Página 1 de 3

Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 03:13
por Rui Marçal
Pessoal, já li por aqui vários tópicos sobre este dilema RFT ou normais.

Estou para trocar os 4 sapatos que agora são RFT, os Bridgstone RE50A II, e apesar de já ter lido que não o devo fazer, por outro lado também já me disseram o contrário.

O carro tem Kit M e é um 320d de 177cv.

Em relação aos pneus normais, em caso de furo o que faço? Penso que há um kit com um compressor para poder encher o pneu e ir até à oficina mais próxima, mas também já ouvi falar de uma mousse que impede o pneu de esvaziar, mas penso que pode estragar o pneu.

Podem esclarecer-me as minhas dúvidas e contarem as Vossas experiências.

Obrigado.

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 03:34
por hugo_ti
eu sempre usei pneus normais...em caso de furo tenho bom remedio...é por maos a obra e trocar de pneu...ker faxa sol ker faxa chuva :(

mas tem de ser...

cumps

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 04:01
por Rui Marçal
hugo_ti Escreveu:eu sempre usei pneus normais...em caso de furo tenho bom remedio...é por maos a obra e trocar de pneu...ker faxa sol ker faxa chuva :(

mas tem de ser...

cumps
Pois o problema é que eu não tenho pneu nem local para o colocar, a não ser que fique à deriva no porta bagagem.

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 10:23
por Zé Carlos
Rui Marçal Escreveu:
hugo_ti Escreveu:eu sempre usei pneus normais...em caso de furo tenho bom remedio...é por maos a obra e trocar de pneu...ker faxa sol ker faxa chuva :(

mas tem de ser...

cumps
Pois o problema é que eu não tenho pneu nem local para o colocar, a não ser que fique à deriva no porta bagagem.
Boas, eu tenho o mesmo problema,mas na mala do carro penso que há espaço para o pneu suplente basta retirares o esferovite que está por baixo.
Quando trocar de pneus tou a pensar por os normais.

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 11:13
por Rui Marçal
cumps[/quote]

Pois o problema é que eu não tenho pneu nem local para o colocar, a não ser que fique à deriva no porta bagagem.[/quote]

Boas, eu tenho o mesmo problema,mas na mala do carro penso que há espaço para o pneu suplente basta retirares o esferovite que está por baixo.
Quando trocar de pneus tou a pensar por os normais.[/quote]

Tirar o esferovite? A mala do meu por baixo tem uma uma caixa de plástico com uma tampa por cima, penso que não dá.

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 14:02
por ferreira471
manda fazer uma caixa em MDF pintado e aparafusa ao carro assim fica arrumado. :fixe :driving

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 14:08
por hugo_ti
aproveita e metes no tejadilho pa nao ficar sem mala
:lol1 :lol1

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 15:29
por Rui Marçal
ferreira471 Escreveu:manda fazer uma caixa em MDF pintado e aparafusa ao carro assim fica arrumado. :fixe :driving
Já pensei na caixa MDF mas não consigo encontrar tinta metalizada para MDF. Sabes onde há? :wall

-- Sábado Nov 21, 2009 4:30 pm --
hugo_ti Escreveu:aproveita e metes no tejadilho pa nao ficar sem mala
:lol1 :lol1
Não posso meter no tejadilho que fico sem tecto de abrir. Já pensei meter no capot do carro mas depois como vejo o óleo ao motor.

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 16:59
por frazaorB
Boas a todos

Infelizmente não tenho um E90 :( mas...

Segundo a as revistas da especialidade ( eu leio inglesas e isto é um topico muito batido ) é de mudar para pneu normal e andar com a lata de mousse. Em inglaterra algumas seguradoras diziam que recusavam pagar em caso de acidente ( devido a ser uma alteração não autorizada ) mas isso foi ultrapassado ( já há varios anos ) quando a bmw disse que não havia problema.

Ganha em conforto ( muito ) e estabilidade.
No entanto, como a lateral do pneu é menos rigida, deve perder um nico na entrada da curva, mas é uma mudança consensual.

Para veres, por exemplo a ALPINA não usa pneus runflat !!! Eles acham que as vantagens não superam os inconvenientes.

Muda! :)

Abc e boas curvas

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 19:07
por Rui Marçal
frazaorB,

Obrigado pela tua opinião, pelo menos é fundamentada.

E a mousse estraga ou não os pneus. Como é que ela actua?

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 20:21
por giwasa
atencao que s emudares para nonrnflat... ficas com o carro mais mole a curvar.. porque a suspensao esta feita para pneus rijos como os rflat.

muda as molas se mudares os pneus...e ficas com um aviao.

ºpois os pneus nrflta sao melhores a curvar e uma molas eibach :driving :wall
fica muito bom :fixe

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 21 nov 2009, 21:07
por Rui Marçal
giwasa Escreveu:atencao que s emudares para nonrnflat... ficas com o carro mais mole a curvar.. porque a suspensao esta feita para pneus rijos como os rflat.

muda as molas se mudares os pneus...e ficas com um aviao.

ºpois os pneus nrflta sao melhores a curvar e uma molas eibach :driving :wall
fica muito bom :fixe
Começam os entendidos a falar...

Então e preços para essas molas há?
O carro fica com a suspensão semelhante não ao que está, daí ter de por molas, é assim?

Os amortecedores são então os mesmo que o carro já trás.

O carro fica mais baixo?

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 22 nov 2009, 14:58
por giwasa
as molas eibach andam na casa dos 250 euros para a maior parte dos bimers.

o ideal seria mudar molas de suspensao e amortecedores no caso de o carro nao ter kit m.

se tiver somente as molas serve.. pois os amortecedores já est\ao feitos para mola curta.

sem kit m os amortecedores vão á vida num instante devido ao carro tar mais baixo e o amortecedor passar a avida nos batentes. :wall

mas umas molas baixam 3cms e fica muito mais incisivo :fixe :fixe
vale mesmo a pena.

no caos de tirarem os non runflat... é mesmo conveniente.. porque fica muito mole... claro quando mais agressiva for a condução.. mais vão notar.

basicamente a bmw coloca uma suspensao mais soft (conjunto mola /amortecedor) para compensar o facto de os pneus rflat serem rijos como pedra.

só para terem noção.... quando o m3 saiu para mercado ... os jornalistas dizeram que era o serie 3 mais carro confortavel... visto os m não trazerem pneus runflat. :think

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 22 nov 2009, 18:59
por Rui Marçal
Ok, estou a ver.

Como tenho kit M, só teria de trocar os amortecedores, que segundo dizes são mais moles que num BMW sem Kit ///M, que é para compensar a dureza dos pneus, certo? Neste caso as molas servem, correcto?

Mas também referes que trocando as molas que o carro fica mais baixo 3cm, e, isso, embora reconheça que é melhor eu não o posso fazer, pois agora o carro já toca muito ligeiramente no chão...

Mas será que o meu Bimmer com kit ///M e passando a ter pneus normais fica muito mole? A diferença é assim tanta?

Penso é que o pneu deve ficar mais lambido nas laterais, pois já agora isso acontece com os Rulflat, é o síndrome das rotundas.

Re: Pneus RFT ou normais?

Enviado: 22 nov 2009, 19:35
por frazaorB
Boas a todos

Se calhar o mais sensato é ir fazendo aos poucos.
Primeiro os pneus.
Se notares o carro muito mole então avanças para as molas.

Em relação à mousse, não sei qual o composto, mas o objectivo é o pneu encher com a tal espuma ( substituindo o ar ), que dilata e tapa o buraco/furo.
Permite conduzir o carro até se mandar arranjar o pneu.

As casas de pneus vão sempre dizer mal 8) porque quando se vai arranjar o pneu, eles tem de lavar aquilo.

Giwasa, na tua frota suponho que o ideal seja runflat :) certo ?
O mini porque é maquina de curvas e o avião porque se arrebenta um pneu às velocidades que ele dá, aí é que ele levantava voo :)

Abc e boas curvas