Boas pessoal!
luisfialho Escreveu: boas
ao ler este topico por completo nao posso deixar de manifestar a minha opiniao
porque, "por enquanto" ,ainda existem forums onde se discute matérias delicadas sem medo ou força das represalias
Na alemanha, onde estive a trabalhar durante algum tempo, aprendi como se deve respeitar regras mas com reversos da medalha
-Repugno completamente esses street racers que andam a fazer barulho e a acelerar dentro das cidades, os riscos sao enormes, crianças, idosos , etc,
mas andar ae a 120 km/hora é andar parado
-repugno individuos que depois de uma noite de farra embriagados metem a vida deles e a dos outros em perigo
repugno as forças policiais meterem se no fim das descidas para passarem multas, (todas as pessoas sabem , só vai para as forças policiais quem nao gosta de trabalhar ou nao sabe fazer nada)
comprar um detector de radares a meu ver, aos riscos de ser apanhado, nao compensa o custo
não podia estar mais de acordo contigo, excepto num aspecto: ainda não fiquei convencido a 100% quanto à subtileza dum detector de radares, se a sua descrição permite o uso sem correr o risco de ser detectado. Se o risco de ser detectado não for grande o valor do detector não seria um barreira, pelo menos, para muitos.
Quanto ao topico em si, apenas tenho a dizer algo que já disse noutro topico, cuja a discussão em si estava centrada nos limites de velocidade e no cumprimento do codigo da estrada em si:
Band3ras Escreveu: (...) actualmente vivo num país em que a maioria dos condutores (atrevo-me a dizer mais de 70%) cumprem o código da estrada ao rigor. na cidade é raro ver quem passa dos 50 km/h. claro que existem sempre os "putos" que acabaram de tirar a carta, que gostam de "dar nas vistas".
Quando o comportamento geral dos condutores é de respeitar o codigo da estrada, então torna-se ainda mais fácil respeitar o código. Comportamento gera comportamento: (quase) não existe o "se ele faz, eu também posso fazer".
Tem tudo a ver com a mentalidade das pessoas. Todos contribuem para o bem estar geral e as autoridades têem o seu papel fundamental de garantir que isso aconteça.
É triste reconhecer quem Portugal a mentalidade ainda está a uns anos-luz do que descrevi. no entanto não deixo de acreditar que isso aconteça..
Relembro agora as minhas férias em Portugal e a viagem que fiz. Mais de 6000kms feitos e admito que a viagem foi feita numa média de 160km/h, o que é alta, tendo em conta que é uma média total, incluindo portagens/paragens. É a terceira vez que faço esta viagem a Portugal (ida e volta,+/- 2300km para cada lado), a primeira que faço com esta carrinha (as outras 2 com uma Passat) e esta foi a primeira em que excedi os limites de velocidade e não me senti nem cansado, nem fatigado, nem sonolento, nem ... nada! (apenas puro prazer.)
As primeiras duas vezes que fiz a viagem, fi-la sempre dentro dos limites de velocidade, o numero de paragens para descanso aumentou e os níveis de cansaço e de fadiga foram tão altos que eu não pensava sequer fazer a viagem uma 3a vez.
Quero com isto tudo dizer que não existem paraísos, mas existe maior ou menor civismo por parte das pessoas. Nas cidades raramente excedo os limites de velocidade, nas AE confesso que o faço regularmente, mas não excedo nunca os 150km/h, nas que sei que não existem radares fixos/moveis e que estou a fazê-lo com segurança sem colocar em risco a vida de ninguém. Noto uma grande falta de civismo nas pessoas, em geral, na estrada. Mais ao Sul da Europa, vêem-se, de facto, grandes atentados nas estradas cometidos por muitos turistas, entre eles Portugueses(os ingleses são uns abusados!) que vão de ferias para Portugal, mas também se vêem muitos atrocidades cometidas por Portugueses nas estradas portuguesas. (a meu ver, na grande maioria são os portugueses que se destacam a nível de sinistralidade).
Os limites actuais de velocidade em algumas AE alemãs são inexistentes, em França, com boas condições climatéricas é de 130km/h, na Holanda a grande maioria das AE é de 100km/h, mas brevemente vão ser alterados para 130km/h.
As mentalidades mudam, o civismo aumenta numas sociedades, noutras degenera.
No entanto, uma coisa é certa: exceder os limites é sempre um risco e quem o faz arrisca-se a pagar por isso.
este assunto dava pano para mangas..
:lovebmw