ja viram a AUTOHOJE d hoje??123d vs alfa147 Ducati Corse

Área de discussão geral

Moderador: Staff

lude
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2005, 01:43
O meu Carro:: BMW 330Cd
Contacto:

Mensagem por lude »

marco pires Escreveu:foi o que eu pensei,seria muito dificil extrair 1001cv de um motor atmosférico.
Curiosidades do motor do Veyron:
Motor de "apenas" 8000cc com 16 cilindros em W (na realidade, são 4 bancos de 4 cilindros).
Um motor de 16 cilindros em linha seria ridiculamente comprido. Mesmo que fosse em V, seria demasiado longo. Logo, a opção dos engenheiros foi criar um motor em W.
Trata-se de um motor em que existem 2 V's e os 2 V's possuem um ângulo ligeiramente diferente.

Curiosidades...
O motor tem que receber 45,000 litros de ar por minuto (aqui se vê a importância dos 4 turbos!)
Tem 4 válvulas por cilindro (num total de 64 válvulas)
Além dos 4 turbos, tem distribuição variável!
O Veyron tem 10 radiadores!!!
Apesar da profusão de fibra de carbono, o carro pensa 1950Kg!
Utiliza jantes de 20", com pneus run-flat. Os frontais são de 245 e traseiros de 365 (são os mais largos produzidos pela Michelin)

Consumos anunciados pelo fabricante
Urbano: 40.4 l/100Km
Extra-urbano: 14.7 l/100Km
Combinado: 24.1 l/100Km

A Buggaty anuncia uma velocidade de 400Km/h.
No teste realizado pela TopGear, o carro atingiu os 407,5Km/h na pista de Ehra-Lessien da Volkswagens.
Nessa ocasião, o James May disse que: “à velocidade máxima, os pneus só duram 15 minutos.
Mas não há problema, porque o carro gasta os 100 litros de gasolina em apenas 12 minutos".

Imagem
ٵԃє Ҏяѻנэ¢†s: ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ - ツ - http://nuno.2ya.com

BMW 330Cd Imagem
Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS

Imagem
Imagem

lude
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por lude »

Ah... O carro atinge os 400Km/h, mas só em situações muito específicas!

Nomeadamente:
- Tem que se se utilizar uma chave especial para activar o modo de velocidade máxima (com uma reduzida carga aerodinâmica).
- Basta um ligeiro toque no travão ou uma viragem menos ligeira no volante, que o carro fica "desarmado" desse modo especial. Tem que se imobilizar o carro e voltar a activar o modo de velocidade máxima com a chave especial.

Quem pensou que era só apanhar uma recta e acelerar até aos 400Km/h, vai ficar desiludido :evil:

BMW 330Cd Imagem

Imagem
Imagem

lude
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por lude »

stxpower Escreveu:
pedrosousa Escreveu:
marco pires Escreveu:tirem-me uma duvida.
o motor do veyron é turbo ou não?
sim é turbo e tem mais que um turbo...
4 turbos :shock:
Em 1991, a Bugatti apresentou o seu EB110 que já na altura tinha 4 turbos da IHI

Tatava-se de um motor de 3500cc de 540cv. Possuía 5 válvulas por cilindro, num total de 60 válvulas para os 12 cilindros em V.

BMW 330Cd Imagem

Imagem
Imagem

lude
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por lude »

Rico Escreveu:lude tens razao em muita coisa mas tb ano me parece ke esse "carro" ariel atom possa ser comparado a um ferrari ou a outro superdesportivo kk! é um carro especifico! se nao daki a um bocado tb se começa a dizer aki ke um simples karting 250 cc a 2 tempos tb é mais rapido ,tb curva melhor etc......
Em relaçao aos M nao serem turbo......vais ter de repensar essa ideia e nao deve demorar muito!
É um "carro" por 1 simples motivo... Tem um livrete tal como um 320d, podendo circular portanto na via pública. Há até quem os utilize como carros do dia-a-dia...

Quanto aos M's eu sei que sim :( Está previsto que o fantástico motor atmosférico de 10 cilindros seja substituído por um V8 de apenas 4200cc com turbo.
A BMW quer liderar nas (baixas) emissões de CO2, tendo portanto que começar a baixar a cilindrada...

BMW 330Cd Imagem

Imagem
Imagem

lude
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por lude »

pedrosousa Escreveu:Se fosse assim tão fácil turbinar um motor, não havia carradas de livros sobre o assunto com carradas de informação...
Há carradas de livros sobre todo e qualquer assinto... Não é isso que prova nada...
pedrosousa Escreveu: Porque tanto o turbo como o motor têm que durar, será que escoher o turbo certo para o motor faz-se a olho? Será que escolher a linha de escape para maximizar a performance se faz a olho... E por aí fora...
Certo, concordo com a base deste discurso. Tem que se escolher um turbo adequado para que valha a pena (o incremento de potência/binário seja significativo), seja utilizável (por exemplo, os turbos antigos só entravam a rotações muito elevadas e eram pouco progressivos).
No meio disso tudo, ainda há que ter em conta a fiabilidade: quanto mais pressão, menor será a vida do turbo.

Relativamente aos escapes, por acaso um engenheiro amigo que estava ligado à criação de escapes (para motas) chegou a comentar que realmente o pessoal encurtava o escape e tirava o miolo, mas que isso não era (nem de longe!) garantia de maior performance. Por exemplo, o escape tinha que ter um determinado comprimento.
pedrosousa Escreveu: Vais andando e lendo e acabas por chegar à simples conclusão que num todo fazer um bom turbinado dá tanto trabalho como um bom atmosfério. Nem sempre o que parece é!
Aqui discordo totalmente, pelo que já disse em posts anteriores.
pedrosousa Escreveu: Quanto aos cavalos baratos é simples, faz uma repro ao teu e mede o que acontece à fiabilidade, será que para manteres a fiabilidade os cavalos são assim tão baratos.... Deixo-te a fazer as contas ;)
Quem chama "Cavalos Baratos" são as revistas da especialidade... Está descansado que não fui eu que inventei a expressão.
Acho que a primeira vez que a li foi no comparativo entre ao Honda NSX e o Nissan 300Zx.
Eles diziam que 2 carros com a mesma cilindrada tinham a mesma potência. Enquanto que a Honda tinha optado pela excelência de engenharia, optimizando ao máximo, a Nissan tinha optado por "Cavalos Baratos" gerados através de turbos.

Um último comentário: quando se leva um carro para um trackday, é muito mais fácil um turbocomprimido entrar em sobreaquecimento do que um aspirado. Já tinhas pensado nisso?

BMW 330Cd Imagem

Imagem
Imagem

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

Tem um livrete, e daí? No UK tens dargters legais para andar na estrada! Carros com mais de 2000cv com livrete e tudo legal para circular..

O Veyron é muito bom mas demorou uns 10 anos desde a apresentaçao até à saida pra estrada..

Outra coisa..
Um último comentário: quando se leva um carro para um trackday, é muito mais fácil um turbocomprimido entrar em sobreaquecimento do que um aspirado. Já tinhas pensado nisso?
E porque? porque os gazes atingem temperaturas maiores.. E no entanto tens carros turbindos mais fiaveis que carros atmosfericos! cada caso é um caso, nao generalizem! O Campeao de Time Attack no UK é um Impreza, que até é conhecido por ser pouquissimo fiavel e por aquecer estupidamente, levando a partir o motor, e é campeão! Há N/A's bons, há Turbinados bons..c ada caso é um caso, e acho que qualquer pessoa que entenda minimamente do assunto sabe disso!
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

lude
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por lude »

DanielKamar Escreveu:Tem um livrete, e daí? No UK tens dargters legais para andar na estrada! Carros com mais de 2000cv com livrete e tudo legal para circular..
Concordo quando dizes que no UK tudo circula na estrada.
Quanto aos carros de 2000cv, que seja publicamente conhecido, apenas existe 1 e o dono faz uma revisão ao motor cada vez que sai com ele à rua
Mas dou-te exemplos bem mais estúpidos:
- Um sofá com rodas (com uma pesquisa no Youtube de certeza que dá para vê-lo)
- Um tanque militar (pintado de branco), que curiosamente alinhou na partida do Gumball
DanielKamar Escreveu:O Veyron é muito bom mas demorou uns 10 anos desde a apresentaçao até à saida pra estrada..
Certo... E grande parte dos engenheiros inicialmente propostos recusaram-se a aceitar o projecto por considerarem impossível.

Aliás, o mesmo aconteceu com o VW Phaeton... É um carro aparentemente "normal" mas foi considerado por muitos engenheiros como inexequível.
DanielKamar Escreveu: E porque? porque os gazes atingem temperaturas maiores.. E no entanto tens carros turbindos mais fiaveis que carros atmosfericos! cada caso é um caso, nao generalizem!
Se fizeres a "média", vais ver que os turbinados são menos fiáveis.
Aliás, tu próprio concordas que atingem temperaturas superiores...
DanielKamar Escreveu:O Campeao de Time Attack no UK é um Impreza, que até é conhecido por ser pouquissimo fiavel e por aquecer estupidamente, levando a partir o motor, e é campeão!
Há pilotos que preferem ter um "edge", não se importando que para isso eles e a máquina tenham que trabalhar no limite... É uma escolha...

BMW 330Cd Imagem

Imagem
Imagem

tiagom3
Membro Iniciado
Registado: 23 set 2008, 15:08

Mensagem por tiagom3 »

bmw sempre mas os alfax sao giros looool abraco a todos :driving
bmw m3

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

lude Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Se fosse assim tão fácil turbinar um motor, não havia carradas de livros sobre o assunto com carradas de informação...
Há carradas de livros sobre todo e qualquer assinto... Não é isso que prova nada...
pedrosousa Escreveu: Porque tanto o turbo como o motor têm que durar, será que escoher o turbo certo para o motor faz-se a olho? Será que escolher a linha de escape para maximizar a performance se faz a olho... E por aí fora...
Certo, concordo com a base deste discurso. Tem que se escolher um turbo adequado para que valha a pena (o incremento de potência/binário seja significativo), seja utilizável (por exemplo, os turbos antigos só entravam a rotações muito elevadas e eram pouco progressivos).
No meio disso tudo, ainda há que ter em conta a fiabilidade: quanto mais pressão, menor será a vida do turbo.

Relativamente aos escapes, por acaso um engenheiro amigo que estava ligado à criação de escapes (para motas) chegou a comentar que realmente o pessoal encurtava o escape e tirava o miolo, mas que isso não era (nem de longe!) garantia de maior performance. Por exemplo, o escape tinha que ter um determinado comprimento.
pedrosousa Escreveu: Vais andando e lendo e acabas por chegar à simples conclusão que num todo fazer um bom turbinado dá tanto trabalho como um bom atmosfério. Nem sempre o que parece é!
Aqui discordo totalmente, pelo que já disse em posts anteriores.
pedrosousa Escreveu: Quanto aos cavalos baratos é simples, faz uma repro ao teu e mede o que acontece à fiabilidade, será que para manteres a fiabilidade os cavalos são assim tão baratos.... Deixo-te a fazer as contas ;)
Quem chama "Cavalos Baratos" são as revistas da especialidade... Está descansado que não fui eu que inventei a expressão.
Acho que a primeira vez que a li foi no comparativo entre ao Honda NSX e o Nissan 300Zx.
Eles diziam que 2 carros com a mesma cilindrada tinham a mesma potência. Enquanto que a Honda tinha optado pela excelência de engenharia, optimizando ao máximo, a Nissan tinha optado por "Cavalos Baratos" gerados através de turbos.

Escapes, não é só comprimento é largura, tipo de lgações comprimentos..... e há mais.

O turbo a escolher prende-se muito mais do que com o simples spool up, tem que ver com eficiencia, zona onde se pretende atingir a potência, fiabilidade do turbo...

É obvio que turbinar reduz a fiabilidade especialmente quando isso é mal feito, mas acredito que reduza SEMPRE.

Acho piada o pessoal ainda ter a ideia de que meter um turbo é agarrar num bloco e cravar-lhe um turbo e que não é preciso estudar o que alterar para poder meter o turbo e "manter a fiabilidade"... São feitos carradas de estudos devido ao aumento das cargas térmicas e dos efeitos do aumento de pressão....
Depois tem que se mexer na lubrificação, e refrigeração... Grupo de transmisão, tipo de admissão e tipo de filtro e por aí fora...

Tudo o que é estudado para fazer um bom N/A...

A Porsche meteu um turbo de geometria variável num carro a gasolina se fosse fácil, já tinhas mais de 50 modelos com um no mercado!
A BMW tem um V10 a fazer 8000... Nem todos têm... É complexo em ambos os casos, mas nunca simples em nenhum dos dois!

O maior problema em turbinar é garantir a fiabilidade e é aí que está a maior parte do trabalho senão andavamos todos com carros turbo! Não é de maneira alguma uma receita chapa 4.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

pode-se dizer que o futuro são os carros com turbo,turbos enormes para as altas rotações,e turbos mais pequenos para acabar com o turbolag.
a VW actualmente segue essa receita,extraindo cv de motores 1.4 impensaveis para motores atmosféricos,a BMW abandonou á muito o conceitos dos turbos nos gasolina(embora tenha sido a marca pioneira...meu rico 2002turbo),mas actualmente voltou a essa receita,o motor V8 do novo serie 7 é exemplo disso,vamos ver se o V12 que irá sair tambem virá com turbo,provavelmente os futuros M´s tambem serão com turbo,só dessa forma conseguirá competir com motores como os 65AMG,a audi tambem já superou a potencia dos M´s da bmw e aproxima-se dos 600cv deixando para trás a bmw que nessa matéria sempre foi superior á audi,resta saber a resposta que a bmw irá dar,porque embora o V10 seja um motor fantastico,já ficou para trás em relação aos principais concorrentes da mercedes e audi.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

stxpower
Membro Juvenil
Registado: 10 fev 2008, 22:22

Mensagem por stxpower »

stxpower Escreveu:pah

São visões distintas que cada marca tem e certamente concordam que os motores turbo são a solução de futuro, com os limites da emissões Co2, o aumento do peso dos carros, os preços de combustivel a aumentar, qual é a solução: T-jet / TSI / TCE / THP....., o que é que têm em comum? motores a gasolina sobrealimentados.

Stxpower
na sequência do que o marco escreveu já tinha postado atrás... :roll:

se considerarmos o MINI com um BMW, então, não podemos dizer que a BMW abandonou os turbos o Cooper S é exemplo i.e. usa um 1.6L turbo da PSA

Stxpower

Anusko
Membro Senior
Registado: 17 abr 2006, 14:56
O meu Carro:: '02 320d E46

Mensagem por Anusko »

lude, não tive tempo para cá vir escrever mais cedo.
Nas ditas revistas "da especialidade", cada artigo é um artigo e tem alguém por trás a escrever. Algumas pessoas terão a tua opinião, outras nem por isso.
Eu não partilho a tua opinião, a cima de tudo gosto de um bom carro, sobrealimentado ou não. Se são cavalos baratos um GT2 ou uma RS6 deviam estar mais baratos.
Muitos carros emblemáticos de várias marcas são sobrealimentados: 2002 Turbo, 911Turbo e GT2, F40, EB110, XJ220, RX7 FD, Skyline, Audi S1, Lancia S4, Delta Integrale e muitos, muitos outros.
Só uma correcção no que referes sobre a Lotus: o Exige tem um compressor mecânico e não um turbo. Sei que por base o motor debita 192cv e na versão sobrealimentada presente no Exige, no protótipo GT3 são 285cv. Na versão de produção, a S, são 220cv. É um dos meus carros favoritos. Sobrealimentado e feito para pista ;)
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

lude
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por lude »

Anusko Escreveu:lude, não tive tempo para cá vir escrever mais cedo.
Já estava a estranhar a ausência das tuas intervenções. Ainda bem que estás de volta :D
Anusko Escreveu:Nas ditas revistas "da especialidade", cada artigo é um artigo e tem alguém por trás a escrever. Algumas pessoas terão a tua opinião, outras nem por isso.
Claro, há todo o género de opiniões sobre todos os assuntos...
No entanto, essa é a "corrente" mais vulgar :!:
Anusko Escreveu:Eu não partilho a tua opinião, a cima de tudo gosto de um bom carro, sobrealimentado ou não.
Alto e pára o baile! Eu nunca disse (nem penso) que um motor sobrealimentado não pode ser um bom motor!
Se assim fosse, andava num carro a diesel sem turbo, de 80cv... LOL
Da mesma forma, também aprecio o motor da RS6...
Anusko Escreveu:Se são cavalos baratos um GT2 ou uma RS6 deviam estar mais baratos.
Ok, a expressão foi do jornalista que escreveu o artigo...
Eu diria mais... Cavalos de raça menos apurada, cavalos dopados... :lol:
Não são puro-sangue, fruto da excelência de engenharia.
Anusko Escreveu:Muitos carros emblemáticos de várias marcas são sobrealimentados: 2002 Turbo, 911Turbo e GT2, F40, EB110, XJ220, RX7 FD, Skyline, Audi S1, Lancia S4, Delta Integrale e muitos, muitos outros.
Certo! Mas, muitos deles estão muito baixo na minha consideração...
HJ220 - Era para ser um V12, depois disseram que ia ser um V8. No final fizeram um V6 e espetaram-lhe com um valente turbo (com um turbo-lag monumental). Um carro péssimo em todos os aspecto! Quem fosse aventureiro o suficiente para testar a velocidade máxima teria um acidente devido à má construção do mesmo.
EB110 - Arrastadeira até às 3500rpm (ou algo do género). Num carro com 4 turbos, podiam ter feito melhor...
F40 - Um carro que nem puxadores das portas tinha (era um simpels cordel). Da mesma forma, não tinha vidros laterais (eram em plástico e nem dava para descer). Mas, em virtude da ausência de tudo e mais alguma coisa, era leve e rápido. Já a durabilidade não era uma das suas virtudes. No entanto, foi um ícone no seu tempo!
... não tenho tempo para mais carros...
Não me vou alongar mais. Da lista, aprecio o RX7 (mas nunca compraria tal coisa... um motor que ao fim de 80.000Km está "gasto" não serve para mim). O Skyline... Bem, é fantástico... Só é pena o volante do lado errado :(
Anusko Escreveu:Só uma correcção no que referes sobre a Lotus: o Exige tem um compressor mecânico e não um turbo. Sei que por base o motor debita 192cv e na versão sobrealimentada presente no Exige, no protótipo GT3 são 285cv. Na versão de produção, a S, são 220cv. É um dos meus carros favoritos. Sobrealimentado e feito para pista ;)
Sim, é um compressor volumétrico e não um turbocompressor. Mas, compressor é compressor, seja turbocmpressor ou compressor mecânico...
Se a admissão é forçada, os cavalos não são "puros"... lol
Quanto às especificações, o modelo base do Lotus Elise tem 189cv (é o motor Toyota)http://www.lotuscars.com/elise_190.html
Relativamente ao Exige, segundo o site da Lotus, a versão base debita 218cv (http://www.lotuscars.com/exige_s220.html )
A versão mais potente, Existe 240, debita... 240cv! (http://www.lotuscars.com/exige_s240.html)

Não sei se costumas ver o 5Th Gear. Se não, aconselho-te vivamente. Garanto-te que vais adorar :!:
Eles (pilotos) após o teste do carro salientaram que notava-se que a adaptação do compressor ao carro não estava feita.

BMW 330Cd Imagem

Imagem
Imagem

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

HJ220 - Era para ser um V12, depois disseram que ia ser um V8. No final fizeram um V6 e espetaram-lhe com um valente turbo (com um turbo-lag monumental). Um carro péssimo em todos os aspecto! Quem fosse aventureiro o suficiente para testar a velocidade máxima teria um acidente devido à má construção do mesmo.
E curiosamente, até a poucos anos era um dos poucos carros de produção que faziam o 'Ring abaixo dos 8minutos! Olha que não era assim tão mau..
F40 - Um carro que nem puxadores das portas tinha (era um simpels cordel). Da mesma forma, não tinha vidros laterais (eram em plástico e nem dava para descer). Mas, em virtude da ausência de tudo e mais alguma coisa, era leve e rápido.
Isso foi propositado! A ideia era mesmo ser leve ao extremoe ter potencia pra dar e vender!

Não acho que um motor por ser sobrealimentado seja menos "nobre" que um atmosferico, mas cada um tem a sua opinião e como tal cada opinião é valida, desde que fundamentada! ;)
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

lude
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por lude »

DanielKamar Escreveu:
E curiosamente, até a poucos anos era um dos poucos carros de produção que faziam o 'Ring abaixo dos 8minutos! Olha que não era assim tão mau..
Não valorizo um carro que apenas é adequado para ser conduzido apenas por pilotos de competição.
Para mim, um Nissan GT-R é 100x melhor... Até uma pessoa normal consegue tirar todo o partido do carro e fazer um brilharete.
O Ferrari 430 é outro bom exemplo... Carro fantástico, capaz de proporcionar excelentes momentos de condução ao comum dos mortais.

Quanto ao Jaguar, até pelas dimensões nos apercebermos que aquilo é um carro de pista vendido ao público.

Outro exemplo de um carro que todos parecem adorar é o Ford RS200 (de rally).
Por mais rápido que seja, também não teria interesse nenhum numa coisa daquelas... Muito difícil de conduzir (segundo os próprios pilotos) e além disso o motor precisa de demasiada manutenção.
DanielKamar Escreveu:
F40 - Um carro que nem puxadores das portas tinha (era um simpels cordel). Da mesma forma, não tinha vidros laterais (eram em plástico e nem dava para descer). Mas, em virtude da ausência de tudo e mais alguma coisa, era leve e rápido.
Isso foi propositado! A ideia era mesmo ser leve ao extremoe ter potencia pra dar e vender!
Certo. Na altura que saiu o F40, se eu tivesse que escolher 1 carro para o meu dia-a-dia, preferia por exemplo um Porsche 911 ao F40.
DanielKamar Escreveu:Não acho que um motor por ser sobrealimentado seja menos "nobre" que um atmosferico, mas cada um tem a sua opinião e como tal cada opinião é valida, desde que fundamentada! ;)
Exacto, eu nunca disse que era o dono da verdade Apenas dou a minha opinião, fundamentando-a 8)

BMW 330Cd Imagem

Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”