Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempenho ?
Moderador: Staff
- bmwtouringcar
- Membro Juvenil
- Mensagens: 164
- Registado: 29 nov 2007, 13:08
- Localização: Portugal
- bmwtouringcar
- Membro Juvenil
- Mensagens: 164
- Registado: 29 nov 2007, 13:08
- Localização: Portugal
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3172
- Registado: 15 dez 2007, 22:45
- O meu Carro:: BMW M5 f10
- Localização: lisboa expo
na bmw chama se steptronic a caixa automatica 

GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
- bmwtouringcar
- Membro Juvenil
- Mensagens: 164
- Registado: 29 nov 2007, 13:08
- Localização: Portugal
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3172
- Registado: 15 dez 2007, 22:45
- O meu Carro:: BMW M5 f10
- Localização: lisboa expo
ainda agora sao mais ou menos iguais. a diferença é que desde o serie 5 novo sao de 6 velocidades. e cada vez mais sao mais rapidas. a base é a mesma 

GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
- jonh530d
- Membro Iniciado
- Mensagens: 18
- Registado: 30 dez 2007, 23:17
- O meu Carro:: bmw 528I e39 1998
- Localização: Lisboa
Como em tudo opiniões são opiniões!
Já tive um 525d 2001 um 530d 2001 manuais e actualmente tenho um 530d Auto e meus amigos posso dizer manuais nunca mais.
O consumo é realmente mais alto, principalmente em condução desportiva e cidade ( auto-estrada é igual ).
O travões sofrem um pouco, discos a cada 50mil e pastilhas entre os 13 e os 20mil.
de resto ... esqueçam as manuais...
já agora para os fans da manuais.. Os verdadeiros desportivos são automaticos e acho que ainda não viram os F1 manuais ou os carros de rali.
Quanto a fiablidade e já reprogramei o meu atingo 525d e a embraigem durou 50mil kms!!!
o automatico apenas fiz 20mil apos a repro mas até agora...é só por diesel.
Atentamente
Já tive um 525d 2001 um 530d 2001 manuais e actualmente tenho um 530d Auto e meus amigos posso dizer manuais nunca mais.
O consumo é realmente mais alto, principalmente em condução desportiva e cidade ( auto-estrada é igual ).
O travões sofrem um pouco, discos a cada 50mil e pastilhas entre os 13 e os 20mil.
de resto ... esqueçam as manuais...
já agora para os fans da manuais.. Os verdadeiros desportivos são automaticos e acho que ainda não viram os F1 manuais ou os carros de rali.
Quanto a fiablidade e já reprogramei o meu atingo 525d e a embraigem durou 50mil kms!!!
o automatico apenas fiz 20mil apos a repro mas até agora...é só por diesel.
Atentamente
- bmwtouringcar
- Membro Juvenil
- Mensagens: 164
- Registado: 29 nov 2007, 13:08
- Localização: Portugal
- bmwtouringcar
- Membro Juvenil
- Mensagens: 164
- Registado: 29 nov 2007, 13:08
- Localização: Portugal
Alta confusão!!!luisinho Escreveu:faikon, de fabrica esta indicado que um carro com automaticas gasta mais que um com manual.
razoes possiveis?
numa subida tu geres o teu carro da melhor forma para poupar, numa automatica, ele gere para o carro andar, e nao para poupar.
um dos exemplos.
a minha indicação nao foi parado, pois ai gastam o mesmo.
agora em 1000 km verás que com automatica gasta mais. pouco.mas gasta.com o mesmo pé claro
conduçao desportiva vai para manual?
entao não achas sequencial melhor que manual?em competiçao é usado sequencial e não manual.
as caixas manuais foram inventadas a mais de 30 anos te garanto, e tb te garanto, que desde o me E46 versao 2001, portanto á 3 gerações atras, já nao encontravas nenhum homem a mudar mudanças mais rapidas que a SMG.
Neste momento vais na SMG2, nao sei se ainda mantem o mesmo nome no modelo M5 dos novos por exemplos.
Mas garanto-te que não ha nenhum carro com manuais que de mais prazer do que um com automaticas das novas.
para te dar um exemplo, penso que o M5 falando de bmw, não é vendido com mudanças manuais.
Por outro lado, penso que o carrega GT tem as duas versões.
eu não tenho duvidas, Automaticas, e se possivel com mudanças sequenciais com patilhas no volante, e isto sim já é um extra. pois sequenciais todas tem, agora com patilhas no volante já é outro andamento.
SMG significa SEQUENTIAL MANUAL GEARBOX, ou seja em Português, Caixa Manual Sequencial.
São caixas manuais, com UMA embraiagem sómente e, a mesma (embraiagem) é acionada por um dispositivo Electro-Hidraulico, comandado eléctronicamente. Daí os carros equipados com as caixas SMG não possuírem pedal de embraiagem, podendo por isto os menos esclarecidos, assumirem estar perante uma viatura, equipada com caixa automática. Nada mais errado.
No que diz respeito ao E60 (M5) hesiste ainda, a possibilidade de o condutor selecionar a opção automática de engrenagem das "mudanças de caixa"
Isto no fundo quer dizer que, aqui o "Computador" faz tudo por nós, basta-nos acelarar ou travar, mas para quem conhece caixas automáticas, nota logo que está perante uma caixa manual, embora intelegente.
No meu caso pessoal não sou muito adepto, desta opção, dou preferência ao modo sequencial (manual).
Um abraço a todos



BMW E60 M5 (ABRIL 2006)
507 razões para ir sentar o "c.." no mocho.
507 razões para ir sentar o "c.." no mocho.
- bmwtouringcar
- Membro Juvenil
- Mensagens: 164
- Registado: 29 nov 2007, 13:08
- Localização: Portugal
essa caixa existe por exemplo numa e39 ou nao ? Isso sao as semi-automaticas ou nao tem nada a ver ??? E sao tao fiaveis como as manuais ?!marel Escreveu:Alta confusão!!!luisinho Escreveu:faikon, de fabrica esta indicado que um carro com automaticas gasta mais que um com manual.
razoes possiveis?
numa subida tu geres o teu carro da melhor forma para poupar, numa automatica, ele gere para o carro andar, e nao para poupar.
um dos exemplos.
a minha indicação nao foi parado, pois ai gastam o mesmo.
agora em 1000 km verás que com automatica gasta mais. pouco.mas gasta.com o mesmo pé claro
conduçao desportiva vai para manual?
entao não achas sequencial melhor que manual?em competiçao é usado sequencial e não manual.
as caixas manuais foram inventadas a mais de 30 anos te garanto, e tb te garanto, que desde o me E46 versao 2001, portanto á 3 gerações atras, já nao encontravas nenhum homem a mudar mudanças mais rapidas que a SMG.
Neste momento vais na SMG2, nao sei se ainda mantem o mesmo nome no modelo M5 dos novos por exemplos.
Mas garanto-te que não ha nenhum carro com manuais que de mais prazer do que um com automaticas das novas.
para te dar um exemplo, penso que o M5 falando de bmw, não é vendido com mudanças manuais.
Por outro lado, penso que o carrega GT tem as duas versões.
eu não tenho duvidas, Automaticas, e se possivel com mudanças sequenciais com patilhas no volante, e isto sim já é um extra. pois sequenciais todas tem, agora com patilhas no volante já é outro andamento.
SMG significa SEQUENTIAL MANUAL GEARBOX, ou seja em Português, Caixa Manual Sequencial.
São caixas manuais, com UMA embraiagem sómente e, a mesma (embraiagem) é acionada por um dispositivo Electro-Hidraulico, comandado eléctronicamente. Daí os carros equipados com as caixas SMG não possuírem pedal de embraiagem, podendo por isto os menos esclarecidos, assumirem estar perante uma viatura, equipada com caixa automática. Nada mais errado.
No que diz respeito ao E60 (M5) hesiste ainda, a possibilidade de o condutor selecionar a opção automática de engrenagem das "mudanças de caixa"
Isto no fundo quer dizer que, aqui o "Computador" faz tudo por nós, basta-nos acelarar ou travar, mas para quem conhece caixas automáticas, nota logo que está perante uma caixa manual, embora intelegente.
No meu caso pessoal não sou muito adepto, desta opção, dou preferência ao modo sequencial (manual).
Um abraço a todos![]()
![]()
A gasosa tá cara...acho que vou comprar uma bicicleta....