Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempenho ?
Moderador: Staff
Re: Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempenho ?
uma pergunta estou prestes a adquirir um BMW com steptronic e a minha pergunta é simples:
é possivel, em andamento, passar de D para sequencial ou é preciso ter o carro parado para passar de totalmente automático para sequencial?
:lovebmw
é possivel, em andamento, passar de D para sequencial ou é preciso ter o carro parado para passar de totalmente automático para sequencial?
-
- Membro Gold
- Registado: 15 dez 2007, 22:45
- O meu Carro:: BMW M5 f10
nao... tudo em andamento... :fixe
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
giwasa, obrigado
tenho um E46 320D manual e será a primeira vez que terei um automatico... vamos la ver se me habituo... ainda bem que dá entao para passar qd apetecer de automatica a 100% para eu decidir se quero mais ou menos mesmo em andamento...

tenho um E46 320D manual e será a primeira vez que terei um automatico... vamos la ver se me habituo... ainda bem que dá entao para passar qd apetecer de automatica a 100% para eu decidir se quero mais ou menos mesmo em andamento...
-
- Membro Juvenil
- Registado: 18 nov 2008, 00:27
- O meu Carro:: BMW 320D E46 2002/04
habituas-te muito facilmente. Se aprecias facilidade de conduçao a cx auto é o ideal.
Rui Nunes
vendo material e46: balastros xenon, modulo digital ac, plafoniers, consola, manete M auto
vendo material e46: balastros xenon, modulo digital ac, plafoniers, consola, manete M auto
- sandrorv
- Membro Gold
- Registado: 08 fev 2009, 23:49
- O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04
é uma maravilha amigo, vais imagina a 150 em 6ª em D, e queres dár um disparo, para uma ultrapassagem ou queres colar-te ao banco, puxas a manete para o teu lado esquerdo, e mandas uma abaixo e descolas, voas baixinho :lol1 :lol1 :lol1Splaxsher Escreveu:uma pergunta estou prestes a adquirir um BMW com steptronic e a minha pergunta é simples:
vais gostar podes ter a certeza, se precisares de ajuda ou dicas manda vir, eu só uso e conduzo carros com caixa auto....
cumprimentos
- Metralha
- Membro Gold
- Registado: 11 set 2009, 15:01
- O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09
Caixa manual.......nunca mais.....
Enquanto puder e houver €€€€ extra só caixa auto.....k maravilha.... :lol1
Enquanto puder e houver €€€€ extra só caixa auto.....k maravilha.... :lol1
Re: Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempen
Nem precisa de puxar a manete para o lado.. basta carregar a fundo, que carrega no switch do pedal, que reduz para a mudança mais abaixo que ainda tenha rotação para esgotar...
Caixa automática, tem coisas maravilhosas....
Caixa automática, tem coisas maravilhosas....
-
- Membro Gold
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Gosto da caixa Auto ,pois a Mulher nao berra ,quando è manual ela pergunta ,jà estàs a puxar
Mas no Fundo prefiro sobretudo num Carro desportivo :Manual .
(Ps :forum vou deixar.Abraço).

Mas no Fundo prefiro sobretudo num Carro desportivo :Manual .
(Ps :forum vou deixar.Abraço).
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
- Sworks
- Membro Iniciado
- Registado: 08 nov 2010, 14:50
- O meu Carro:: BMW 320d E91 Touring 03/2008
bmwtouringcar Escreveu:Qual é a diferença entre a caixa automatica e a manual ?!?! Ando na duvida quanto ao desempenho das Caixas Auto pois sempre tive ideia que é akilo é como se de um joystick se tratasse e a carregar butoes (sei que nao é ocaso do carro) mas fica-me a impressao que nao se consegue explorar as rotações do carro da mesma maneira que com a caixa manual....alguem me pode elucidar ! O gozo de conduzir com a caixa manual ou automatica !?
A proposito, nao deve ser por acaso que os carros de certa cilindrada e potencia e da serie 7 por exemplo como outros de outras marcas têm as mudanças auto ?!?!!? Qual é a entao a grande diferença ?!?!
E a fiabilidade dessas caixas auto ?
Aqui vai a minha resposta, talvez seja útil para todos os indecisos:
1º Uma caixa automática moderna (>2001) é a melhor solução para o motor e para os condutores "normais".
2º Uma caixa automática não é o mesmo que uma caixa robotizada ou semi-automática.
3º A caixa automática oferecem algumas vantagens:
- Conforto
- Segurança activa (mãos no guiador e concentração na condução)
- Protecção do regime do motor e transmissão
- Rapidez de funcionamento (as mais modernas claro)
- Facilidade de utilização do automóvel para pessoas com limitações físicas.
4º Mas também significa algumas desvantagens:
- Toma decisões sozinha (por exemplo: trocar para mudança seguinte quando se atinge a rotação máxima permitida)
- Dificulta bastante a realização de um powerslide em viaturas SEM autoblocante
- Não permite fazer reduções "estratégicas", que considera prejudiciais para o motor
- Consume mais (em 90% dos casos)
- Não permite fazer ponto de embraiagem para ir buscar mais algum binário/potência numa ultrapassagem
- Uma caixa automática simples permite fazer trocas de mudança em curva o que pode representar algum perigo de sobreviragem (num BMW por exemplo).
5º Depois de ter tido várias viaturas com caixa automática desde 2001 (Mercedes C220 Cdi) e até hoje (VW Gold 1.6Tdi DSG e BMW e91 320dA), e conduzido outras (BMW M3, Porsche Carrera Triptronic, Audi Multitronic), posso dizer o seguinte:
QUER UM CARRO DESPORTIVO E PRATICAR CONDUCÇÃO DESPORTIVA (PISTA, TROÇOS, DRIFTING)? »» CAIXA MANUAL
QUER UM CARRO ECONÓMICO E BATER RECORDES DE BAIXO CONSUMO ? »» CAIXA MANUAL
QUER UM CARRO SOFISTICADO E NÃO LIGA NEM A CONDUÇÃO DESPORTIVA NEM A CONSUMO? »» CAIXA AUTOMÁTICA.
De outra forma:
Carro familiar segmento médio/alto »» caixa automática, sem dúvida
Carro desportivo altas prestações »» caixa manual
Superdesportivo »» caixa manual já são raros, mas estão equipados com caixas automáticas específicas muito desportivas (PDK, S-Tronic, SMG, ZF, etc..)
Quanto à fiabilidade, eu diria que as caixas automáticas dos grandes e melhores fabricantes (grupo VW/AUDI, BMW, MERCEDES, PORSCHE, etc...) têm excelente fiabilidade com a devida manutenção programada.
Nunca tive problemas com caixas automáticas BMW, Mercedes e VW/Audi, apesar do uso intensivo.
Eu sinceramente não me posso queixar muito da minha caixa, é uma StepTronic e tanto a nível de condução normal tal como desportiva tem-se portado muito bem!! De resto em relação a consumos, posso dizer que como tenho um pé ligeiramente pesado, tenho um consumo de 5.8lt aos 100km/h, com o carro reprogramado!
-
- Membro Iniciado
- Registado: 13 jun 2010, 10:04
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000/06
Boa noite amigos, estou a ponderar comprar um bmw e46 320d de 150cv ano 2oo2 com cx auto, mas ja muito ouvi falar destas caixas e estou um pouco indeciso, pois tive um e46 de cx manual e adorava o carro...
será que estas caixas aumentam assim tanto o consumo ou alguem poderá me dar uma opiniao referente a este modelo por exp. propria? sera que tira assim tanto o prazer de conduçao?
cumps
será que estas caixas aumentam assim tanto o consumo ou alguem poderá me dar uma opiniao referente a este modelo por exp. propria? sera que tira assim tanto o prazer de conduçao?
cumps
- tiagolopes96
- Membro Gold
- Registado: 21 nov 2009, 11:17
- O meu Carro:: BMW E46 TOURING
A minha touring é de caixa auto e eu adoro como ja todos sabem, conforto acima de tudo, problemas nunca tive e é raro aparecerem pelo que veja desde que haja a devida manutençãoRoberto Prates Escreveu:Boa noite amigos, estou a ponderar comprar um bmw e46 320d de 150cv ano 2oo2 com cx auto, mas ja muito ouvi falar destas caixas e estou um pouco indeciso, pois tive um e46 de cx manual e adorava o carro...
cumps

as smg que não são auto mas sim robotizadas com opção auto... têm em conta as açeleração lateral para fazer a troca...trocando em caso de curva a mudança mais suavemente...se for a direito trocam mais rapido e bruto.
nas auto o que não gosto principalmente é de manobrar em espaços pequenos...é dificil ter a mesma precisão que uma embraiagem faculta...
alguem me explica essa do fazer o ponto de embraiagem para ganhar binario para ultrapassar :think não percebi.
para mim: em carros com garra---caixa robotizada( smg e steptronic )
todos os outros----caixa manual
caixa auto pura...podem ir todas para o lixo
caixa DKG---excelente mas tira muito gozo por não se sentir esticões nas mudanças à bruta
nas auto o que não gosto principalmente é de manobrar em espaços pequenos...é dificil ter a mesma precisão que uma embraiagem faculta...
alguem me explica essa do fazer o ponto de embraiagem para ganhar binario para ultrapassar :think não percebi.
para mim: em carros com garra---caixa robotizada( smg e steptronic )
todos os outros----caixa manual
caixa auto pura...podem ir todas para o lixo
caixa DKG---excelente mas tira muito gozo por não se sentir esticões nas mudanças à bruta
- Rui Ribeiro 13
- Membro Gold
- Registado: 12 out 2007, 00:12
- O meu Carro:: *
Tenho a Steptronic desportiva de 8v e é uma maravilha, para mim não há melhor.
A terra vista da lua é azul e branca!