portagens nas scuts
Moderador: Staff
- intek
- Membro Gold
- Registado: 09 ago 2009, 12:07
- O meu Carro:: BMW E36/5
Re: portagens nas scuts
mais um tópico escaldante!!! :fixe
desta vez é o norte VS sul
desta vez é o norte VS sul
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
obrigado pelas rectificações ortográficas,nem tinha dado conta :lol1 :fixe
só para deixar algumas ideias acerca do que se disse:
o MarcosFonseca falou acerca da construção das pontes sobre o tejo,mas tambem se podia falar no tgv e no aeroporto,e de facto todas essas obras vão ser pagas por todos os contribuintes,juntamente com fundos provenientes da UE,contudo não está aqui em causa essas ou qualquer outra obra.
quando se transformou o IP5 em auto estrada foram gastos milhões numa estrada que se calhar eu e muitos de nós só vamos utilizar quando o rei faz anos,o mesmo posso dizer da auto estrada da beira interior e das várias auto estradas em trás-os-montes.
o que se passa é posteriormente à construção das infraestruturas,e como sabem o governo tinha que pagar milhões ao fim do ano ás concessionárias para manterem essas scuts,ou seja,para que se pudesse andar sem pagar,todos nós viamos parte dos nossos impostos desviados para pagamento ás concessionárias.
a partir de agora o principio será que cada uma destas vias passará a ser auto sustentada com os valores provenientes das portagens,deixará se haver uma parte dos impostos de todos nós a ser colocado nestas vias,e serão aqueles que de facto as usam,que passarão a pagar pelas mesmas,penso que isto é justo,certamente mais justo do que o modelo anterior de todos a pagarem para alguns.
e de facto não se trata de uma guerra norte-sul,porque tambem na via do infante irão ser aplicadas portagens,aliás,a meu ver deveriam ter sido aplicadas tambem aqui desde o inicio.
quanto aos que se queixam das alternativas,bom,aqui por lisboa não existem alternativas,quem conhece aqui a zona da capital não está bem a ver o que é vir pela marginal desde cascais até lisboa,seria uma loucura,por isso mesmo vai pela AE e paga.
quem é que vem de vila franca pela nacional?
como é que vinha do outro lado do tejo sem pagar?
teria que ir á ponte de vila franca e fazer sempre tudo pela nacional,o mesmo seria dizer que alguem para estar ás 7 da manhã em lisboa,teria que sair de casa ás 4.
voçês aí na zona do porto ainda tem várias pontes para atravessar o douro que não pagam,por aqui tudo se paga.
muitos dos que agora dizem que não estão para pagar e vão passar a ir pelas nacionais,isso é agora de inicio,garanto-lhes que dentro de meia duzia de meses todos estão a ir pela AE como antes,isso é agora que a coisa é fresca e querem fazer tipo uma birrinha,quando a coisa normalizar e interiorizarem a situação,vão fazer qualquer um de nós aqui pela capital :wink1
só para deixar algumas ideias acerca do que se disse:
o MarcosFonseca falou acerca da construção das pontes sobre o tejo,mas tambem se podia falar no tgv e no aeroporto,e de facto todas essas obras vão ser pagas por todos os contribuintes,juntamente com fundos provenientes da UE,contudo não está aqui em causa essas ou qualquer outra obra.
quando se transformou o IP5 em auto estrada foram gastos milhões numa estrada que se calhar eu e muitos de nós só vamos utilizar quando o rei faz anos,o mesmo posso dizer da auto estrada da beira interior e das várias auto estradas em trás-os-montes.
o que se passa é posteriormente à construção das infraestruturas,e como sabem o governo tinha que pagar milhões ao fim do ano ás concessionárias para manterem essas scuts,ou seja,para que se pudesse andar sem pagar,todos nós viamos parte dos nossos impostos desviados para pagamento ás concessionárias.
a partir de agora o principio será que cada uma destas vias passará a ser auto sustentada com os valores provenientes das portagens,deixará se haver uma parte dos impostos de todos nós a ser colocado nestas vias,e serão aqueles que de facto as usam,que passarão a pagar pelas mesmas,penso que isto é justo,certamente mais justo do que o modelo anterior de todos a pagarem para alguns.
e de facto não se trata de uma guerra norte-sul,porque tambem na via do infante irão ser aplicadas portagens,aliás,a meu ver deveriam ter sido aplicadas tambem aqui desde o inicio.
quanto aos que se queixam das alternativas,bom,aqui por lisboa não existem alternativas,quem conhece aqui a zona da capital não está bem a ver o que é vir pela marginal desde cascais até lisboa,seria uma loucura,por isso mesmo vai pela AE e paga.
quem é que vem de vila franca pela nacional?
como é que vinha do outro lado do tejo sem pagar?
teria que ir á ponte de vila franca e fazer sempre tudo pela nacional,o mesmo seria dizer que alguem para estar ás 7 da manhã em lisboa,teria que sair de casa ás 4.
voçês aí na zona do porto ainda tem várias pontes para atravessar o douro que não pagam,por aqui tudo se paga.
muitos dos que agora dizem que não estão para pagar e vão passar a ir pelas nacionais,isso é agora de inicio,garanto-lhes que dentro de meia duzia de meses todos estão a ir pela AE como antes,isso é agora que a coisa é fresca e querem fazer tipo uma birrinha,quando a coisa normalizar e interiorizarem a situação,vão fazer qualquer um de nós aqui pela capital :wink1
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
Sou a favor do principio do utilizador-pagador.
Mas sou contra o que se está a fazer na zona do Norte.
O valor cobrado é um roubo de porta aberta.
Mas acredito que estes valores venham mais tarde a ser aplicados ao resto do país e depois nessa altura estes fazedores de opinião que agora defendem isto (sem conhecer os valores em causa) vêm depois se queixar na praça publica. A factura vai aumentar e cobrador já está à porta.
Não há união no povo português. Por isso é que as medidas passam sempre.
E por isso é que começaram apenas pelo POrto. Se fizessem agora em todo o pais haviam uma greve geral e buzinões por todo o lado.
Agora quanto a pagar nas pontes do Porto apenas acho o seguinte. Quando o Estado gastar no rio Douro o mesmo dinheiro que gastou a fazer a ponte Vasco da Gama então nessa altura eu acho que se devia pagar nas pontes do Porto, pois era sinal que tinhamos no Porto praí umas 300 pontes.
Há e é verdade em Valongo tem lá uma ponte romana das mais antigas do País (por mim pode contar para as 300 pontes do Porto) e acho que até nessa se devia pagar - cabroes do romanos fazerem ali aquilo...
Mas acredito que estes valores venham mais tarde a ser aplicados ao resto do país e depois nessa altura estes fazedores de opinião que agora defendem isto (sem conhecer os valores em causa) vêm depois se queixar na praça publica. A factura vai aumentar e cobrador já está à porta.
E por isso é que começaram apenas pelo POrto. Se fizessem agora em todo o pais haviam uma greve geral e buzinões por todo o lado.
Agora quanto a pagar nas pontes do Porto apenas acho o seguinte. Quando o Estado gastar no rio Douro o mesmo dinheiro que gastou a fazer a ponte Vasco da Gama então nessa altura eu acho que se devia pagar nas pontes do Porto, pois era sinal que tinhamos no Porto praí umas 300 pontes.
Há e é verdade em Valongo tem lá uma ponte romana das mais antigas do País (por mim pode contar para as 300 pontes do Porto) e acho que até nessa se devia pagar - cabroes do romanos fazerem ali aquilo...
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Lembro-me quando a CREL passou a ser paga aqui na região de Lisboa. Também houve polémica. Passados alguns dias o "povo" encaixou o facto de ter de pagar e o assunto morreu.
Quanto ás SCUT ainda não percebi se ao usar uma dessas vias, se devo esperar que me chegue a notificação a casa para pagar.
Eu prefiro outra solução para a questão das portagens em geral. A solução alemã é a que mais me agrada. Ninguém paga portagem e quem tem carro paga um imposto de circulação ajustado aos custos de manutenção da todas as vias. Assim, sem portagens a circulação de automóveis é mais uniforme (pensem nas toneladas de CO2 que todos os dias o pessoal engarrafado no tabuleiro da 25 de Abril emana para a atmosfera)
Quanto ás SCUT ainda não percebi se ao usar uma dessas vias, se devo esperar que me chegue a notificação a casa para pagar.
Eu prefiro outra solução para a questão das portagens em geral. A solução alemã é a que mais me agrada. Ninguém paga portagem e quem tem carro paga um imposto de circulação ajustado aos custos de manutenção da todas as vias. Assim, sem portagens a circulação de automóveis é mais uniforme (pensem nas toneladas de CO2 que todos os dias o pessoal engarrafado no tabuleiro da 25 de Abril emana para a atmosfera)
- dani_320d
- Membro Senior
- Registado: 02 abr 2009, 03:23
- O meu Carro:: ///M3 E36 & opel astra
cá em portugal chegou-se ao comulo de primeiro passas como eu hoje passei em 3 porticos seguidos com distancia entre eles de nem um km na a25 e depois tenho de ir nos 5 dias seguintes aos ctt(correios) com os documentos do carro dizer que passei nos porticos para pagar... passados esses 5 dias se nao formos aos ctt pagar enviao o que é para pagar mais a coima para casa...rafias Escreveu: Quanto ás SCUT ainda não percebi se ao usar uma dessas vias, se devo esperar que me chegue a notificação a casa para pagar.
-- Sexta Out 15, 2010 5:04 pm --
quando construiram o ip5 se o tivessem construido bem, logo de raiz nao tinham gasto agora recentemente os milhoes que gastaram... e não podemos esquecer que por meio do ip5, agora a25 saiu muita exportaçao do pais das empresas situadas entre o porto ate coimbra/ figueira... sabem onde ficam grande numero de empresas em portugal??? ou qual a zona do pais com mais zonas industriais onde a maioria dos empregados recebe o ordenado minimo??? pois é...marco pires Escreveu: quando se transformou o IP5 em auto estrada
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
E os ctt têm meios de validar que de facto foste tu que passaste pela via portajada? E o que acontece quando há condições adversas de visibilidade e as câmaras não identificam os carros. Depois vai um gajo aos ctt pagar e obtêm a resposta "Lamento mas não temos nenhum registo do seu carro". Isso é possível?dani_320d Escreveu:cá em portugal chegou-se ao comulo de primeiro passas como eu hoje passei em 3 porticos seguidos com distancia entre eles de nem um km na a25 e depois tenho de ir nos 5 dias seguintes aos ctt(correios) com os documentos do carro dizer que passei nos porticos para pagar... passados esses 5 dias se nao formos aos ctt pagar enviao o que é para pagar mais a coima para casa...rafias Escreveu: Quanto ás SCUT ainda não percebi se ao usar uma dessas vias, se devo esperar que me chegue a notificação a casa para pagar.
Como é que eles pretendem fazer com caloteiros que tapam a matrícula no momento de passarem? Por exemplo, encostam na berma, metem um saco plastico, passam pela câmara, encostam e tiram o saco plástico? Como vão apanhar essas pessoas se os locais onde devia existir a portagem não tem ninguém?
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
A A2 e a A5 para ti são pontes? Achas que as nacionais aqui valem alguma coisa? Quem está em Lisboa por gostar ou pelo que quer que seja deve pagar mais que os outros? Só porque sim?MarcosFonseca Escreveu:Estando eu no interior, vou ter que pagar as Sctus, que é o dinheiro que vai pagar 1, 2 e quiçá 3 pontes sobre o Tejo...Que culpa tenho eu que haja um Rio ente a margem sul e Lisboa?
E quando quero andar numa nacional, aquilo até mete dó!
Só está em Lisboa quem quer e quem gosta. O interior também é Portugal. Em Espanha, a capital é no interior, e não é por isso que o pais não evoluiu...
Eu usava uma Scut de semana a semana. Tenho solução para não usar, não vou usar...Por isso do meu bolso não vão ganhar mais...
-- Sexta Out 15, 2010 6:14 pm --
Concordo. Embora depois aparecesse o argumento de quem anda meia dúzia de kms/ano pagar o mesmo que quem anda 50mil km/ano.. Nunca se irá conseguir agradar a todos. No entanto eu preferia essa solução sem dúvida alguma, nem que seja pela segurança acrescida de circular em AE sem pensar que vou pagar mais por isso (já estava pago, usava-se).rafias Escreveu:Eu prefiro outra solução para a questão das portagens em geral. A solução alemã é a que mais me agrada. Ninguém paga portagem e quem tem carro paga um imposto de circulação ajustado aos custos de manutenção da todas as vias. Assim, sem portagens a circulação de automóveis é mais uniforme (pensem nas toneladas de CO2 que todos os dias o pessoal engarrafado no tabuleiro da 25 de Abril emana para a atmosfera)
-- Sexta Out 15, 2010 6:15 pm --
Tal como disse anteriormente, desengane-se quem achar que as estradas nacionais da periferia de lisboa / margem sul valem alguma coisa. Aqui na margem sul há uma caso praticamente igual, que é quem vem do barreiro e arredores para a 25 de abril, pela A2 paga-se mas demora-se muito menos.Carlos Sousa Escreveu:Entendemos muito bem isso, mas agora imagina que as únicas AE's que aqui podemos utilizar já são a pagar, mas não te dão alternativas pelas nacionais, como por ex. para os pesados em Esposende. Se pelo menos nos dessem algumas alternativas em nacionais, mas em condições...
Agora um individuo que mora em Viana e tem que vir para o porto demora 25 minutos pela A28. Se não quer pagar, vai pela nacional, ou seja, 45 minutos ACIMA do tempo que gastava pela A28.
Quanto aos valores de certas SCUTs serem exagerados, ainda não vi mas acredito que o sejam. É típico (apesar de nojento) cobrarem mais apenas pelo facto de ser uma portagem que está a ser criada agora.
A título de exemplo, ontem a vir de miraflores para almada, que é um percurso de 17km (embora tenha feito mais para evitar a 25 de abril que estava em modo parque de estacionamento), demorei a módica quantia de 2h20.
-- Sexta Out 15, 2010 6:32 pm --
O RSI efectivamente é das coisas mais nojentas que por aí anda a nível de prestações sociais.. Eu por acaso trabalho para a empresa responsável por tudo o que é informática da segurança social, incluindo os processamentos dessas prestações. A vontade de deixar esse "por fazer" é muita mas se n for num dia é no outro, infelizmente. Servirá alguns casos, legitimos, claro.. Mas a maior parte..Pedros Escreveu:Já que estamos a falar da politica de m*rda do nosso país, e coisa que vocês se calhar nunca falaram, foi do rendimento mínimo ou rendimento social de inserção, acham isso justo?? pessoas que passam os dias nos cafés, enquanto eu passo 8 ou mais horas a trabalhar para no fim do mês receber o mesmo ou até menos que essas mesmas pessoas, se em Portugal se tivesse feito o mesmo que fez Sarkozy em França, Portugal poupava Milhões, sim Milhões...

- marco pires
- Moderador do Fórum
radamanto Escreveu:Sou a favor do principio do utilizador-pagador.
isso faz me lembrar algo como: concordo,mas desde que seja com os outros,à minha porta não!
gostava de saber qual o fundamento para dizerem que é um roubo.
roubo para mim é pagar uma ponte como a VG que custa quase 3.00€
roubo para mim é pagar 0.85€ por um percurso de 13 ou 14km de autoestrada desde o montijo ao pinhal novo.
não será roubo pagar uma ponte como a 25 de abril que tem 44 anos e que sempre foi a pagar,será que quem se queixa de agora pagar portagens no norte,não acharia um roubo andar a pagar uma ponte à 44 anos e ainda por cima levar com engarrafamentos diários de km?(felismente que não uso a 25 de abril,mas tenho pena de quem vive na zona)
quanto ás pontes se calhar não conhecem bem o rio tejo,é que na zona onde está a VG são cerca de 17km de largura de rio,onde está a 25 de abril(para mim será sempre ponte Salazar),são cerca de 2km e 300 metros,estamos a falar do maior estuário de rio da europa,e não de um rio como o douro cujas as pontes nem sequer chegam a 1km de cumprimento.
em lisboa ganha-se mais,os ordenados são mais altos é certo,mas a diferença é cada vez menos,principalmente em relação á zona metropolitana do porto,basta consultarem os dados do INE para confirmarem isso,mas mesmo assim e atendendo ao argumento de um maior ganho em lisboa,mas vejam o reverso da medalha tambem existe,não vejam só para o vosso lado,é que se é certo que em lisboa ainda se ganha mais,tambem é em lisboa que a vida é mais cara,os preços dos bens são mais elevados em lisboa,qualquer habitação é mais cara(muito mais)que em qualquer outro ponto do país,é em lisboa que os preços são mais altos em tudo,o custo de vida é o mais caro do pais na zona de lisboa,por isso esse argumento é descabido,ganha-se mais,mas gasta-se mais para se poder viver,uma vez mais recorram ao site do INE é vejam o custo de vida em lisboa e confirmem isso,é a cidade mais cara do país,se duvidas há vejam esta pequena noticia:
"Lisboa é 42ª cidade mais cara do mundo
Chiado é a zona comercial de Portugal onde a renda é mais cara. No topo da lista mundial está a 5ª Avenida, em Nova Iorque
Lisboa é 42ª localização de comércio mais cara do mundo, sendo o Chiado a zona mais cara da capital portuguesa e a Rua de Santa Catarina a mais cara do Porto. A conclusão é retirada do estudo «Main Streets Across the World 2010», que analisa as rendas das várias localizações comerciais em 59 países. No topo da lista, está a cidade de Nova Iorque, logo seguida de Hong Kong e de Tóquio.
De acordo com o estudo publicado anualmente pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield, e que foi divulgado esta terça-feira, «Lisboa desceu duas posições relativamente a 2009, sendo actualmente a 42ª localização de comércio mais cara do mundo».
O estudo monitoriza as rendas de várias localizações de comércio em 59 países e o «ranking» apresentado baseia-se no valor de renda anual mais elevado em cada país analisado. Sendo que o valor não inclui os custos de condomínio, impostos locais e outras despesas de ocupação.
Sendo assim, o Chiado, em Lisboa, é a zona mais cara de Portugal, pelo menos no que ao valor das rendas diz respeito. Quem mora no Chiado paga 960 euros por metro quadrado por ano, ou seja, 80 euros por mês para ocupar um metro quadrado naquela zona.
Na Avenida da Liberdade, também em Lisboa, o valor anual fica-se pelos 870 euros por metro quadrado. O número é superior ao 540 euros que se paga, também por ano e por metro quadrado, na Rua de Santa Catarina, no Porto.
pois é meus amigos,nós aqui pagamos mais que voçês em tudo,está na hora de começarem a pagar alguma coisa,nem que seja as auto estradas por onde andam,porque por aqui nós sempre as pagamos,voçês estavam eram mal habituados.
[email protected]
- marco pires
- Moderador do Fórum
isso é para mim?fa1kon Escreveu:Tu as vezes podias arranjar alguma coisa para fazer.
[email protected]
- fa1kon
- Membro Senior
- Registado: 04 mar 2007, 14:42
- O meu Carro:: E46 323ci
Sim. Vejo muita irritação aqui. Não entendo porque, só porque pagas portagem?
Última edição por fa1kon em 15 out 2010, 22:27, editado 1 vez no total.
- marco pires
- Moderador do Fórum
sim?
então diz lá qual é o teu problema que deu origem a essa resposta.
então diz lá qual é o teu problema que deu origem a essa resposta.
[email protected]
- fa1kon
- Membro Senior
já o editei.
-- Sexta Out 15, 2010 9:32 pm --
Eu explico, tu usaste a palavra finalmente, como se fosse uma coisa boa para ti, não vais tirar nada de positivo de os outros pagarem acho eu, não vais pagar menos.
Vou-te dizer, eu pago portagem diariamente, se pudesse escolher se tu tivesses de pagar ou não, eu diria que não.
Até te digo mais, conheço pessoal ai de Lisboa, que vem ao norte e ficam parvos com as estradas, o estado delas. Porque não abres um topico a falar disso? Isto dito por Lisboetas.
Posso acrescentar então, que ando em estradas todas fodidas e pago portagem, se quero que aconteça isso aos outros? Não.
-- Sexta Out 15, 2010 9:32 pm --
Eu explico, tu usaste a palavra finalmente, como se fosse uma coisa boa para ti, não vais tirar nada de positivo de os outros pagarem acho eu, não vais pagar menos.
Vou-te dizer, eu pago portagem diariamente, se pudesse escolher se tu tivesses de pagar ou não, eu diria que não.
Até te digo mais, conheço pessoal ai de Lisboa, que vem ao norte e ficam parvos com as estradas, o estado delas. Porque não abres um topico a falar disso? Isto dito por Lisboetas.
Posso acrescentar então, que ando em estradas todas fodidas e pago portagem, se quero que aconteça isso aos outros? Não.
Última edição por fa1kon em 15 out 2010, 22:34, editado 1 vez no total.
- marco pires
- Moderador do Fórum
irritado eu?
ora essa,estou tudo menos irritado,eu sempre paguei e nunca me queixei,aqui quando fazem uma auto estrada esta só abre quando os portais de pagamento já tiverem instalados e prontos a funcionar,nunca houve auto estradas gratuitas,por isso sempre foi assim.
quem está irritado é o pessoal que até aqui não pagava e agora passa a pagar,depois o que eu estou a tentar fazer é apresentar uma justificação que a meu ver vem trazer igualdade de tratamento entre os cidadãos deste país no uso das auto estradas,e não andarem uns a pagar para outros andarem a gozar de graça.
basicamente é isto,para alem de desmontar o mito que em lisboa é tudo gente rica e ganham fortunas de ordenados e os outros são uns coitadinhos que ganham o ordenado minimo e tem que pagar balurdios para isto e para aquilo.
ps-voçês devem pensar que aqui por lisboa (zona metropolitana e arredores),as estradas devem ser uns maravilhosos tapetes de alcatrão em que dá para aterrar um avião,era bom que fosse,mas não é,infelismente.
ora essa,estou tudo menos irritado,eu sempre paguei e nunca me queixei,aqui quando fazem uma auto estrada esta só abre quando os portais de pagamento já tiverem instalados e prontos a funcionar,nunca houve auto estradas gratuitas,por isso sempre foi assim.
quem está irritado é o pessoal que até aqui não pagava e agora passa a pagar,depois o que eu estou a tentar fazer é apresentar uma justificação que a meu ver vem trazer igualdade de tratamento entre os cidadãos deste país no uso das auto estradas,e não andarem uns a pagar para outros andarem a gozar de graça.
basicamente é isto,para alem de desmontar o mito que em lisboa é tudo gente rica e ganham fortunas de ordenados e os outros são uns coitadinhos que ganham o ordenado minimo e tem que pagar balurdios para isto e para aquilo.
ps-voçês devem pensar que aqui por lisboa (zona metropolitana e arredores),as estradas devem ser uns maravilhosos tapetes de alcatrão em que dá para aterrar um avião,era bom que fosse,mas não é,infelismente.
Última edição por marco pires em 15 out 2010, 22:37, editado 1 vez no total.
[email protected]
- fa1kon
- Membro Senior
Então porque abriste o topico a saber que isto vai dar lenha velha?
Não entendo isto, um gajo vem aqui ver uns videos duns M3 a abrir e depara-se com situações destas, guerrinhas de m*rda.
Desculpa lá estar a dizer isto, não tenho nada contra ti.
Não entendo isto, um gajo vem aqui ver uns videos duns M3 a abrir e depara-se com situações destas, guerrinhas de m*rda.
Desculpa lá estar a dizer isto, não tenho nada contra ti.