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AZOTO nos Pneus

Enviado: 14 mar 2009, 15:42
por Mikasus
Olá pessoal

Gostaria de saber algumas informações sobre a colocação de AZOTO em vez de ar nos pneus, que a norauto faz, (nao sei se outros fazem)...

Beneficios e inconvenientes...

Obrigado

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 14 mar 2009, 17:16
por lude
Mikasus Escreveu:Gostaria de saber algumas informações sobre a colocação de AZOTO em vez de ar nos pneus, que a norauto faz, (nao sei se outros fazem)...
Beneficios e inconvenientes...
Inconvenientes? Nenhum.
Vantagens? É usado em competição e está tudo dito!

A única coisas que se pode debater é se conseguimos distinguir a diferença
numa condução normal, ou apenas se nota num trackday ou algo do género.

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 14 mar 2009, 20:39
por Mikasus
Ok, certo

entao e nota-se numa condução normal?

:lol1

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 14 mar 2009, 22:52
por MarcosFonseca
Eu tenho andado sempre com Azoto, mas nao conheço as diferenças...Vou perguntar a outras pessoas se notaram diferenças...

Já agora, dois lude's?? :? :?

cumps

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 15 mar 2009, 02:10
por lude
MarcosFonseca Escreveu:Eu tenho andado sempre com Azoto, mas nao conheço as diferenças...Vou perguntar a outras pessoas se notaram diferenças...

Já agora, dois lude's?? :? :?

cumps
:shocked Agora existe um clone do meu nick :?: :?: :!: :?: :?: :!: :?: :?: :!: :?: :?: :!: :?: :?: :!: :?: :?:

Mas... O que é isto... Eu é sou o lude, do Honda Prelude :director
Qualquer imitação será incinerada! :xamas
Como era mesmo? :protest "There can be only one" :protest
Parece que o fórum ainda :naonao está a 100%... :wall

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 15 mar 2009, 12:24
por burnout
lude Escreveu:
Mikasus Escreveu:Gostaria de saber algumas informações sobre a colocação de AZOTO em vez de ar nos pneus, que a norauto faz, (nao sei se outros fazem)...
Beneficios e inconvenientes...
Inconvenientes? Nenhum.
Vantagens? É usado em competição e está tudo dito!

A única coisas que se pode debater é se conseguimos distinguir a diferença
numa condução normal, ou apenas se nota num trackday ou algo do género.
é tudo pa ganhar dinheiro, deêm uma vista de olhos nestas imagens :lol1
Imagem

continuaçao
Imagem


vá, agora vao todos a correr á norauto por azoto e nitrogenio, é que eles tao a precisar do vosso dinheiro :lol1 :lol1 :lol1

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 15 mar 2009, 13:44
por Schultz
Mas nitrogénio não é a mesma coisa que azoto?

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 15 mar 2009, 14:56
por Mikasus
É :lol1

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 15 mar 2009, 15:20
por burnout
como podem ver, é so mais uma maneira de ganhar dinheiro.

apenas é usado na competiçao por segurança, mais nada :lol1

depois vêm com as tangas que se usa em competiçao e o carro anda mais, gasta menos e é mais seguro :lol1

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 16 mar 2009, 00:31
por lude
burnout Escreveu:como podem ver, é so mais uma maneira de ganhar dinheiro.
apenas é usado na competiçao por segurança, mais nada :lol1
depois vêm com as tangas que se usa em competiçao e o carro anda mais, gasta menos e é mais seguro :lol1
Começando pelo princípio, eu não uso nitrogénio (azoto) nos meus pneus.
Penso que a diferença seria imperceptível na minha condução normal.

Mas, atenção que a "explicação" da BMW é demasiado simplista!
Efectivamente há vantagens na utilização de Azoto. A maior delas é que
o Nitrogénio mantém a pressão independentemente da temperatura do
pneu, ao contrário do oxigénio que tende a expandir-se à medida que a
temperatura aumenta.

O famoso Jeremy Clarkson diz isso mesmo no início do teste ao GT-R
Parte1: http://www.youtube.com/watch?v=eRIleQ2It74
[youtube]eRIleQ2It74[/youtube]
Parte2: http://www.youtube.com/watch?v=1ej_Db9boYU
[youtube]1ej_Db9boYU[/youtube]

Para quem não gosta de programas em inglês, uma fonte portuguesa: http://www.automotor.xl.pt/0108/410.shtm
O Nissan GT-R possui um motor 3.8-V6 biturbo com 480 cv e um cocktail de tecnologia – composto por elementos como tracção integral permanente, caixa sequencial de seis velocidades com dupla embraiagem, suspensão electrónica Bilstein, travões Brembo, rodas de 20” com pneus de alta performance, que utilizam Azoto em vez de ar.
Penso que o GT-R dispensa grandes apresentações... Um carro tão bem
feito, que demonstrou toda a sua excelência nas pistas, com certeza que
está muito optimizado. A utilização de Azoto é um dos "detalhes" dessa
optimização.
Não esquecer que este carrinho pesadão mas extremamente eficaz deixou
todos os seus rivais mal vistos ao mostrar toda a sua classe (velocidade)
no exigente traçado de Nurburgring.

Apensar do seu elevado peso e possuir apenas 480cv, é mais rápido que
carros como o Porsche 911 Turbo, Porsche 911 GT2, Koenigsegg CCX,
Koenigsegg CCR, F430 Scuderia, Bugatti Veyron, Mercedes-Benz SLR McLaren,
Lamborghini Murcielago LP640, Ford GT, Chevrolet Corvette C6 Z06,
Lamborgini Gallardo Superleggera, Ferrari 599 GTB Fiorano,BMW M3 CSL, etc

Burnout, a minha resposta não é direccionada a ti, mas sim à informação prestada pela BMW! Imagem

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 16 mar 2009, 11:12
por burnout
lude,

:fixe

eu tambem disse o que disse mas era po pessoal, nao foi ataque ao teu post, desculpa se me fiz entender mal.

a unica coisa que me revolta, é as oficinas usarem a competiçao pa nos "enganar " com os beneficios anunciados.
nao tenho duvida que o azoto seja melhor em "maquinas", mas pa nos nao tem qualquer influencia, apenas inflaciona a conta a pagar. :humm

eu tenho um M3 e sei perfeitamente que quem tem carros de alta performance muito raramente consegue explorar o carro, devido á velocidade estonteante que esses carros atingem e ao perigo que isso representa nas estradas. :wink1

abraço

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 01 abr 2009, 18:29
por JHRIBEIRO
a unica coisa que me revolta, é as oficinas usarem a competiçao pa nos "enganar " com os beneficios anunciados.
nao tenho duvida que o azoto seja melhor em "maquinas", mas pa nos nao tem qualquer influencia, apenas inflaciona a conta a pagar. :humm



subscrevo!

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 02 abr 2009, 23:06
por lude
JHRIBEIRO Escreveu:a unica coisa que me revolta, é as oficinas usarem a competiçao pa nos "enganar " com os beneficios anunciados.
nao tenho duvida que o azoto seja melhor em "maquinas", mas pa nos nao tem qualquer influencia, apenas inflaciona a conta a pagar
Estou inteiramente de acordo. Como disse, eu também utilizo ar "normal" para encher os pneus.

Mas, repara que para quem quiser ar "VIP" (ou seja, azoto), pode fazê-lo com um custo muito reduzido!
Geralmente é a 2 euros cada pneu, sendo a manutenção posterior grátis. Ou seja, só se paga a 1ª vez!

Em Carnaxide, na Pneucar, Zona Industrial-Rua das Fábricas, quem sai da A5 1ª rotunda à dtª.
Em Leiria, Kankunem Motorsport, Gandara, antes do Lild
A Norauto em Braga (e possivelmente nas outras a nível nacional?).

Falar se existe vantagem ou não na utilização de azoto é como discutir se a gasolina 98 realmente
dá mais potência ao carro relativamente à gasolina 95. Há quem diga que sim, há quem diga que não...
Mas, falando em casos realmente concretos e verificados experimentalmente recorrendo a dinamómetros,
quem viu o teste realizado pela 5Th gear, com certeza que reparou que enquanto que alguns carros
ganham mais potência com a 98, outros mantiveram o rendimento e outros perdem potência!

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 05 abr 2009, 03:19
por Eman...3
Eu já usei no meu e uso pk onde costumo mudar os meus pneus o tipo (amigo) mete-me na boa sem pagar mais por isso.

A nível de sentir na condução não me faz diferença nenhuma pk ando sempre na descontra.
Mas o k é certo é k usando azoto a pressão mantém-se na medida por bem mais tempo (aprox. 4 meses) enquanto k usando oxigénio tem k se verificar a pressão mais regularmente (aprox. 1 mês).

Ainda assim, se tivesse k pagar mais os tais 2 euros bem k mandava lixar o Azoto :roll: Não custa nada ir dando uma vista de olhos às pressoes dos pneus :assubiar

Re: AZOTO nos Pneus

Enviado: 05 abr 2009, 05:30
por Artur Costa
Eu meto azoto sempre que mudo de pneus nos ultimos 2 jogos.
A unica coisa que noto é que a pressao esta sempre correcta e o pneu tem um desgaste mais uniforme... para mim compensa neste factor. Na pratica faço mais quilómetros com azoto.

No M5 por exemplo numa viagem longa e a grandes velocidades num dia quente de verao os pneus de tras nota se que estao quentes e com pressao a mais , e com o azoto parece me que isso nao acontece.

Cumps