Discussão de sempre Audi Vs BMW

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Re: Discussão de sempre Audi Vs BMW

Mensagem por Sotnas »

Dudex Escreveu:
Sotnas Escreveu:
Ricardo J Escreveu:Basta um de nos que habitualmente anda de BMW e pegar num audi para ver a diferença de um tracção traseira para um frontal. Só mesmo que conduz um e outro pode falar :lovebmw
E qual é a diferença que, racionalmente, justifique pagar mais pelo BMW ou que defina o BMW como melhor carro?
SOtnas, expliquei mecanicamente e com factos a superioridade no início deste post, é só leres. :fixe
A discussão não está a esse nível. A discussão está num padrão de racionalidade. Basta dizer que apenas há 2 marcas que produzem viaturas com uma distribuição de peso 50/50: a BMW e a Porsche (tenho ideia que vi um teste qualquer, em que na balança um Audi com sistema Quattro também tinha uma distribuição de pesos igualitária, mas não tenho a certeza).

Ainda que, no caso da BMW, tal é conseguido à custa de um habitáculo...estranho. Nenhum carro é tão fundo, acho que me faço entender, como o BMW. Isso resulta da colocação do motor e do posicionamento da caixa de velocidades, que contribuem para o equilíbrio na distribuição de pesos, juntamente com a colocação das rodas numa posição mais adiantada. O posicionamento das rodas até contribui para uma maior distância entre eixos.

Para um condutor médio até que ponto é discernível a diferença entre BMW e Audi?

É como a Subaru apregoar que tem o motor mais equilibrado (boxer) do mundo e que aplica conceitos que poucos ou nenhuns aplicam, como o conceito de AWD. O motor boxer permite baixar o centro de gravidade e a tracção total confere melhor motricidade. Mas para um gajo que viva em Lisboa, onde não neva, fará sentido ter um AWD pela superior motricidade?

Ou será que um gajo que viva na Covilhã e trabalhe nas Penhas da Saúde fará uma melhor compra se adquirir um serie 3, em vez de um A4 Quattro?

Até que ponto não é apenas marketing?

Imagina o "José", que precisa de um carro para ir do ponto A para o ponto B, mas tem uma carteira recheada. Ele compra o BMW porque viu a tua detalhada explicação sobre um RWD. Em termos concretos, ele pagou mais por algo que ele nunca vai perceber em que medida é melhor ou pior. É mais um que sabe que um RWD é mecanicamente superior, porque leu isso em qualquer lado. A propósito deste parágrafo, aconselho vivamente a que se experimente um kart, para perceber de que forma pode a traseira deslizar e quais as reacções de um carro de tracção traseira.

Para além disso, voltamos ao mesmo, um RWD é sempre mais difícil de guiar que um FWD, por muita superioridade mecânica que tenha. E um carro não vale exclusivamente pelo seu comportamento desportivo ou neutro.

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

Sotnas isso é conversa para um forúm generalista ou de senhoras. Isto é um forúm de amantes de carros, não de condutores comuns nem de "josés" logo não faz sentido como argumentas que é baseando no condutor comum, não aqui nem para nós.

Quanto aos perto de 50/50 do quattro é conseguido com lastro, não conta :lol1

Um kart não tem diferencial logo não é comparável mas havias de experimentar um kart FWD, que desastre!

Quanto ao sistema subaru permite não só baixar o CG como conferir um 50/50 entre esquerda e direita fruto da simetria do conjunto o que lhe dá um balanço dinâmico notável, mas é como o RWD, é óptimo para quem lhe dá importância ou para países com neve que é onde os AWD se vendem. Em portugal não justifica muito e é um corre que consome demais. Para além disso é um caso complicado em alguns limites de aderência em seco.

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Dudex Escreveu:Sotnas isso é conversa para um forúm generalista ou de senhoras. Isto é um forúm de amantes de carros, não de condutores comuns nem de "josés" logo não faz sentido como argumentas que é baseando no condutor comum, não aqui nem para nós.

Quanto aos perto de 50/50 do quattro é conseguido com lastro, não conta :lol1

Um kart não tem diferencial logo não é comparável mas havias de experimentar um kart FWD, que desastre!

Quanto ao sistema subaru permite não só baixar o CG como conferir um 50/50 entre esquerda e direita fruto da simetria do conjunto o que lhe dá um balanço dinâmico notável, mas é como o RWD, é óptimo para quem lhe dá importância ou para países com neve que é onde os AWD se vendem. Em portugal não justifica muito e é um corre que consome demais. Para além disso é um caso complicado em alguns limites de aderência em seco.
Mas nós somos condutores comuns e a conversa tem que ver com a superioridade de modelos no mundo real e não nas pistas... :assubiar

E o post começou com o relato de uma conversa entre 2 teimosos. :lol1

O kart é comparável, Dudex. É comparável na medida em que é possível perceber o que é curvar com acelerador; permite soltar a traseira na travagem; permite perceber a técnica para dominar um carro de "foge" de traseira. Aí sim, dá para o "josé" perceber como pode reaccionar um RWD, sem correr o risco de experimentar lascar tinta de um rail de uma qualquer estrada ou sem ter que ficar virado em sentido contrário (já me aconteceram ambas as situações, no tempo inconsciente de experimentar os limites do meu RWD). E conduzir um kart numa pista molhada é a p..a da loucura. :onfire

Mas eu ainda não disse que a Audi é melhor que a BMW, mas é possível que seja melhor "value for money".

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

Sotnas Escreveu: Mas nós somos condutores comuns e a conversa tem que ver com a superioridade de modelos no mundo real e não nas pistas... :assubiar

E o post começou com o relato de uma conversa entre 2 teimosos. :lol1

O kart é comparável, Dudex. É comparável na medida em que é possível perceber o que é curvar com acelerador; permite soltar a traseira na travagem; permite perceber a técnica para dominar um carro de "foge" de traseira. Aí sim, dá para o "josé" perceber como pode reaccionar um RWD, sem correr o risco de experimentar lascar tinta de um rail de uma qualquer estrada ou sem ter que ficar virado em sentido contrário (já me aconteceram ambas as situações, no tempo inconsciente de experimentar os limites do meu RWD). E conduzir um kart numa pista molhada é a p..a da loucura. :onfire

Mas eu ainda não disse que a Audi é melhor que a BMW, mas é possível que seja melhor "value for money".
Falando por mim e por grande parte da malta do forúm, eu gosto de apertar com os meus carros, de andar rápido. Sempre tive carros desportivos e rápidos e andei muito de subaru e por isso te digo, o equilibrio, a sensibilidade da transferência de massas, uma direcção livre de tracções, um carro em que entrando a travar forte consegues ter tanto uma frente como uma traseira controlável, entre outras tantas coisas que um BMW faz e um Audi nem sonha. E tudo fruto de um conceito diferente.
Isto é o meu prazer do dia-a-dia ao volante, sem pistas pelo meio. E como eu conheço vários. Um condutor comum despreza isto, logo não me considero um condutor comum.

Quanto aos karts é como te disse, um kart não tem nem suspensão nem diferencial, logo nem se aproxima de um carro RWD. Um kart não tem a massa que um carro tem que aos transferi-la o descompensa.

Percebo quem não note estas coisas, eu noto e embora existam outros carros com comportamento que goste, não são Audis. Se fores estudar bem a história recente da Audi e como a mesma imprimiu aderência e estabilidade nos carros... foi da maneira pior!

Quanto aos RWD em chuva nunca tive problemas, nem com amortecedores no lixo e pneus velhos! E abusava excepto em velocidades maiores claro. Aliás, bem melhor que um FWD, tem mais tracção embora perceba que exiga mais para controlar.

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Sotnas, parece que estás a querer ser imparcial apenas porque sim.

Um facto é que existem várias pessoas num inquérito que houve que não sabiam sequer que o seu BMW era RWD.
Claro que nenhum de nós é condutor profissional, apesar de haver alguns que se julgam como tal. (& digo que há alguns que têm mais 'kit de unhas' que alguns profissionais)

Eu, pelo prazer que tenho de condução, pela diversão que proporciona, pelo habitáculo que apresenta e por tudo o mais que signifique ter um BMW, não me desfaço do BMW a não ser que não haja outro remédio. Para trocar, só por outro!

Não é conversa de fanático BMW, pois em casa mora uma carrinha Passat PD130, com a qual também me divirto por x, aquela traseira foge quando assim é solicitada... Mas o Compact é 'outra fruta'.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Ricardo J
Membro Senior
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

Mensagem por Ricardo J »

Sotnas, respeito a tua opinião mas como é obvio não posso concordar :fixe

Uma foto das frentes dos audis:

Imagem

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Na realidade estou a ser um bocado "advogado do diabo", Ode. Mas ser-se imparcial, mesmo que seja porque sim, não me parece que seja pernicioso à discussão.

O que referes em relação ao inquérito, em que uma boa parte das pessoas não sabia que os BMW's são RWD, reforça os argumentos que tenho utilizado.

Ricardo, não é mal nenhum termos opiniões divergentes, para mais quando somos capazes de discutir pontos de vista de forma correcta, com tem sido o caso. Mas, pondo um pouco mais de lenha na fogueira, eu não disse que os Audi's eram bonitos ou feios, disse que o design é um campo muitíssimo subjectivo.

A questão que eu coloquei, o nlg que me perdoe por talvez ter desviado um pouco o sentido do tema e porque o post é dele, foi a de ser algo irrelevante discutir qual o melhor, quando a escolha se resume a uma questão de gosto pessoal. Qualquer que seja a escolha, é à prova de bala porque se tratam de dois bons carros. E acrescentei que, se levarmos em conta apenas questões de racionalidade, talvez o BMW não seja a melhor escolha, ponderando o que pode custar a mais e o proveito que tiramos de algumas particulares características da viatura.

Agora, se me perguntarem qual é que eu escolho, eu respondo que, desde que o possa pagar, compro um BMW equivalente, mas não, necessariamente, por achar que é o melhor. Apenas porque gosto.

Eu tenho uma Octavia II, que acho um carro muito bom, mas não sou apologista da marca. Tem bastantes mais coisas que me desgradam que o 320d, mas não deixo de considerar a Octavia uma compra em que justifico melhor o que paguei e o que tenho.

Por exemplo, a Skoda tem uma suspensão de caca (para o meu gosto) mas é um carro seguro e que permite alguns momentos de emotividade. É demasiado rija em compressão e demasiado branda em extensão. Tem mais ruídos parasitas que o BMW e a qualidade dos materiais no interior é bastante inferior (mas, em relação ao e46, é difícil melhorar o que lá está, em termos de qualidade).

Só que, eu paguei 40.000€ pelo BMW e paguei 18.500€ pela Skoda, em segunda mão.

Olhando para os números, nada justifica a diferença de preço, que não seja a emoção ou a paixão.

Este tipo de discussão é frequente em qualquer fórum de marcas. Para além da paixão pela BMW, gosto da Citröen. No respectivo fórum, numa ocasião, tive uma troca de impressões com um user que se lembrou de dizer que um PSA é muito mais fiável que um BMW 320d de 136cv que, segundo ele, é um poço de problemas.

Relatei-lhe o meu caso e o de outras pessoas, que conheço pessoalmente, que temos viaturas com mais de 200.000kms sem problemas sérios, nem nenhum que me faça pensar no modelo como um carro pouco fiável, pelo contrário. E, na verdade, conheço bastantes pessoas com e46 320d, porque é um carro muito pouco exclusivo (infelizmente :D ), e apenas uma teve problemas na bomba injectora, na maf e no turbo.

Contudo, esse sujeito insistia que bastava ir ao fórum da Auto Hoje para verificar o que ele dizia.

Eu tenho conduzido muitos carros e não consigo perceber a razão da picardia que há sobre se esta marca é melhor ou pior que outra. Parece que há um prazer especial em dizer ao tipo que está ao nosso lado, que ele não passa de um otário que comprou uma grandessíssima m*rda e que, ainda por cima, foi gamado.

Já não há a cortesia de se elogiar a compra e de desejar boa sorte. O que interessa é logo dizer que o meu é melhor, mais bonito e mais barato.

Acho que existem carros muito bons e que só o gosto pessoal define as opções.

Eu tive Fiat's, numa empresa onde trabalhei, que foram despachados com mais de 300.000kms sem problemas mecânicos, com excepção de uma viatura que teve um problema, na caixa de velocidades, resolvido pela garantia.

É muito fácil colocar rótulos sem termos conhecimento de causa. E é frequente ninguém dar o braço a torcer, quanto às escolhas que fazem.

Quando comprei a Skoda ouvi algumas pessoas, que também tinham viaturas do mesmo modelo, dizerem que aquilo era igual à A4. E ficavam aborrecidas quando eu lhes dizia que o chassis é o do Golf. Mas aborrecidas comigo, como se eu lhes estivesse a enfiar um barrete ou não soubesse do que estava a falar.

Bom desculpem lá o testamento.

Se calhar escrevi demais para dizer que "adora a BMW, mas não me sinto pior num Audi". :lovebmw

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

:palmas

A diferença Audi vs Skoda revela-se em alguns componentes ainda nomeadamente suspensão e qualidade :fixe

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Dudex Escreveu::palmas

A diferença Audi vs Skoda revela-se em alguns componentes ainda nomeadamente suspensão e qualidade :fixe
Não tenho problemas nenhuns em dizer que o Audi tem melhores materiais no seu interior, que a minha Skoda. Não é sequer discutível, mesmo que algumas soluções mais requintadas não lembrem ao Diabo. Os botões dos vidros eléctricos da Audi são uma anedota. Descascam em menos de nada. Na Octavia, é plástico rígido e não descascam nunca. Vá lá saber-se a razão de determinadas opções.

Eu não tenho amortecedores de capôt e tenho uma pega em borracha na porta da mala. Afinal de contas, é preciso haver contenção nos custos de produção da Skoda.

Ainda não consegui perceber bem porquê, mas o motor parece mais suave nas Passat's e no A6, embora também sejam PD's.

O A4 só não chega ao requinte do e46 porque o material mole do topo do tablier é mais rígido que no BMW e porque o e46 tem mesmo tudo em material mole, incluindo a tampa do porta luvas.

Por outro lado, o e46 foi abençoado com um sistema de som fraquinho. Muitas vezes deixo o BMW à porta porque o rádio da Soda é melhor. :silenced

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

falarmos em value for money é interessante:

será que compensa comprar um serie 3 despido de equipamento,quando se pode comprar um opel insignia carregado de equipamento com materiais que não ficam nada atrás de um serie 3 e muito mais barato?
será que compensa só porque um tem o simbolo da opel e outro tem o simbolo BMW?

a compra de um carro como em muitas outras coisas na vida não está estritamente condicionada pelo factor racionalidade,existem tambem factores emotivos e de gosto pessoal que contam quando se faz a compra.

se formos a olhar a factores meramente racionais,ninguem comprava um bmw ou mercedes,porque existem outros modelos de outras marcas que fazem tudo aquilo que qualquer condutor faz com o seu carro,com muito mais equipamento e muito mais baratos,contudo o ser humano não funciona em termos meramente racionais,porque se assim fosse metade das coisas que temos dentro de casa,não as teriamos.
o ser humano funciona numa simbiose entre factores racionais e emocionais,na actualidade e com a sociedade de consumo massificada,os factores emocionais sobrepõem-se aos factores racionais,só isso explica que grande parte das vezes nos compremos coisas que não nos fazem falta.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

ode_joy
Membro Gold

Mensagem por ode_joy »

:lol1

Eu cá acho que o Sotnas está apenas a ser do contra.

Mas dou razão ao argumento que usou de o tuga dizer que ele é que foi esperto, & tem melhor que o vizinho do lado que foi um ganda otário.
Eu digo, quando comprei o meu BMW foi com a pressa de ser 1o carro, mas agora digo que foi caro. Podia ter regateado ou ter escolhido pelo mesmo preço outro BMW. (sim, não penso não ter outra coisa sem ser carro RWD)
Ainda assim, estou feliz com a escolha que fiz. Com este BMW conheci bons amigos & tenho passado muito bons tempos com ele.
Imagem

BMW E46 Compact 318td

Geek77
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 01:03
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por Geek77 »

Quem ja experimentou ambos mas tem duvidas a escolher entre FWD e RWD - nao precisa de BMW e fica a perder dinheiro desnecessariamente.

Ha quem aprecie carros cheios de engenhocas, sensores, e luzinhas, e ha quem sonha com o modelo que nao traz nem radio nem sequer xenon (ja de origem) para reduzir o peso de carro.

Ha quem quer manutençao mais barata, e ha quem fica com pele de galinha a sentir a traseira de carro ganhar vida propria e corrigir a curva.

Ha gente que traz carros, e ha condutores.

Eu vou sempre conduzir um BMW, e ninguem me faz mudar de ideias. Fora de questão mesmo.

Gostam de Audi? Optimo. A serio, nao vejo nada de mal nisso.
Última edição por Geek77 em 26 out 2010, 22:50, editado 1 vez no total.
Imagem

rui74
Membro Juvenil
Registado: 04 abr 2010, 22:47
O meu Carro:: bmw E46,E61 peugeot 106,chevrolet k

Mensagem por rui74 »

:lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw

i`m out já não dá gosto BMW mai nada :violinista :violinista :violinista :violinista :violinista :violinista :violinista
:lovebmw

ode_joy
Membro Gold

Mensagem por ode_joy »

Geek77 Escreveu:Para quem ja experimentou ambos mas tem duvidas a escolher entre FWD e RWD - nao precisa de BMW e fica a perder dinheiro desnecessariamente.

Ha quem aprecie carros cheios de engenhocas, sensores, e luzinhas, e ha quem sonha com o modelo que nao traz nem radio nem sequer xenon (ja de origem) para reduzir o peso de carro.

Ha quem quer manutençao mais barata, e ha quem fica com pele de galinha a sentir a traseira de carro ganhar vida propria e corrigir a curva.

Ha gente que traz carros, e ha condutores.

Eu vou sempre conduzir um BMW, e ninguem me faz mudar de ideias. Fora de questão mesmo.

Gostam de Audi? Optimo. A serio, nao vejo nada de mal nisso.
Bem dito.
Imagem

BMW E46 Compact 318td

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

bmw rules :lovebmw :lovebmw
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

Responder

Voltar para “Discussão Geral”