E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

vivas soares
Membro Iniciado
Registado: 10 jul 2012, 23:05
O meu Carro:: BMW 320d e46 2001/03

E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Mensagem por vivas soares »

Bom dia pessoal,

fiz uma pesquisa no fórum mas não encontrei nenhuma resposta para o meu problema, assim passo a descrever o que me aconteceu hoje de manhã.
Ontem à noite meti o carro na garagem como de costume, hoje de manhã quando ia trabalhar o meu menino decidiu deixar-me a pé.
O que acontece é que ligo a chave ligam-se todas a luzes normais no painel de instrumentos, rodando a chave para a posição de acionamento do motor de arranque o carro não faz nada, nem um sinal sequer. Já experimentei com outra chave e não dei nada na mesma.

Penso que o motor de arranque não seja, pois não se houve aquele "tac" que se houve nestas situações. A bateria também não deve ser, pois o vidros sobem e descem normalmente pelo que me parece que tenha carga suficiente!

Isto já aconteceu a alguém? Alguém imagina o que possa ser?
Fico a aguardar os vossos comentários!
Cumprimentos a todos!
PS: Desculpem o tópia extenso!

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: E46 320d não pega possivelmente imobilizador

Mensagem por JOFIMO »

vivas soares Escreveu:Bom dia pessoal,

fiz uma pesquisa no fórum mas não encontrei nenhuma resposta para o meu problema, assim passo a descrever o que me aconteceu hoje de manhã.
Ontem à noite meti o carro na garagem como de costume, hoje de manhã quando ia trabalhar o meu menino decidiu deixar-me a pé.
O que acontece é que ligo a chave ligam-se todas a luzes normais no painel de instrumentos, rodando a chave para a posição de acionamento do motor de arranque o carro não faz nada, nem um sinal sequer. Já experimentei com outra chave e não dei nada na mesma.

Penso que o motor de arranque não seja, pois não se houve aquele "tac" que se houve nestas situações. A bateria também não deve ser, pois o vidros sobem e descem normalmente pelo que me parece que tenha carga suficiente!

Cumprimentos a todos!
Quando rodas a chave os médios acendem sózinhos? se sim é bateria na sucata,senão a chave pode-se ter desemparelahdo por algum motivo (mas logo as duas!!!) pode ser a antena do EWS avariada (está no canhão) um teste ditará a sentença
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

vivas soares
Membro Iniciado

Não os médios não ligam sozinhos ao rodar a chave, vou ter que levar ao mecânico para fazer diagnóstico pois não tenho DIS para fazer isso!

De qualquer forma muito obrigado pela sua dica!

Cumprimentos.

vivas soares
Membro Iniciado

JOFIMO Escreveu:

Cumprimentos a todos!
Quando rodas a chave os médios acendem sózinhos? se sim é bateria na sucata,senão a chave pode-se ter desemparelahdo por algum motivo (mas logo as duas!!!) pode ser a antena do EWS avariada (está no canhão) um teste ditará a sentença

Bom dia,
peço desculpa mas no post anterior esqueci-me de fazer esta questão.
Posso desligar a bateria o cabo (-) para ver ser ao ligar e desligar resolve?
Dizem que não se pode desligar
(+) se não corre-se o risco de se acederem as luzes de airbag ABS, etc...

Conseguem-me confirmar isto?
Antecipadamente grato!
Cumprimentos.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

vivas soares Escreveu:
JOFIMO Escreveu:

Cumprimentos a todos!

Bom dia,
peço desculpa mas no post anterior esqueci-me de fazer esta questão.
Posso desligar a bateria o cabo (-) para ver ser ao ligar e desligar resolve?
Dizem que não se pode desligar
(+) se não corre-se o risco de se acederem as luzes de airbag ABS, etc...

Conseguem-me confirmar isto?
Antecipadamente grato!
Cumprimentos.
Podes desligar à vontade que não se acende nada e espera uns minjutos antes de ligar novamente mas não vai acontecer nenhum milagre.....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

vivas soares
Membro Iniciado

Ok,
vou tentar fazer isso, pode ser que dê resultado!
Cumprimentos.

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

O motor de arranque dá algum sinal.? Podw ter ficado preso. Quando rodas a chavee na ignição, as luzes do painel permanecem acesa, ou apagam-se? Se for problema de estar ews a nao deixar accio ar o motor de arranque, isso fica registado e o dis dá essa informacao.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

vivas soares
Membro Iniciado

Boa tarde,
não o motor de arranque não dá nenhum sinal, e as luzes do painel permanecem acesas quando rodo a chave, não se apagam!
O que achas que seja?
Pois o problema é que não tenho DIS, não tenho forma se fazer diagnóstico sem levar ao mecânico.
E se for a tal antena de ews que o Jofimo referiu acima, é muito cara?
Obrigado

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

vivas soares Escreveu:Boa tarde,
não o motor de arranque não dá nenhum sinal, e as luzes do painel permanecem acesas quando rodo a chave, não se apagam!
O que achas que seja?
Pois o problema é que não tenho DIS, não tenho forma se fazer diagnóstico sem levar ao mecânico.
E se for a tal antena de ews que o Jofimo referiu acima, é muito cara?
Obrigado
a antena do EWS naõ chega aos 10 euros pora acaso tenho uma nova de vendo-a se for o caso......

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

A Mim me disseram que podia ser um Boitier*"composante eletronico" por detras do volante na ponta do canhao da igniçao (Ignition Switch preço +-80€)na qua pode ser mudado por nos mesmos.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

germanii Escreveu:A Mim me disseram que podia ser um Boitier*"composante eletronico" por detras do volante na ponta do canhao da igniçao (Ignition Switch preço +-80€)na qua pode ser mudado por nos mesmos.
sim germanii, a mim já me aconteceu e eu mudei-o (interruptor da ignição) mas dá dá sinal antecipadamente que se vai estragar, uma vez dá ao arranque outras não até avariar de vez, mas pode ter acontecido não sei o historial....

vivas soares
Membro Iniciado

JOFIMO Escreveu:
germanii Escreveu:A Mim me disseram que podia ser um Boitier*"composante eletronico" por detras do volante na ponta do canhao da igniçao (Ignition Switch preço +-80€)na qua pode ser mudado por nos mesmos.
sim germanii, a mim já me aconteceu e eu mudei-o (interruptor da ignição) mas dá dá sinal antecipadamente que se vai estragar, uma vez dá ao arranque outras não até avariar de vez, mas pode ter acontecido não sei o historial....
Boas,
não neste caso sempre deu bem ao motor de arranque, nunca falhou, foi de repente, parou bem não voltou a pegar...
hoje de manhã cedo fui a um mecânico que me disse que hoje de tarde passava cá em minha casa para ver, ele disse-me que podia ser o motor de arranque.
Fiquei com uma duvida de um dos post anteriores, quando se roda a chave para acionar o motor de arranque era suposto as luzes do quadrante apagarem-se?
É que não se apagam, ficam exactamente iguais!
Obrigado.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

vivas soares Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
Boas,
não neste caso sempre deu bem ao motor de arranque, nunca falhou, foi de repente, parou bem não voltou a pegar...
hoje de manhã cedo fui a um mecânico que me disse que hoje de tarde passava cá em minha casa para ver, ele disse-me que podia ser o motor de arranque.
Fiquei com uma duvida de um dos post anteriores, quando se roda a chave para acionar o motor de arranque era suposto as luzes do quadrante apagarem-se?
É que não se apagam, ficam exactamente iguais!
Obrigado.
Nop isso só acontece em caso de bateria fraca, como o caso dos médios que já te perguntei, se for o motor de arranque (bobine de chamada) não apaga as luzes e não faz nada, faz uma coisa, levanta o carro, tira o resguardo inferior e dá com cuidado umas marteladas no motor de arranque (att.não toques no fios) e depois dá ao arranque.

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Jofimo estive a pesquisar para encontrar um Radio para o meu (muito dificel)e cai num anuncio de o canhao para um 320d e tinha tambem que penso que faz parte o Boitier que falas o EWS na qual penso que è isso como disseste que se deve mudar.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

vivas soares
Membro Iniciado

Boas Jofimo,

ao contrario do que me disse o mecânico acabou por não passar para ver o carro, preciso do carro na segunda decidi meter mãos à obra...
Comecei por verificar no canhão da chave com um busca pólos 12v se quando rodava passava corrente, e sim havia um dos fios que só tinha corrente quando rodava a chave, ou seja, o interruptor da ignição não era.
Contudo caso não reconhecesse a chave o ews não deixaria passar corrente para a bobine de chamada, precisava de eliminar esta possibilidade...
Então desmontei os resguardos superiores, e com a ajuda de um amigo que me rodava a chave verifiquei que chegava corrente à bobine de chamada (fio preto fino). Ainda assim, antes de empurrar o carro para fora da garagem decidi experimentar a chave sem o chip para ver se chegava corrente na mesma, o que em condições normais de funcionamento não pode acontecer, então só com a lamina da chave, sem o miolo, pedi ao meu amigo para rodar e assim nada, não chegava corrente à bobine!

Problema resolvido só podia ser a bobine de chamada avariada, foi então que levantei o carro e tirei o resguardo inferior, e reparei que existia outro fio preto fino igual ao que fica pela parte superior, que me parece fazer exactamente o mesmo que o outro que fica pela parte superior, ou seja, chave com chip chegava corrente, chave sem chip, nada!

Experimentei então então dar umas pancadas no motor de arranque e nada, tudo na mesma, tiramos o carro da garagem e deixeio descer pela rua e pegou de engate normalmente.

Deixei-o trabalhar um pouco e desliguei-o, tentei ligar e nada, nem sinal...

Tinha que ser a bobine, voltei a ligar e deixei-o na entrada de minha casa por forma a poder ligá-lo de engate no final do almoço...
depois de almoçar em vez de desligar a bateria desliguei apenas o cabo na caixa que existe no capot para ligar os cabos, fui experimentar se tinha corrente dentro do carro, e vi que tinha em tudo e que apenas não ligava a luz da bateria quando ligava a chave...voltei a ligar esse cabo e a luz da bateria já ligava o que é normal, mas não experimentei se ele ligava com o motro de arranque.

Como tinha que o voltar a por na garagem que é a subir, liguei-o novamente de engate e pus-lo no sitio para desmontar a bobine de chamada para ir comprar uma...desliguei-o e experimentei ligar com a chave e pegou!!!

Desde aí já tentei vezes sem conta e pega sempre, será que teve a ver com o facto de desligar a corrente que vai da bateria para a bobine de chamada...só pode ter sido isso!!!

Isto poderia acontecer se fossem as escovas do motor de arranque gastas, e que tivesse ficado numa posição em que não tocassem, agora com a bobine não tem lógica!!!

Vou esperar que ele me deixe ficar mal novamente para tirar o motor de arranque e verificar as escovas e substituir a bobine de chamada...

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Série 3”