Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempenho ?

Área de discussão geral

Moderador: Staff

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

marel Escreveu:
luisinho Escreveu:faikon, de fabrica esta indicado que um carro com automaticas gasta mais que um com manual.

razoes possiveis?

numa subida tu geres o teu carro da melhor forma para poupar, numa automatica, ele gere para o carro andar, e nao para poupar.

um dos exemplos.

a minha indicação nao foi parado, pois ai gastam o mesmo.

agora em 1000 km verás que com automatica gasta mais. pouco.mas gasta.com o mesmo pé claro

conduçao desportiva vai para manual?

entao não achas sequencial melhor que manual?em competiçao é usado sequencial e não manual.

as caixas manuais foram inventadas a mais de 30 anos te garanto, e tb te garanto, que desde o me E46 versao 2001, portanto á 3 gerações atras, já nao encontravas nenhum homem a mudar mudanças mais rapidas que a SMG.

Neste momento vais na SMG2, nao sei se ainda mantem o mesmo nome no modelo M5 dos novos por exemplos.

Mas garanto-te que não ha nenhum carro com manuais que de mais prazer do que um com automaticas das novas.

para te dar um exemplo, penso que o M5 falando de bmw, não é vendido com mudanças manuais.

Por outro lado, penso que o carrega GT tem as duas versões.

eu não tenho duvidas, Automaticas, e se possivel com mudanças sequenciais com patilhas no volante, e isto sim já é um extra. pois sequenciais todas tem, agora com patilhas no volante já é outro andamento.
Alta confusão!!!
SMG significa SEQUENTIAL MANUAL GEARBOX, ou seja em Português, Caixa Manual Sequencial.
São caixas manuais, com UMA embraiagem sómente e, a mesma (embraiagem) é acionada por um dispositivo Electro-Hidraulico, comandado eléctronicamente. Daí os carros equipados com as caixas SMG não possuírem pedal de embraiagem, podendo por isto os menos esclarecidos, assumirem estar perante uma viatura, equipada com caixa automática. Nada mais errado.
No que diz respeito ao E60 (M5) hesiste ainda, a possibilidade de o condutor selecionar a opção automática de engrenagem das "mudanças de caixa"
Isto no fundo quer dizer que, aqui o "Computador" faz tudo por nós, basta-nos acelarar ou travar, mas para quem conhece caixas automáticas, nota logo que está perante uma caixa manual, embora intelegente.
No meu caso pessoal não sou muito adepto, desta opção, dou preferência ao modo sequencial (manual).
Um abraço a todos :D :D :D
A SMG é uma caixa automatica, é a caixa automatica "desportiva" da Bmw com as passagens mais rapidas e com afinação de tempos de passagem so existente nos "M´s" M3; M5; M6.

As steptronic são as caixas automaticas disponiveis para os restantes modelos e também têm a opção sequencial, ou seja de ser o condutor a colcoar as mudanças.

Espero ter esclarecido.

marel
Membro Iniciado
Registado: 12 nov 2007, 19:58

Mensagem por marel »

525_tds Escreveu:
marel Escreveu:
A SMG é uma caixa automatica, é a caixa automatica "desportiva" da Bmw com as passagens mais rapidas e com afinação de tempos de passagem so existente nos "M´s" M3; M5; M6.

As steptronic são as caixas automaticas disponiveis para os restantes modelos e também têm a opção sequencial, ou seja de ser o condutor a colcoar as mudanças.

Espero ter esclarecido.
Lamento ter que o informar que está COMPLETAMENTE enganado.
Se considerar como caixas manuais, somente aquelas com o selector (alavanca), para o condutor manualmente engrenar a respectiva relação de caixa, então está também, completamente desatualizado da realidade, dado que a técnologia tem evoluído e, como tal já à algum tempo hesistem caixas de velocidades MANUAIS com selectores automatizados como as caixas SMG, por exemplo.
Uma caixa de velocidades manual está acopolada ao motor através de uma ou duas embraiagens (isto nos modelos máis recentes e, quiçá, topo de gama), enquanto na caixa automática, esse acopolamento é feito através de um conversor de binário.
Só para relembrar: SMG=SEQUENCIAL MANUAL GEARBOX :roll: :roll:
BMW E60 M5 (ABRIL 2006)
507 razões para ir sentar o "c.." no mocho.

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Como queira...... :roll:

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

Amigos consultem a wikipedia ou o site da bmw e tirem essas dúvidas.

Lá é claro:

"A sequential manual transmission (or sequential manual gearbox) is a type of manual transmission used on motorbikes and high-performance cars or auto racing, where gears are selected in order, and random access to specific gears is not possible.

With traditional manual transmissions, the driver can move from any gear, to any gear, by moving the shifter to the appropriate position. This type of transmission is often referred to as a H-pattern because of the path that the shift lever takes as it selects the various gears. A clutch must be disengaged before the new gear is selected, to disengage the running engine from the transmission, thus stopping all torque transfer. In auto racing, this process is slow and prone to human error; hence the development of the sequential transmission. A true sequential transmission will very often use dog clutch engagement rather than the more usual syncromesh as fitted to a normal H-pattern road car gearbox. Engagement using dogs only requires a very brief interruption of engine torque to complete a shift into any adjacent gear. This allows shifting between gears without the use of the clutch. The clutch would normally be used only for standing starts."
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

marel
Membro Iniciado
Registado: 12 nov 2007, 19:58

Mensagem por marel »

matrix76 Escreveu:Amigos consultem a wikipedia ou o site da bmw e tirem essas dúvidas.

Lá é claro:

"A sequential manual transmission (or sequential manual gearbox) is a type of manual transmission used on motorbikes and high-performance cars or auto racing, where gears are selected in order, and random access to specific gears is not possible.

With traditional manual transmissions, the driver can move from any gear, to any gear, by moving the shifter to the appropriate position. This type of transmission is often referred to as a H-pattern because of the path that the shift lever takes as it selects the various gears. A clutch must be disengaged before the new gear is selected, to disengage the running engine from the transmission, thus stopping all torque transfer. In auto racing, this process is slow and prone to human error; hence the development of the sequential transmission. A true sequential transmission will very often use dog clutch engagement rather than the more usual syncromesh as fitted to a normal H-pattern road car gearbox. Engagement using dogs only requires a very brief interruption of engine torque to complete a shift into any adjacent gear. This allows shifting between gears without the use of the clutch. The clutch would normally be used only for standing starts."

Caro amigo, obrigado pela "citação" da WIKIPEDIA, em relação às caixas sequênciais.
No entanto, no que diz respeito às caixas SMG III, que equipam os actuais M5 e M6 da BMW, contrariamente ao que a referida citação diz, a embraiagem é SEMPRE actuada e, também podemos selecionar a relação de caixa que pretendemos, o que significa que poderemos "saltar" uma ou mais relações de caixa. A unica limitação que os M5 e M6 possuem neste "saltar" é precisamente nas reduções, (exe: de 5ª para 2ª), pois o comando dado pelo condutor é analizado pelo "computador" e, se por via de tal comando se excederem as 8250 RPM do motor , então em vez da 2ª ser selecionada será somente a 3ª, precisamente para que se evitem danos a nível da motorização.
O que acabei de expor é algo que, não só vem explicado nos manuais do utilizador, dos referidos modelos, como também já tive oportunidade o de confirmar, no meu próprio BICHAROCO.
Um abraço.
BMW E60 M5 (ABRIL 2006)
507 razões para ir sentar o "c.." no mocho.

bmwtouringcar
Membro Juvenil
Registado: 29 nov 2007, 13:08

Mensagem por bmwtouringcar »

Existe forma de verificar os níveis de fluidos das caixas automáticas como das manuais, é certo ? Isso é acessivel ? Onde se situam ?

Ora aqui está....

http://www.ehow.com/video_104_check-aut ... ssion.html
A gasosa tá cara...acho que vou comprar uma bicicleta....

scorp
Membro Iniciado
Registado: 03 mar 2008, 12:44

Mensagem por scorp »

o meu 320D e90 tem caixa auto de 2005... 5* :] agora e só perceber como usar esta caixa para o por a andar de lado :driving
Imagem

320D e90 Automatic >> Link!

bmwtouringcar
Membro Juvenil

entao e que tal sao as subidas ingremes com as caixas auto.....

NuNo_177
Membro Iniciado
Registado: 13 out 2007, 16:44

Mensagem por NuNo_177 »

Eu,muito pessoalmente,prefiro auto a manual.

Nao descai em subidas,nao vai a baixo,as passagens sao mais rapidas,existe risco praticamente inexistente de queimares embraiagens,etc.

Enfim,pessoalmente acho mais racional e mais comodo.E tambem mais desportivo,acho que consigo obter melhor rendimento e mais controlo sobre a maquina com transmissao auto.E tambem gosto de achar que nao é por acaso que os desportos motorizados de larga escala usam,na esmagadora maioria dos casos (F1,DTM,WTCC,por exemplo),caixas robotizadas de alguma especie.

Mas subjectividades e gostos pessoais à parte,nao sei se alguem aqui ja teve a oportunidade de experimentar a 7G-Tronic da Mercedes-Benz.Eu no X3 tenho auto de 6,e acho-a no minimo tao rapida e competente quanto a da Mercedes-Benz,a diferença reside no facto de a minha caixa auto ser uma caixa BMW auto "normal",enquanto que a da Mercedes é apregoada como sendo toda XPTO Especial de Corrida.

Abraço!
"Quando guiares à noite, olhares pelo espelho e vires 4 aneis a aproximar-se de ti a toda a velocidade,somos nós" - BMW Power.

BMW X3 (E83) 2.0d 177cv ///M Technik

bmwtouringcar
Membro Juvenil

NuNo_177 Escreveu:Eu,muito pessoalmente,prefiro auto a manual.

Nao descai em subidas,nao vai a baixo,as passagens sao mais rapidas,existe risco praticamente inexistente de queimares embraiagens,etc.

Enfim,pessoalmente acho mais racional e mais comodo.E tambem mais desportivo,acho que consigo obter melhor rendimento e mais controlo sobre a maquina com transmissao auto.E tambem gosto de achar que nao é por acaso que os desportos motorizados de larga escala usam,na esmagadora maioria dos casos (F1,DTM,WTCC,por exemplo),caixas robotizadas de alguma especie.

Mas subjectividades e gostos pessoais à parte,nao sei se alguem aqui ja teve a oportunidade de experimentar a 7G-Tronic da Mercedes-Benz.Eu no X3 tenho auto de 6,e acho-a no minimo tao rapida e competente quanto a da Mercedes-Benz,a diferença reside no facto de a minha caixa auto ser uma caixa BMW auto "normal",enquanto que a da Mercedes é apregoada como sendo toda XPTO Especial de Corrida.

Abraço!
Que tipo de caixa é a tua ?? Sequencial ?! Ou qual ?

Mas na altura de subires o carro procurará sempre a mudança adequada ao esforço que tiver a efectuar, meterá sempre as mudanças mais acima, certo, nunca esforçando demasiado o motor ???

scorp
Membro Iniciado
Registado: 03 mar 2008, 12:44

Mensagem por scorp »

no meu caso depende... se andar BEM devagar ele mete mudança ai nas 1.8 rpm's assim ke piso o acelarador ele reduz e estica ate as 4.2 rpm's e só muda ai...

off-topic: Uma duvida... neste e90 ke tenho agora qd piso o acelarador e ele começa a ganhar rotação o pedal de acelarador e puchado para baixo no e46 isto não acontecia.. alguem me consegue explicar o que é exactamente esta cena? piso ele vai até uma posição ganha rotação e o pedal e puchado para baixo mais um pouco...
Imagem

320D e90 Automatic >> Link!

NuNo_177
Membro Iniciado

Mensagem por NuNo_177 »

bmwtouringcar Escreveu:
NuNo_177 Escreveu:Eu,muito pessoalmente,prefiro auto a manual.

Abraço!
Que tipo de caixa é a tua ?? Sequencial ?! Ou qual ?

Mas na altura de subires o carro procurará sempre a mudança adequada ao esforço que tiver a efectuar, meterá sempre as mudanças mais acima, certo, nunca esforçando demasiado o motor ???
Tenho a Steptronic Auto de 6 velocidades.

Sim,em qualquer circunstancia a caixa vai seleccionar a marcha mais adequada para que o motor se esforce menos e consuma menos,e ganha memoria consoante o teu estilo de condução.

Podes conduzir em modo totalmente auto,ou deslocar a alavanca para a esquerda onde poderas guiar sequencialmente,sendo que ele automaticamente ignora passagens de caixa excessivamente baixas ou demasiado altas.Para a frente reduzes marchas e para trás aumentas.Igual às caixas do DTM ou WTCC.

O kick down é bem rapido e é mais rapido que o manual.Nao tenho os dados comigo,mas a caixa é de tal forma rapida e robotizada que manualmente seria impossivel conseguir uma passagem de caixa tao rapida.

Continuo a achar que caixas manuais dao mais "gozo" de condução e sao mais engraçadas,mas nada chega aos calcanhares das automaticas em termos de racionalidade,eficacia,performance,eficiencia,pragmatismo e conforto.Fazer milhares de milhoes de vezes pontos de embraiagem em filas,nao obrigado.E pessoalmente,consigo ser mais desportivo em auto.

Abraço!
"Quando guiares à noite, olhares pelo espelho e vires 4 aneis a aproximar-se de ti a toda a velocidade,somos nós" - BMW Power.

NuNo_177
Membro Iniciado

Mensagem por NuNo_177 »

Ao re-lêr os posts deste topico agora,nao tenho nada a acrescentar ao que disse o luisinho e o jonh530d.

E o meu conselho,bmwtouringcar,são as automaticas sem sombra de duvida,mas nao ha nada como te dirigires a um concessionário oficial e fazeres o test drive,para eliminares todas as duvidas e teres tu a tua propria opiniao (isso é o mais importante,tu é que tens que te sentir confortavel independentemente de tudo o que ouvires e te disserem.Eu gosto de auto,e se fosse eu a decidir era auto já,mas como nao sou eu quem vai guiar o teu caro...),e tomares a decisao.

Abraço!

bmwtouringcar
Membro Juvenil

NuNo_177 Escreveu:Ao re-lêr os posts deste topico agora,nao tenho nada a acrescentar ao que disse o luisinho e o jonh530d.

E o meu conselho,bmwtouringcar,são as automaticas sem sombra de duvida,mas nao ha nada como te dirigires a um concessionário oficial e fazeres o test drive,para eliminares todas as duvidas e teres tu a tua propria opiniao (isso é o mais importante,tu é que tens que te sentir confortavel independentemente de tudo o que ouvires e te disserem.Eu gosto de auto,e se fosse eu a decidir era auto já,mas como nao sou eu quem vai guiar o teu caro...),e tomares a decisao.

Abraço!
é a tal cena...é que manual sou....sempre...eu a manda no carro....e auto....é auto....eu nao mando....hehehehehehe

Á parte disso, é a questão das avarias.....que sao caras....porque se calhar até dava uma oportunidade às auto.....pq as hipoteses em manual estão a escassear....e já penso em auto....heheheeh ;)

NuNo_177
Membro Iniciado

Mensagem por NuNo_177 »

bmwtouringcar Escreveu:
NuNo_177 Escreveu:Ao re-lêr os posts deste topico agora,nao tenho nada a acrescentar ao que disse o luisinho e o jonh530d.

Abraço!
é a tal cena...é que manual sou....sempre...eu a manda no carro....e auto....é auto....eu nao mando....hehehehehehe

Á parte disso, é a questão das avarias.....que sao caras....porque se calhar até dava uma oportunidade às auto.....pq as hipoteses em manual estão a escassear....e já penso em auto....heheheeh ;)
Exacto...Se somos nós a mandar,nem sempre sabemos a que ritmo o motor se esforça menos e qual o ritmo mais adequado ao tipo de velocidade a que circulamos...Se for a transmissao automatica a ditar as regras,dá ao motor aquilo que ele precisa,quando ele precisa ;)

Bmwtouringcar, ao preço a que as reparações estão hoje em dia,qualquer avaria relacionada com caixa/transmissao/diferencial te vai sair bem cara,indepentemente de uma caixa manual ou automática.

E já que assim é,pessoalmente,optei pela automática por ser bem mais pratica e confortavel.Quando alguem passa a conduzir automaticas,so por uma grande desgraça é que volta às manuais e acredito que tal facto deve ter uma forte razao de ser.

Abraço e independentemente da escolha que faças,desejo-te felicidades a bordo da tua nova maquina!

Responder

Voltar para “Discussão Geral”