é o 525 tds e39(m51)
que se tiver tenho que comprar "raid"

Moderador: Staff
JOFIMO Escreveu:Em pricipio segundo a BMW usa borboletas, sendo de caixa automática, pois as ditas têm duas funções:
1- Ter sempre uma reserva de pressão no colector em baixas rotações para resposta ao acelarador mais rápida, não existir "turbolag" como acontece nos 136
2-Eles (BMW) afirmam que também faz efeito travão motor nas deseceralações daí virem instaladas nos colectores de admissão dos motores de caixa automatica.
Esta é a explicação de que tenho informação se alguém tiver algo a acrescentar será semprfe útil e bemvindo. Abraço
Está confirmado!!JOFIMO Escreveu:Olá Jaime desculpa o atraso na resposta mas o teu caso está dificil de confirmar e só consigo apnhar aquilo que já te referi, no entanto eu penso que os motores dos 318d (M47TU) só as têm a partir de 07/2005, salvo os de cx. auto, apanhei isto com os dados que me deste:
FM67100-EU71/ 3-E46/BERLINA 318D M47N 0372004
MOTOR: M47D20TU UL
Mas ficares descansado faz o seguinte: Sacas a protecção superior do motor e o isolamento traseiro (2 paraf.allen5mm) metes a mão por baixo do colector do lado do compartimento e tenta sentir se tem uma valvula redonda (+/-) 10 cm diam. com uns tubos ligados (2) se não tiver estás safo.
Espero ter-te ajudado. Cumps.
Coloquei esta questão aos tecnicos da bmw e eles dizem exactamente o mesmo o carro sem elas fica mto fraquinho em baixas. Aconselham a substituição de 100000km.BMW330 Escreveu:boas .tenho e46 330cd e retirei as ditas borbuletas e carro ficou uma m.... perdeu a baixa toda e so anda em alta .pois este mesmo carro ja foi medido no banco da pke onde debitou 307 cv e 700 nm.
pois eu acho que o melhor mesmo é de vez enquando ir trocar os colectores.. pois o meu carro perdeu mesmo muita potencia. vou entao comprar outro novo