Boas tardes,
Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida... Conheço o sistema vanos, mas tenho visto modelos sem vanos, principalmente de 1991 e 1992. Qual a proncipal diferença em termos praticos de prestações? Existem diferenças?
O sistema vanos, como é do nosso conhecimento por vezes dá uns problemazitos... Será que compensa sem esse sistema?
Até breve...
Duvida E36 320i vanos vs sem vanos
Moderador: Staff
Re: Duvida E36 320i vanos vs sem vanos
Em termos práticos, o VANOS dá melhor disponibilidade de motor em baixos regimes. Em altos regimes a distribuição das válvulas vai para a posição igual à dos não VANOS.
Tendo em conta que o 320i é pontudo, tem mais disponibilidade de motor em alta rotação, acho que compensa ter VANOS para atenuar essa característica. Além disso, não é assim tão pouco fiável, o problema é mais de vedantes internos, que se troca bem.
Tendo em conta que o 320i é pontudo, tem mais disponibilidade de motor em alta rotação, acho que compensa ter VANOS para atenuar essa característica. Além disso, não é assim tão pouco fiável, o problema é mais de vedantes internos, que se troca bem.

-
- Membro Iniciado
- Registado: 03 abr 2012, 15:51
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1997
Obrigado pela opinião. No entanto não entendi a palavra "pontudo"...
E36coupe Escreveu:Obrigado pela opinião. No entanto não entendi a palavra "pontudo"...

Pontudo é como quem diz que tem mais ponta, fim de RPM com mais força.
Em termos práticos, o binário aparece assim:
M50B20 tem 190 N·m (140 lb·ft) @ 4700
M50B20TU tem 190 N·m (140 lb·ft) @ 4200
Portanto, 500 RPM mais cedo com a mesma força, nada mau. Hás de ver a curva de binário do meu, double VANOS, às 2000-2500 RPM já tem o binário quase todo.

-
- Membro Iniciado
- Registado: 03 abr 2012, 15:51
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1997
O português é traiçoeiro! 
Obrigado pelas informações.

Obrigado pelas informações.