A discussão não está a esse nível. A discussão está num padrão de racionalidade. Basta dizer que apenas há 2 marcas que produzem viaturas com uma distribuição de peso 50/50: a BMW e a Porsche (tenho ideia que vi um teste qualquer, em que na balança um Audi com sistema Quattro também tinha uma distribuição de pesos igualitária, mas não tenho a certeza).Dudex Escreveu:SOtnas, expliquei mecanicamente e com factos a superioridade no início deste post, é só leres. :fixeSotnas Escreveu:E qual é a diferença que, racionalmente, justifique pagar mais pelo BMW ou que defina o BMW como melhor carro?Ricardo J Escreveu:Basta um de nos que habitualmente anda de BMW e pegar num audi para ver a diferença de um tracção traseira para um frontal. Só mesmo que conduz um e outro pode falar :lovebmw
Ainda que, no caso da BMW, tal é conseguido à custa de um habitáculo...estranho. Nenhum carro é tão fundo, acho que me faço entender, como o BMW. Isso resulta da colocação do motor e do posicionamento da caixa de velocidades, que contribuem para o equilíbrio na distribuição de pesos, juntamente com a colocação das rodas numa posição mais adiantada. O posicionamento das rodas até contribui para uma maior distância entre eixos.
Para um condutor médio até que ponto é discernível a diferença entre BMW e Audi?
É como a Subaru apregoar que tem o motor mais equilibrado (boxer) do mundo e que aplica conceitos que poucos ou nenhuns aplicam, como o conceito de AWD. O motor boxer permite baixar o centro de gravidade e a tracção total confere melhor motricidade. Mas para um gajo que viva em Lisboa, onde não neva, fará sentido ter um AWD pela superior motricidade?
Ou será que um gajo que viva na Covilhã e trabalhe nas Penhas da Saúde fará uma melhor compra se adquirir um serie 3, em vez de um A4 Quattro?
Até que ponto não é apenas marketing?
Imagina o "José", que precisa de um carro para ir do ponto A para o ponto B, mas tem uma carteira recheada. Ele compra o BMW porque viu a tua detalhada explicação sobre um RWD. Em termos concretos, ele pagou mais por algo que ele nunca vai perceber em que medida é melhor ou pior. É mais um que sabe que um RWD é mecanicamente superior, porque leu isso em qualquer lado. A propósito deste parágrafo, aconselho vivamente a que se experimente um kart, para perceber de que forma pode a traseira deslizar e quais as reacções de um carro de tracção traseira.
Para além disso, voltamos ao mesmo, um RWD é sempre mais difícil de guiar que um FWD, por muita superioridade mecânica que tenha. E um carro não vale exclusivamente pelo seu comportamento desportivo ou neutro.