Página 1 de 9

"Bug" estrutural E36

Enviado: 16 jan 2006, 22:02
por metale
Já ouvi k este problema já havia nos E30, mas não confirmei.

Trata-se da moldura inferior traseira (alguem k saiba o nome técnico em português; acho k é aquilo por cima do diferencial), que veio de fábrica demasiado fraca (excepto em ///Ms, que já vinham reforçados, deve-se ter lembrado...), o metal é demasiado fino e os suportes de borracha acabam por ser arrancados de lá trazendo um bocadão... :shock:

Concenso geral é k acontece mais em carros:

- conduzidos à bruta (especialmente se andarem em trackdays, etc);
- k façam muitos arranques a largar a embriagem;
- que nunca mudem os ditos suportes de borracha (parecidos com os suportes da caixa de velocidades, etc), sendo k eles acabam por secar, perder a flexibilidade e ficam ali a forçar;
- suspensões muito duras;

mas pode acontecer em carros stock, embora não tão cedo nem tão provavelmente.

Ver fotos até doí no coração :cry: até pk parece k o arranjo não é nada barato (mto metal e mta soldadura)...

Imagem

Imagem

Quando forem ao mecânico ele k veja como é k estão os ditos suportes e os suportes e parafusos dos braços da suspensão traseira, e podem assim evitar mtos dissabores... Também existem reforços, mas não sei se em Portugal há alguma coisa. O melhor remédio é mesmo a prevenção.

Enviado: 16 jan 2006, 22:17
por jnuno
ola'

vai a http://www.mycarstats.com/ e confirma lá essa informação. Creio que relatam o mesmo problema ou semelhante, principalmente nos 328i, mas confirma.

jnuno

Enviado: 16 jan 2006, 22:42
por metale
Não encontrei lá nada.

Mas nos bimmerforums.com, o 325 (o E36 6 cilindros mais acessivel/comum por lá) tem uma série de casos.

Enviado: 17 jan 2006, 01:14
por Ildefonso
Ja ouvi dizer que acontece muito nos e36 compact devido a suspensao ser a dos e30...

Enviado: 17 jan 2006, 07:42
por Jackyl
As imagens são do teu carro?

Aquilo amarelo, parece a espuma do banco.

Enviado: 17 jan 2006, 10:45
por DNT
Ainda não tinha ouvido falar nisso!
Boa altura para verificar ;)

Enviado: 17 jan 2006, 11:00
por jeancsb
:shock: Tou Parvo da minha alma!

Enviado: 17 jan 2006, 11:03
por Cokas
Eu dou muita coça ao meu, e já fiz alguns check-up às gizos do meu carro e nunca notei nada...

Mas é melhor voltar a verificar... :driving

Enviado: 17 jan 2006, 12:10
por metale
Jackyl Escreveu:As imagens são do teu carro?
Nop, deus me livre! :shock:

É um dos casos no bimmerforums.

Enviado: 17 jan 2006, 14:14
por powerslave
Hmmm... as férias haviam de servir para alguma coisa... já tenho que fazer. Vou fazer uma verificação.

Grato pela dica,
powerslave

Enviado: 17 jan 2006, 15:59
por m compact
Ildefonso Escreveu:Ja ouvi dizer que acontece muito nos e36 compact devido a suspensao ser a dos e30...
é pior! :shock: :shock: :shock: ui ui expliquem lá melhor o sitio que eu nao estou a perçeber mt bem :shock: :shock:

Enviado: 17 jan 2006, 16:20
por metale
m compact Escreveu:
Ildefonso Escreveu:Ja ouvi dizer que acontece muito nos e36 compact devido a suspensao ser a dos e30...
é pior! :shock: :shock: :shock: ui ui expliquem lá melhor o sitio que eu nao estou a perçeber mt bem :shock: :shock:
Não sei se é pior, pk ouço mais p problema nos E36 k nos E30, e a subframe do E30 era da mesma "qualidade", por isso não é problema dessa geometria de suspensão.

Levantas o carro (ou colas a cara ao chão, mas é mto mais dificil), olhas por debaixo da traseira e é fácil de identificar. Não sei é o nome...

Enviado: 17 jan 2006, 19:14
por m compact
bem lá vou eu inspecçionar o meu compact :roll:

Enviado: 17 jan 2006, 20:08
por powerslave
Os pontos de fixação do apoio da caixa já tiveram que ser reforçados no meu, mas isto que referes, metale, é junto ao diferencial (calculo eu pela foto), certo?

Cumps,
powerslave

Enviado: 17 jan 2006, 20:15
por metale
Certissimo, é atrás. Tanto k o nome em inglês é "rear subframe".