R_P_J Escreveu:Boas pessoal , ontem troquei as minha jantes 16"por umas de 17" com pneus 225-45-17 e agora quando passo por estradas com piso irregular fico com a frente muito instável , por exemplo tenho aqui perto de casa uma estrada que a uns tempos foi aberta uma vala longitudinalmente com cerca de 50cm de largura para passagem de tubagens de gás que agora depois de coberta ficou ligeiramente mais baixa e quando passo por cima dela com as roda do lado esquerdo da frente sinto um grande puxão no volante para a esquerda e a carrinha foge-me tambem para a esquerda o que não me acontecia com as jantes 16". Acham isso normal

Vocês que já mudaram de 16 para 17 notaram alguma diferença em especial no comportamento da direcçao

Boas
Apanhei um susto desses com um Calibra Turbo 4X4 que eu tive há uns 12 anos atrás e já estava prevenido...
Em primeiro lugar tens uns pneus mais largos e principalmente são
novos. É sabido que nos primeiros kms ( dependendo da condução, 700 a 1000 kms ) dever-se-á circular com precaução, pois o piso do pneu novo não tem a mesma aderência de um usado com bom rasto. Não é por acaso que por exemplo na Formula 1 se montam pneus com 1/2 voltas de utilização, isto apesar da tecnologia de ponta que eles têm.
A agravar esta menor aderência, tens o facto do piso do pneu ser agora maior, devido a teres aumentado as medidas. Desculpa o exemplo, mas imagina-te com uns sapatos novos ( são os nossos pneus

), enquanto a sola não perde aquela "goma", eles escorregam bastante. O mesmo acontece com os pneus novos.
Depois há outro factor importante, que não sei se foi o teu caso, mas aproveito para aqui referir.
Abro aqui um parentesis para aconselhar a quem quiser colocar uns bons amortecedores a optar por uma boa marca com regulação. Entre os mais conhecidos e acessiveis, lembro-me dos Koni Sport ( amarelos ) que podem ser regulados em dureza. Quem quer ir mais alem e ter um óptimo conjunto, os amortecedores Bilstein são na minha opinião uma das melhores, senão a melhor opção. Os Bilstein PSS ( Professional Suspension System ) regulaveis em altura e dureza são caros mas muitissimo bons. Para quem quiser gastar ainda mais, há sempre os Bilstein Motorsport usados em competição, que tambem se vendem aos particulares.
Em Portugal costumam vender-se Bilstein das linhas mais economicas, como a Spint ou Sport, que apesar de bons, ficam longe dos atrás mencionados. Talvez por isso não se fale muito por cá desta marca, que se não for a melhor, é uma das melhores a nivel mundial.
Montei uns Bilstein no M3 que tive e posso garantir que todo o dinheiro que paguei foi bem empregue.
Fechando este parentesis e continuando. Porque é importante ter amortecedores/suspensões reguláveis? Porque as suspensões mais duras, por vezes apelidadas de desportivas, nem sempre são as que dão maior eficácia ao veículo em termos de comportamento. Tudo depende do tipo de piso e das irregularidades que o mesmo possa ter.
Por exemplo, se queremos fazer um trajecto de terra batida ou mesmo de alcatrão com muitas irregularidades, convirá termos uma regulação mais suave na suspensão/amortecedores. A suspensão mais suave irá evitar que o carro tenha um comportamento demasiado saltitante ( que teria com suspensão mais rigida ), perdendo eficácia.
Se pelo contrário, formos conduzir para uma estrada com bom piso de alcatrão, convem termos uma regulação mais dura para uma maior eficácia em curva. O equilibrio do conjunto mola-amortecedor é muito importante e nem sempre é facil encontrar o equilibrio perfeito ( até pilotos experientes admitem com frequencia ter escolhido uma má regulação ). Contudo esta pequena verdade: mau piso=suspensão mais suave, bom piso=suspensão mais dura, poderá ajudar a melhorar imenso o comportamento dos nossos carros. isto para quem opte por este tipo de suspensão regulavel.
Voltando ao tema deste tópico, será que a frente instavel que sentes não se deverá, alem dos pneus novos, a algum aumento de rigidez que tenhas feito na suspensão? É normal esse tipo de reações em suspensões mais duras e em pisos irregulares.
Recordo tambem que ao baixares o perfil do pneu, todo o conjunto se tornou mais sêco, o que tambem poderá ter a sua contribuição.
Quero tambem aqui relembrar, apesar de não ter relação com os sintomas que referiste, que nem sempre um pneu mais largo é a melhor opção. Como sabemos, quando conduzimos em pisos escorregadios, pneus mais estreitos são sempre mais eficazes.
Cumprimentos