120d 177cv stock vs leon 170cv stock

Área de discussão geral

Moderador: Staff

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Re: 120d 177cv stock vs leon 170cv stock

Mensagem por ode_joy »

^ ... se for a velocidade constante, não vais a fazer quase pressão nenhuma para partir seja o que for.

E andar sempre a fundo, muito tempo, é mau para qualquer carro...
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

nunostiles
Membro Juvenil
Registado: 08 fev 2009, 13:59
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 2000

Mensagem por nunostiles »

Basta vermos o seguinte, o motor que aguenta mais km é um diesel atmosférico, a seguir, um gasolina atmosférico... um motor turbinado seja a gasolina ou a gasoleo tem sempre mais desgaste, nem há volta a dar. Tal como mais potencia, menos cilindrada, menos duração. Os miticos mercedes taxi, que faziam 1 milhao de km, não é segredo nenhum, um 3000cc diesel atmosferico com 70 cv e faz 1 milhão :) mas claro também nao "anda" nada... agora um bimmer a gasolina a fazer 300 ou 400 mil, é de se lhe tirar o chapéu.

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Há diesel a fazer esses km todos... Especialmente os 320d 136cv.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

por exemplo o meu compact da para ai uns 230...não arriscava ir assim muitos quilometros...claro que tambem tem muito haver com as rpm a que ele vai a fazer isto...o m3 pode ir do porto a lisboa a fundo a 290 ke não parte... :lol1

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

não concordo quando dizem que um gasolina atmosférico é mais durável que um turbodiesel.

os motores diesel tem uma construção mais robusta para aguentarem com maiores taxas de compressão, qualquer motor diesel é mais durável que um equivalente a gasolina, seja turbodiesel seja normalmente aspirado.

o que sofre num turbodiesel com uma condução sempre a abrir e altas rotações, não é o bloco em si, mas o turbo.
o turbo é um periférico do motor que pode ser substituido de forma relativamente fácil, e se tiver sempre uma manutenção adequada (ser revisionado e calibrado a cada 120 mil kms), dura muitos milhares de kms.

junta-se a isto o facto de toda a linha de escape de um diesel ser muito mais durável que a de um gasolina, isto porque o gasoleo não emite gases corrosivos como acontece com a gasolina, é tambem mais eficiente na queima em cerca de 36% ou até mais, ao funcionarem a rotações mais baixas tambem aqui os componentes móveis tem menos desgaste.

portanto um motor diesel é e será sempre mais durável que um motor a gasolina, seja turbodiesel ou atmosférico, no caso dos trubodiesel há de facto e tal como referi a questão do turbo, mas o turbo é uma coisa e o bloco é outra, e portanto esse facto não altera um unico ponto na questão de quais são os mais duráveis (gasolina vs turbodiesel), porque de facto um turbodiesel será sempre em sem margem para duvida um motor mais robusto e com capacidade para fazer quilometragens sem serem abertos, que os gasolina nunca conseguirão.

assim, tenho por ponto assente o seguinte na questão da durabilidade:

1º- diesel atmosférico.
2º- turbodiesel.
3º- gasolina atmosférico.
4º- gasolina turbo.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

tony ramos
Membro Junior
Registado: 20 jul 2010, 20:25
O meu Carro:: 318ci e46 valvetronic 320d

Mensagem por tony ramos »

marco pires Escreveu:
1º- diesel atmosférico.
2º- turbodiesel.
3º- gasolina atmosférico.
4º- gasolina turbo.

não concordo !!ate me parece estupido dizer que um turbodiesel 2000cm3 consegue ser mais resistente que um a gasolina 2000cm3 atmosférico !!isso é como por areia nos olhos que antigamente era verdade agora???para mim sera!!
1º-diesel atmosférico
2º-gasolina atmosférico
3º-turbodiesel
4º-gasolina turbo

marco pires
Moderador do Fórum

sem ofensas sff.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

DsMode
Membro Juvenil
Registado: 31 jan 2013, 00:50
O meu Carro:: e92

Mensagem por DsMode »

apagar
08' E92 ALPINWEISS 3
M Spider Spoke 193 18''
M Sports Package
M Sports Suspension
M Aerodynamics Package
M Performance Spoiler

03' E46 ORIENTBLAU METALLIC
M Style 220 17"
M Lip Spoiler
M Front Bumper
AC Shnitzer Springs
Exhaust
Remapped

nunostiles
Membro Juvenil

Mas isso é facil de se verificar, basta ver-se quantos carros existem no standvirtual com mais km... sem serem mexidos (incluindo turbo que faz parte do motor) e que ainda andem "bem".... ;) ou entao vir do porto a lisboa um diesel turbinado sempre nas 5000rpm e um gasolinas atmosferico nas também 5000rpm... para ver qual chega em melhor estado a lisboa... se calhar o turbodiesel rebenta pelo caminho...! Agora um diesel atmosferico, claro que é o motor que mais dura de todos! esta agradavel discussao ja faz lembrar uma em que um motor diesel turbinado tem mais performance que um gasolinas turbinado... é de bradar aos céus, mas ainda há quem ache isso!

Abraço a todos ;)

marco pires
Moderador do Fórum

cada motor é talhado e funciona na base daquela que é a sua caracteristica.

um motor a diesel não é obviamente talhado para altas rotações, por isso mesmo consegue fazer velocidades altas com rotações muito mais baixas que um gasolina.
faça-se um ano em cidade em filas de transito diárias e para-arranca, e ao fim desse ano vá-se ver qual deles está melhores condições!

colocar um diesel a 5000rpm é estar a colocar esse motor em stress mecanico, a essa rotação está no red line e aqui a discussão não é uma comparação entre rotações, porque toda a gente sabe que um diesel é menos rotativo que um otto, sempre foi e será assim, e é exatamente nessa caracteristica que assenta a maior durabilidade de um diesel, que é fazer o mesmo que um gasolina sem atingir rotações tão altas, logo menos stress do material.
um diesel a 250 km/h não vai ás mesma rotações de que um gasolina à mesma velocidade, por isso a questão não está em colocar um diesel ás mesma rotações que um gasolina, mas sim o uso normal de 99% das pessoas com os seus carros e a durabilidade dos mesmos ao fim de alguns (muitos) anos.

numa pesquisa rápida na net e encontram-se dezenas de artigos sobre a durabilidade extra dos diesel (turbodiesel ou não) sobre os gasolina alguns mais simplistas outros mais técnicos, isto em qualquer lingua, contudo o contrário é quase impossivel de achar, porque será?
estará todo o mundo errado?
[email protected]

Marco c
Membro Senior

Mensagem por Marco c »

eu não duvido que com uma condção normal o diesel dure mais...só acho que a levar escafia da grossa com reduções brutas, red lines, muito tempo a fundo , parte primeiro que um a gasolina...a propria compressão extra do diesel não é muito boa a fazer rpms elevadas

porque é que dizem que as culaças do a3 2.0tdi queimam muito? porque a maior parte do pessoal puxa por ele muito tempo, tenho um com 160mil com tudo de origem no motor, ja viu muito red line, mas é puxar e depois tirar o pé. muito tempo a fundo aqueçe muito a culaça dos diesel, o meu primo com repro no ibiza ja queimou varias e virou um colector de escape do avesso...

e se não comparamos em rotação comparemos em velocidade... quem aqui com um diesel vai do porto a lisboa a quanto ele der?a gasolina é só haver quem pague a gota e as multas.... :lol1

nunostiles
Membro Juvenil

Estou de acordo com o Marco C, em igualdade de circunstâncias um motor atmosférico, neste caso gasolina, dura mais que um diesel turbinado! Um diesel atmosférico dura mais, mas também rola a mais baixas velocidades que um gasolinas. Agora gasolina ou diesel com turbo, tem obrigatoriamente de durar menos, muito mais desgaste, para além dos turbos...

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

marco pires Escreveu: colocar um diesel a 5000rpm é estar a colocar esse motor em stress mecanico, a essa rotação está no red line e aqui a discussão não é uma comparação entre rotações, porque toda a gente sabe que um diesel é menos rotativo que um otto, sempre foi e será assim, e é exatamente nessa caracteristica que assenta a maior durabilidade de um diesel, que é fazer o mesmo que um gasolina sem atingir rotações tão altas, logo menos stress do material.
Marco, a questão aí não é tanto a rotação do motor, mas sim a velocidade instantanea dos pistons, e o stress que a aceleração e desaceleração rápida do piston, causam na cambota, nas "chumaceiras" e em todos os restantes componentes.

Um motor atmosférico, a gasolina, faz mais rotação, mas como tem um curso menor, tem uma velocidade instantanea igualmente menor e uma distância percorrida por cada rotação, igualmente menor.

Há diversos factores que contribuem para a durabilidade (ou não) de um motor, e quanto a mim, a qualidade do material utilizado na construção e a qualidade do óleo utilizado, são os que mais influenciam.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

nunostiles
Membro Juvenil

Tudo o que dizem pode ser verdade, mas um 2000cc a diesel turbo faz mais km que um 2000cc atmosferico gasolinas? regra geral não faz... claro que sem nada ser mexido e ambos bem assistidos, um diesel turbinado é sempre mais "sensível", dá em regra mais preocupações e mais cuidados a ter! Mais depressa vai um diesel turbinado a uma oficina que o gasolinas atmosférico.

Marco c
Membro Senior

Mensagem por Marco c »

não tou a falar de durar em anos ou milhares de km....a rasgar qual parte primeiro?

Responder

Voltar para “Discussão Geral”