bluesin Escreveu:Aqui fica o meu contributo para uma exposição à BMW em Maio do Ano passado.
1º - Envio de email para a BMW Alemanha.
Dear Sirs,
I'm contacting you to expose the following situation.
I have purchased in last April in Germany a BMW 118d from May 2007 with less than 100.000 Kms. So I have a very recent car in my opinion. The car is now on my possession in Portugal and I went to a BMW Service to make the normal inspection to the Car.
It has been detected a strange noise coming from the engine. They have submitted to BMW Portugal for analysis. From BMW the answer is that this is a known problem on this kind of engine but nevertheless BMW Portugal has declined any kind of support on repairing this problem.
As mentioned by the BMW service “the repair should be caused by the crankshaft. To replace it we need to replace some strings and gaskets.”
Now I’m in a situation of that I have bought a car from a trustful brand like BMW but in my sincere option I am not being treated as a BMW customer. I would expect some treatment from another kind of brand but not from BMW.
The car is currently on the BMW Service and I’m without the car to drive as it would be normal, and I have to assume the cost of repairing a BMW known problem.
Information: The car as all the regular inspection required by BMW all well documentated on the service book and with all the Invoices.
I kindly wait you feedback on this issue so that at least I have some support from BMW, as I sincerely expect.
Resposta (BMW Portugal)
Exmo. Senhor,
Temos presente o contacto remetido para a BMW Alemanha, que nos mereceu a nossa melhor atenção.
Por sermos responsáveis pela gestão de processos ocorridos em Portugal, e para que possamos analisar a sua exposição, necessitamos que nos identifique a matrícula e o numero de quadro da viatura sua propriedade, bem como o Concessionário BMW onde a mesma se encontra a ser assistida.
Sem outro assunto de momento, remetemos os nossos melhores cumprimentos.
Depois enviei a informação necessária
Resposta:
Exmos. Senhor
Temos presente o seu contacto que nos mereceu a nossa melhor atenção.
Em resposta à mesma, e depois de avaliada a reclamação apresentada e contactado o nosso Reparador Autorizado, estamos em condições de efectuar os seguintes comentários:
A BMW Portugal garante a assunção de reparações ao abrigo da garantia contratual, por irregularidade do produto, durante dois anos a partir da data da primeira matrícula sem limite de quilometragem.
Neste âmbito, e estando a viatura fora do período contratual de garantia, lamentamos informar mas não será possível assumir os custos da intervenção que se mostra necessária.
Tomámos ainda conhecimento através da Reparador Autorizado, que não terá autorizado a intervenção da viatura, motivo pelo qual não poderemos tecer comentários adicionais.
Sem outro assunto de momento, remetemos os nossos melhores cumprimentos.
O procedimento efectuado pelo "bluesin" foi o adequado e na minha opinião o acertado.
Embora a BMW alemanha faça como é natural o reencaminhamento da mensagem para o pais de origem e a resposta vir via BMW - Portugal.
Este procedimento tambem é natural e usual tanto na BMW como na maioria das marcas de automoveis ou outros equipamentos.
O facto de não teres adquirido o veiculo em Portugal tambem não ajuda.
Penso que a tua reclamação é bem fundamentada e embora já não tenhas garantia de fabrica deverias ter garantia do vendedor pois só tens o carro à 5-6 meses.
Não deste detalhes de como compraste e onde o teu carro na Alemanha.
Foi particular? Concessão BMW? Outro?
Existe uma garantia chamada "goodwill" onde este tipo de problemas cai e onde a despesa total é partilhada por varios intervenientes (BMW Alemanha/ Concessionario/ cliente).
Existem casos deste em S1,S3 & S5 comprados em concessões oficiais BMW em Portugal onde esta garantia fora do periodo normal dos 2 anos foi accionada e os clientes pagam 20% ou menos do valor total da despesa.
Penso que o facto de teres comprado na alemanha não te irá ajudar muito em Portugal pois o concessionario abarca sempre com um custo ... que não é de todo justo acontecer se não lhes compraste lá o carro.
Devias tentar ir por concessão na alemanha onde compraste o crro.
abraço,