CDV - Alguém já retirou?

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
awmelo
Membro Iniciado
Mensagens: 43
Registado: 19 nov 2010, 22:44
O meu Carro:: BMW 316i e46 115cv 2003
Localização: Matosinhos

CDV - Alguém já retirou?

Mensagem por awmelo »

Boa noite a todos,
Já há algum tempo que reportei aqui um problema que vem afetando a condução do meu 316i de 2003 (1.6 16v DOHC). Uma quebra de potência momentânea ao mudar de velocidade, especialmente de 1º para 2ª e 3ª para 4ª. É uma espécie de fosso irritante que só não ocorre se o levantar do pedal de embraiagem for feito muito lentamente. Apesar de dois tópicos aqui abertos e de muitos diagnósticos de várias oficinas (teste de máquina BMW sem qualquer ocorrência de erro de motor, ensaio com outra MAF, ensaio da borboleta, etc...), ainda ninguém conseguiu perceber o que se está a passar, mantendo-se este sacudir irritante sempre que levanto o pedal de embraiagem normalmente. Mais, tenho a certeza que não tem nada a ver com o motor pois a falha ocorre em determinado ponto do pedal da embraiagem, independentemente da rotação ou esforço do motor.
Até que, depois de muito vasculhar pela net, dei com outra pessoas que se queixam do mesmo, e o problema parece residir numa simples válvula denominada CDV (Clutch Delay Valve), havendo inclusivamente marcas que fornecem uma peça que anula essa dita CDV e deixa todos satisfeitos: http://zeckhausen.com/cdv.htm
Já alguém anulou essa válvula, que em português denomina-se Válvula Estranguladora (agora percebo o nome... :evil: )
Agradeço as vossas respostas e opiniões.
Obrigado

Avatar do Utilizador
wurth
Membro Gold
Mensagens: 1409
Registado: 01 out 2006, 13:07
O meu Carro:: E46 320td '02
Localização: Cartaxo

Re: CDV - Alguém já retirou?

Mensagem por wurth »

Ha quem retire ou altere o diametro para permitir mais fluxo.

Se quiseres comprar uma valvula para alterar envia-me uma MP.

Avatar do Utilizador
awmelo
Membro Iniciado
Mensagens: 43
Registado: 19 nov 2010, 22:44
O meu Carro:: BMW 316i e46 115cv 2003
Localização: Matosinhos

Re: CDV - Alguém já retirou?

Mensagem por awmelo »

wurth Escreveu:Ha quem retire ou altere o diametro para permitir mais fluxo.

Se quiseres comprar uma valvula para alterar envia-me uma MP.
Gostava de ter algumas opiniões de membros que já retiraram a válvula ou se já alguém teve uma avaria da CDV.
Pelo que vi, pode-se simplesmente retirar / anular a válvula. Não percebo qual a diferença uma vez que a válvula modificada é simplesmente uma peça aberta macho/fêmea, sem qualquer função a não ser a de preencher o espaço "vago" deixado pela válvula original.
Mas se a melhor solução for mesmo essa, contacto-te

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: CDV - Alguém já retirou?

Mensagem por Junglas »

A CDV está lá apenas para ajudar a reduzir a pancada no bimassa.

No início estranhei imenso, mas depois habituas-te.
PAra mim, o benefício de lá estar a valvula supera as perdas, portanto, deixei ficar.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
Notlim
Membro Gold
Mensagens: 4250
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING
Localização: Norte

Re: CDV - Alguém já retirou?

Mensagem por Notlim »

Eu retirei, e nunca mais voltou para lá... Não precisas de comprar nada, é retirar e aparafusar o tubo como se a CDV não existisse. Experimenta, se não gostares tens bom remédio, voltas a colocar...

Avatar do Utilizador
awmelo
Membro Iniciado
Mensagens: 43
Registado: 19 nov 2010, 22:44
O meu Carro:: BMW 316i e46 115cv 2003
Localização: Matosinhos

Re: CDV - Alguém já retirou?

Mensagem por awmelo »

Já retirei, e que diferença!
Acabou o "baloiçar" típico qd se anda devagar em 1ª ou em manobras e a caixa ficou bem mais macia, para além de ter reduzido a "pancada" na transmissão quando se engrena a 1º velocidade. O pedal da embraiagem ficou ligeiramente mais duro mas o benefício supera largamente essa ligeira desvantagem. Francamente não sei para que colocaram a lá a dita CDV pois a facilidade de condução sem ela é muito superior.

Responder

Voltar para “Série 3”