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Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 21 set 2015, 10:31
por nlg
Boas,
Precisava de uma dicas das vossas experiências,
Tenho a sensação que o meu carro está a fugir a partir dos 160km/h, parecia que fica instável. Por vezes até penso que estão ventos fortes laterais, mas não ainda mais é um carro pesado.
Será a direção a precisar de alinhamento, os pneus são "novos" tem cerca de 10000 km feitos.
Serão os amortecedores da frente que acho que já não estão tão em forma?
É uma sensação estranha parece que fica com almofada de ar por debaixo.
Obrigado!
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 21 set 2015, 19:04
por Almeidafe
Já tive os mesmos sintomas, no meu caso a direcção ficava muito leve, mas era a partir dos 200km/h.
Como podem ser várias as causas, a minha sugestão é começares a despistar do mais barato para o mais caro
1) ver pressão correta dos pneus (pequenas mudanças fazem grandes diferenças)
2) calibrar rodas e alinhar direcção num local BOM, onde te calibrem o ponto 0 do carro (Almeida&Lamas por exemplo)
3) verificar sinoblocos e mudar se o tempo/Kms/estado o justificar
4) verificar suspensões
No meu caso, eram os sinoblocos.
Boa sorte !
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 21 set 2015, 20:47
por marco pires
sim, o alinhamento total atrás e à frente de convergencia e divergencia é o melhor que tens a fazer, e já agora mandar calibrar as rodas pois quem sabe se não pode ter caido algum peso.
se continuar fazeres um teste aos amortecedores para veres a percentagem de eficácia que ainda tem, valores muito baixos tais como 20% é trocar por novo.
verificar o estado dos braços da direcção se tem folgas.
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 21 set 2015, 21:52
por nlg
Almeidafe Escreveu:Já tive os mesmos sintomas, no meu caso a direcção ficava muito leve, mas era a partir dos 200km/h.
Como podem ser várias as causas, a minha sugestão é começares a despistar do mais barato para o mais caro
1) ver pressão correta dos pneus (pequenas mudanças fazem grandes diferenças)
2) calibrar rodas e alinhar direcção num local BOM, onde te calibrem o ponto 0 do carro (Almeida&Lamas por exemplo)
3) verificar sinoblocos e mudar se o tempo/Kms/estado o justificar
4) verificar suspensões
No meu caso, eram os sinoblocos.
Boa sorte !
Qual a melhor pressão para este tipo carros considerando o caso do E90 177cvs sedan com roda 16 205/55. Tenho uns Continental
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 22 set 2015, 18:58
por Almeidafe
nlg Escreveu:Almeidafe Escreveu:Já tive os mesmos sintomas, no meu caso a direcção ficava muito leve, mas era a partir dos 200km/h.
Como podem ser várias as causas, a minha sugestão é começares a despistar do mais barato para o mais caro
1) ver pressão correta dos pneus (pequenas mudanças fazem grandes diferenças)
2) calibrar rodas e alinhar direcção num local BOM, onde te calibrem o ponto 0 do carro (Almeida&Lamas por exemplo)
3) verificar sinoblocos e mudar se o tempo/Kms/estado o justificar
4) verificar suspensões
No meu caso, eram os sinoblocos.
Boa sorte !
Qual a melhor pressão para este tipo carros considerando o caso do E90 177cvs sedan com roda 16 205/55. Tenho uns Continental
Deves ter essa informação na porta do carro e no manual.
varia as pressões entre o carro sem e com carga até encontrares o ideal para ti.
Há umas fórmulas para chegar a pressão ideal, com base no peso por roda e 'load' que tens nos pneus, mas começa pelo básico.
No MEU caso, E93, com coilovers e equilibrado em balanças usei as belas das fórmulas (no fim do dia é física) e cheguei aos valores de 2.4. / 2.6
Se tiveres curiosidade em aprofundar o tema
http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=358
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 26 set 2015, 20:12
por nlg
Hoje fiz a A1 Carregado-Lisboa e aproveitei e meti mais ar nos pneus pus em todos 2.6 bar (35 kg) pareceu que o carro estava mais estável mais ainda senti uma ligeira sensação fugidia ali nos 180 km/h. Terei que mandar alinhar e calibrar a rodas todas novamente. Para ter a certeza que nesse campo está ok. Como pus pneus novos há 1 ano Continental (não são runflat) e na altura não foi alinhado pq não quis que mexessem como tinha sido alinhado à pouco tempo e parecia-me na altura tava tudo ok. Mas agora tem que ser. De resto o "sacana do carro" é mesmo avião quer é andar é rapido a atingir velocidade mas tb é rápido a reduzir e seguro na travagem. Dois 2 anos a caminho de 3 anos de muita satisfação com o carro.
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 26 set 2015, 20:24
por germanii
Respeita as normas para os Teus pneus muito cheios vais desgastalos..
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 04 out 2015, 12:25
por nlg
Já levei o carro a uma casa de alinhamentos direcção e era o alinhamento traseiro que estava bastante desalinhado. Este carro alinha às 4 rodas. Melhorou bastante, mas parece-me que de facto terei que ir ver dos amortecedores. Quando passo em sítios irregulares oiço muito um "tchac" "tchac" que me parecem ser os de detrás. Os amortecedores afectam bastante a estabilidade de um carro.
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 18 nov 2015, 12:44
por nlg
Levei o carro ao Manel dos Pneus no Feijó-Almada porque ainda sentia um ligeiro fugir para direita do carro. Pôs o carro na máquina de alinhar e de facto o eixo-traseiro tava alinhado, mas no entanto à frente havia um desvio ainda, coisa que na casa anterior disseram que tava mas afinal não.
O senhor aconselhou-me para melhor rentabilizar a durabilidade dos pneus trocá-los de frente para trás e vice-versa, calibrar, a cada 10.000 km. Assim sendo como já os fiz desde há 1 ano que os tenho vou agora num fim de semana destes tratar disso. Quanto a pressão coloquei 2.2 à frente e 2.3 atrás, pneus não Run-Flat (normais).
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 18 nov 2015, 21:58
por marco pires
nlg Escreveu:Levei o carro ao Manel dos Pneus no Feijó-Almada porque ainda sentia um ligeiro fugir para direita do carro. Pôs o carro na máquina de alinhar e de facto o eixo-traseiro tava alinhado, mas no entanto à frente havia um desvio ainda, coisa que na casa anterior disseram que tava mas afinal não.
O senhor aconselhou-me para melhor rentabilizar a durabilidade dos pneus trocá-los de frente para trás e vice-versa, calibrar, a cada 10.000 km. Assim sendo como já os fiz desde há 1 ano que os tenho vou agora num fim de semana destes tratar disso. Quanto a pressão coloquei 2.2 à frente e 2.3 atrás, pneus não Run-Flat (normais).
eu tambem ando com um pequeno problema de alinhamento, por acaso meteram pesos no carro quando alinharam?
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 19 nov 2015, 14:26
por nlg
marco pires Escreveu:nlg Escreveu:Levei o carro ao Manel dos Pneus no Feijó-Almada porque ainda sentia um ligeiro fugir para direita do carro. Pôs o carro na máquina de alinhar e de facto o eixo-traseiro tava alinhado, mas no entanto à frente havia um desvio ainda, coisa que na casa anterior disseram que tava mas afinal não.
O senhor aconselhou-me para melhor rentabilizar a durabilidade dos pneus trocá-los de frente para trás e vice-versa, calibrar, a cada 10.000 km. Assim sendo como já os fiz desde há 1 ano que os tenho vou agora num fim de semana destes tratar disso. Quanto a pressão coloquei 2.2 à frente e 2.3 atrás, pneus não Run-Flat (normais).
eu tambem ando com um pequeno problema de alinhamento, por acaso meteram pesos no carro quando alinharam?
Não!
Falaram-me como referi, para lá ir em breve trocar as rodas de trás para frente e vice-versa e calibrarem para poupar pneus
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 19 nov 2015, 20:36
por marco pires
e ficou bom?
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 21 nov 2015, 18:28
por nlg
Epá há qualquer coisa que acho que dantes não fazia, mas acho o carro sendo um carro pesado, está muito sensível aos ventos laterais. Acho que um carro destes devia mostrar mais segurança do que está neste momento. Noto a partir dos 140 km/h. Ainda hoje na A2 Almada, Fogueteiro, tá bem que tava muito vento ainda assim não é motivo
Parece-me que foi de um dia para o outro. O carro não tava assim. A direcção está alinhada, o eixo traseiro tb. Pneus têm 10.000 km feitos, Continental Contact Premium (não Run-Flat).
Agora quando trocar pneus de trás para frente e voltar a calibrar a ver se nota alguma coisa para melhor.
O que eu desconfio que possa ser, talvez os amortecedores não estejam famosos, oiço um tchac-thac em piso irregular.
A pressão dos pneus já não sei bem o que colocar. Se os ponho mais duros ou menos duros. Agora que há qualquer coisa há. Um S3 não era para ir a 140km/h com ventos laterais e um gajo vai ali encolhido.
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 21 nov 2015, 23:34
por marco pires
desse problema sofro eu tambem, penso que o alinhamento para ficar mesmo decente tem que ser com os pesos e os valores da bmw.
ainda abri um tópico se alguem sabia onde fazer isso em condições, mas pelos vistos o pessoal deve alinhar os carros em casa e então ninguem sabe
o melhor mesmo pelo que vejo é levar à marca e alinhar, é mais caro é certo mas com o dinheiro que já gastei em alinhamentos cá fora já tinha alinhado umas duas ou três vezes na bmw, enfim.
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Enviado: 22 nov 2015, 19:46
por nlg
Daquilo que tenho lido e daquilo que ando a analisar do carro, é mesmo o amortecedores que devem tar na sucata. O carro tem kuase 135.000 km ainda devem ser os de origem.