um carro imaculado, garanto que não há carros usados imaculados, vai aparecer sempre alguma coisa a necessitar de arranjo), principalmente peças de desgaste que possam estar a precisar de substituição ou algo que influencie na segurança da viatura e/ou dos seus ocupantes, e depois de ter o carro com tudo ok avançar então para uma repro.

com isto não estou a dizer que se há um botão a precisar de substituição ou um pintelho que não faz diferença, que se deve ir a correr arranjar isto e só depois pensar numa repro, não é nada disso, mas obviamente que nunca posso dizer a alguem para avançar para uma repro, tendo por exemplo os amortecedores nas lonas, pneus gastos ou o sistema de travagem em mau estado, há que primeiro arranjar estas coisas e só depois pensar na repro.

bom, penso que dei uma explicação mais ou menos detalhada do que esperar dum 325tds e os cuidados a ter na compra.

um abraço.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

winterpt
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 06 ago 2013, 17:34
O meu Carro:: BMW 530d E39 99" Suiço :-)
Localização: Castelo de Paiva
Contacto:

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por winterpt »

Fonix! E pensar eu que tive pra comprar um :scary
Bendita a hora que perdi o juizinho todo e comprei um e39 por mais alguns €€€€€ :winner
Rapaz, eu sei que estamos em tempos difíceis ou até quem nem precisas de um carro caro pra ires e vires do trabalho, mas mais vale a pena investires em algo melhor do que gastares pouco (pensas tu) na aquisição do carro pra ires depois gasta-lo a oficina, mede bem as coisas. Cumps
BMW 530d e39 99" Matricula suiça
Localização actual : A fazer ferias na minha garagem :-)

BMW 530d e39 99" Um é pouco, 3 é demais, 2 é o numero certo :)

albert62
Membro Iniciado
Mensagens: 2
Registado: 10 out 2013, 22:14
O meu Carro:: BMW 318 TDS Touring

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por albert62 »

Ola boa noite,
Ja aprendi algumas coisas por aqui, mas como disse o CSIMAO probs tds os carros tem e hj tive de parar pq começou a aquecer de repente,pode ser fusivel ou bomba entupida?
Ob

Avatar do Utilizador
DuarteE36
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 31 ago 2012, 15:31
O meu Carro:: BMW 320 i E36

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por DuarteE36 »

Preferia um 206 hdi ou uma ibiza gt tdi do que um 318 TDS.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

PFP
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 26 jul 2008, 13:45
O meu Carro:: BMW 318TDS E36 - 1995/06

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por PFP »

Tenho um com 453 mil e poucos e nunca tive problemas de maior. Levou uma reparação da bomba injectora total aos 250 mil e um turbo Novo aos 280 mil. Aos 420 a bomba começou a verter gasóleo pelos vedantes foi reparada e tá como nova agora. Revisões bombas de água tudo a tempo e horas e sem problemas de aquecimento. Apenas teve que levar uma viscosa da ventoinha. Depende do tratamento que leva. Como tudo no geral.

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Junglas »

tendo em conta o preço pelo qual os e46/e39 20d de estão a ser vendidos, não vale mais a pena fazer o esforço adicional e ficar com algo (muito) melhor?
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
DuarteE36
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 31 ago 2012, 15:31
O meu Carro:: BMW 320 i E36

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por DuarteE36 »

Junglas Escreveu:tendo em conta o preço pelo qual os e46/e39 20d de estão a ser vendidos, não vale mais a pena fazer o esforço adicional e ficar com algo (muito) melhor?
x2
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

winterpt
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 06 ago 2013, 17:34
O meu Carro:: BMW 530d E39 99" Suiço :-)
Localização: Castelo de Paiva
Contacto:

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por winterpt »

X3
BMW 530d e39 99" Matricula suiça
Localização actual : A fazer ferias na minha garagem :-)

BMW 530d e39 99" Um é pouco, 3 é demais, 2 é o numero certo :)

Ricardo-KB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 21 out 2013, 21:51
O meu Carro:: 318

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Ricardo-KB »

Obrigado Marco Pires pela tua grande ajuda e aconcelhamento na minha pesquisa.
Digamos que vou procurar e ver se faço um bom negócio, vamos ver o que aparece.
Agradeço tambem ao resto do pessoal que perderam 5minutinhos para dar a sua dica sobre o assunto, na verdade ainda não sei bem o que vou comprar mas uma coisa é certa em principio é BMW. Quanto a comprar outras marcas só VW (gosto e experiência).
Peugeot, citroen, renault nem pensar e Ibizas não tem em carrinha, que de momento o que procuro é um carro com espaço. Porque ate hoje tenho um Golf 2 GTD e estou muito bem servido a nivel de consumos economicos, estado do carro, e manutenção bastante bom a qualidade/preço, carro que certamente nunca vou despachar(a não ser por algum motivo infeliz).
Mas como estou a precisar de um carro para fazer umas viagens maiores um bocado de vez em quando e em familia preciso de um carro com espaço, por isso estar virado para as BMW serie 3 por terem um estilo jovem e desportivo,e aos preços que andam agora não sabia eu que os motores diesel BMW são assim tão melindrosos. Mas ja aprendi qualquer coisnha :)

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por marco pires »

de nada amigo, estamos aqui é para isso. :fixe

boa sorte na procura.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

PFP Escreveu:Tenho um com 453 mil e poucos e nunca tive problemas de maior. Levou uma reparação da bomba injectora total aos 250 mil e um turbo Novo aos 280 mil. Aos 420 a bomba começou a verter gasóleo pelos vedantes foi reparada e tá como nova agora. Revisões bombas de água tudo a tempo e horas e sem problemas de aquecimento. Apenas teve que levar uma viscosa da ventoinha. Depende do tratamento que leva. Como tudo no geral.
Grande quilometragem :fixe O meu para lá caminha :D anda com 403 mil e poucos ;)
Pois o defeito da bomba é infelizmente o cancro deste modelo, a minha também já foi reparada..

Pode ser que assim se consiga tirar algum "ódio" a este motor...na minha opinião é de louvar estes testemunhos e quilometragens...tomara alguns modelos tanto doutras marcas como "alguns" da bmw fazerem estes quilómetros. E já ouvi dizer que havia 318tds com mais quilómetros ainda :D Mas não tenho confirmações, apesar de acreditar...
Já muita gente constatou que os carros antigos foram feitos para durar ao contrário dos novos, por questões de consumismo, poupar uns euros as empresas, etc Talvez isto esteja também ligado.


Se calhar ainda há quem ache que o N47 é melhor... lol

Para mim o N47 é o pior motor da BMW!!

Cumps :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

PFP
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 26 jul 2008, 13:45
O meu Carro:: BMW 318TDS E36 - 1995/06

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por PFP »

Boas :) podem dizer o que quiserem é verdade, mas não Tenho razão nenhuma de queixa do carro,barulhos O, digam o que disserem acerca da qualidade de construção dele, claro que já Estofei tecto e portas, e posso dizer que ando em bastantes carros bem mais recentes e com muito menos KMS e não tem nada a ver. Claro que tem a tecnologia ultrapassada mas Tenho o ha bastantes anos e nunca me deixou mal. Aliás Tenho a bomba injectora com débito gasóleo aumentado, e nem por isso ela se queixa. Ha e esquecia de mencionar,
problemas de injectores, apenas levou o electrónico aos 298 mil pois dava erro de injecção. Abraço

CSIMAO
Membro Juvenil
Mensagens: 198
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT
Localização: Amadora

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por CSIMAO »

PFP Escreveu:Boas :) podem dizer o que quiserem é verdade, mas não Tenho razão nenhuma de queixa do carro,barulhos O, digam o que disserem acerca da qualidade de construção dele, claro que já Estofei tecto e portas, e posso dizer que ando em bastantes carros bem mais recentes e com muito menos KMS e não tem nada a ver. Claro que tem a tecnologia ultrapassada mas Tenho o ha bastantes anos e nunca me deixou mal. Aliás Tenho a bomba injectora com débito gasóleo aumentado, e nem por isso ela se queixa. Ha e esquecia de mencionar,
problemas de injectores, apenas levou o electrónico aos 298 mil pois dava erro de injecção. Abraço
Grande máquina!! Continua a estimá-lo que carros como estes já não se fazem...apesar de serem velhinhos estão cá para durar!! Só quem teve um e estimo-o sabe o quanto aguenta, apesar de alguns pequenos problemas, mas isso todos dão, precisam é de estima :)

Abraço :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Telmoh
Membro Iniciado
Mensagens: 18
Registado: 10 set 2012, 20:45
O meu Carro:: bmw 318 tds compact

Re: Opinião sobre 318tds

Mensagem por Telmoh »

O meu 318 tds conta com 220000km, a bomba injetora ja foi reparada pois vertia gasoleo, levou casquilhos novos a´ frente, uma serie de juntitas no motor por onde vertia tambem oleo e recentemente arrebentou um tubo por detras do motor da sofagem.
Pequenos problemas que se resolvem. Ja ouvi um pouco de tudo acerca destes motores, mas tambem ja reparei que normalmente quem fala mal sao pessoas que nunca tiveram um.
Agora e´ uma opçao tua relativamente a essa carrinha.
O meu neste momento se me dessem o dinheiro que peço por ele vendia-o ja!
civic vtec

Responder

Voltar para “Série 3”