Como fazer correctamente uma rotunda?

Área de discussão geral

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Como fazer correctamente uma rotunda?

Mensagem por marco pires »

rafias Escreveu:Para não haver problemas basta que encostemos à faixa externa antes da saída. Se o fizermos a "chico espero" e sair no último instante da faixa interior, atravessando várias faixas, em direcção à saída é um convite ao acidente.

aconteceu-me exatamente isso à uns dois anos atrás ali na rotunda à entrada da expo quem vem da infante dom henrique, aquilo até tem ali um stand da VW e a rotunda fica mais à frente debaixo do viaduto.

eu entrei e fiquei por dentro, do lado de fora vinha um caramelo a fazer uma excursão pela rotunda.

portanto eu iria sair na primeira e deveria ir por fora, e ele ia só sair na ultima e deveria vir por dentro, tanto mal ia eu como ele, só que puxei para fora para sair e ele estava ao meu lado em angulo morto, foi só mesmo no canto do olho que o vi e fiquei a centimetros de lhe dar um toque, ainda trocámos meia duzia de palavras um bocado agressivas, mas ficou por ali.

tenho consciencia que ambos estavamos mal, mas como fui eu que mudei de faixa e ia-lhe bater, provavelmente a culpa iria ser minha, ou então ficava 50% para cada lado.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

brunofialho
Membro Juvenil
Registado: 10 fev 2010, 19:12
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 2002\05

Mensagem por brunofialho »

Para fazer correctamente uma retunda com um BMW Desliga-se o Controlo de tração (Se o BMW em questao tiver) e tenta-se entrar na mesma a abrir e tentar faze-la o mais de lado possivel :driving

Drif King , Bmw Power :lovebmw

Abraços, Bruno Fialho
Bimmer 320d e46 Sedan # ClubeBMWPortugal
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

nem sempre há kit de unhas para isso. :lol1
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

Imagem Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

lindo :P :P

tens que fazer uns videos do aço do teu 525i a fazer rotundas :onfire :onfire
[email protected]

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

é so arranjar alguem que me filme e tratamos disso :D
Imagem Imagem

Rozas
Membro Juvenil
Registado: 16 abr 2010, 11:51
O meu Carro:: BMW 318is E36 1994/1

Mensagem por Rozas »

Essa pergunta da rotunda num fórum da bmw tem muita piada :lol:
Bruno Rozas

E36 318IS Alpine White 94'
viewtopic.php?f=59&t=54348

Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Mensagem por Miguel000 »

Primeiro que tudo é uma vergonha ter que explicar as pessoas como fazer rotundas visto que tecnicamente todas tiveram que ter aulas de código e passar um exame de condução! Mas pronto, pelo que se vê por essas estradas foras tem mesmo que ser tudo explicadinho!
Na rotunda do relógio e marques de pombal como já foi falado aqui então, é o jogo do empurra! Ainda á uns meses atrás me iam partindo o carro todo na rotunda de entre-campos! Mas ainda dei uma guinada valente a tempo, mas o individuo ainda me conseguiu acertar na cave de roda e no para-choques :evil: E depois disse "nem o vi a vir"! Podera, tava no centro da rotunda e virou para uma saida á direita e nem ai nem ui!

Já agora aproveito para reforçar a ideia que a faixa mais á direita na auto-estrada existe :roll: (não é um mito) e pode efectivamente ser utilizada! visto que há por ai muito boa gente que deve pensar que aquilo não se pode pisar :wall
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

isso de fazer a rotunda toda por fora é coisa para azelhas, desculpas por não saberem o que andam a fazer.
Até porque o traject é muito maior se for sempre por fora. é mais perigoso é para quem retoma a fila da direita cedo( logo apos a saida anterior á pretendida) que pode levar com um dos que achem que retomar a direita é sair a direito prá saida.

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

As regras sao exatamente como o JPimpao refere, na realidade e na pratica, acontece exatamente o que diz o rafias, acima de tudo tenham muita atençao, quer circulem por fora ou por dentro.
:)
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Aqui o azelha faz esta rotunda 2 vezes ao dia pela linha verde:

Imagem

Quem fizer a rotunda como está no verde, principalmente quem entra na rotunda na faixa da direita, dá asneira na certa... experimentem a fazer "correctamente" e contem-me a experiência...
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Recentemente o meu pai renovou a carta de condução que tirou em Angola. O instrutor disse que uma maneira correcta de fazer a rotunda é pela faixa exterior, independentemente da saída que tomar. Agora se isso contradiz até certo ponto a lei/recomendação não sei. É caso para dizer "a polémica está instalada".
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Mr_Trecolareco
Membro Senior
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Contacto:

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Está tudo bem explicado, o ideal é fazer a rotunda por dentro e apenas sair imediatamente antes da saida.

Mas há campistas gananciosos cegos e teimosos que gostam de fazer por fora por ser mais fácil e por a lei os proteger ( mudança de faixa etc como já disseram ) mais vale juntar-se ao seu grupo.

Eu pessoalmente recuso.me fazer por fora, nem que para isso tenha de fazer mais voltinhas LOL

No entanto normalmente consigo antecipar os campistas por isso mto raramente faço 2 voltinhas por causa deles.
Um abraço e muito boas curvas!!!

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Até pareciamos uns meninos de coro quando fizemos o exame com atrelado, levávamos tudo à letra, mas também ninguém contestava as saídas das rotundas, nem as entradas, pois o mais certo era varrermos a lateral a alguém :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Mr_Trecolareco
Membro Senior
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Contacto:

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Sim com 12 metros de metal até os campistas pensam 2 vezes em passar por fora LOL
Um abraço e muito boas curvas!!!

Responder

Voltar para “Discussão Geral”