Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempenho ?

Área de discussão geral

Moderador: Staff

bmwtouringcar
Membro Juvenil
Registado: 29 nov 2007, 13:08

Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempenho ?

Mensagem por bmwtouringcar »

Qual é a diferença entre a caixa automatica e a manual ?!?! Ando na duvida quanto ao desempenho das Caixas Auto pois sempre tive ideia que é akilo é como se de um joystick se tratasse e a carregar butoes (sei que nao é ocaso do carro) mas fica-me a impressao que nao se consegue explorar as rotações do carro da mesma maneira que com a caixa manual....alguem me pode elucidar ! O gozo de conduzir com a caixa manual ou automatica !?

A proposito, nao deve ser por acaso que os carros de certa cilindrada e potencia e da serie 7 por exemplo como outros de outras marcas têm as mudanças auto ?!?!!? Qual é a entao a grande diferença ?!?!

E a fiabilidade desssas caixas auto ?

fa1kon
Membro Senior
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci

Mensagem por fa1kon »

Existe um topico parecido com este em que podes encontrar as respostas. A cerca do desempenho, manual é mais forte e tem mais a sua piada. A parte de explorar as rotações, consegue se na boa, eu consigo no meu...em sequencial ainda retiras algum gozo de conduzir uma auto, mas manual é melhor.
Quanto a fiabilidade, pelo o que sei n costumam dar problema desde que as revisoes sejam feitas tempo a tempo.
Os serie 7 sao carros executivos, conforto, suavidade na condução e isso ninguem bate as caixas automaticas.
cumps.
Imagem

E46 323Ci

530dpower
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2007, 09:02
O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006

Mensagem por 530dpower »

... tenho uma 530d cx aut e posso dizer que estou satisfeito com o seu desempenho... mas isso tem haver com o tipo de condução que pratico.... em auto conforto em sequencial mais desportivo.... agora se pretende uma condução mais agressiva então tera que ser caixa manual.... sem duvida.... Em relação a fiabilidade, não sei ao certo pois, ouve-se muita coisa, mais acho que se fizer as revisoes no tempo certo sem problemas....
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)

luisinho
Membro Gold
Registado: 03 nov 2004, 13:40

Mensagem por luisinho »

meu caro amigo, vou-te escrever algumas frases para que não restem duvidas.

vao aparecer varios comentarios, nomeadamente a dizer que caixa manual é que é, caixa manual é que dá gozo, caixa manual é que é pura emoção. Conclusao: quem disser isto, nunca andou numa caixa automatica.

Em termos de conforto não ha volta a dar, automatica bate tudo.
Em termos de mudar mudanças em menor tempo: nao ha volta a dar, automaticas é bem mais rapida que qualquer tipo super hiper mega rapido a mudar mudanças manuais. o tempo das mudanças automaticas fracotas ja la vai, ja passaram 30 anos desde a invençao das mudanças automaticas.

em termos de racing? automatica é lindo, tens modo normal e sport em quase todas as versoes. combinando assim a passagem de caixa entre as 4500 rpm ou em modo sporto entra um pouco no vermelho dependendo do carro, pode ser 5000 ou 6000 rpm.

para compensar aqueles que ainda gostam do modo raging +

quase todas as automaticas, permitem ter mudanças sequenciais, ou seja podes ser tu a mudar as mudanças, bastando par aisso colocar em modo sport e logo depois basta empurrar para tras ou para a frente para a mudança mudar.

o que mais queres'

automaticas sem duvida alguma.

vais perguntar entao é so vantagens nao ha defeitos?

sim ha caro amigo.

ha um grande defeito. gastas muito mais travoes. numa comparaçao posso-te assim comparar quando ja gastaste 100% dos travoes com automatica se fosse manual os travoes ainda so tinhas gasto 70%

emt ermos de gastos de gasolina sobe um pouqinho, mas nada demais.

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

Pronto, faz assim bmwtouringcar, tenta conduzir um carro com transmissao automatica, e logo tiras as tuas duvidas.

Opnião pessoal, se es adepto da condução desportica vai para manual, mas isso é o que eu acho, por isso é que te digo, faz um test drive.
Agora uma coisa é certa, em termos de conforto uma caixa auto é melhor.

As caixas auto so desde a pouco tempo é que sao tao rapidas como as manuais luisinho,existem umas mais rapidas que outras...em termos de consumos, o meu faz os mesmo consumos que um carro igual com manual.

Que carro estás a pensar bmwtouringcar? de que ano é?
cumps.
Imagem

E46 323Ci

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

faikon, de fabrica esta indicado que um carro com automaticas gasta mais que um com manual.

razoes possiveis?

numa subida tu geres o teu carro da melhor forma para poupar, numa automatica, ele gere para o carro andar, e nao para poupar.

um dos exemplos.

a minha indicação nao foi parado, pois ai gastam o mesmo.

agora em 1000 km verás que com automatica gasta mais. pouco.mas gasta.com o mesmo pé claro

conduçao desportiva vai para manual?

entao não achas sequencial melhor que manual?em competiçao é usado sequencial e não manual.

as caixas manuais foram inventadas a mais de 30 anos te garanto, e tb te garanto, que desde o me E46 versao 2001, portanto á 3 gerações atras, já nao encontravas nenhum homem a mudar mudanças mais rapidas que a SMG.

Neste momento vais na SMG2, nao sei se ainda mantem o mesmo nome no modelo M5 dos novos por exemplos.

Mas garanto-te que não ha nenhum carro com manuais que de mais prazer do que um com automaticas das novas.

para te dar um exemplo, penso que o M5 falando de bmw, não é vendido com mudanças manuais.

Por outro lado, penso que o carrega GT tem as duas versões.

eu não tenho duvidas, Automaticas, e se possivel com mudanças sequenciais com patilhas no volante, e isto sim já é um extra. pois sequenciais todas tem, agora com patilhas no volante já é outro andamento.

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

Atenção luisinho, o que o user bmwtouringcar estava a falar em cima era prai duma caixa auto steptronic, e nao de uma SMG penso eu.

Sao coisas bem diferentes, SMG é semi automatica, e sim, tens razao, é mt rapida. ( dual-clutch transmission) por isto mesmo. Aqui fala um bocado da diferença ( http://forum.e46fanatics.com/showthread ... t=smg+auto )

Agora se for uma igual a minha, uma step, ainda sao mais lentas que as manuais, isso tenho a certeza. Por isso é que perguntei ao user que carro é que ele tava a pensar.
Tu tens caixa auto no teu?

Nos consumos acho que tens razão, a fazer tanto km junto vai se notar...

cumps.

MINHOPTICAS
Membro Junior
Registado: 24 out 2006, 15:06

Mensagem por MINHOPTICAS »

aqui vai a minha opiniao, concordo em quase tudo o que foi diot pelo luisinho,
tenho uma carrinha E61 525d com cx auto, posso dizer que é muito rapida e nao trocava por cx manual, se a puser em sequencial da tanto gozo como uma cx manual, a dias andei no carro de um amigo meu com cx auto com a vantagem de nao passar de mudança (em sequencial) sem a nossa ajuda, permite brincar mais e tambem muito rapida (mercedes C43 AMG)...
segundo aquilo que eu sei, o x35d vem todos com cx auto por ser mais fiavel em termo de passagem de potencia...
por acabar quanto aos consumos, ai sim nota-se diferença, gasta a vontade mais um litro aos 100km...
agora no caso do bmwtouringcar ia para cx auto.... :driving

bmwtouringcar
Membro Juvenil

ora bem, obrigado pela vossa colaboração, de facto a ideia que tenho das auto nao anda muito longe dakilo que aki foi dito, mas nao há nada como conduzir um para ver...

Para mim a ideia que faço é que as automaticas, independentemente dos modelos que sei haver pois nao conheço nenhum, sao do mais elementar que há em mudança de caixa, carregar no botao e já está, entra a mudança e a pessoa nao tem controlo sobre mais nada....

Nao é que esteja tentado a comprar com mudanças auto, mas tou a ver que pelos $$$ nao vou conseguir um manual em conta...e sei que as auto sao mais baratas em algum caso....

Procuro uma 530d ai de 2000/2001/2002 maximo possivelmente conforme as caracteristicas e $$$$, mas realmente tenho noção que nao deve ser por acaso que as mudanças nos carros deportivos e certos topos de gama e modelos de variadsa marcas têm apenas mudanças auto....certamente darão o mesmo gozo ou mais que as manuais......caso dos M??? (penso que têm versao auto apenas ?!?!?!) ora akilo nao deve ser por acaso....e os demais modelos que falaram...

Dentro das automaticas que a BMW tem qual é a melhor e para o modelo que procuro,a tal 530d será que é bom ?!? Tenho de ponderar a compra de uma automatica caso os $$$ nao abundem....em deterimento de uma manual..

Já agora, todas as autos sao sem embraiagem ???? Aki está uma coisa que me faz "confusao...." conduzir sem isto, fazer subidas sem isto, controlar o carro sem isto......

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

é assim, a minha opiniao baseia-se apenas no meu conhecimento e na minha opiniao de uso.

automaticas?so emc aros com 3000 de cilindrada. estou a falar de bmw, num audi ja compensaria num 2.5, e num mercedes no 270d.

falando em bmw, so meteria se fosse acima de 330d, 530d, abaixo nao meteria.

dizes que uma automatica fica mais barata?acho que te enganaste. automatica é um extra logo fica mais caro.

num 525d, deixo ao teu criterio podes ir para uma ou para outra. num 2 litros metia manual sem duvida, n traria vantagem nenhuma

em relaçao ao smg2, eu referi-me a esta pk é a ponta de uma serie, tlv a melhor a todos os niveis de mudanças automaticas.

mas a steptronic, amigo, a meu ver é fabulosa...lenta?n direi, duvido que manualmente se consiga mudar mais rapido que uma steptronic. duvido mesmo

as mudanças estao mt evoluidas mesmo.

caro bmwtouringcar, num ponto tens razao, é so meter para andar e ele anda e nao fazes mais anda. em filas de transito é do melhor, mas tens os tais gastos de travoes que aumentam e tens mais 1 litro em 100 km, nao é quase nada como disse. mas ganhas mt conforto.

se for para o divertimento? apenas te digo, todas tem sequencial, portanto quando mudas para o lado a alavanca, entra no modo sport, e ai podes empurrar para cima ou para baixo faxendo "manualmente" mudar a mudança. e ai es tu que controlas. Claro que o carro é a prova de anormais, se fores em 5, e te enganares e meteres puxares 3 vezes para tras, supostamente engatarias uma 2º.. o carro não aceita simplesmente e nao deixa. ele proprio tem um controlo de estupidez, de electronica par controlar tudo...mas aceita uma boa reduçao digote ja..

quanto a mercedes c30, nao entendi nao tinha sequencial?estranho, as mercedes tb tem sequencial.

abraços espero ter ajudado

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HWFOp5bkfyI&re ... ram><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HWFOp5bkfyI&rel=1" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

fiquei interessado em ir ver uns videos, o video acima diz rigorosamente por acaso aquilo que comentei no post antes...

de relembrar que o sistema usado nos novos ja nao é este..

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

Eu tenho uma step, e sim, é mais lenta que uma manual. Mas tb o meu carro é de 99, mas como disse ja em cima,sei que a caixa auto dos novos é mais rapida.
cumps.
Imagem

E46 323Ci

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

hum de 99? desse ano nao comento, e ai posso dar a mao a palmatoria, tlv o seja.

que motor é?2litros?diesel?

eu tive um 4litros e meio de 92 e era mais rapido que manual

mas acredito que a tua possa ser lenta, mas dai a manual ser mais rapido

hummmmmmm

ja nao sei

mas a velocidade é relativa

mas eu n trocava automatico por nada

bmwtouringcar
Membro Juvenil

ok ok

esclarecem-me lá entao sff: qual será a automatica que encontro numa 530d de 2000 a 2002 ?

Já agora quando as caixas automáticas não estão muito boas têm assim alguns sintomas próprios ??!?!
Última edição por bmwtouringcar em 09 jan 2008, 03:54, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Discussão Geral”