Combustíveis normais Vs Ultimate (e afins)
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: Combustíveis normais Vs Ultimate (e afins)
os combustiveis não são todos a mesma coisa, e não é por mais que repitam isso até a exaustão que a coisa se vai tornar verdade, já o Dr. Paul Joseph Goebbels dizia que; "uma mentira repetida 1000 vezes transforma-se-à em verdade", não é este o caso.
a proveniência dos combustiveis vendidos em PT são todos da Galp, excepção feita ao BP ultimate que é importado directamente de Inglaterra, todos os outros tem a mesma origem, e dizendo isto a teoria que os combustiveis são todos iguais até tinha razão de ser, certo?, errado!
e errado porque os combustiveis saem em estado bruto das refinarias da galp para os depósitos de cada uma das marcas, a bp por exemplo tem as suas estações de armazenamento de combustiveis em Aveiras e Matosinhos.
é aqui que(nas estações de armazenamento) que cada uma das marcas adiciona uma quantidade infindável de aditivos e misturas que transformam o produto base que receberam, em algo substancialmente diferente e de acordo com as formulas de cada uma das marcas.
o produto base que cada marca recebe, é um produto básico e de má qualidade para ser consumido pelos motores dos automóveis, a sua formulação no caso da gasolina é à base de hidrocarbonetos sem produtos oxigenados e dispersantes, a formulação post produto base leva agentes detergentes, inibidores de corrosão, desemulsificante, agente veículo, entre outros que fazem parte de formulações próprias.
pode-se dizer que os combustiveis à saida da refinação e sem os aditivos que depois são colocados pelas várias marcas, são quase impróprios para serem metidos nos depósitos dos carros, seja gasolina ou gasoleo, a sua formulação é tão básica que não preenche os requesitos minimos de funcionamentos dos motores.
os combustiveis de marca branca ao contrário do que se pensa tem aditivos, só assim preenchem os requesitos minimos para poderem ser vendidos, mas a sua formulação é do mais básico que há, embora sejam melhores que o produto que lhes serve de base, ainda assim não são o ideal para os motores dos carros, a própria galp já admitiu que existe bastante diferenças:
"O porta-voz da petrolífera portuguesa admitiu, em declarações à TSF, a diferença de qualidade entre os combustíveis dos postos normais da Galp e do posto em Setúbal.
Em causa está o facto da petrolífera ter decidido abrir em Setúbal um posto de baixos custos, justificando-se com a existência de um certo tipo de consumidor que está preocupado com o preço dos combustíveis.
Em entrevista à TSF, o porta-voz da Galp, Pedro Pereira, garantiu que a empresa vai manter o seu nível de qualidade, embora admita que não se pode comparar a qualidade dos combustíveis que a Galp vende nos restantes postos.
«O aditivo permite que o carro polua menos o ambiente, que gaste menos em manutenção e permite retirar melhor rentabilidade de cada litro de combustível, ou seja, com o mesmo número de litros consegue fazer mais quilómetros com o carro e protege o motor do automóvel», sublinhou.
fonte: TSF
a juntar à menor qualidade dos combustiveis low cost, temos tambem a questão da limpeza dos depósitos que em conjunto com uma maior frequencia de abastecimento a esses mesmo depósitos, potencia a existencia de impurezas suspensas.
portanto há que dizer claramente que os combustiveis não são iguais, a base como disse é a mesma(tirando o bp ultimate), mas o produto final é substancialmente diferente da sua formulação base.
no caso dos motores mais modernos, sejam os diesel common rail sejam os gasolina de injecção directa, a qualidade dos combustiveis é fundamental para o bom funcionamento dos sistema de injecção, abastecer com um combustivel de baixa qualidade e pobre em aditivos é o mesmo que estar a pedir para vir a ter problemas, é certo que existe muita especulação e um grande lobbie relacionado com as gasolineiras, mas existem claramente diferenças entre os low cost e os de marca, e mais vale meter menos uns litros que depois se vão reflectir na saude futura do motor do carro.
a proveniência dos combustiveis vendidos em PT são todos da Galp, excepção feita ao BP ultimate que é importado directamente de Inglaterra, todos os outros tem a mesma origem, e dizendo isto a teoria que os combustiveis são todos iguais até tinha razão de ser, certo?, errado!
e errado porque os combustiveis saem em estado bruto das refinarias da galp para os depósitos de cada uma das marcas, a bp por exemplo tem as suas estações de armazenamento de combustiveis em Aveiras e Matosinhos.
é aqui que(nas estações de armazenamento) que cada uma das marcas adiciona uma quantidade infindável de aditivos e misturas que transformam o produto base que receberam, em algo substancialmente diferente e de acordo com as formulas de cada uma das marcas.
o produto base que cada marca recebe, é um produto básico e de má qualidade para ser consumido pelos motores dos automóveis, a sua formulação no caso da gasolina é à base de hidrocarbonetos sem produtos oxigenados e dispersantes, a formulação post produto base leva agentes detergentes, inibidores de corrosão, desemulsificante, agente veículo, entre outros que fazem parte de formulações próprias.
pode-se dizer que os combustiveis à saida da refinação e sem os aditivos que depois são colocados pelas várias marcas, são quase impróprios para serem metidos nos depósitos dos carros, seja gasolina ou gasoleo, a sua formulação é tão básica que não preenche os requesitos minimos de funcionamentos dos motores.
os combustiveis de marca branca ao contrário do que se pensa tem aditivos, só assim preenchem os requesitos minimos para poderem ser vendidos, mas a sua formulação é do mais básico que há, embora sejam melhores que o produto que lhes serve de base, ainda assim não são o ideal para os motores dos carros, a própria galp já admitiu que existe bastante diferenças:
"O porta-voz da petrolífera portuguesa admitiu, em declarações à TSF, a diferença de qualidade entre os combustíveis dos postos normais da Galp e do posto em Setúbal.
Em causa está o facto da petrolífera ter decidido abrir em Setúbal um posto de baixos custos, justificando-se com a existência de um certo tipo de consumidor que está preocupado com o preço dos combustíveis.
Em entrevista à TSF, o porta-voz da Galp, Pedro Pereira, garantiu que a empresa vai manter o seu nível de qualidade, embora admita que não se pode comparar a qualidade dos combustíveis que a Galp vende nos restantes postos.
«O aditivo permite que o carro polua menos o ambiente, que gaste menos em manutenção e permite retirar melhor rentabilidade de cada litro de combustível, ou seja, com o mesmo número de litros consegue fazer mais quilómetros com o carro e protege o motor do automóvel», sublinhou.
a juntar à menor qualidade dos combustiveis low cost, temos tambem a questão da limpeza dos depósitos que em conjunto com uma maior frequencia de abastecimento a esses mesmo depósitos, potencia a existencia de impurezas suspensas.
portanto há que dizer claramente que os combustiveis não são iguais, a base como disse é a mesma(tirando o bp ultimate), mas o produto final é substancialmente diferente da sua formulação base.
no caso dos motores mais modernos, sejam os diesel common rail sejam os gasolina de injecção directa, a qualidade dos combustiveis é fundamental para o bom funcionamento dos sistema de injecção, abastecer com um combustivel de baixa qualidade e pobre em aditivos é o mesmo que estar a pedir para vir a ter problemas, é certo que existe muita especulação e um grande lobbie relacionado com as gasolineiras, mas existem claramente diferenças entre os low cost e os de marca, e mais vale meter menos uns litros que depois se vão reflectir na saude futura do motor do carro.
marcopires@clubebmwportugal.com
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Juvenil
- Registado: 08 dez 2010, 21:27
- O meu Carro:: BMW 320d E91 - 2006/01
Bom esclarecimento, desconhecia estes pormenores todos, poderão influenciar futuros abastecimentos, confesso que nunca tive um cuidado muito especial com o abastecimento, mesmo por ter a ideia que os combustiveis seriam muitos similares pela sua origem, sendo assim depois de toda a transformação que sofrem terá de haver diferenças...
-
- Membro Juvenil
- Registado: 13 out 2009, 09:38
- O meu Carro:: BMW E39 525d Touring
Não quero estar aqui a colocar em causa os teus evidentes conhecimentos de causa. Mas em relação a esta noticia que saiu na altura, apenas me ficou uma conclusão imediata: que pena não se saber distinguir uma acção de marketing de uma afirmação técnica...marco pires Escreveu:
Perante a ameaça em que as bombas "low cost" se tornaram, posso mesmo considerar brilhante esta estratégia da Galp. Apresenta UMA, e SÓ UMA bomba "low cost", e quase de imediato vem dizer que não pode ser, porque o combustivel, à imagem do que acontece noutras "low cost", não tem qualidade, e coloca em causa o rótulo de "marca com qualidade"! Então se assim fosse, não o decidiriam antes de abrir a bomba? E o que acho mais triste, é que o tenham conseguido fazer sem pagar publicidade! Conseguiram que o subsconsciente das pessoas pensassem: realmente, as bombas "low cost" não prestam!
Numa palavra: brilhante, em termos de marketing, pois se tornou em algo biblico, pois até foi dito por um alto cargo da Galp, numa rádio idónia como a TSF. E, muito honestamente, é isto que faz de nós o pais pequenino que somos. Não sermos capazes de perceber as mensagens subliminares, que nos são dadas por quem nos governa (sim, pois a Galp também nos governa).
Por ultimo, a credibilidade destes senhores vê-se uma vez mais nos acontecimentos das ultimas semanas, com a descida do petróleo, e o resultado prático pouco visivel nos preços finais. Resta-nos continuar a acreditar neles...
Esta questão nunca terá resposta definitiva, pois há demasiados lobbys envolvidos.
Abraço a todos!

E39 525d Touring 2001
- danycas
- Membro Juvenil
- Registado: 28 dez 2011, 15:26
- O meu Carro:: bmw 530d E39 - 2001/05
eu vou contar a minha experiencia sobre os combustiveis, na altura fui de setubal ao porto em passeio pela nacional e parei no forum montijo para abastecer e tomar o pekeno almoço, na altura tinha 1 clio 1.9d comercial e a bomba era dessas de marca branca actualmente e galp, o k e certo e k do mtj ate ao porto foi praticamente 1/2 deposito, dps qdo vim de regresso para setubal atestei novamente acho k foi na total ou cepsa pq a bomba tinha o placar vermelho e fiz mais kms e gastou sensilvemnte pouco mais de 3/4 com o andamento +- o mesmo n senti perdas de força mas sim o ponteiro do combustivel a andar sensivelmente mais rapido ate a reserva, actualmente tenho 1 bmw e90 320d e tive a infeliz ideia de atestar na bomba do jumbo do retail park do barreiro e o carro andou estranho n respondia prontamente ao acelerador e engasgava-s mto deixei queimar o combustivel kuase tdo e atestei repsol do normal e parecia outro carro decidi k combustiveis de marca branca nunca + eu sei k a diferença esta nos aditivos k poem mas esses aditivos fazem a diferença nunca mais o carro teve comportamento semelhante. Cumps.
- Ismael Mata
- Membro Juvenil
- Registado: 03 jun 2010, 19:58
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1995/09
No meu nunca metí outra coisa que gasolina do Ecomarche 95 oct. e o carro sempre andou bem
, minha pregunta é se num carro con a edade do meu vale a pena usar 98 oct.? :lovebmw

Fora de outras oito marcas que tive os que me marcarão:
BMW 320i E21 1980.
BMW 733i E23 1981.
BMW 318is E36 1995. Meu projecto, viewtopic.php?f=59&t=45460
BMW 320i E21 1980.
BMW 733i E23 1981.
- Ismael Mata
- Membro Juvenil
- Registado: 03 jun 2010, 19:58
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1995/09
Obrigado, vou a fazer o test com 98 a ver se noto a diferença :lovebmw .
Fora de outras oito marcas que tive os que me marcarão:
BMW 320i E21 1980.
BMW 733i E23 1981.
BMW 320i E21 1980.
BMW 733i E23 1981.
- marco pires
- Moderador do Fórum
Não vais notar nada de especial.
A partir das 102 octanas è que jà vais notar alguma coisa, por isso e para o diferencial de preço não compensa.
A partir das 102 octanas è que jà vais notar alguma coisa, por isso e para o diferencial de preço não compensa.
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Além disso para notares alguma coisa, só a partir do segundo depósito.
Para que um combustível com mais octanas seja aproveitado é preciso que o motor tenha sensor de detonação (é um acelerómetro de vibrações) e que faça variar o ponto de ignição de acordo com esse dado, para poder atrasar a ignição e permitir essa compressão extra pelos pistons até inflamar o combustível.
Portanto, não deve valer a pena na maior parte dos motores, muitos já são de ignição variável com a rotação mas não com a gasolina que pões. Dá é através de programação, se for andar sempre a 98, reprograma-se mapa de ignição para isso. Certo ou errado?
Portanto, não deve valer a pena na maior parte dos motores, muitos já são de ignição variável com a rotação mas não com a gasolina que pões. Dá é através de programação, se for andar sempre a 98, reprograma-se mapa de ignição para isso. Certo ou errado?

- David
- Membro Senior
- Registado: 10 mar 2005, 17:52
- O meu Carro:: 318is coupe
Uma boa 98 tem resultados positivos no meu carro. (ultimate por exemplo). O meu tem sensores de detonação assim como todos os M42 (acho que não estou enganado). quando existia a de 100 octanas é que era... 

- marco pires
- Moderador do Fórum
sem estar a gozar ou a por em causa o que dizes, mas não será mais psicológica essa sensação de um melhor rendimento? :think
-
- Membro Junior
- Registado: 08 jul 2011, 18:14
- O meu Carro:: e91 20d
Boas!
No meu boguinhas costumo por 4 depositos de gasoleo normal e 1 de ultimate.
Dou preferencia a BP mas as vezes leva repsol
No da minha mãe, um corolla 1.4vvti de 1998 anda sempre com 95 mas por vezes, quando tenho de andar algum tempo com ele ponho 98 e tenho a sensação que fica mais soltinho principalmente em baixas. a toyota para este motor aconcelha 95. Quando á marca, ele come tudo e não se queixa e até a data sem nenhum problema.
No meu boguinhas costumo por 4 depositos de gasoleo normal e 1 de ultimate.
Dou preferencia a BP mas as vezes leva repsol
No da minha mãe, um corolla 1.4vvti de 1998 anda sempre com 95 mas por vezes, quando tenho de andar algum tempo com ele ponho 98 e tenho a sensação que fica mais soltinho principalmente em baixas. a toyota para este motor aconcelha 95. Quando á marca, ele come tudo e não se queixa e até a data sem nenhum problema.