Página 1 de 2

Meter o carro a trabalhar com luzes acesas

Enviado: 10 abr 2008, 00:08
por EngBMW
Alguém me explica qual é a ideia de ligar primeiro as luzes e só depois ligar o carro???

Eu sempre ouvi dizer que estraga a bateria/alternador...agora vejo muitos carros, principalmente Mercedes a fazer isto...será pancada ou também já se questionaram sobre isto?

Enviado: 10 abr 2008, 00:10
por NuNo_177
Uma explicação possivel é a malta deixar os farois em "AUTO" (quem tiver esse extra) e qd poe a chave na posição 1, se for o caso, eles acendem sozinhos antes de dares à chave.

Caso contrário é mesmo pancada...É bom pra comer a bateria...Entao se antes de dar à chave tb houver radio a tocar e ventilação ligada,melhor ainda... :scary

Abraço!

Enviado: 10 abr 2008, 00:14
por EngBMW
NuNo_177, não imaginas a minha cara de parvo quando vejo fazerem isto...e penso: "será que ensinam isto agora nas escolas de condução?"

Sempre ouvi dizer que não se fazia...mas pronto...com tanta tecnologia pensei que estava a perder qualquer coisa... :D

Enviado: 10 abr 2008, 00:24
por jmbfs
É verdade tudo que referiram, mas para proteger essas situações, se repararem, nos modelos com luzes automaticas, quando se dá ao motor de arranque, existe um corte nas referidas luzes............... :driving

Enviado: 10 abr 2008, 02:39
por CarlosTeixeira
eu sou um exemplo...
a minha tem sensores de chuva e luz...
ou seja anda sempre no automatico...
estando escuro liga os minimos na posição 1 e os media na 2...
ainda nao reparei mas penso que o que o jmbfs disse é verdade... existe um corte na altura em k rodamos a chave na igniçao...

EngBMW a maioria k vez nao deve ser panca... deve ser mesmo desse sistema...
:lol:

Enviado: 10 abr 2008, 10:36
por Notlim
Coisa que noto com o rádio ligado ao dar a chave é umas vezes ele desliga e outras não. Terá a ver com a carga da bateria no momento?

Enviado: 10 abr 2008, 16:49
por nuno tomás
Notlim Escreveu:Coisa que noto com o rádio ligado ao dar a chave é umas vezes ele desliga e outras não. Terá a ver com a carga da bateria no momento?
Tem a ver com o consumo do motor de arranque no momento pois nunca é igual de cada vez que se mete o carro a trabalhar

Enviado: 10 abr 2008, 17:17
por DP86
Eu normalmente ligo o carro com o rádio ligado..
e pior.. já tive varias vezes cerca de duas horas com o rádio ligado e carro parado..

tava habituado no polo ogora é complicado desabituar :scary

Enviado: 10 abr 2008, 17:23
por pedromiguel1987
DP86 Escreveu: já tive varias vezes cerca de duas horas com o rádio ligado e carro parado..
também faço o mesmo!!!:roll: principalmente quando o estou a limpar tenho de ter sempre o rádio a funcionar...

Enviado: 10 abr 2008, 18:19
por lude
Na maior parte dos automóveis, ao dar à chave, é cortada a alimentação ao rádio, ventilação, luzes e outros dispositivos eléctricos.
Isso acontece para que toda a energia da bateria esteja disponível para o motor de arranque.

Já agora, carregar na embraiagem também ajuda o motor de arranque, visto que assim diminui a inércia do conjunto motor.
Este truque é útil para quem tem a bateria muito gasta e está com dificuldade em ligar o carro.

Enviado: 10 abr 2008, 18:24
por bnini
Pessoal, atenção que algumas marcas têm luzes de acompanhamento automáticas que funcionam quando fechamos e abrimos o carro. A mercedes, por exemplo, acende os faróis de nevoeiro quado se abre o carro e é detectada uma luminosidade deficiente.

PS: Hoje em dia, de qq forma, a questão das luzes tende em vir a ser uma árvore de natal... não sei se já alguma vez viram a funcionalidade de luzes direccionais e de acompanhamento num mercedes... viram para o lado esquerdo e acende o farol de nevoeiro esquerdo... viram para a direita e acende o da direita.... EHEHEH daqui a pouco parece uma árvore de Natal.

ab

Enviado: 10 abr 2008, 18:41
por lude
Pessoal, atenção que algumas marcas têm luzes de acompanhamento automáticas que funcionam quando fechamos e abrimos o carro.
Não é preciso ir mais longe... O BMW e46 possui essa funcionalidade!
Assim, quando sais do carro, as luzes ficam ligadas de forma a teres tempo de chegar a casa. A BMW designa o sistema por "follow me home" ou algo do género.
PS: Hoje em dia, de qq forma, a questão das luzes tende em vir a ser uma árvore de natal... não sei se já alguma vez viram a funcionalidade de luzes direccionais e de acompanhamento num mercedes...
Não é preciso ir para uma marca "premium". À uns 8 ou 9 meses andei num Renault dos mais fraquinhos e já fazia isso: quando virava o volante para a direita acendia uma luz do lado direito. Quando virava o volante para a esquerda acendia uma luz do lado esquerdo.

Enviado: 10 abr 2008, 19:17
por bnini
lude Escreveu:
Pessoal, atenção que algumas marcas têm luzes de acompanhamento automáticas que funcionam quando fechamos e abrimos o carro.
Não é preciso ir mais longe... O BMW e46 possui essa funcionalidade!
Assim, quando sais do carro, as luzes ficam ligadas de forma a teres tempo de chegar a casa. A BMW designa o sistema por "follow me home" ou algo do género.
PS: Hoje em dia, de qq forma, a questão das luzes tende em vir a ser uma árvore de natal... não sei se já alguma vez viram a funcionalidade de luzes direccionais e de acompanhamento num mercedes...
Não é preciso ir para uma marca "premium". À uns 8 ou 9 meses andei num Renault dos mais fraquinhos e já fazia isso: quando virava o volante para a direita acendia uma luz do lado direito. Quando virava o volante para a esquerda acendia uma luz do lado esquerdo.
é o espirito de Natal!! Está generalizado!

Enviado: 10 abr 2008, 21:39
por 530dpower
.... Eu sempre que dou a chave desligo tudo que estiver ligado..... nunca ligo o carro com as luzes acesas.... penso que alem de puxar mais pela bateria tambem não deve dar muita saude as lampadas... penso eu de que....

Enviado: 10 abr 2008, 22:21
por EngBMW
530dpower Escreveu:.... Eu sempre que dou a chave desligo tudo que estiver ligado..... nunca ligo o carro com as luzes acesas.... penso que alem de puxar mais pela bateria tambem não deve dar muita saude as lampadas... penso eu de que....
Sempre foi essa a minha ideia. Mas admito que hoje em dia o sistema corte a energia a tudo para se centrar no arranque do motor e já não estrague a bateria, como já explicaram anteriormente.

Mas quem tem esse sistema vê as luzes a apagar quando roda a chave?