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Mudança de óleo: dependente da condução em estrada ou cidade

Enviado: 16 mai 2007, 17:38
por Sky_Line
Boas tardes

A pergunta poderá parecer algo bizarra, porém trata-se de uma explicação que me foi dada por um chefe de oficina num concessionário da bmw. Eu explico:
o carro em causa é um E60 e aquilo que me foi dito foi que o computador podia 'pedir' a mudança de óleo mais cedo ou mais tarde, isto é, com mais ou menos Km feitos, dependendo do facto de os Kms registados terem sido feitos em cidade ou em estrada. :shock:
Devo confessar que não percebo nada de mecânica e que posso entender a lógica do raciocínio, porém... estou absolutamente incrédulo quanto a essa possibilidade.
Alguém me pode esclarecer sobre este assunto? :? :?:
Obrigado

Enviado: 16 mai 2007, 18:21
por Argozelo
Sim claro, isso ja acontece nos e46, isso depende do tipo de condução, se puxas as mudanças ou não etc, funciona mais ou menos como o controlo do combustivel....

Enviado: 16 mai 2007, 18:29
por pedrosousa
Isso é simples de ver ele é que não se explicou bem. Imgaina que o carro trabalha de porta a porta em certos casos há viaturas que trabalham das 5h às 12h sem nunca desligar o carro e nem fazem muitos quilometros mas têm muitas horas de funcionamento, ora o desgaste que o material sofre para fazer 100km's nesta situação é diferente do carro que os faz em duas horas a velocidade constante.

Por outro lado os BMW analisam a temperatura do oleo entre outros factores. O teu estilo de condução pode influenciar variadissimos factores e o carro estima se deve descontar mais ou nenos km's.
Posso-te dizer que sempre a temperatura do oleo passa dos 120º durante mais que x tempo a ECU manda uma valente machadada nos km's...

O meu carro é de mudas de 22.000 km's mas devido ao meu estilo de condução consigo fazer mais de 25.000 se ele me mandar trocar o oleo, no entanto no máximo faço 20.000 com o oleo (por opção pessoal).

Enviado: 16 mai 2007, 20:55
por Cebes
pedrosousa Escreveu:Isso é simples de ver ele é que não se explicou bem. Imgaina que o carro trabalha de porta a porta em certos casos há viaturas que trabalham das 5h às 12h sem nunca desligar o carro e nem fazem muitos quilometros mas têm muitas horas de funcionamento, ora o desgaste que o material sofre para fazer 100km's nesta situação é diferente do carro que os faz em duas horas a velocidade constante.

Por outro lado os BMW analisam a temperatura do oleo entre outros factores. O teu estilo de condução pode influenciar variadissimos factores e o carro estima se deve descontar mais ou nenos km's.
Posso-te dizer que sempre a temperatura do oleo passa dos 120º durante mais que x tempo a ECU manda uma valente machadada nos km's...

O meu carro é de mudas de 22.000 km's mas devido ao meu estilo de condução consigo fazer mais de 25.000 se ele me mandar trocar o oleo, no entanto no máximo faço 20.000 com o oleo (por opção pessoal).
Já o meu os 22000Km que marca inicialmente dão ai para cerca de 18000Km sem mentir :(

Enviado: 16 mai 2007, 21:16
por jmbfs
Cebes Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Isso é simples de ver ele é que não se explicou bem. Imgaina que o carro trabalha de porta a porta em certos casos há viaturas que trabalham das 5h às 12h sem nunca desligar o carro e nem fazem muitos quilometros mas têm muitas horas de funcionamento, ora o desgaste que o material sofre para fazer 100km's nesta situação é diferente do carro que os faz em duas horas a velocidade constante.

Por outro lado os BMW analisam a temperatura do oleo entre outros factores. O teu estilo de condução pode influenciar variadissimos factores e o carro estima se deve descontar mais ou nenos km's.
Posso-te dizer que sempre a temperatura do oleo passa dos 120º durante mais que x tempo a ECU manda uma valente machadada nos km's...

O meu carro é de mudas de 22.000 km's mas devido ao meu estilo de condução consigo fazer mais de 25.000 se ele me mandar trocar o oleo, no entanto no máximo faço 20.000 com o oleo (por opção pessoal).
Já o meu os 22000Km que marca inicialmente dão ai para cerca de 18000Km sem mentir :(
É mesmo assim, pessoalmente ainda não me deu pra controlar essa diferença, mas sei que é como vocês referem :P

Enviado: 16 mai 2007, 22:19
por Sky_Line
Amigos

Estou suficientemente esclarecido, :o e :oops: .
Muito obrigado pelas vossas respostas.
De qualquer forma, e para o meu caso, a norma da mudança a cada 30.000 Km que o computador indica parece-me exagerado. Sempre ouvi dizer que 'sangue' novo nunca fez mal aos motores. Não estarei, concerteza, enganado, não é assim?

Enviado: 16 mai 2007, 22:47
por GostoBastante
Sky_Line Escreveu:Amigos

Estou suficientemente esclarecido, :o e :oops: .
Muito obrigado pelas vossas respostas.
De qualquer forma, e para o meu caso, a norma da mudança a cada 30.000 Km que o computador indica parece-me exagerado. Sempre ouvi dizer que 'sangue' novo nunca fez mal aos motores. Não estarei, concerteza, enganado, não é assim?

Claro, se o mudares mais cedo, melhor! Mas se nao o trocares, e só o mudares quando ele pede, tambem nao ha problema!

Enviado: 16 mai 2007, 23:30
por Br][nK
eu pessoalmente troco de 15.000km em 15.000km nao e por ele gastar mas e mm por opcao propria ;)

Enviado: 17 mai 2007, 00:44
por m compact
:| :? no meu E36 uso oleo sintetico que dá para 20.000klm mas o grafico nunca me dá para os fazer ou alias nunca dá os klm certos tipo a proxima revisao por o grafico dá para 10.000 como a anterior já deu para 12.000 etc..... pelo grafico nunca dá os klm iguais :? será que ele é que manda verficando o estado do oleo????

Enviado: 17 mai 2007, 15:46
por pedrosousa
Para terem uma ideia fiz 10200 km's desde a ultima mudança de oleo e está a dizer que ainda posso fazer + 14100 o que faz um total de 24300 para já!

Isto num carro com repro...

Enviado: 17 mai 2007, 20:03
por 525_tds
O meu ao fim de 14000 kms pede, muda de oleo.

Atenção o meu ainda é do tempo dos intervalos de 15000kms.