Saiba tudo sobre o VTECAnusko Escreveu:Eu tive um Honda cá em casa e feliz o dia em q ele se foi...
Agora continuo a não perceber a NÃO comparação entre o VTEC e a sobrealimentação.
Muitos compram um Honda sem ao menos saber que existe o VTEC.
Aproveite este tópico para conhecer e tirar todas suas dúvidas sobre
esta tão comentada tecnologia desenvolvida pela Honda.
VTEC - Variable valve Timing and Electronic lift Control
Um sistema desenvolvido para obter torque em baixas rotações
e desempenho em altas rotações, tecnologia desenvolvida na F1.
A grosso modo, este sistema é uma solenóide que aciona um eixo
no cabeçote do motor, travando os balancins, desta forma o dente
maior do comando de válvulas faz com que as válvulas obtenham um
curso maior de abertura, quando acionado o motor obtém um fluxo maior.
Vejas as figuras abaixo para entender melhor.


SOHC - Single OverHead Camshaft
Alguns modelos vem equipados com motor SOHC
com um único comando de válvulas, os modelos SOHC VTEC
possui o sistema VTEC somente na admissão.
DOHC - Dual OverHead Camshaft
Alguns modelos vem equipados com motor DOHC
com duplo comando de válvulas, os modelos DOHC VTEC
possui o sistema VTEC tanto na admissão quando na exaustão.
VTC - Variable Timing Control
Alguns modelos vem equipado com este sistema, que é um
ajuste fino no ganho do comando de válvulas, acionado para
avançar ou retardar o comando, este sistema proporciona uma
maior curva de torque e potência resultando em alta economia e desempenho.
Acionado hidraulicamente, localizado em uma das polias do
comando de válvulas, falando a grosso modo, é como se fosse polias
reguláveis, reguladas automaticamente.
Figura 1. VTEC Desativado, funcionamento em baixas rotações.
O VTEC está desligado, veja o dente Azul do comando, pressionando
o balancim (Amarelo), que sem o eixo, está desativado.
Nesta posição o Dente menor do comando pressiona os balancins
Laranjas, fazendo com que a abertura das válvulas sejam menores
obtendo torque em baixas rotações.
Figura 2. Acionando o VTEC.
Em uma determinada rotação o VTEC é acionado, ativando a solenóide
que pressiona o eixo que irá travar os balancins no momento exato do
seu alinhamento. A partir deste momento os balancins serão comandados
pelo dente maior do comando (dente azul), pressionando o balancim
(amarelo) travado através do eixo aos outros balancins (Laranja),
fazendo com que as válvulas tenham maior curso de abertura.
Figura 3. VTEC Acionado, funcionamento em altas rotações.
Como vocês podem ver na figura o curso de abertura das
vauvulas é muito maior, assim o motor tem alto desempenho
em altas rotações, com maior fluxo.
(retirado de http://www.hondaclub.com.br/internas.as ... c=64&Ss=89)
Exemplo:
http://www.honda-marine.com/DisplayVide ... v=VTEC.wmv
Ainda achas justo igualar um motor VTEC com um motor turbinado? LOL
Toma la entao um VTEC turbinado... de um conhecido meu...
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Ok, isto e' um Clube BMW... mas nao sera' por isso que deixaremos de gostar e aperciar outras marcas lol