Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Metralha
Membro Gold
Mensagens: 2325
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por Metralha »

Boas pessoal...
hoje assisti e participei numa situação que me deixou muito assustado...

estava eu a ir descansado às compras e vejo ao longe uma nuvem de fumo branca/cinza/preto....

quando me aproximo não era nada mais que um carro envolto nesse fumo horrivel e um individuo com a mulher desesperado sem saber o que fazer.... o pessoal à bom Portuga abranda para fazer orçamento mas ajudar está quieto que se faz tarde e a Maria tem o arroz no tacho....

é pá eu estava com a familia mas tive de parar pois o homem estava mesmo desesperado e bem sei que quando nos acontece a nós nem sabemos bem o que fazer....

é assim o carro era um Renault laguna....em aceleração/rotação maxima sem ninguem dentro do carro....

o homem dizia que o carro não desligava....e aki é que eu me assusto..... :susto

o carro tem start/stop e key card como a maioria dos nossos BMW.....entro dentro do carro e tento desligar ...nada.....
retiro a key card...e a merd* do carro sempre a trabalhar....

nos nossos a key card nem sai se o carro não estiver desligado....

passo seguinte e no meio dakela grande confusão....desligar bateria.....mas o fumo era demais e não consegui....

lá parou outro conductor...um Taxista....que se lembrou de engatar o carro e deixa-lo ir abaixo...lá está não me lembrei disso....fiquem com esta na retina... :fixe

o carro lá se desligou e o motor a escorrer óleo...entregou a alma ao criador....

agora pergunto eu ..... porque raio o carro não desligou quando carreguei no start/stop...provavelmente electronica a mais foi à vida....

e se fosse nos nossos bimmers em que a key card não sai sem desligar....OK fazia o mesmo que o taxista engata e deixa engasgar e ir abaixo...mas e se fosse no MEU com caixa AUTO que em 2 anos de uso nunca se foi abaixo.... :lol1

passo seguinte naturalmente seria retirar / cortar cabos da bateria....

bem proxima semana 2 coisas a fazer sem falta...comprar um extintor para cada carro aki de casa....e colocar chave e alicate na mala para rapidamente cortar cabos da bateria .....

pergunta:

qual o perigo para carro e para a pessoa que o faz no caso de optar por cortar cabos da bateria....
qual o cabo que devo retirar / cortar, positivo ou negativo...

sinceramente espero nunca passar por outra situação igual mas aki fica algo k nos pode ajudar numa situação semelhante...

abraço,
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir

Mensagem por gt1progman »


Avatar do Utilizador
MarcosFonseca
Membro Gold
Mensagens: 1360
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01
Localização: Viseu

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir

Mensagem por MarcosFonseca »

Boas, bem que situação...

Acho que já se falou aqui no forum disso, aqui um video:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M-pxsViKF88[/youtube]
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

paulo-M
Membro Juvenil
Mensagens: 94
Registado: 09 fev 2006, 02:35
O meu Carro:: 320d E46 - 99
Localização: vngaia

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir

Mensagem por paulo-M »

Depois do carro estar ligado, a bateria não interessa para o contínuo funcionamento do motor...
No caso dos carros a gasolina, as velas são alimentadas pela própria corrente gerada pelo alternador... mesmo a centralina deverá ser alimentada pelo alternador e não pela bateria.
No caso dos motores a gasóleo, estes têm velas de incandescência, que apenas servem para ligar o carro.

A bateria serve principalmente para alimentar o motor de arranque, depois do carro ligado a função dela é quase nula. O melhor (e bem pensado) é mesmo fazer como o taxista sugeriu.

caixa auto... não sei

Abraço,
Podia ter jante R18 em vez de R15?
Podia, mas não era a mesma coisa :p

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por cap »

O motor entrou em auto-alimentação, não era gasóleo que estava a queimar mas sim óleo, daí que o desligar não tenha servido de nada. O fenómeno é vulgarmente conhecido como "desalvorar".

Provavelmente terá sido o turbo que partiu (acontecia muito nesses motores, caso seja o 1.9 dci 120cv) e começa a ir óleo para a admissão, quando isto acontece a única solução é mesmo essa que o taxista usou, mudança mais alta possível, travar a fundo e largar embraiagem "à cão". Se não o motor só pára quando acaba o óleo no cárter e isso já sabemos que resultado dá. :?
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por Crow »

O cap já explicou tudo. O motor não pára porque esta a ser alimentado de oleo. Quando se desliga a ignição esta corta é gasoleo.
Enquanto houver oleo no motor ele vai trabalhar. (se não partir antes porque esteve demasiado tempo em alta rotação)

Quando acabar o oleo ele pára...mas aí é tarde mais.

Avatar do Utilizador
Metralha
Membro Gold
Mensagens: 2325
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por Metralha »

Obrigado a todos pelas vossas preciosas ajudas.....De facto foi assustador.....e já sei o k fazer numa proxima oportunidade que espero nunca aconteça comigo ou com ninguem....

Ou seja o carro "desligava" mas era o corte de gasoleo.....e como ele estava era a consumir óleo....tanto se dava ter ou não chave na ignição....

Agora pergunto.....num carro auto como o meu.......o que fazer.....

Não posso largar embraigem pois não a tem.....se meto uma 5ª ou 6ª sequencial....não vai abaixo....

Desligar a bateria....não serve de nada....

Deixo partir.....queimar...arder.....até me custa só de imaginar..... :susto

Para que serve desligar então a bateria....só em caso de acidente e derrame de combustivel para evitar uma faisca...fonte de ignição??
Pode-se cortar o cabo à vontade...o positivo ou o negativo....
abraço,
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por cap »

No teu é travar com unhas e dentes e tentar engatá-lo.. Pode não morrer logo mas se chegar para não fazer rotação em excesso, já é "uma vitória".

Em relação ao desligar a bateria neste caso não servia de nada mas quando for preciso, de preferência desligar o positivo.
Imagem

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por TdiSportR »

É cortar o tubo de admissao em borracha para o oleo nao entrar na admissao!

Avatar do Utilizador
DP86
Membro Gold
Mensagens: 1328
Registado: 11 jul 2007, 08:17
O meu Carro:: E87 LCI - MB Power
Localização: por aí...

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por DP86 »

mesmo ficando a carregar no botao S/S uns seg n desligava?
Proud member of: THE SCUM
CTCC member
Imagem
BMW 120D ///M -- MB Powered

Avatar do Utilizador
Shadow
Membro Iniciado
Mensagens: 45
Registado: 08 jan 2010, 13:57
O meu Carro:: BMW 318TDS

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por Shadow »

o melhor mesmo a fazer em carros com caixa Auto é mesmo o que o TdiSportR disse...
Daí ter algumas noçoes basicas de mecanica e os seus componentes nao fazerem mal a ninguem...
Bem-vindo ao mundo encantado dos BM's onde há turbos , intercoolers , ladroes , farois xenons e carros rebaixados e muitos malucões, O mundo dos BM's é no nosso forum onde todos somos uns bacanos, BM's BM's , eles são os nossos maiores amiguinhos!

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por TdiSportR »

DP86 Escreveu:mesmo ficando a carregar no botao S/S uns seg n desligava?
Nada. Aquilo fica a trabalhar com o oleo que é aspirado. Enquanto houver oleo ele trabalha. Ja tive uma situaçao semelhante.

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por cap »

Pois, o corte no tubo de borracha parece mesmo a melhor solução.
Imagem

Avatar do Utilizador
moreira_89
Membro Gold
Mensagens: 1470
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06
Localização: Gondomar/Porto

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por moreira_89 »

fonix que cena marada
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

Avatar do Utilizador
HangaS
Membro Juvenil
Mensagens: 269
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por HangaS »

Nem é preciso o turbo partir.. nível do oleo muito acima do máximo pode provocar a mesma situação.

O melhor é mesmo como já se disse parar o motor travando-lhe a cambota/volante, para isso engatando-o com o carro travado. Se for em caixa manual ainda mais fácil. E travar bem, pois o carro pode fazer um "arranque" ou sair mesmo disparado.

A outra alternativa é cortar uma das 2 coisas que fazem falta à combustao.. neste caso o oleo ou o ar. Mas estas alternativas são mais perigosas para quem não estiver à vontade.

Se não for um carro que se conheça bem onde esta tudo e o que cortar e como cortar, numa situação de stress como esta pode dar asneira.. imaginem se no meio da confusão cortar um tudo do radiador por engano.. vai dar queimaduras muito graves pois aquilo vai cuspir liquido a mais de 100 graus e com perto de 2 bar de pressão.

No caso do ar. a ideia é tirar o tudo e bloquear o fluxo de ar. Mas convém usar umas boas luvas ou por exemplo o tapete do carro.. pois aquilo estará a fazer uma sucção enorme para tentar tapar apenas com as mãos.


btw-tb já assisti a uma coisa destas em plena A1 e num carro (penso que era um peugeot) com menos de 2 meses de matrícula.
Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”