AMS Escreveu:5W30 ou se achares que está a consumir um pouco de óleo entre mudas, experimenta o 5W40.
Nem Mais :fixe
Como a viatura tem uns bons km iria para 5W40 100% sintético
quais são as vantagens que o 5W40 tem, em relação ao 5W30?
A diferença é a viscosidade a quente, ou seja, a frio são iguais mas a quente o 40 é mais grosso.
Se com o 30 notas que o motor consome oleo, com o 40 à partida vais minimizar esse mesmo consumo.
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
O primeiro numero é da viscosidade "mais fino ou mais espesso"
O segundo numero indica a que temperaturas pode trabalhar, em clima frio / quente
Ficas bem servido com um 5W30 e com o 5W40 pois o nosso clima é favorável para usar os dois
5W40 é mais barato
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
nao se esqueçam é que os óleos que a marca recomenda , não são a pensar em motores com cento e tal , 200 mil ou mais , mas sim quando os motores são novos ...
óleos 0W30 e 5W30 a meu ver são bons para climas muito frios ... ou motores com muito poucos quilometros ... em que os óleos tem que ser muito finos devido aos materiais estarem muito justos, ou pelo facto dos motores serem novos , ou enquanto estão em ambientes muito frios, ate os materiais dilatarem precisam de um óleo fino...
um motor que ja tenha uns bons quilometros , e que nao esteja em climas frios , um oleo 0w30 a frio nao lubrifica o motor como devia lubrificar e a quente tb ja tem algumas dificuldades ... podendo ate o carro consumir um pouco de oleo...
outro motivo que me faz nao gostar muito desses oleos, e visto ser mecanico , e a minha experiencia diz me que a pressao de oleo dos motores nc deve andar muito baixa , o que se acontecer pode danificar gravemente o motor , e todos os carros deviam ter manometros de temperatura e pressao de oleo ...
os carros que os tem , podemos ver que a pressão de oleo com um 0w30 é muito inferior a um 10w50, e temperatura é ela por ela , aguentando o 10w50 temperaturas muito mais elevadas , enquanto um 0w30 começa a entrar em ebulição em regimes mais agressivos e a sair em forma de vapor pelos respiros do carter .
motores com mais de 100 mil , motores que de vez em quando levem uma esfregazita e tal ...
o melhor oleo é o 10W60 , e 10W50
mas isso ha muitas teorias , ag qual a mais certa ...
em todos os meus carros sempre usei o 10w50 aditivado (é verde o oleo) de 20 em 20 mil e nc tive problemas ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***
e agora fiquei de novo como no inicio com esta mensagem do Lion :think
é que agora vem de novo à baila o 10W60 como sendo a melhor opção para um motor com 350 mil como o meu, e agora fiquei mesmo á nora com aquilo que devo meter, 5W40 ou 10W60, help please :ajuda :ajuda :ajuda
Lion, e a questão colocada pelo JOFIMO de que este oleo (10W60), vai obrigar-me a reduzir para metade o tempos das revisões? é mesmo assim?
é que eu sigo à letra as luzes do painel, e só vou ás revisões quando apaga a ultima luz verde e passa a amarelo, e se eu meter um 10W60 e ele não me aguentar esses kms todos posso andar a danificar o motor.
marco pires Escreveu:e agora fiquei de novo como no inicio com esta mensagem do Lion :think
é que agora vem de novo à baila o 10W60 como sendo a melhor opção para um motor com 350 mil como o meu, e agora fiquei mesmo á nora com aquilo que devo meter, 5W40 ou 10W60, help please :ajuda :ajuda :ajuda
Lion, e a questão colocada pelo JOFIMO de que este oleo (10W60), vai obrigar-me a reduzir para metade o tempos das revisões? é mesmo assim?
é que eu sigo à letra as luzes do painel, e só vou ás revisões quando apaga a ultima luz verde e passa a amarelo, e se eu meter um 10W60 e ele não me aguentar esses kms todos posso andar a danificar o motor.
:ajuda :ajuda
Marco, na minha opinião o Castrol 10W60 é um oleo para motores a gasolina que por norma andam em regimes mais altos que os diesel.
Como sabes, o Edge 10W60 é aprovado exclusivamente para os M's.
Quando as marcas aprovam os oleos para determinados modelos, é porque são os ideais para esses mesmos modelos e cumprem as especificações para esses mesmos modelos.
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
concordo totalmente com o que dizem ai , que os 10w60 sao oleos mais indicados para motores a gasolina , mais rotativos , mas se for usado em motores a gasóleo nao faz mal nenhum... por ser motores com menos rotação ...
se disserem que é desnecessário para um carro que anda em condições normais meter um 10w60 e tal .. tudo bem ... é o mesmo que comprar uns pneus com indice de velocidade de 240 e nao passar dos 120...
tb se pode meter um 10w40 ou outro kk num M3 , se nao se passar das 2 ou 3 mil rotaçoes nao faz mal lolol
o óleo que eu costumo comprar , é indicado tanto para diesel como gasolina , da para os 2...
quando a reduzir o intervalo entre revisões isso ai ja não te sei dizer ... mas provavelmente os intervalos dos oleos 10w60 sao mais reduzidos por ser em motores a gasolina e mais rotativos e o oleo ter mais desgaste ... se for aplicado num motor a gasóleo em condições normais nao vejo o pk de se ter que encurtar os intervalos de revisão ...
mas no teu caso realmente é desnecessário um 10w60 , podes meter o 5w40 .
0w30 , 5w30 é que ja nao aconselhava mesmo ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***