Pessoal isso do Euroncap ainda tem que se lhe diga...
A EURONCAP não é um organismo independente, é co-financiado pelo estado francês. Acho que a EURONCAP tem usado os testes para promover as marcas francesas há muito tempo.
Os carros francesses são preparados para terem a nota máxima nos testes.
A Renault, e Citroen sao as marcas com mais carros com a pontuacao máxima de 37 valores. Estranho não?
Já agora porque é que a euroncap não faz teste à segurança activa???? (Segurança activa é aquilo que o carro tem que evita o acidente.)
Reparem, há "preciosidades" que levam a se obtenham bons ou maus valores nos testes:
O e46 testado foi o 316i, que teve apenas 4 estrelas, era o modelo antigo que já nem cumpria a normas europeias de segurança desde 2000. O 318 já tinha mais barras de protecção que este 316, mas a EURONCAP usou este 316 para o teste em 2001, numa altura até que já tinha saido o modelo novo pos-restyling com 6 airbags e com estrutura de chassi e portas reforçada. No modelo 318 e 320 (de 1999- 2005) nunca a EURONCAP fez o teste.
Claro que no teste do Mercedes C220 foi usado o ultimo modelo de 2001 (mais airbags e estrutura reforçada) e assim teve 5 estrelas. Desta forma, por causa da concorrencia, saiu a ganhar a mercedes que até tem fabrica em França e dá lá emprego a muita gente.
Depois, mesmo assim chegou-se ao ponto de penalizar o 316 porque a cor do vermelho dos cintos de trás nao era bem vermelho. Depois penalizou-se o carro porque um dos airbags nao abriu completamente (leiam o resumo do teste).
Em situação de acidente não é garantido que os airbags abram todos e isso tem levantado algumas duvidas na repeticoes constantes dos teste que a EURONCAP faz nos modelos franceses.
Assim nao custa obter pontuação máxima ou tentar penalizar a concorrência.
Depois de 2004-2005 os BMW passaram todos a a ter 5 estrelas desde que a BMW começou a fornecer motores para o grupo PSA. Resolvido. Agora já são todos bons, já faz parte da familia.
Para exemplificar as diferenças que falo, veja-se por exemplo os testes da IIHS, que detem as base de dados de todas as principais seguradoras mundiais e sobre a qual as seguradoras, por exemplo calculam o risco de cada modelo automovel. Veja-se que o e46 de 2001 teve um excelente teste:
http://www.iihs.org/ratings/rating.aspx?id=16
Mas também existem outras como a USCR, que também detem uma grande base de dados de milhões de acidentes em situação real e os resultados deles não batem certo com a EURONCAP pois consideram o BMW E46 como dos carros mais seguros do mundo. Acima do E46, que ficou no lugar 27, não há nenhum carro francês e mesmo a Mercedes, p.ex., só tem um que ficou em 6º mas não é o modelo de 2001, é o modelo de 1995-2000.
Não digo que este testes da EURONCAP não sejam importantes, mas convém olhar para os testes com uma certa distancia e principamente ler os resumos para se perceber o porquê das pontuações.
Nem tudo o que luz é ouro, e nem tudo o que parece mau, é realmente mau.