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Roçar do volante
Enviado: 03 mar 2014, 14:51
por nlg
A minha primeira digamos que chatice do meu E90.
Ontem comecei a sentir um roçar do volante quando rodava para manobras ou virar em curvas ou mudanças direcção mais apertadas. Parece um roçar de plástico entre o volante e onde encaixa na coluna da direcção.
O que será? Como resolver? Já pus um pouco de spray "bala" mas nem assim.
Algumm problema em andar assim ate haver tempo para resolver a situação.
Já aconteceu a alguém especialmente algum bimmer.
obgdo
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 10:18
por nlg
Nunca aconteceu a ninguém estes sintomas
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 11:31
por nlg
Pelo andei a investigar, falam na fita do airbag que é a peça entre o volante e a coluna de direção, esta é a pior das hipoteses. A melhor é lubrificação do próprio veio onde o volante é apertado. Qualquer dos casos tem que se retirar o volante o que tenho receio pois há o airbag. Que cuidados a ter? É preciso desligar bateria? Que outros cuidados.
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 12:24
por Junglas
Desliga a bateria, para todo e qualquer trabalho que seja mexer em airbags...
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 13:58
por nlg
Junglas Escreveu:Desliga a bateria, para todo e qualquer trabalho que seja mexer em airbags...
Sim obgd pelo aviso, mas fico com a dúvida ao desligar bateria não vou ter chatices de perder configurações no carro ou gerar erros. E o rádio, IDrive, etc...
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 14:23
por 525_tds
Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.
Eu tive esse problema e tive mesmo de a trocar.
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 14:27
por nlg
525_tds Escreveu:Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.
Eu tive esse problema e tive mesmo de a trocar.
Como é que isto se lixa assim?
Já tive vários carros vendidos com mais de 140.000 kms e nunca até então qualquer problema destes.
Mas tb começo a pensar que será a fita de airbag pelo que tenho andado a ler. Que tipo de lubrificante spray ou algum tipo massa?
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 15:16
por nlg
525_tds Escreveu:Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.
Eu tive esse problema e tive mesmo de a trocar.
Por quanto é que te ficou a "brincadeira"?
O roçar que se ouve é o quê mesmo? È fricção entre o volante e esse anel/fita ou o q?
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 20:50
por 525_tds
nlg Escreveu:525_tds Escreveu:Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.
Eu tive esse problema e tive mesmo de a trocar.
Como é que isto se lixa assim?
Já tive vários carros vendidos com mais de 140.000 kms e nunca até então qualquer problema destes.
Mas tb começo a pensar que será a fita de airbag pelo que tenho andado a ler. Que tipo de lubrificante spray ou algum tipo massa?
wd40, lixa-se por ela também troquei uma vez há muitos anos e ficou bom desde ai, conta ai com uns 100 euros.
Só para teres uma ideia da peça:
http://www.ebay.ie/itm/BMW-E46-Coupe-St ... 33860e98d2
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 21:35
por marco pires
eu não aconselhava mesmo nada meter o wd40, aliás não aconselho meter mesmo nada de lubrificantes nessas partes electricas.
o melhor mesmo é mudar o colar o mais rápido possivel.
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 21:38
por 525_tds
marco pires Escreveu:eu não aconselhava mesmo nada meter o wd40, aliás não aconselho meter mesmo nada de lubrificantes nessas partes electricas.
o melhor mesmo é mudar o colar o mais rápido possivel.
O wd40 não estraga partes eléctricas, aliás repele humidade das fichas, mas tudo tem de ser feito com conta peso e medida.
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 21:56
por marco pires
o wd40 não é um lubrificante, é um repelente de agua e humidade tal como disseste (wd= Water Displacement).
em principio o problema dele não será humidade e mesmo que fosse é um erro usar wd40 nas parte electricas e electrónicas.
o wd40 tem como base principal oleo mineral e uma serie de quimicos que impedem que entre em ebulição a quente, o filme que se fixa ás peças tende a desaparecer com o tempo ficando apenas a base mineral que não sendo um oleo base e portanto não lubrificante vai acabar por criar exatamente o contrário do desejado, vai criar resistencia que tende a agravar-se com a contaminação de pó e outros residuos que são atraidos como um iman.
para alem disso é muito agressivo para plásticos.
desaconselho totalmente o uso do wd40 em tudo o que seja electrico e electrónico, mas claro cada um é que sabe de si...
sem que me tenha baseado nisto na opinião que estou a dar (dou-a por experiencia própria), aproveitem e vejam as respostas que deram quando alguem perguntou se era boa ideia aplicar wd40 num computador (partes electricas/electrónicas):
http://answers.yahoo.com/question/index ... 301AAtL89L
Re: Roçar do volante
Enviado: 04 mar 2014, 22:15
por germanii
O w40 è eficas ,mas so se for metido fio por fio caso contrario pode fazer estragos.
Re: Roçar do volante
Enviado: 05 mar 2014, 10:04
por nlg
525_tds Escreveu:nlg Escreveu:525_tds Escreveu:Isso é a fita do airbag lixada, mas desmonta e lubrifica com cuidado pode ser que resolva por uns tempos.
Eu tive esse problema e tive mesmo de a trocar.
Como é que isto se lixa assim?
Já tive vários carros vendidos com mais de 140.000 kms e nunca até então qualquer problema destes.
Mas tb começo a pensar que será a fita de airbag pelo que tenho andado a ler. Que tipo de lubrificante spray ou algum tipo massa?
wd40, lixa-se por ela também troquei uma vez há muitos anos e ficou bom desde ai, conta ai com uns 100 euros.
Só para teres uma ideia da peça:
http://www.ebay.ie/itm/BMW-E46-Coupe-St ... 33860e98d2
Então som "roçar" não é volante com isto. É mesmo o rodar da peça sobre si mesma.
Re: Roçar do volante
Enviado: 05 mar 2014, 11:06
por nlg
Não percebo nada, pelo li por N testemunhos na net em sites nacionais e outros internacionais realmente este problema ocorre inclusive em bimmers. Mas em nenhum sabem determinar a causa exata, uns é porque é o tempo frio ou quente e depois o barulho passa. Outros é desmontam o volante lubrificam com spray à base de tabliers e aquilo passa.
Qualquer das formas já falei com uma pessoa que me vai ajudar a desmontar aquela zona e perceber o que se passa e tentar eliminar o roçar e sim na pior das hipóteses ter que ser a fita de airbag nova.