535d vs m3

Área de discussão geral

Moderador: Staff

ventil
Membro Junior
Registado: 20 abr 2004, 23:53

Mensagem por ventil »

giwasa, desculpa o offtopic: os teus 382cv foram obtidos só com repro ? qual é a velocidade de ponta ? (o teu 535d é um case study :P, ainda n tinha visto tantos cv nesse motor)
Imagem

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

só tenho repro e filtro de caixa bmc.

a repro foram fruto de muitas horas de banco de potencia...... nao foi fazer repro e já está... vai ver na estrada.

tive uma repro de 362cvs.... que ja se ve alguns com esse valor em portugal e estrangeiro.... na alemanha 360 cvs é muito comum mesmo.

os valores para ficar fiavel sao entre 340 e 360cvs... parece muito.. mas para um biturbo.. em que o turbo grande que so funciona para altas é enorme...enorme mesmo.... nao e dificil....
a partir de aqui a fiabilidade fica posta em causa....
tenho 382cvs porque o preparador é amigo pessoal. como gosto de ter os meus carros sempre no maximo .... nao resisto.... e acredita a diferença entre 362 e 382 é descomunal... pois tenho o carro forte para altas... visto a caixa ser muito longa.... 280 ás 4000 rpm.

o problema que surge a partir dos 360 cvs é um:
parti o turbo pequeno e lixei um filtro de particulas ( como ao partir o pequeno o grande estraga tambem... teve de levar os dois) 5000 mil euros de arranjo num ano....
como andava todos os dias... o filtro entupia muito e dava cabo dos turbos... pois forçava.

como tenho carro de serviço agora.... pode andar com estes cavalos que ja n tenho problema.. ja fiz mais um ano e 25 mil kms e nao deu mais azar. mas so ando ao fim de semana agora.
a velocidade de ponta é vista em rotaçoes pois so marca 260. ele faz 140 ás 2000 rpms.. 280 ás 4000, rpm. normalmente faz 4400 ..será 308 kmh +-. a descer ja fiz 4500 varias vezes. 100 rpms sao 7 kmh.
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

giwasa,

impressionante o teu carro.

o diesel neste momento tao muito poderosos, mas pensaste ou ja viste o que acontece quando se um turbo num motor a gasolina :shock: ficam medonhos mesmo.

entao no M3, ai meu deus

ps: nao tou a deitar os diesel a baixo, pois se calhar neste momento superam os motores a gasolina
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

eduardo marques
Membro Juvenil
Registado: 22 jul 2008, 11:24
Contacto:

Mensagem por eduardo marques »

o primeiro vidio esta brutal parece uma moto ganda canhao\aviao :driving
Imagem

trqster
Membro Iniciado
Registado: 08 jan 2005, 18:25

Mensagem por trqster »

burnout Escreveu:giwasa,

impressionante o teu carro.

o diesel neste momento tao muito poderosos, mas pensaste ou ja viste o que acontece quando se um turbo num motor a gasolina :shock: ficam medonhos mesmo.

entao no M3, ai meu deus

ps: nao tou a deitar os diesel a baixo, pois se calhar neste momento superam os motores a gasolina
A questão é mesmo essa....qnd se procura essêncialmente performance a única opção é mesma a gasolina....um M3 c um kompressor ou turbinado já anda na casa dos 500cv e tem potencial p ir mto mais além como é óbvio...

O diesel (vitaminado) como o suberbo 3.0d bi-turbo é sim um motor polivalente para quem anda com o carro no dia a dia, faz elevada kilometragem anual e n quer prescindir de ter uma performance "agradável"...

São opções bem diferentes...e a gosto de diferentes tipos de cliente. Para além do facto de um "M" ser um verdadeiro desportivo e os outros bimmer apenas sport-tourers. :idea:
'02 E46 M47N - 320d Touring - sold... :(

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

os gasolinas continuam a ser o supra sumo... formula 1. mas os diesel caso dos carros em le mans estao ja tambem brutais. penso que daqui a 25 / 30 anos os diesel estaro com performance iguaus aos gasolina.... basta ver que o r8 tdi tera 550 cvs. e o 535d tera 300... de acordo com o que ouço.

e a m ainda nao se dedicou a diesel... pois era facil porem um m3 diesel com 400 cvs. e claro mantendo o m3 a gasolina. " a tradição ainda é o qu era" ainda há 10 anos a bmw dizia que nunca poria um diesel num cabrio e coupe..... olhem agora.

admito que puxar 8500 rpms com um barulho de explosao brutal nao tem nada a ver com um diesel a puxar 5000 rpms..... para verem a minha opiniao os meus 5 carros de sonho são:
m3 csl; m5 e60 ; porsche 911 turbo ; 535d e mclaren f1 ( aquele sonho dos anos 90) apenas um diesel ;)

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

Epa eu posso ser faccioso ao dizer isso, mas diesel e desportivo nao combinam. E então diesel e //M é sacrilégio! Quanto aos resultados dos diesel em Le Mans, as normas para os fumarolas são bem mais permissivas.

O/T: trqster folgo em ver que continuas de fumarento, mas agora com bom gosto! :lol:
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

o tiago monteiro nao se queixou no domingo. a questão do m sacrilegio é uma questão de tempo..... volto a dizer que ha 10 anos a bmw dizia que diesel em coupe era nao ser desportivo. e impensavel.. agora existem 4 versoes e vendem se imenso.
ainda admit mais uma vez.... da me mais prazer puxar ao maximo com um m3 e46 que o no meu 535d. mas o resto como carro esquece.
mas se nunca fizerem m a diesel... por mim tudo bem... gosto de tradições.

DanielKamar
Membro Juvenil

giwasa não estou a dizer que são maus carros, apenas acho que um diesel é e será sempre um diesel! Independentemente da performance que tenha, falta-lhe a rotação o barulho, o proprio carisma e sinceramente, até o cheiro a gasolina queimada! Pensa na historia dos modelos //M e tenta enciaxar no meio de M3 E30 e afins um M3-D!

Um 535d, como é o caso do teu é excelente e para o dia a dia é uma opção muito boa, que até eu consideraria se tivesse dinheiro pra isso. Mas se pudesse escolher entre um 535d e um 550i, o 2º levava-me os trocos todos! ;)
Imagem

trqster
Membro Iniciado
Registado: 08 jan 2005, 18:25

Mensagem por trqster »

DanielKamar Escreveu:O/T: trqster folgo em ver que continuas de fumarento, mas agora com bom gosto! :lol:
Pois...e eu folgo que tu andes de M com a crise petrolífera...eheh... 8)

Quanto à velha discussão gasolina/diesel foi quase td dito....os diesel evoluiram imenso e existem diversos dieseis com aptidões e eficácia desportiva comprovada, quer em pista quer em estrada. :idea:
Só no campo sensorial (algo subjectivo) é que os "puros" desportivos a gasolina terão sempre vantagem..pelo poder rotativo, sonoridade, lineariedade e resposta (imediata) ao acelerador.

No meu caso pessoal prefiro andar a diesel no dia a dia e dar uns shots de adrenalina às +13.000RPM de vez em qnd no meu gasolineiro bufante de 2 rodas (Hornet 600). E ainda para mais, gasta menos (em média) que a bimmer! :lol:

abc
'02 E46 M47N - 320d Touring - sold... :(

DanielKamar
Membro Juvenil

Viver a 5 min da empresa contribui pouco para a crise petrolifera, além de que costumo vir de mota quando o tempo tá bom! ;)

Abraço
Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Se querem performance em diesel (acceleração, não em velocidade máxima) metam-lhe um diferencial equiparado a um modelo idêntico a gasolina ;)

O 3.5d tem mais binário que o motor do M5 e M6, mas o M5 tem um diferencial 3,62 e o 535d tem um diferencial 2,56 :scary
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

fa1kon
Membro Senior
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci

Mensagem por fa1kon »

metale Escreveu:Se querem performance em diesel (acceleração, não em velocidade máxima) metam-lhe um diferencial equiparado a um modelo idêntico a gasolina ;)

O 3.5d tem mais binário que o motor do M5 e M6, mas o M5 tem um diferencial 3,62 e o 535d tem um diferencial 2,56 :scary
O que iria acontecer é que a aceleração ia ser bem mais forte, mas a velocidade máxima bem menor como referiste, a relação de caixa iria ficar bem mais curta... Por um racio final de caixa 3.63 num diesel de caixa manual n iria ficar assim mt bom penso eu. Aos 100 ja ias em quinta :)
Com o binario que tem um carro a diesel e ainda por cima com uma caixa tao curta, era pneus novos todas as semanas...
Imagem

E46 323Ci

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

As relações ficavam exactamente iguais aos do carro a gasolina, com uma pequena diferença: de origem, cada uma só vai às 5.000 rotações, já sabemos que os diesel são assim para evitar mais vibrações e barulho.

Já estudei em tempo meter um diferencial de um 316i no meu (acho que era um 3,34, ou um número assim parecido), quando o meu de origem é 2,79. Ficava a cortar praí aos 170 (não me lembro bem das contas), quando de origem a caixa é limitada aos ~215.

Só podemos concluir uma coisa: os motores diesel, em performance (não falemos em som, etc) são limitados por uma de duas coisas: ou pelo diferencial de origem, ou se o mesmo for encurtado, pelas rotações.

Passo seguinte :driving aumentar as rotações :lol: Já vi um carro de projecto, um golf II TD 1.6 em que o tipo modificou, atingia as 6.500 rotações e não explodiu ;) As poucas rotações de origem é pelo barulho e vibrações. O pior é que, por causa disso, os fabricantes não põe peças para aguentar mais...

Quanto aos 100 já ir em quinta, eu normalmente aos 70 já vou em quinta claro que não é por ter chegado à redline em quarta, nem perto) :lol: e esse ainda tem sexta.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

Não se chateiem com a história do Diesel vrs Gasolina.

Os diesel evoluiram muito e estão uns carros muito performances, a gasolina já se sabe... suavidade, som e potência... factores esses que os dieseis estão, e bem, a acompanhar.

Acho que cada carro deve ser adaptado ao condutor e não a estériotipos.

Quanto á 535d acompanhar o M3 na pista, eu só gosto de falar quando temos 2 condutores iguais, mesmo nas corridas oficiais existem grandes diferenças entre um piloto da frente e um do meio/trás quando mais num vulgo "track day".
M Powered

Responder

Voltar para “Discussão Geral”