Então mas vale Variable Valve Timing XPTO e não vale sobrealimentação? Não vejo grande parcialidade...
Não é um motor "pequeno" mas 112.5cv por litro num BMW E46 CSL parece-me um bom valor.
Bem, isto é realmente muito simples:
Há motores aspirados e motores turbocomprimidos.
Os "turbo" utilizam compressores volumétricos ou turbocompressores.
Quanto aos aspirados, existem os normais e os que utilizam variadores de fase.
Relativamente aos que usam variadores de fase, temos os M's da BMW, os VTI's e VTEC's da Honda, os VVTI's da Toyota, etc.
Porque é que os motores aspirados têm mais valor?
Porque qualquer macaco consegue meter um turbo num motor normal e ter muitos cavalos.
No entanto, para ter muitos cavalos num motor sem turbo, já implica muita, muita Engenharia.
Realtivamente ao rendimento, que eu saiba o recordista ainda é o Honda S2000 que tem 120 cavalos por litro.
Nem mesmo um carro muito especial de produção extremamente limitada como o M3 CSL
consegue superar um carro de produção corrente como o Honda S2000.
Acho que não se pode comparar um sub-gupo da BMW (o departamento M), que
faz carros muito especiais, em pequena escala com os VTEC's da Honda que são
carros perfeitamente normais e acessíveis, feitos em grandes quantidades.
Além disso, como a maior parte do pessoal sabe, os M3 deram problemas de motor.
Quanto aos S2000's, nem com o redline numas altíssimas 9000rpm têm dado problemas.

Vocês não gostam de ver o Top Gear ou o 5th Gear, os melhores programas de carros da
actualidade? Vejam que não se arrependem!
Ah...
Reparem no que a Vicky do 5Th Gear diz dos Honda's (Civic Type R, S2000, etc)
Ou então o que diz o Jeremy do Top Gear...
A opinião é unânime: Honda e Toyota fazem carros indestrutíveis (quando comparados com outras marcas)