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Comparativo de performances entre motores E39 28i e 30d

Enviado: 22 nov 2008, 22:59
por m5tourer
Alguem me pode dar uma ideia das prestações de um serie 5 com motores 28i e de um 30d do modelo E39

Comparativamente, entre estes dois, como vamos de performances ? O 28i já tem tantos cavalos como o 530d mas menos binario....no entanto, será que já iguala/bate os 30d ?

Vi tambem que o 28i tem dois motores aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_E39

# 1996–1999 528i - 2.8 L M52B28 I6, 144 kW (196 PS/193 hp)
# 1999–2000 528i - 2.8 L M52B28 TU I6, 144 kW (196 PS/193 hp)

qual a diferença entre os dois?! Têm as mesmas caracteristicas praticamente.

É certo que considero importante alem das potencias o binario na altura de uma recuperação/ultrapassagem por exemplo mas será que o 528i nao terá já argumentos suficientes para o 530d nestes casos?!

Além disto, já nem falo nas questoes de manutenções/problemas pois isso fica ao gosto de cada um.

Aguardo as vossas opinioes!

Enviado: 23 nov 2008, 08:38
por JSarabando
Imcomparávelmente o 530d é superior

Enviado: 23 nov 2008, 10:44
por m5tourer
JSarabando Escreveu:Imcomparávelmente o 530d é superior

Hmmm...mas será que o 528i nao faz frente ao 530d ?! Só mesmo um 530i ou nem mesmo esse ?

Enviado: 23 nov 2008, 13:08
por pedrosousa
Há um site que é o carfolio que deve ter isso!!

Enviado: 23 nov 2008, 14:39
por matrix76
O 528i é superior em aceleração pura e velocidade de ponta, o 530d é melhor em recuperações.

Dados da marca:

528i E39: 0-100km 7.4s (cx manual)
235km/h

530d E39: 0-100km 8.0s (cx manual)
225km/h

http://ultimatespecs.com/?option=4&bran ... 9&car=5080

http://www.carfolio.com/specifications/ ... ?car=15125

;)

Enviado: 23 nov 2008, 21:14
por the_killer
http://www.zeperfs.com/duel100-452.htm

o 528 pesa menos 100kg por isso ganha em aceleração e velocidade de ponta e perde em recuperações por não ter turbo nem o binario do diesel

Enviado: 25 nov 2008, 22:45
por jonh530d
boas

nunca fiz nenhuma comparação em estrada, mas o meu 530d automatico 2002 com os seus 193cv de origem (240cv repro) faz com muita facilidade 240km/h de conta kilometros e mantem tanto em recta com em ligeiras subidas e duvido que o 528i de os mesmos 240 com a mesma facilidade.

alem do que nas bricadeiras o consumo do meu nunca passa os 12litros e acho que a brincar o 528i deve passar os 20litros.

mas como disse nunca testei isto em estrada com um 528i...

cups

Enviado: 25 nov 2008, 23:41
por fa1kon
É preciso é saber "mexer" na caixa no 528i, sabendo isso acho que ficas mais bem servido com esse...

Enviado: 25 nov 2008, 23:47
por m5tourer
fa1kon Escreveu:É preciso é saber "mexer" na caixa no 528i, sabendo isso acho que ficas mais bem servido com esse...
referias-te ao 20 litros da brincadeira ?! :lol: ou a todo o momento, saber poupar uns litros a mexer na caixa ?! :D ;)

Enviado: 25 nov 2008, 23:52
por fa1kon
Não, falo em termos de performance mesmo, saber usar a faixa util de rotação do 528i...
Quanto aos consumos, se n vais fazer mts kms, gasolina sem duvida. Mas tenta conduzir os 2 e tira as tuas duvidas, é o melhor que tens a fazer.

Já agora, eu com o meu que tem menos 300 de cilindrada e menos peso consigo fazer 8l/100, mas na boa.
Não acredito que esse bem conduzido faça mt mais.

Cumps.

Enviado: 25 nov 2008, 23:55
por m5tourer
fa1kon Escreveu:Não, falo em termos de performance mesmo, saber usar a faixa util de rotação do 528i...
Quanto aos consumos, se n vais fazer mts kms, gasolina sem duvida. Mas tenta conduzir os 2 e tira as tuas duvidas, é o melhor que tens a fazer.

Cumps.
vamos lá ver eu até penso que sou capaz de gostar dos dois mas nao consigo é juntar os dois num só... :lol: com recuperações do 530d e performance do 528i....e depois as avarias do 530d......e as improvaveis avarias do 528i..... :lol: mas acho que sao os dois uns excelentes carros..... ;)

Enviado: 26 nov 2008, 00:01
por fa1kon
Sabes que isto da recuperações é um bocado estranho comparar, é que as revistas por exemplo, põe nos seus teste coisas tipo isto:

60 - 120 em quarta... Quem achas que vai ter uma recuperação melhor nesta mudança e faixa de rotação? O diesel turbo é claro.
A caixa é diferente, faz menos rotação e mtas mais atenuantes...
Para teres uma boa performance nesse caso num 528i(NA) terias de ir em segunda.lol.

Alias, n é preciso ir buscar um 530d pa fazer melhor que o 528i nesse aspecto, vais buscar um diesel com uns 120 cavalos e vais ver que nessa dita recuperação n vais fugir dele com o 528...

Conclusao, se queres ter facilidade de ultrapassagem em autoestrada principalmente, vai para o diesel(turbinado), tens mt menos trabalho de caixa. (Ou então para um gasolina turbinado, mas isso ja é outra historia, aqui estamos a falar dum NA vs turbo.)
Agora uma coisa é certa, o 528i tem la a potencia, tens é que reduzir com mais frequencia para encontrares essa dita potencia, coisa que para alguns se torna engraçado.

Enviado: 26 nov 2008, 00:23
por m5tourer
fa1kon Escreveu:Sabes que isto da recuperações é um bocado estranho comparar, é que as revistas por exemplo, põe nos seus teste coisas tipo isto:

60 - 120 em quarta... Quem achas que vai ter uma recuperação melhor nesta mudança e faixa de rotação? O diesel turbo é claro.
A caixa é diferente, faz menos rotação e mtas mais atenuantes...
Para teres uma boa performance nesse caso num 528i(NA) terias de ir em segunda.lol.

Alias, n é preciso ir buscar um 530d pa fazer melhor que o 528i nesse aspecto, vais buscar um diesel com uns 120 cavalos e vais ver que nessa dita recuperação n vais fugir dele com o 528...

Conclusao, se queres ter facilidade de ultrapassagem em autoestrada principalmente, vai para o diesel(turbinado), tens mt menos trabalho de caixa. (Ou então para um gasolina turbinado, mas isso ja é outra historia, aqui estamos a falar dum NA vs turbo.)
Agora uma coisa é certa, o 528i tem la a potencia, tens é que reduzir com mais frequencia para encontrares essa dita potencia, coisa que para alguns se torna engraçado.
Vamos lá ver, se eu ainda me lembro do meu gasosa.....ora bem....é preciso é de dar-lhe com a caixa pois claro.....nisso é verdade......é preciso é de saber mexer nela!!!

Entao sendo assim, consegue-se ou nao equiparar a performance de um com a do outro numa situação dessas em ultrapassagem por exemplo, desde que haja aqui a tal troca de caixa ?! A potencia está lá e isso é o que interessa...é que um gajo depois habitua-se àquela coisa do diesel puxar sozinho.....quero dizer....nao ser preciso de reduzir porque ele faz tudo....enquanto no gasolina temos de o puxar..... :lol: ;)
Obrigado!

Enviado: 26 nov 2008, 11:22
por jonh530d
m5tourer Escreveu:
fa1kon Escreveu:Não, falo em termos de performance mesmo, saber usar a faixa util de rotação do 528i...
Quanto aos consumos, se n vais fazer mts kms, gasolina sem duvida. Mas tenta conduzir os 2 e tira as tuas duvidas, é o melhor que tens a fazer.

Cumps.
vamos lá ver eu até penso que sou capaz de gostar dos dois mas nao consigo é juntar os dois num só... :lol: com recuperações do 530d e performance do 528i....e depois as avarias do 530d......e as improvaveis avarias do 528i..... :lol: mas acho que sao os dois uns excelentes carros..... ;)
boas

Mas a que avarias te referes no 530d?? e que eu já tive 4 o ultimo antes deste com 320mil kms e nunca gastei um tostão em nenhum!! (tirando oleo, filtro e pastilhas de travão lol....)´

e acredita que é sempre a FUNDO......

cumps

Enviado: 26 nov 2008, 11:40
por apocalypsealexi
vamos lá a ver uma coisa... estamos a falar de um 528i stock e 530d mexidos...

Stock já vimos que o 528i é superior em aceleração e velocidade mas inferior em recuperações.... se forem ambos mexidos duvido que um 530d chegue sequer aos calcanhares... Metam lá um compressor no motor do 528i e vão ver o que é um carro.

Não se esqueçam que estes motores diesel de hoje já estão muito optimizados e têm pouca margem de manobra enquanto que um carro a gasolina tem muito por onde progredir!

Não é difícil acrescentar o dobro da potência num carro a gasolina e acho que todos concordam com isso.

Quanto a avarias, basta falarem com mecânicos que mexam em bmws para eles vos dizerem quais dão mais problemas de motor, nem vale a pena irmos por aí, basta mesmo perguntarem a quem sabe!