Carros gasolina vs gasoleo €€€€€ o mais economico...
Enviado: 10 mar 2009, 23:58
Diesel ou gasolina ?! A eterna questão !!!
Ora julgo que esta é daquelas coisas que já todos nos questionámos no dia de comprar o nosso carro....eu pelo menos questionei....e ponderei e comprei......e acho que acertei!!!
Optei pelo gasolina por vários motivos, um deles porque gosto deles (não é do combustivel é mesmo do motor.....não vale a pena discutirmos isto de motores....já se sabe que é daquelas discussões sem fim....), outro por motivos de €€€€€€€€€ tambem,...
Fazendo umas pequenas contas, vamos considerar dois modelos equivalentes entre diesel e gasolina do mesmo ano e com preços diferentes....podem pesquisar pelos anuncios que hao-de encontrar algo parecido
BMW E39 528i - 193 CV - preço 11000 €
BMW E39 530d - 193 CV - preço 16000 €
A estes valores podemos acrescentar agora:
IUC - 202 € para um gasolina destes
IUC - 50 € para um diesel daqueles
Seguros - 500 € - gasolina
Seguros - 800 € - gasoleo (estes sao valores que mesmo nao correspondendo se calhar aos valores de balcão, reflectem a diferença entre segurar um ou o outro carro que para aqui é o que interessa)
Considerando agora que os consumos médios (falo de médias entre todos os possíveis trajectos para os dois carros, não adianta discutirmos também consumos porque depende do pé de cada um....)
Gasolina - 11 litros/100 -> preço médio do litro: 1.10
Gasoleo - 9 litros/100 -> preço médio do litro: 0.90
Resumindo, colocando tudo isto em jogo, concluo que ao fim de aproximadamente 120000 kms é que um carro a gasoleo começa a sair mais barato do que um carro a gasolina.
Claro que nem estou a acrescentar aqui as manutenções dos carros o que julgo pende favoravelmente para o gasolina se tudo correr bem e esperando que nao corra muito mal para o lado do gasoleo senão já se sabe quem paga a factura!
Posso não ter acrescentado nada de novo, mas se calhar fazermos por vezes estas contas ajuda a tirar aquele efeito hipnotizante de que gasoleo é que é sempre barato.
Bom, já para nao falar naqueles que com carro a gasolina atestam deposito em Espanha ao preço da gasolina iguel ao do nosso gasoleo muitas vezes esses então nem se fala....ainda muito mais....chega a ser o dobro dos kms.....
Ok....não há nada como pegar numa folha de Excel que faz maravilhas... :lol1
Por estas e por outras será gasolina o próximo BMW que comprar...pena tenho eu de o nosso mercado estar tão dieselado......
PS - não me esqueci que depende obviamente da nossa média anual de kms...que para tal não é dificil pegar nos kms e dividir pela média e ver quantos anos nos compensará ter o carro.....eu no meu caso como nao estou a pensar desfazer-me do meu.....
Ora julgo que esta é daquelas coisas que já todos nos questionámos no dia de comprar o nosso carro....eu pelo menos questionei....e ponderei e comprei......e acho que acertei!!!
Optei pelo gasolina por vários motivos, um deles porque gosto deles (não é do combustivel é mesmo do motor.....não vale a pena discutirmos isto de motores....já se sabe que é daquelas discussões sem fim....), outro por motivos de €€€€€€€€€ tambem,...
Fazendo umas pequenas contas, vamos considerar dois modelos equivalentes entre diesel e gasolina do mesmo ano e com preços diferentes....podem pesquisar pelos anuncios que hao-de encontrar algo parecido
BMW E39 528i - 193 CV - preço 11000 €
BMW E39 530d - 193 CV - preço 16000 €
A estes valores podemos acrescentar agora:
IUC - 202 € para um gasolina destes
IUC - 50 € para um diesel daqueles
Seguros - 500 € - gasolina
Seguros - 800 € - gasoleo (estes sao valores que mesmo nao correspondendo se calhar aos valores de balcão, reflectem a diferença entre segurar um ou o outro carro que para aqui é o que interessa)
Considerando agora que os consumos médios (falo de médias entre todos os possíveis trajectos para os dois carros, não adianta discutirmos também consumos porque depende do pé de cada um....)
Gasolina - 11 litros/100 -> preço médio do litro: 1.10
Gasoleo - 9 litros/100 -> preço médio do litro: 0.90
Resumindo, colocando tudo isto em jogo, concluo que ao fim de aproximadamente 120000 kms é que um carro a gasoleo começa a sair mais barato do que um carro a gasolina.
Claro que nem estou a acrescentar aqui as manutenções dos carros o que julgo pende favoravelmente para o gasolina se tudo correr bem e esperando que nao corra muito mal para o lado do gasoleo senão já se sabe quem paga a factura!

Posso não ter acrescentado nada de novo, mas se calhar fazermos por vezes estas contas ajuda a tirar aquele efeito hipnotizante de que gasoleo é que é sempre barato.
Bom, já para nao falar naqueles que com carro a gasolina atestam deposito em Espanha ao preço da gasolina iguel ao do nosso gasoleo muitas vezes esses então nem se fala....ainda muito mais....chega a ser o dobro dos kms.....

Ok....não há nada como pegar numa folha de Excel que faz maravilhas... :lol1
Por estas e por outras será gasolina o próximo BMW que comprar...pena tenho eu de o nosso mercado estar tão dieselado......

PS - não me esqueci que depende obviamente da nossa média anual de kms...que para tal não é dificil pegar nos kms e dividir pela média e ver quantos anos nos compensará ter o carro.....eu no meu caso como nao estou a pensar desfazer-me do meu.....