o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

Pois é amigos recorro a este forum um pouco triste pedindo ajuda de vocês se possível, pois em 7 anos k tenho o meu E46 nunca tive problemas com ele mas a cerca de um mês isso mudou comecei a sentir o carro instável na estrada parecendo me k a direçao em certas alturas tem folga e abana esquerda direita muito rápido não sei se me estou a conseguir explicar em certas alturas em andamento eu estou agarrar o volante firme e o carro em si Dame certos abanois assim tipo como se eu guinasse esquerda direita muito rápido intendem fui ja varios mecamicos no meu mecanico meti os triângulo mais sino-bloco tudo novo atras ja meti sino-blocos novos tambem meti 2 anos amortecedores ha frente e ha tres meses atras, ja corri mais o mecanico o carro de ponta a ponta e nao descobimos nada nao existem folgas nenhuma.

ontem aconteceu me uma boa ia a fazer uma inverçao de marxa e virei a direcçao toda pra direita e parei de andar quis parado virar a direçao toda para esquerda nao consegui so virou em andamento parecendo me k a dideçao estava trancada e no sentido oposto voltou a fazer igual isto nao é normal e nao sei explicar o ké sera e esta me a deixar preocupado pois a vida esta dificil pois mulher em casa o dinheiro é pouco eu preciso tds os dias do carro se ele me trama fico assim se dizer sem poder trabalhar. espero poder contar com vosco
agradecia imenso mesmo. desde ja me despeço e fico aguardar uma mãozinha vossa.

:lovebmw

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por marco pires »

verificaram a caixa da direcção?

para prender o volante cheira-me a caixa gripada.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por Junglas »

Caixa de direccao ou bomba da DA.

Nao ha mais sintomas??
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por Numiga »

Nem mais!!!
Aproveita a vida!
Imagem

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

marco pires Escreveu:verificaram a caixa da direcção?

para prender o volante cheira-me a caixa gripada.

pois a gente andou a ver isso e nao aprofundamos muito a investigação na caixa de direcção visto andarmos mais a julgar ser um sinobloco o regulamento falei com meu mecânico hj sobre a vossa opinião e ela diz k pode ser pode ser a mesma pode nao ter grande folga k nos ao ver a correr nao nos tenhamos apercebido mas pode ter uma folga de milímetros k em andamento se note. esta combinado dia 4 ir la com o carro pra averiguar isso novamente. por acaso sabes indicar me o valor da caixa de Direcção nova?
desde ja agradeço a tua ajuda e dia quatro vou lá e depois digo se era entao esse o problema ok obrigado mais uma vez

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

marco pires Escreveu:verificaram a caixa da direcção?

para prender o volante cheira-me a caixa gripada.

pois a gente andou a ver isso e nao aprofundamos muito a investigação na caixa de direcção visto andarmos mais a julgar ser um sinobloco o regulamento falei com meu mecânico hj sobre a vossa opinião e ela diz k pode ser pode ser a mesma pode nao ter grande folga k nos ao ver a correr nao nos tenhamos apercebido mas pode ter uma folga de milímetros k em andamento se note. esta combinado dia 4 ir la com o carro pra averiguar isso novamente. por acaso sabes indicar me o valor da caixa de Direcção nova?
desde ja agradeço a tua ajuda e dia quatro vou lá e depois digo se era entao esse o problema ok obrigado mais uma vez

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

marco pires Escreveu:verificaram a caixa da direcção?

para prender o volante cheira-me a caixa gripada.

pois a gente andou a ver isso e nao aprofundamos muito a investigação na caixa de direcção visto andarmos mais a julgar ser um sinobloco o regulamento falei com meu mecânico hj sobre a vossa opinião e ela diz k pode ser pode ser a mesma pode nao ter grande folga k nos ao ver a correr nao nos tenhamos apercebido mas pode ter uma folga de milímetros k em andamento se note. esta combinado dia 4 ir la com o carro pra averiguar isso novamente. por acaso sabes indicar me o valor da caixa de Direcção nova?
desde ja agradeço a tua ajuda e dia quatro vou lá e depois digo se era entao esse o problema ok obrigado mais uma vez

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

dia 4 de Janeiro tenho disponibilidade para ir a oficina e vaga e vou mandar ver estas vossas opiniões mediante o resultado depois informo-vos. Desde ja deixo aki um obrigado pela vossa ajuda a serio mt obg

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por marco pires »

francamente acho que poderá ser mesmo da caixa da direcção, como já verificaram os outros componentes e está tudo ok não estou a ver de onde seja mais, principalmente por teres dito que o volante bloqueou, e não tenho conhecimento de mais nenhum componente da direcção que faça isso a não ser a caixa.

é verificarem mesmo se existem folgas na caixa, há caixas que dá para tirar ou pelo menos atenuar as folgas mediante um parafuso de afinação, entretanto quando existem folgas são normalmente as rótulas axiais (tirantes das rodas), existem caixas onde dá para substituir estas peças sem necessidade de uma caixa nova por completo, não sei se estas dão para fazer isso, é uma questão do teu mecanico ver isso.

embora eu ache que é mesmo da caixa, se ela estiver boa dá a dica para ele verificar se o cardan da coluna da direcção tem alguma folga.

ponteiras penso que já verificou, certo?

quanto a preços, uma caixa nova custa uma pipa de massa, mais de 1000€, mas uma caixa recondicionada fica-te bem mais barato, com uns 600€ ou pouco mais consegues meter uma em condições e pronta para durar mais uns aninhos.

vê lá isso então e depois dá um feedback, e boa sorte com a reparação. :fixe

ps- não posso deixar de dar o conselho de teres muito cuidado e evitares andar com o carro nessas condições, se já houve um bloqueio no volante mesmo que tenha sido numa manobra, existe o perigo de a qualquer momento a direcção bloquear em qualquer circunstancia, tal como tambem poderá nunca acontecer isso, mas é imprevisivel e portanto há que ter cuidado, não é para te meter medo, é só para estares consciente de que não é nada aconselhável andar com o carro assim.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por 525_tds »

Como falas que o volante prende e antes de verificar componentes mais caros, verifica como está o tensor da correia dos acessórios e a respectiva correia, e verifica a bomba da direcção.

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

marco pires Escreveu:francamente acho que poderá ser mesmo da caixa da direcção, como já verificaram os outros componentes e está tudo ok não estou a ver de onde seja mais, principalmente por teres dito que o volante bloqueou, e não tenho conhecimento de mais nenhum componente da direcção que faça isso a não ser a caixa.

é verificarem mesmo se existem folgas na caixa, há caixas que dá para tirar ou pelo menos atenuar as folgas mediante um parafuso de afinação, entretanto quando existem folgas são normalmente as rótulas axiais (tirantes das rodas), existem caixas onde dá para substituir estas peças sem necessidade de uma caixa nova por completo, não sei se estas dão para fazer isso, é uma questão do teu mecanico ver isso.

embora eu ache que é mesmo da caixa, se ela estiver boa dá a dica para ele verificar se o cardan da coluna da direcção tem alguma folga.

ponteiras penso que já verificou, certo?

quanto a preços, uma caixa nova custa uma pipa de massa, mais de 1000€, mas uma caixa recondicionada fica-te bem mais barato, com uns 600€ ou pouco mais consegues meter uma em condições e pronta para durar mais uns aninhos.

vê lá isso então e depois dá um feedback, e boa sorte com a reparação. :fixe

ps- não posso deixar de dar o conselho de teres muito cuidado e evitares andar com o carro nessas condições, se já houve um bloqueio no volante mesmo que tenha sido numa manobra, existe o perigo de a qualquer momento a direcção bloquear em qualquer circunstancia, tal como tambem poderá nunca acontecer isso, mas é imprevisivel e portanto há que ter cuidado, não é para te meter medo, é só para estares consciente de que não é nada aconselhável andar com o carro assim.

agradeço imenso a tua ajuda assim como a dos restantes amigos aqui do forum. vou seguir o vosso conselho vou pedir lhe pra ver a caixa de direcçao e ver se tem folga se for preciso digo pra tirar e averiguar bem a situaçao e ver tambem o veio do volante. inflismente MARCO nao posso parar o carro visto ser o unico k esta a rodar tenho outro mas como a mulher esta em casa sem trabalhar tive de o parar, o k tenho k fazer é ter imenso cuidado com o mesmo. desde ja agradeço a ajuda e si esta descansado dia 4 vou pra oficina com ele o k for descoberto eu depois informo aki no forum. Desde já agradeço mesmo vossa ajuda

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tiago blanquet »

Isso e verificar cinoblocos e rotulas dos triangulos da frente, e tambem muito importante ponteiras de direção. Se estiver tudo ok entao devera ser mesmo da caixa de direção ja que essa de prender em full lock e caracteristica de backlash excessivo ou dentes da cremalheira partidos.

Em principio sera quase impossivel o backlash criar afastamento suficiente entre o pinhao e a cremalheira de modo a criar essa situacao mas de qualquer modo verifica o parafuso da imagem. Podes ate retirar fora pra verificar se a mola de tensao e a chumaceira de teflon que tem no interior estao em ordem, mas antes de o fazeres marca a posicao do parafuso pra depois aprtarem ao mesmo torque, senao a direcao fica com folga ou muito justa.

Imagem

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

boas pessoal ainda nao disse nada porque meu mecanico nao conseguiu velo no sabado disse que so pra quinta feira consegue visto k tem o elevador ocupado, nao me esqueço de vir aki postar juro

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por Junglas »

lembrei-me de algo que me aconteceu num charuto que tive...

Por vezes em curvas, parecia que o volante prendia... Na realidade ele não prendia, mas ficava super pesado. O culpado era um tensor da correia de acessórios e uma correia. Quando havia uma solicitação maior, a correia patinava na polie da correia, e como o carro era pesado, dava a sensação de que o volante ficava preso. Na realidade ficava era sem direcção assistida. em repouso parecia estar tudo ok...

Vê portanto também esses dois componentes e substitui. Se não resolver, pelo menos ficas já com parte da revisão feita ehehe.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

tonaikas
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 11 mar 2010, 20:19
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/11

Re: o meu e46 esta me a dar problemas na estabilidade

Mensagem por tonaikas »

Junglas Escreveu:lembrei-me de algo que me aconteceu num charuto que tive...

Por vezes em curvas, parecia que o volante prendia... Na realidade ele não prendia, mas ficava super pesado. O culpado era um tensor da correia de acessórios e uma correia. Quando havia uma solicitação maior, a correia patinava na polie da correia, e como o carro era pesado, dava a sensação de que o volante ficava preso. Na realidade ficava era sem direcção assistida. em repouso parecia estar tudo ok...

Vê portanto também esses dois componentes e substitui. Se não resolver, pelo menos ficas já com parte da revisão feita ehehe.
ok fica registado agradeço a ajuda a serio

Responder

Voltar para “Série 3”